Gerando Relatórios de Testes Funcionais

É possível gerar relatórios de testes funcionais de seus testes, que resumem avaliações transmitidas ou com falha de elementos no log de teste. Os relatórios funcionais são gerados da execução de teste como arquivos HTML que usam projetos de relatório predefinidos.

Antes de Iniciar

Antes de gerar um relatório funcional, você deve executar um teste ou planejamento com êxito e produzir uma execução de teste.

Os tipos de relatório seguintes estão disponíveis:
  • Relatórios XSLT (Extensible Stylesheet Language Transformation): Estes relatórios são gerados mais rapidamente, mas não contêm gráficos.
  • Relatório BIRT (Business Intelligence and Reporting Tools): Estes relatórios contêm gráficos, mas são gerados mais lentamente. É possível customizar e criar seus próprios projetos de relatório BIRT na perspectiva Projeto de Relatório do ambiente de trabalho. A geração de relatório BIRT não é suportada quando o ambiente de trabalho estiver em execução em uma imagem VMWare Windows.
Nota: Se você utilizar suas próprias folhas de estilo XSLT, verifique se elas contêm esta linha: <xsl:param name="languagePack" select="'default'"/>

Procedimento

  1. No Navegador de Teste, selecione uma execução ou execuções de teste. É possível usar a tecla Ctrl para selecionar várias execuções de teste ou testes de planejamento. Não é possível gerar um relatório funcional que contenha mais de 5000 chamadas ou objetos.
  2. Na visualização Execuções de Teste, clique com o botão direito do mouse nas execuções de teste e selecione Gerar Relatórios de Teste Funcionais. Isso abre o assistente Gerar Relatório de Teste Funcional HTML .
  3. Selecione o local na área de trabalho no qual você deseja gerar o relatório funcional e digite o Nome base do relatório funcional. Um registro de data e hora e o tipo de relatório são anexados a esse nome base quando o relatório é gerado. Se você quiser manter o arquivo XML temporário que é criado para gerar o relatório para fins de depuração, selecione Manter dados XML intermediários.
  4. Clique em Avançar.
  5. Selecione um design de relatório predefinido ou clique em Incluir para incluir um design de relatório BIRT customizado ou uma folha de estilo XSLT.
    • Relatório de Teste Funcional Comum: Isso produz um relatório de teste funcional genérico para todos os protocolos de teste.
    • Relatório Funcional do SAP: Isso produz um relatório de teste funcional para os testes SAP.
    • Serviços - Eventos com falha: Isso produz um relatório de teste funcional para testes de serviço da web. O relatório contém somente os eventos com falha. Eventos com outras avaliações não são mostrados no relatório.
    • Serviços - Testes com falha: Isso produz um relatório de teste funcional para testes de serviço da web. O relatório contém somente testes com falha. Os testes com outras avaliações ou outros tipos de evento não são mostrados no relatório.
    • Serviços - Integral: Isso produz um relatório de teste funcional para testes de serviço da web. O relatório contém informações detalhadas sobre todos os eventos.
    • Serviços - Resumo: Isso produz uma síntese de um relatório de teste funcional resumido para testes de serviço da web.
    • Serviços - Truncado: Isso produz um relatório de teste funcional para testes de serviço da web. O relatório contém informações detalhadas sobre todos os eventos, mas trunca o conteúdo de XML após 500 caracteres.
    Um relatório funcional é gerado para cada projeto de relatório selecionado. Projetos de relatório marcados com (xslt) utilizam folhas de estilo XSLT e são mais adequados para relatórios maiores.
  6. Clique em Concluir.

Resultados

Os relatórios funcionais são gerados como arquivos HTML no local especificado na área de trabalho.

Feedback