Logs do Rational Performance Tester

Rational Performance Tester usa logs para armazenar diferentes tipos de informações, que podem ser usadas para determinar o motivo de uma falha de teste.

Rational Performance Tester tem os seguintes logs:

Logs de Teste

O log de teste contém um registro histórico de eventos que ocorreram durante uma execução de teste ou uma execução de planejamento, assim como o status de cada ponto de verificação. O log de teste configura uma avaliação para cada execução da seguinte forma:

  • Transmitido indica que todos os pontos de verificação foram correspondidos ou receberam a resposta esperada. Por exemplo, um ponto de verificação de código de resposta é definido como TRANSMITIDO quando o código de resposta gravado é recebido durante a reprodução. Se seu teste não contiver pontos de verificação, PASSAR significa que todas as solicitações primárias no teste foram bem-sucedidas.
  • Falha indica que pelo menos um ponto de verificação não correspondeu à resposta esperada ou que a resposta esperada não foi recebida.
  • Erro indica um dos resultados a seguir: uma solicitação primária não foi enviada com sucesso para o servidor, nenhuma resposta foi recebida do servidor para uma solicitação primária ou a resposta da solicitação primária estava incompleta ou não pôde ser analisada.
  • O veredito só será definido como Inconclusivo se você fornecer o código customizado que define um veredito Inconclusivo.
A avaliação é sintetizada dos elementos filhos para o nível de teste. Por exemplo, se um grupo de usuários contiver 25 usuários virtuais, e cinco usuários virtuais tiverem avaliações com falha, o grupo de usuários terá apenas uma avaliação com falha, e não cinco.

O arquivo de log de teste é armazenado em formato binário com uma extensão de nome de arquivo .executiondlr no diretório do projeto da área de trabalho. Também é possível visualizar o log de teste na interface com o usuário.

Para obter mais informações sobre como visualizar logs de teste, consulte Visualizando Logs de Teste.

Logs de Determinação de Problema

Você pode definir o nível de informações que serão salvas no log de determinação de problemas durante uma execução. Por padrão, somente avisos e erros graves são registrados. Normalmente, você altera esse nível de log apenas quando solicitado pelo IBM® Software Support.

Os logs de determinação de problema contêm informações internas sobre o mecanismo de reprodução. Esses logs são úteis principalmente para depuração de problemas, como autenticação do Kerberos, negociação de SSL e restrições de recurso em um agente. Os arquivos de log são denominados CommonBaseEvents00.log e estão localizados no diretório de implementação. Por exemplo, se você reproduzir um planejamento em um agente e configurar C:\Agent como o diretório de implementação, os arquivos de log de determinação de problema estarão em um diretório semelhante a C:\Agent\deployment_root\rptUser\A1E14699848784C00D2DEB73763646462\CommonBaseEvents00.log. Se uma grande quantidade de informações de log for gerada, diversos arquivos CommonBaseEvents serão criados.

Para obter mais informações sobre como configurar o nível de determinação de problema, consulte Configurando o Nível de Determinação de Problema.

Logs de Agente

No Rational Performance Tester 8.3, quando você inicia o Load Generation Agent, um arquivo majordomo.log é criado no diretório %temp% em um sistema operacional Microsoft Windows. Quando você inicia o Rational Agent Controller, um arquivo servicelog.log é criado no diretório installationDirectory\AgentController\config.

Esses arquivos de log contêm informações sobre operações do agente. Normalmente você usa esse arquivo quando solicitado pelo Suporte de Software IBM.

Registros de erros

Se uma mensagem de erro for exibida quando você executar testes, tente consultar a mensagem de erro na seção Mensagens de Erro de Testes de Desempenho da ajuda on-line. Apenas as mensagens de erro mais comuns são listadas. Se nenhuma mensagem de erro for exibida quando você encontrar um problema, abra o log de erro clicando em Janela > Mostrar Visualização > Log de Erro. Se o ambiente de trabalho for encerrado durante a execução de testes, reinicie o ambiente de trabalho e examine o log de erro. Por padrão, as mensagens de aviso e de erro são registradas. É possível aumentar o nível de criação de log padrão clicando-se em Janela > Preferências > Criação de Logs. O arquivo de log é armazenado no diretório .metadata de sua área de trabalho.


Feedback