Propriedades do Planejamento

Ao abrir um planejamento, você pode configurar suas propriedades.

Página Carregamento do Usuário

Clique com o botão direito do mouse na tabela e selecione Incluir para incluir um estágio. Para modificar um estágio, selecione a linha e, em seguida, clique em Editar ou clique no ícone do usuário na primeira coluna.
Usuários
Insira o número total de usuários que devem estar ativos no estágio (não o número de usuários para incluir ou subtrair daqueles atualmente em execução).
Executar por um período de tempo especificado
Digite a quantidade de tempo (e as unidades de tempo) da execução do estágio. Quando o número de usuários especificado for alcançado, os usuários executarão até esse momento. Quando o tempo expirar, os usuários continuarão executando, se forem necessários ao próximo estágio; caso contrário, serão interrompidos normalmente.
Clique em Mostrar Avançado para configurar mais opções para preparar o sistema sob teste antes que os usuários realmente entrem no estágio:
Taxa de Alteração
Digite um número para configurar um atraso entre a inclusão ou a remoção de cada usuário, em vez de incluí-los ou subtraí-los de uma vez. A escalonação dos usuários evita a sobrecarga do sistema, que pode causar tempos limites de conexão. A Visualização de Carregamento do Usuário mostra esse atraso na cor preta.
Tempo de Acomodação
Um sistema sob teste pode reagir a uma mudança repentina na população de usuários. Com um tempo de acomodação definido, que começa quando o número de destino de usuários é atingido, o sistema sob teste pode se acomodar em um estado estável para poder refletir com precisão a população de usuários. A Visualização de Carregamento do Usuário mostra esse tempo em preto.
Tempo limite para um usuário responder a um pedido de parada
Opcionalmente, insira um valor. Quando um usuário virtual for solicitado para parar, ele concluirá a ação atual (como um pedido HTTP) e, em seguida, será encerrado. Se um usuário virtual não concluir no limite de tempo especificado, ele será forçado a concluir.
Visualização do Carregamento do Usuário
Visualiza os estágios de preenchimento do usuário ao longo do tempo. Os segmentos de linha vermelhos indicam que o número total de usuários foi atingido para o estado.

Página Tempo de Espera

Utilizar o Tempo de Espera Gravado
Selecione para reproduzir um teste na mesma taxa que foi gravado. Essa opção não afeta o tempo de espera.
Especificar um tempo de espera fixo
Cada tempo de espera do usuário possui exatamente o mesmo valor, ou seja, o valor que você especificar. Embora esse valor não emule os usuários com precisão, ele será útil para reproduzir um teste rapidamente.
Aumentar/diminuir o tempo de espera por uma porcentagem
Digite uma porcentagem em Escala de Tempo de Espera. O tempo de espera de cada usuário é multiplicado por essa porcentagem. Um valor de 100 indica nenhuma alteração no tempo de espera. Um valor de 200 duplica os tempos de espera fazendo com que a reprodução dos planejamentos tenha a metade da velocidade da gravação. Um valor de 50 reduz os tempos de espera pela metade, portanto, a velocidade da reprodução é duplicada. Um valor de 0 indica nenhum atraso.
Variar o tempo de espera por uma porcentagem aleatória
O tempo de espera de cada usuário é gerado aleatoriamente dentro dos limites superior e inferior das porcentagens que forem fornecidas. A porcentagem baseia-se no tempo de espera gravado. Por exemplo, se você inserir 10 em Limite Inferior e inserir 90 em Limite Superior, os tempos de espera ficarão entre 10 e 90 por cento do tempo de espera original gravado. O tempo aleatório será distribuído uniformemente dentro desse intervalo.
Tempo de Espera Máximo
A definição do tempo máximo de espera é útil com testes que emulam os tempos de espera reais. Ao configurar um máximo, você não precisa procurar e editar cada tempo de espera máximo dentro de um teste. Inúmeros fatores podem gerar tempos de espera longos, por exemplo, é possível ser interrompido durante a gravação. Para restaurar os tempos de espera originais, limpe essa caixa de seleção.

