O Collaborative Application Lifecycle Management (C/ALM) fornece integrações nos produtos baseados em Jazz para conectar o trabalho de análise com as equipes de desenvolvimento e teste. Os links de vários produtos suportam a rastreabilidade, navegação semelhante à da Web, revisão, comentários e acompanhamento de status em repositórios de projeto. As integrações C/ALM são construídas sobre o Jazz Foundation para fornecerem uma abordagem comum para estruturas de vínculo de artefato, painéis, segurança e interface com o usuário.
As integrações C/ALM fornecem os seguintes recursos:
- Vínculo a artefatos existentes em repositórios em produtos integrados; por exemplo, etapas de teste são vinculadas a itens de trabalho e requisitos.
- Passe o mouse sobre os links para rapidamente verificar o status de trabalho associado; por exemplo, os testadores podem monitorar o status de um defeito que eles reportaram à equipe de desenvolvimento.
- Incluir um viewlet a um painel para relatar consultas de relatório de projetos associados; por exemplo, é possível exibir requisitos aos quais etapas de testes não foram designadas.
- Incluir comentários a qualquer artefato em um repositório integrado.
Membros da equipe podem usar as integrações C/ALM para alcançar objetivos de negócios no ciclo de vida do aplicativo, como mostrado na figura e nos exemplos a seguir:
Figura 1. ALM Colaborativo Conecta Analistas, Desenvolvedores e Testadores
No
IBM® Rational Requirements Composer:
- Os requisitos são implementados pelos planos de iteração no Rational Team Concert e validados pelos planos de teste
em Rational Quality Manager.
- Analistas e outros membros da equipe desenvolvem requisitos que orientam itens de trabalho, planos de teste e etapas de teste de desenvolvimento.
No
IBM Rational Team Concert:
- Os gerentes de projeto e gerentes de desenvolvimento utilizam os planos de iteração para implementarem os requisitos do Rational Requirements Composer no contexto
de um planejamento de desenvolvimento.
- História de plano de iteração e outros itens de trabalho implementam requisitos individuais.
- Desenvolvedores trabalham em defeitos que são enviados por testadores como um resultado da execução de teste.
No
IBM Rational Quality Manager:
- A equipe de teste vincula requisitos a planos de teste e etapas de teste.
- Testadores vinculam etapas de teste a itens de trabalho de desenvolvimento para controlar o progresso do desenvolvimento.
- Testadores enviam defeitos no Rational Team Concert e verificam o status de um defeito ou uma construção.