Topologias de Instalação

O Jazz Team Server e a solução Rational associada a aplicativos de sistemas e de engenharia de software possuem topologias de implementação típicas.

Esta instalação do produto consiste do Jazz Team Server e de um ou mais aplicativos: Quality Management (QM), Change and Configuration Management (CCM) e Rational DOORS ou IBM® DOORS Next Generation, Rational Rhapsody e Rational Rhapsody Design Management. Os aplicativos podem ser implementados no mesmo servidor de aplicativos para propósitos de avaliação em pequena escala, ou em diferentes servidores de aplicativos para maior escalabilidade e flexibilidade para crescimento futuro. Há um banco de dados para o data warehouse e um para cada aplicativo, incluindo o Jazz Team Server.

Para usar as integrações de produtos, todos os aplicativos devem compartilhar um Jazz Team Server comum ou criar relacionamentos amistosos entre Jazz Team Servers e configurar serviços OSLC. Usando um Jazz Team Server compartilhado, a colaboração pode ocorrer entre os aplicativos e um conjunto comum de usuários. Um servidor compartilhado também fornece administração de licença comum, bem como configurações comuns de email e LDAP. Para obter mais informações sobre as vantagens de compartilhar um servidor, consulte Determinando o Número de Jazz Team Servers a Serem Usados.

Existem atualmente três exemplos de topologias de implementação típica.

Topologias de Implementação

As topologias de implementação de exemplo para a solução Rational para sistemas e engenharia de software são as seguintes:

  1. Topologia de avaliação: Nessa topologia, os aplicativos são implementados em um único servidor de aplicativos com um Jazz Team Server compartilhado. Essa topologia é ideal para avaliações, demonstrações e propósitos de treinamento. Os dados criados em uma topologia de avaliação não podem ser transferidos facilmente em um ambiente de produção escalável.
    A topologia de avaliação não atende às demandas de uma carga de trabalho de produção típica, devido à escalabilidade limitada do servidor de aplicativos único. Use um computador poderoso com muita memória e uma unidade de disco rápida para tratar da carga dos servidores de aplicativos e dos servidores de bancos de dados. Essa topologia usa o Apache Tomcat como o servidor de aplicativos e o Apache Derby, que é limitado a 10 usuários, como o banco de dados. Para obter um diagrama e exemplos, consulte as topologias de exemplo a seguir:
  2. Topologia departamental: nessas topologias, os aplicativos são implementados em um ou mais servidores de aplicativos com um Jazz Team Server compartilhado. Essa topologia é ideal para implementações de porte médio, como departamentos ou equipes individuais. Essas topologias usam o Apache Tomcat for DOORS Web Access e IBM WebSphere Application Server para os produtos baseados no Jazz. O WebSphere Application Server reduz a necessidade de autenticação à medida que você acessa vários servidores de aplicativos. Essas topologias também usam um sistema de gerenciamento de banco de dados corporativo, como o IBM DB2, com um servidor de banco de dados dedicado em um sistema separado. Para obter diagramas e exemplos, consulte as topologias de exemplo a seguir:
  3. Topologia corporativa: nessas topologias, os aplicativos são implementados em um ou mais servidores de aplicativos com um Jazz Team Server compartilhado. Essa topologia é ideal para grandes implementações, como equipes. Essas topologias usam o Apache Tomcat for DOORS Web Access e IBM WebSphere Application Server para os produtos baseados no Jazz. O WebSphere Application Server reduz a necessidade de autenticação à medida que você acessa vários servidores de aplicativos. Essas topologias também usam um sistema de gerenciamento de banco de dados corporativo, como o IBM DB2, com um servidor de banco de dados dedicado em um sistema separado. Para obter diagramas e exemplos, consulte as topologias de exemplo a seguir:

Implementação de diversas instâncias de aplicativos

É possível também implementar diversas instâncias de um aplicativo, como o aplicativo CCM. Se você implementar diversas instâncias do mesmo aplicativos no mesmo Jazz Team Server, deverá designar uma raiz de contexto separada para cada instância. Por exemplo, as raízes de contexto para duas instâncias de CCM podem ser ccm1 e ccm2. Para conectar diversas instâncias do aplicativo CCM a um Jazz Team Server compartilhado, as instâncias devem ser autenticadas a partir da mesma região de autenticação e, assim, compartilhar o mesmo conjunto de usuários. Em qualquer implementação, as licenças são gerenciadas pelo Jazz Team Server.

Ao escolher uma topologia para sua implementação, considere cuidadosamente as necessidades presentes e futuras da sua equipe. Embora seja possível mover os aplicativos posteriormente para um servidor de aplicativos diferente, essa mudança requer o uso de um servidor proxy para manter links para esse aplicativo.


Feedback