Fazendo uma Chamada de Terminal WebSphere MQ

Você pode fazer chamadas para serviços que utilizam um terminal WebSphere MQ.

Antes de Iniciar

Se o serviço usar a autenticação Secure Sockets Layer (SSL), crie uma configuração SSL antes de fazer a chamada. Consulte Criando uma Configuração SSL para obter detalhes.

Se o serviço utilizar segurança do SOAP para criptografia, assinatura ou outros algoritmos de segurança, é necessário primeiro configurar o ambiente com as bibliotecas e arquivos de configuração corretos e, em seguida, criar um perfil de segurança para o WSDL. Consulte Configurando o Ambiente para Segurança do SOAP e Criando um Perfil de Segurança para um WSDL para obter detalhes.

Procedimento

Para fazer uma chamada de serviço com base em um arquivo WSDL:

  1. Abra o cliente de serviço genérico e clique na guia Chamadas e, em seguida, clique em Incluir um Terminal.
  2. Na janela Configurar Protocolo, selecione WebSphere MQ e especifique a configuração de transporte WebSphere MQ. Se necessário, clique em Novo para criar uma configuração de transporte WebSphere MQ para a chamada.
  3. Especifique a ação do SOAP. Se o serviço exigir que você sobreesreva o cabeçalho especificado na configuração de transporte WebSphere MQ, selecione Sobreescrever valores de configuração do protocolo MQ e especifique os detalhes corretos.
  4. Clique em Avançar.
  5. Na página Selecionar Elemento-raiz, se o serviço utilizar um XML Schema Definition (XSD) específico, selecione um na lista ou clique em Procurar para importar o arquivo XSD e, em seguida, selecione o elemento-raiz para a chamada. Se nenhum XSD estiver disponível para o serviço, selecione Nenhum Esquema.
  6. Clique em Concluir. A chamada é incluída na seção Terminais da Biblioteca de Chamadas.
  7. Na Biblioteca de Chamadas, selecione o elemento de chamada. O cliente de serviço genérico mostra três etapas: Editar Dados, Chamar e Visualizar Resposta. Os detalhes da chamada são exibidos na etapa Editar Dados.
  8. Na página Mensagem, utilize as visualizações Formulário, Árvore ou Origem para editar o conteúdo da chamada. Cada visualização propõe uma exibição diferente dos mesmos dados. Se deseja incluir ou remover elementos XML na visualização Formulário ou Árvore, você pode clicar em Esquema > Validar e Ajudar para seguir um XML Schema Definition (XSD) especificado no Catálogo de Esquemas.
  9. Na página Anexos, especifique qualquer anexo de arquivo que será enviado com a chamada. Você deve ter configurado o ambiente com as bibliotecas e os arquivos de configuração corretos para lidar com anexos de arquivo.
  10. Na página Transporte, se necessário, altere a configuração de transporte a ser utilizada pela chamada. Você pode criar e editar configurações de transporte e de segurança clicando na guia Transporte.
  11. Nas páginas Segurança para Pedido e Segurança para Resposta, especifique se deseja substituir as configurações de segurança para o WSDL. Se deseja editar as configurações de segurança atuais para o WSDL, clique em Editar Segurança do WSDL para abrir o Editor de Segurança do WSDL.
  12. Quando estiver pronto, clique em Chamar para invocar a chamada de serviço. O cliente de serviço genérico envia o pedido e exibe o retorno de mensagem na etapa Visualizar Resposta.

Resultados

As chamadas bem-sucedidas são gravadas e incluídas no Histórico de Chamadas.

Feedback