Uma licença de Usuário Autorizado do IBM Rational autoriza uma pessoa a usar um produto de software Rational. Compradores devem obter uma licença para Usuário Autorizado para cada usuário individual que acesse o produto de alguma forma. Uma licença para Usuário Autorizado não pode ser reatribuída, a não ser que o comprador substitua o encarregado original por um longo prazo ou permanentemente.
Por exemplo, se comprar uma licença de Usuário Autorizado, será possível designar essa licença a uma pessoa que possa usar o produto de software Rational exclusivamente. A licença Usuário Autorizado não autoriza uma segunda pessoa a utilizar esse produto em nenhum momento, mesmo que o indivíduo licenciado não o esteja utilizando no momento.
Uma Licença de Prazo Fixo (FTL) para Usuário Autorizado do IBM Rational autoriza uma pessoa a usar um produto de software Rational por um período de tempo específico (o termo). Compradores devem obter uma FTL para Usuário Autorizado para cada usuário individual que acesse o produto de alguma forma. Uma FTL para Usuário Autorizado não pode ser reatribuída, a não ser que o comprador substitua o encarregado original por um longo prazo ou permanentemente.
Se você notificar a IBM que não deseja estender o termo de licença, então deverá parar de utilizar o produto quando a licença expirar.
Uma licença Flutuante do IBM Rational é aquela para um único produto de software que pode ser compartilhado entre vários membros da equipe; no entanto, o número total de usuários simultâneos não poderá exceder o número de licenças flutuantes que você comprar. Por exemplo, se comprar uma licença flutuante para um produto de software Rational, qualquer usuário em sua organização poderá usar o produto a qualquer momento. Outra pessoa que queira acessar o produto deverá aguardar até que o usuário atual efetue logoff.
Para utilizar licenças flutuantes, você deverá obter chaves de licenças flutuantes e instalá-las em um Servidor de Licenças do Rational. O servidor responde às solicitações do usuário para acesso às chaves de licença; o servidor concede acesso ao número de usuários simultâneos que se iguala ao número de licenças que a organização comprou.