Elementos do Processo de Negócios

Um diagrama de processo de negócios é uma representação gráfica de um fluxo de processo de negócios que consiste em uma sequência de elementos de atividade e elementos de controle de fluxo. O Rational Requirements Composer suporta um subconjunto de elementos do conjunto principal de elementos do padrão Business Process Modeling Notation (BPMN).
São utilizadas quatro categorias de elementos na diagramação do processo de negócios:

As explicações dos elementos do diagrama de processo de negócios baseiam-se no Business Process Modeling Notation Specification, Object Management Group (OMG), www.omg.org.

Tabela 1. Divisórias de Raia do Processo de Negócios
Elemento Explicação Representação Gráfica
Conjunto

Um conjunto representa um participante em um processo de relações comerciais entre empresas (Business2Business). Um participante é uma entidade de negócios (como uma empresa, uma divisão de empresa ou um cliente) ou uma função de negócios (como um comprador ou um vendedor), que controla ou que é responsável por um processo de negócios. Os processos de alto nível ou complexos podem incluir vários participantes, cada um dos quais controla seus próprios processos em sua organização. Cada participante é associado a um conjunto.

Os conjuntos não são utilizados em processos simples

.
Faixa Uma faixa é uma subpartição em um conjunto em um processo de relações comerciais entre empresas ou como um agrupamento separado de elementos em um processo simples. As faixas organizam e categorizam as atividades. As faixas são frequentemente utilizadas para funções internas (como Gerenciador, Associado), sistemas (como um aplicativo corporativo) ou um departamento interno (como remessa, finanças).
Tabela 2. Elementos de Objetos do Fluxo de Processo de Negócios
Elemento Explicação Representação Gráfica
Evento

Um evento é algo que ocorre durante o curso de um processo de negócios. Os eventos afetam o fluxo do processo e possuem, geralmente, uma causa (acionador) e um impacto (resultado). Há três tipos de eventos, que se baseiam no momento em que afetam o fluxo: inicial, intermediário e final.

Evento Inicial - Nenhum

Evento Inicial - Mensagem

Evento Inicial - Cronômetro

Evento Inicial
Os eventos iniciais começam um processo. Há três tipos de eventos iniciais:
  • Nenhum. Nenhum tipo é especificado. Também é utilizado para iniciar um subprocesso ao ser acionado por seu pai.
  • Mensagem. É utilizado quando uma mensagem chega de um participante e aciona o início do processo.
  • Cronômetro. É utilizado como uma única data e horário ou como uma data e horário repetitivos que acionam o início do processo.

Evento Inicial - Nenhum

Evento Inicial - Mensagem

Evento Inicial - Cronômetro

Evento Intermediário
Um evento intermediário ocorre durante o processo. Ele afeta o fluxo do processo, mas não inicia ou finaliza diretamente o processo. Os eventos intermediários são utilizados para dois tipos de eventos:
  • Eventos de Envio que "lançam" ou iniciam um acionador.
  • Eventos de Recebimento que "capturam" ou respondem a um acionador.
Há quatro tipos de eventos intermediários:
  • Nenhum. Nenhum tipo é especificado. É válido apenas no fluxo principal do processo e indica alguma mudança de estado dentro do processo.
  • Mensagem. Indica que uma mensagem é enviada ou recebida e solicita a continuação do processo.
  • Link. Conecta duas seções em um único nível de processo. As seções não podem vincular de processo a subprocesso. Também podem ser utilizados como conectores "externos" ou objetos "ir para".
  • Cronômetro. É utilizado como uma única data e horário ou como uma data e horário repetitivos. No fluxo principal, ele age como um mecanismo de atraso.

Evento Intermediário de Envio/Recebimento - Nenhum

Evento Intermediário de Envio - Mensagem

Evento Intermediário de Envio - Link

Evento Intermediário de Recebimento - Mensagem

Evento Intermediário de Recebimento - Link

Evento Intermediário de Recebimento - Cronômetro

Evento Final O evento final finaliza o fluxo de um processo e não tem nenhum fluxo de sequência de saída. Os seguintes tipos de eventos finais são suportados:
  • Nenhum. Nenhum tipo é especificado. Essa configuração também é utilizada para o final dos subprocessos; o fluxo retorna para o processo-pai.
  • Mensagem. Indica que uma mensagem é enviada na conclusão do processo.
  • Término. Indica que todas as atividades do processo devem ser finalizadas imediatamente. Não há compensação subsequente ou manipulação de eventos.
Evento Final - Nenhum

Evento Final - Mensagem

Tarefa

Uma tarefa é uma atividade única incluída em um processo. Ela é utilizada quando o trabalho no processo não é dividido em um nível mais apurado de detalhe do processo.

Subprocesso Um subprocesso é um único elemento de objeto de fluxo que representa um conjunto de atividades. Um subprocesso pode ser dividido em um nível mais apurado de detalhe (como um processo) por meio de um conjunto de subatividades.

