Criando um Diagrama de Casos de Uso

Crie um diagrama de casos de uso para descrever o relacionamento entre casos de uso e agentes. É possível definir limites do sistema e criar associações entre elementos.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Você pode incluir artefatos de casos de uso e de agentes existentes (ou compartilhados) que contenham especificações textuais de casos de uso; esses artefatos podem ser reutilizados em vários diagramas. Também pode incluir elementos de casos de uso e de agentes que funcionam como marcadores; esses elementos marcadores não podem ser reutilizados em outros diagramas. Para obter informações adicionais, consulte Casos de Uso.

Para obter orientação no processo sobre a criação de casos de uso ou de agentes, selecione um caso de uso ou um agente no diagrama e clique em Ajuda > Orientador de Processos.

Para criar um diagrama de casos de uso:

  1. Clique em Arquivo > Novo > Diagrama de Casos de Uso.
  2. Na janela Novo Diagrama de Casos de Uso, digite um nome para o diagrama.
  3. Navegue até um projeto e uma pasta para o novo diagrama.
  4. (Opcional) Inclua uma tag no novo diagrama.
  5. (Opcional) Selecione um modelo para o conteúdo inicial do novo diagrama.
  6. (Opcional) Para incluir grupos de atributos no diagrama, clique em Avançar.
  7. Clique em Concluir. O editor de diagrama de casos de uso é aberto.
  8. Para incluir um elemento no diagrama, em Elementos de Caso de Uso na paleta, selecione o tipo de elemento e clique na janela do editor de diagrama.
  9. Ao incluir um caso de uso ou um agente, uma janela de procura é aberta. Digite uma entrada parcial do nome de um caso de uso ou agente existente no campo de procura. Selecione o caso de uso ou o agente e clique em OK.
  10. Para mover o elemento, clique nele e arraste-o para um novo local no diagrama.
  11. Para redimensionar um elemento, clique nele e arraste a alça de dimensionamento em seu quadro de seleção.
  12. Para renomear um elemento, clique nele e comece a digitar para substituir o nome ou clique duas vezes no elemento para editar o nome. Não é possível alterar as etiquetas de agentes e casos de uso compartilhados; para alterar seus nomes, é necessário abrir os artefatos.
  13. Para reposicionar uma etiqueta de associação, clique nela e arraste-a para um novo local.
  14. Para editar uma etiqueta de associação, selecione a associação e comece a digitar ou clique duas vezes na associação.
    Nota: Por padrão, se nenhuma etiqueta estiver definida, ela não será mostrada. Depois que uma etiqueta é definida, ela é exibida. Você pode alterar esse comportamento nas preferências. Também pode clicar com o botão direito do mouse em uma associação e clicar em Mostrar/Ocultar etiqueta.
  15. Para incluir texto ou uma nota no diagrama, na paleta, clique no menu drop-down Nota. Utilize um Anexo de Nota para associar uma nota a um determinado elemento no diagrama.
  16. Para converter um marcador de caso de uso em um artefato de caso de uso para que possa ser utilizado em outros diagramas e visualizado como um artefato independente, clique com o botão direito do mouse no marcador de caso de uso e clique em Salvar como Caso de Uso. Para concluir as informações na janela Novo Artefato de Caso de Uso, consulte Criando um Artefato de Caso de Uso.
  17. Para converter um marcador de agente em um artefato de agente para que possa ser utilizado em outros diagramas e visualizado como um artefato independente, clique com o botão direito do mouse no marcador de agente e clique em Salvar como Agente. Para concluir as informações na janela Novo Artefato de Agente, consulte Criando um Artefato de Agente.
  18. Para incluir um limite do sistema, selecione o Limite do Sistema na paleta e arraste-o até o editor. Arraste um ou mais casos de uso para o limite do sistema.
  19. Clique em Arquivo > Salvar e em Arquivo > Fechar.

Feedback