Página de Monitoramento de Recursos

Ativar monitoramento de recursos
Selecione para ativar o monitoramento de recursos. As origens de dados disponíveis são capturadas a partir destas origens:
  • Beans Gerenciados do Apache HTTP Server
  • Beans Gerenciados de Apache Tomcat
  • Agentes de monitoramento do IBM® Tivoli
  • Monitores de captura instantânea do IBM DB2
  • O IBM WebSphere Performance Monitoring Infrastructure
  • Beans Gerenciados do JBoss Application Server
  • Beans Gerenciados da Java™ Virtual Machine
  • Banco de dados Oracle
  • Beans Gerenciados do Oracle WebLogic Server
  • Beans Gerenciados do SAP NetWeaver
  • O monitor UNIX rstatd
  • Agentes de Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP)
  • Windows Performance Monitor
O monitoramento de recurso pode fornecer uma visualização mais completa de um sistema, para auxiliar na determinação de problema.
Ignorar os recursos inválidos ao executar o planejamento
Selecione essa configuração para suprimir quaisquer mensagens de erro causadas por recursos inválidos, como hosts inacessíveis ou nomes do hosts inválidos. Se você selecionar essa opção, deverá visualizar os logs para ver as mensagens de erro.

Página de Estatísticas

Nível de log das estatísticas
Essas opções são listadas na ordem de quantidade crescente de dados que são coletados para o log de teste.
Nenhum
Coleta dados mínimos de estatísticas. Use essa opção para executar um planejamento rapidamente para fins de teste.
Ações de Planejamento
Informa o número de usuários ativos e concluídos na execução.
Ações de Teste Primário
Para testes HTTP, essa opção informa as ações relacionadas a páginas (tentativas, ocorrências e pontos de verificação). Para testes SAP, essa opção relata as informações sobre as telas SAP.
Ações de Teste Secundário
Para testes HTTP, essa opção relata informações que estão relacionadas aos elementos de página. Essa opção não se aplica a testes SAP.
Tudo
Fornece estatísticas de todas as ações.
Intervalo de amostras de estatísticas
Define o intervalo de amostra para os relatórios. Quando você executa um planejamento, os relatórios mostram tais informações como tempo de resposta durante um intervalo específico, a frequência de pedidos sendo transferidos durante um intervalo e a tendência média de resposta durante um intervalo. Configure esse intervalo de amostra aqui.
Estatísticas Armazenar Apenas Todos os Hosts
Selecione essa opção, a menos que você esteja executando um teste de desempenho em WANs diferentes e estiver interessado em visualizar os dados de cada computador remoto.

Inicialização de Variável

Use esta página para iniciar variáveis no nível de planejamento. Ao inicializar variáveis no nível de planejamento, todos os grupos de usuários no planejamento usam os valores iniciais das variáveis, exceto os que tiverem um valor específico definido.

Incluir
Inclua uma variável e inicialize um valor. A coluna Usado por exibe o nome do teste que usa a variável correspondente. Um ícone de aviso é exibido para uma variável que substitui o valor especificado no nível do planejamento ou no nível do grupo de usuários e usa o valor definido no nível de teste com a visibilidade configurada para Somente este teste. Passe o cursor sobre o ícone de aviso para visualizar os testes que substituem os valores iniciais das variáveis.
Exportar
Exporte as variáveis definidas no nível do planejamento para um arquivo.
Use o arquivo de valores iniciais das variáveis
Marque esta caixa de seleção para usar os valores da variável de um arquivo. Clique em Pesquisar para selecionar um arquivo existente ou clique em Novo para criar um arquivo.

Página Requisitos de Desempenho

Ativar Requisitos de Desempenho
Selecione para ativar o uso dos requisitos de desempenho para esse planejamento.
Nome
Especifica o nome desse conjunto de requisitos de desempenho. Esse nome é usado no relatório de Requisitos de Desempenho. Por padrão, o nome é Performance Schedule -schedule_name.
Usar Padrões
Clique para reconfigurar o Nome para o valor padrão.
Requisito de Desempenho
Todos os requisitos de desempenho são exibidos na tabela. Os requisitos esmaecidos não estão definidos para esse planejamento. Para definir um requisito, defina um Operador e Valor.
Operador
Clique neste campo para exibir uma lista de operadores matemáticos. Selecione um operador para este requisito de desempenho.
Valor
Clique neste campo para configurar um valor para o requisito.
Padrão
Selecione para marcar o requisito como padrão. Se um requisito padrão não for atendido, a execução do planejamento terá uma avaliação de falha e essa avaliação será abrangerá a execução inteira, como uma falha de ponto de verificação. Desmarque para tornar o requisito complementar. Em geral, os requisitos complementares são aqueles que são controlados internamente. Um requisito complementar não pode causar uma falha de execução e os resultados são restritos a uma página do relatório Requisitos de Desempenho.
Ocultar Requisitos Indefinidos
Selecione para visualizar apenas os requisitos que forem definidos. Isso oculta as linhas sombreadas.
Limpar
Selecione um ou mais requisitos e clique para remover a definição. O requisito ainda está disponível e pode ser redefinido.