Os tipos de tarefas são empilhados na paleta. Para selecionar um tipo de tarefa, clique na seta para baixo em Tarefas para selecionar um subprocesso.

Objeto de Dados Os objetos de dados não têm efeito direto sobre o Fluxo de Sequência ou o Fluxo de Mensagens do processo, mas fornecem informações sobre funções no processo, como a forma com que documentos, dados e outros objetos são utilizados e atualizados durante o processo. Eles podem fornecer informações que são necessárias ou fornecidas como saída pelo processo. Podem ser utilizados para representar vários tipos diferentes de objetos, ambos eletrônico e físico. Todos os objetos de dados devem ser contidos por um processo ou subprocesso.
Ponto de Decisão (Gateway) Um ponto de decisão (ou gateway) controla a divergência e a convergência de vários fluxos de sequência. Ele determina a ramificação, a bifurcação, a mesclagem e a junção de caminhos. Os ícones contidos na forma de losango indicam o tipo de comportamento de controle de fluxo. Os tipos de controle incluem:
  • Ponto de Decisão (Exclusivo) - Uma decisão e um gateway de mesclagem exclusivos baseados em dados. Decisões baseadas em dados representam um ponto de ramificação em que as alternativas baseiam-se em expressões condicionais contidas no fluxo de sequência de saída. Um gateway exclusivo restringe o fluxo, portanto, apenas um de um conjunto de alternativas pode ser escolhido durante o tempo de execução.
  • Ponto de Decisão (Inclusivo) - Uma decisão e um gateway de mesclagem inclusivos (OR). Essa decisão representa um ponto de ramificação em que as alternativas baseiam-se em expressões condicionais contidas no fluxo de sequência de saída. De alguma forma, é um agrupamento de decisões binárias independentes relacionadas (Sim/Não). Como cada caminho é independente, todas as combinações de caminhos podem ser utilizadas, de zero a todos. No entanto, a designação deve ser feita de forma que pelo menos um caminho seja utilizado. Uma condição padrão poderia ser utilizada para garantir que pelo menos um caminho seja utilizado.
  • Bifurcação/Junção - Um gateway paralelo (AND) que fornece um mecanismo para sincronizar o fluxo paralelo e criar o fluxo paralelo. Esses gateways não são necessários para criar o fluxo paralelo, mas podem ser utilizados para esclarecer o comportamento de situações complexas em que uma cadeia de gateways é utilizada e o fluxo paralelo é necessário.

Cada tipo de controle afeta ambos os fluxos, recebido e de saída.

Os tipos de gateway são empilhados na paleta. Para selecionar um tipo, clique na seta para baixo no elemento Ponto de Decisão e selecione um tipo.

Ponto de Decisão (Exclusivo)

Ponto de Decisão (Inclusivo)

Bifurcação/Junção

Tabela 3. Elementos do Conector do Processo de Negócios
Elemento Explicação Representação Gráfica
Fluxo de Sequência

Um fluxo de sequência é representado por uma linha sólida com uma ponta de seta sólida. Os fluxos de sequência mostram a ordem em que as atividades são executadas em um único processo. Os conectores de fluxo mostram a direção do fluxo de uma origem para um destino. O fluxo de sequência pode cruzar os limites entre as faixas, mas não pode cruzar os limites de um conjunto.

Os fluxos de sequência de saída dos gateways do Ponto de Decisão (Exclusivo) ou Ponto de Decisão (Inclusivo) são designados como padrão ou não-padrão.

Fluxo de Sequência:

Fluxo de sequência de saída padrão de um gateway:

Fluxo de Mensagens

Um fluxo de mensagem é representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta aberta. Os fluxos de mensagens descrevem o conteúdo de uma comunicação e o fluxo de mensagens entre dois participantes (em conjuntos separados) que são preparados para enviar e receber as mensagens. Os conectores de fluxo mostram a direção do fluxo de uma origem para um destino. Um fluxo de mensagens cruza os limites do conjunto para mostrar as interações entre esses participantes separados.

Os fluxos de mensagens não estão disponíveis em processos simples.

Evento de mensagem:

Associação Uma associação é representada por uma linha pontilhada e é utilizada para associar informações na forma de anotações de texto a objetos de fluxo.
Tabela 4. Elementos de Suporte do Processo de Negócios
Elemento Explicação Representação Gráfica
Grupo Um grupo designa uma coleta de atividades que não afeta o fluxo de sequência. O agrupamento pode ser utilizado para fins de documentação ou análise. Os grupos também podem identificar as atividades de uma transação distribuída que é mostrada através de conjuntos.
Nota Notas são um mecanismo para que o designer forneça informações textuais adicionais para o leitor de um diagrama de processo de negócios.

Feedback