As seguintes versões das ferramentas de teste do Rational são necessárias para uma migração bem-sucedida de cada ferramenta:
Antes de migrar seus ativos de teste de uma solução de gerenciamento de teste para outra, questione-se sobre o seguinte:
Alguns projetos são antigos e contêm artefatos de teste que não são mais relevantes. Identifique os projetos que ainda estão ativos, aqueles que contêm artefatos de teste que provavelmente serão mais reutilizados. Migre apenas esses projetos. Esta é uma excelente oportunidade para consolidar projetos e arquivar aqueles que são usados com pouca frequência.
Identifique arquivos de log antigos de ciclos de teste anteriores ou ambientes de teste que não são mais suportados. Limpe os dados que não são mais relevantes.
Você pode migrar um diretório com milhares de scripts de teste manuais, mas todos eles são necessários? Não migre scripts que você não precisa, pois eles serão apenas incluídos no número total de scripts no novo projeto. O Rational Quality Manager fornece excelentes recursos de filtragem e procura, mas é sempre melhor não misturar a área de projeto com scripts inativos.
Se os seus projetos do Rational ClearQuest Test Manager estiverem integrados com os scripts de teste a partir doRational Manual Tester, você deve migrar os scripts de teste manual antes de migrar os projetos do Rational ClearQuest Test Manager. Se você fez o contrário, apenas repita a migração do Rational ClearQuest Test Manager.
Para uma migração bem-sucedida, o local do script de teste no Rational Manual Tester deve corresponder ao local dos scripts no Rational ClearQuest. Em particular, se um nome de caminho UNC for usado no Rational ClearQuest Test Manager para referir aos scripts de teste manual, o mesmo caminho deverá ser usado para migrar os scripts de teste manual para oRational Quality Manager. Este caminho é usado para garantir que os scripts sejam alinhados corretamente no servidor Jazz.
Semelhante ao caso anterior, você deve migrar seus scripts de teste manuais antes de migrar seus projetos do Rational TestManager. Além disso, o Rational TestManager e o Rational Manual Tester deverão ser instalados na mesma máquina para que o vínculo entre o caso de teste e o script de teste seja preservado.
Antes de migrar os scripts de teste manuais, certifique-se de que os scripts que estão sendo migrados residam no mesmo local dos scripts de teste associados aos casos de teste no Rational TestManager.
De modo semelhante, se seus projetos do Rational ClearQuest Test Manager contiverem casos de teste com scripts de teste automatizados associados, você deverá importar ou fazer referência aos scripts de teste automatizados no Rational Quality Manager antes de migrar seus projetos do Rational ClearQuest Test Manager.
Ao importar os scripts, você deverá importá-los de um local de recurso compartilhado, usando um caminho UNC, e não de uma máquina local. O caminho UNC que você fornece durante a importação precisa corresponder ao caminho UNC de Local do Arquivo que foi usado no projeto do Rational ClearQuest Test Manager para os scripts automatizados.
O Rational Quality Manager faz a verificação de correspondência desses caminhos ao associar os casos de teste aos scripts de teste automatizados durante a migração. Se os caminhos não corresponderem, a execução de teste falhará.
Se os seus projetos do Rational ClearQuest Test Manager estiverem integrados com os requisitos a partir do Rational RequisitePro, você deverá obter o registro RAProject, que contém as informações de banco de dados doRational RequisitePro para o Rational ClearQuest.
Se você usar o Rational ClearQuest para o controle de defeitos, poderá usar o Assistente de Importação do Rational ClearQuest ou a ferramenta de sincronização da linha de comandos para migrar as informações de defeitos para o Rational Quality Manager. Você deve migrar os defeitos antes de migrar seus projetos do Rational ClearQuest Test Manager.
Posteriormente, você pode configurar o Rational ClearQuest Connector para permitir a sincronização entre o Rational ClearQuest e o Rational Quality Manager, para que os defeitos criados no Rational ClearQuest fiquem visíveis no Rational Quality Manager e vice-versa.
Consulte o Centro de Informações do Rational Team Concert para obter detalhes.