Página Log de Teste

A configuração padrão, para registrar todos os erros e avisos e ações de teste primário, é adequada para a maioria das finalidades. Entretanto, você pode registrar qualquer tipo de informação, desde nenhuma informação até todas as informações de todos os usuários, embora nenhuma dessas situações seja típica.
  • Para ver apenas os erros e avisos, configure as duas primeiras caixas de opções O que Registrar para Tudo; depois desmarque a terceira caixa de opção Mostrar também todos os outros tipos, para evitar registrar eventos com sucesso.
  • Para verificar a estrutura de um planejamento, quando você não estiver interessado nos resultados da execução de teste, configure as três caixas de seleção O Que Registrar como Ações de Planejamento.

    As duas opções, além da configuração padrão, limitam o tamanho do log de teste e reduzem o tempo total de execução do planejamento ao reduzir significativamente o tempo de transferência do log de teste no final de um teste.

Se você estiver depurando um teste, poderá configurar todos os três campos O Quê Registrar para Tudo ou Detalhes da Ação. Essas configurações produzem grandes logs de testes, especialmente se os testes forem longos ou se você estiver executando um grande número de usuários. Grandes logs de teste, por sua vez, aumentam o tempo de transferência do log de teste e pode até causar uma falta de espaço em disco no computador.

Para reduzir os tempos de transferência e a probabilidade de executar sem espaço em disco, é necessário obter as informações de amostra a partir de um subconjunto muito pequeno de usuários. Essa amostra deve ser ainda menor que o padrão de 5 usuários por grupo. Uma taxa fixa de amostra demonstra o mesmo número de usuários virtuais a partir da cada grupo. Uma taxa de amostragem em porcentagem demonstra uma porcentagem de usuários virtuais a partir de cada grupo, mas garante que pelo menos um usuário seja demonstrado a partir de um grupo.

Página de Interrupção do Tempo de Resposta

Ativar coleta de dados de tempo de resposta
Selecione para ativar a coleta de dados de interrupção do tempo de resposta. Esses dados mostram a paralisação de tempo de resposta de cada elemento da página.
Nível de Detalhe
Selecione Baixo ou Médio para limitar a quantidade de dados coletados.
Apenas informações de amostra a partir de um subconjunto de usuários
Se você configurar o nível de detalhe como Alto ou Médio, configure a taxa de amostragem para impedir que o log fique muito grande.
Número fixo de usuários
O número que você selecionar é demonstrado a partir de cada grupo de usuários. A menos que você tenha motivos específicos para coletar dados de vários usuários, selecione Número Fixo de Usuários e especifique um usuário por grupo de usuários.
Porcentagem de usuários
A porcentagem selecionada é demonstrada a partir de cada grupo de usuários, mas pelo menos um usuário é demonstrado a partir de cada grupo de usuários.

Página de Determinação de Problema

Nível de log da determinação de problemas
Em geral, altere o nível de determinação de problema apenas quando isso for solicitado pelo Suporte de Software IBM. Entretanto, em algumas condições, você pode querer alterá-lo. Por exemplo, se ocorrerem problemas quando uma execução atingir um determinado número de usuários, é possível aumentar o nível para Configuração, que é o nível mais detalhado a ser usado sem consultar o Suporte de Software IBM.
Apenas informações de amostra a partir de um subconjunto de usuários
Selecione essa opção para configurar uma taxa de amostragem.
Número fixo de usuários
Especifique o número de usuários para fazer uma amostra de cada grupo de usuários.
Porcentagem de usuários
A porcentagem selecionada é demonstrada a partir de cada grupo de usuários, mas pelo menos um usuário é demonstrado a partir de cada grupo.

Feedback