Uma variável é declarada na seção de variáveis de teste do teste, mas a variável pode ser usada através do teste como uma referência a qualquer campo que possa ser substituído. A substituição dos dados a partir de uma variável de teste é feita usando a página Variáveis de Teste da visualização Origem de Dados de Teste. Uma variável recebe um valor-padrão quando declarada. O valor também pode ser alterado usando uma instrução Set Variable. As instruções Set Variable são criadas com os menus Incluir e Inserir do Editor de Teste. As variáveis podem ser configuradas para um valor codificado permanentemente ou para um valor recuperado a partir de uma origem de dados, como um datapool ou uma referência que aparece antes da instrução Set.
Para compartilhar as variáveis entre os testes, ambos os testes devem conter uma variável com o mesmo nome e as ambas as variáveis devem ter a opção Visível em configurada para Todos os testes para esse usuário. Quando essas condições forem atendidas e vários testes forem colocados em um planejamento, os dados configurados na variável por um teste podem ser usados no outro teste.
Um motivo comum para compartilhar dados entre os testes é executar a correlação de dados. Com a correlação de dados, uma variável é configurada para uma resposta que é proveniente de um pedido em um teste e é usada nos pedidos executados em um teste diferente. Suponha que você esteja testando um banco de dados do funcionário. O teste Criar Funcionário cria um registro de funcionário e o teste Modificar Funcionário modifica um registro de funcionário. Quando um novo registro for criado, ele receberá um ID de registro. As variáveis podem ser usadas para transmitir o ID de registro de uma resposta no teste Criar Funcionário para o teste Modificar Funcionário.
Uma variável definida pelo usuário não é compartilhada entre usuários virtuais diferentes. A variável é compartilhada apenas entre os testes diferentes do mesmo usuário virtual. Além disso, se você configurar a opção Visível em para Apenas este teste, os dados configurados por um teste não estarão disponíveis para outro teste, mesmo se os dois testes contiverem uma variável com o mesmo nome.
É possível definir as variáveis para que elas compartilhem dados de um datapool através dos testes. Isso é feito ao substituir um campo de valor de uma instrução Set Variable a partir de um datapool. Dessa forma, o primeiro teste, que aparece no planejamento, pode configurar a variável de um datapool e compartilhá-la com outro teste no planejamento.
Suponha que você tenha dois testes que efetuam login em um aplicativo usando um ID de usuário a partir de um datapool. O primeiro teste pode configurar o valor de uma variável a partir do datapool, e os dois testes podem usar a variável, em vez de usar diretamente o datapool. Nesse caso, os dois usam o mesmo registro a partir do datapool. Isso é semelhante ao comportamento "buscar apenas uma vez por usuário" de um datapool. Porém, buscar uma vez significa que durante a reprodução, um usuário virtual obterá apenas um registro a partir do datapool. O limite de um registro é mantido, mesmo se os testes estiverem em um loop e forem executados várias vezes pelo usuário virtual. Usando as variáveis definidas pelo usuário, o usuário virtual recupera um novo registro todas as vezes através do loop e os dois testes podem usar o mesmo registro.