< Anterior | Próximo >

Lição 4.1: Criando um Stub de Serviço

Nesta lição, aprenda como criar um stub de serviço a partir de uma especificação de Web Service Description Language (WSDL).
Os stubs de serviço são simulações de serviço real, que podem ser usados para substituir funcionalmente o serviço em um ambiente de teste. Um servidor stub substitui o servidor de aplicativos real em casos em que não é prático usar o servidor. Por exemplo, use um servidor stub nestas ocorrências:
  • Se estiver testando um serviço local que usa dados de um serviço remoto, talvez seja necessário injetar conteúdo específico no serviço em teste do serviço remoto. É possível simular o serviço remoto com um stub de serviço para garantir que o serviço local responda corretamente à entrada específica.
  • Alguns provedores de serviços comerciais cobram os usuários por cada pedido. Se estiver testando esse serviço, é possível desenvolver ou depurar o teste com relação a um serviço stub, que é baseado no WSDL do serviço real, sem ser cobrado pelo provedor de serviços.
  • Durante a integração de um aplicativo grande que envolve múltiplos clientes e serviços, alguns serviços poderão não estar operacionais ainda, embora suas especificações de WSDL estejam disponíveis. Os serviços ausentes podem ser simulados com stubs de serviço de modo que seja possível continuar com o trabalho de integração.

Do ponto de vista do aplicativo cliente, o stub de serviço parece idêntico ao serviço real que ele simula. Para usar um stub de serviço como uma substituição do serviço real, você deverá ser capaz de substituir a URL do serviço original no aplicativo cliente pela URL do servidor stub.

Um stub de serviço é criado fornecendo uma especificação de WSDL atual. O stub de serviço é gerado exatamente com as mesmas portas e ligações que o serviço original, para que possa ser endereçado exatamente com a mesma interface. Cada operação no serviço retorna uma resposta padrão do tipo definido pelo WSDL.

< Anterior | Próximo >

Feedback