Configurando um Banco de Dados DB2

Siga estas instruções para configurar um banco de dados DB2 ou DB2 Express para uso com o IBM® Rational Quality Manager.
Antes de Iniciar
Nota: A Edição do Servidor do Grupo de Trabalho do DB2 v9.5 é colocada em pacote configurável com esse release do Rational Quality Manager.

Esse procedimento assume que os seguintes pré-requisitos foram atendidos. Consulte sua documentação do DB2 ou um database administrator (DBA) do DB2 para obter ajuda.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Para configurar um banco de dados DB2:

  1. No servidor DB2, inicie o DB2 Control Center.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Todos os Bancos de Dados, selecione Criar Banco de Dados e, em seguida, selecione Padrão. O Assistente Criar Banco de Dados é iniciado.
  3. Na página 1 do Assistente Criar Banco de Dados complete estas etapas:
    1. Como nome do banco de dados, digite: RQM.
    2. Especifique o caminho padrão, por exemplo: C:\.
    3. Selecione a opção Deixar DB2 Gerenciar Meu Armazenamento (Armazenamento Automático).
    4. Especifique 16 K como o valor para o conjunto de buffers e espaço de tabela.
    5. Clique em Próximo.
  4. Na página 2 do Assistente Criar Banco de Dados, complete estas etapas:
    1. Aceite os valores padrão.
    2. Clique em Próximo.
  5. Na página 3 do Assistente Criar Banco de Dados, certifique-se de que as seguintes opções estejam configuradas conforme o indicado:
    1. País/Região esteja configurado para: padrão.
    2. Território esteja configurado para: US.
    3. Conjunto de Códigos esteja configurado para: UTF-8.
    4. Sequência de Intercalação esteja configurado para: Sistema.
  6. Clique em Próximo.
  7. Clique em Concluir.
    Nota: A próxima série de etapas é concluída no servidor Rational Quality Manager Jazz.
  8. Localize o arquivo teamserver.properties no diretório InstallDir\server\conf\jazz\ e renomeie-o como teamserver.derby.properties.

    O Rational Quality Manager utiliza esse arquivo para especificar várias propriedades incluindo configurações do banco de dados. Através da atualização do arquivo teamserver.properties, você pode utilizar o banco de dados DB2 em vez do banco de dados Derby.

  9. Localize o arquivo teamserver.db2.properties no diretório InstallDir\server\conf\jazz\ e renomeieo para teamserver.properties.
  10. Especifique os detalhes do banco de dados e da conexão no arquivo teamserver.properties.

    A especificação da conexão padrão conecta a um banco de dados DB2 que é executado no host local na porta 50000. O exemplo abaixo supõe que o banco de dados seja denominado RQM e que o nome do usuário e senha sejam db2admin. Se os valores padrão foram utilizados ao configurar seu banco de dados, o arquivo teamserver.properties pode já estar configurado corretamente. Caso contrário, altere essas informações para corresponderem à sua configuração.

    1. Abra o arquivo teamserver.properties em um editor de texto.
    2. Localize as seguintes linhas:
      com.ibm.team.repository.db.vendor = DB2
      com.ibm.team.repository.db.jdbc.location=//localhost:50000/RQM:user=db2admin;password={password};
      com.ibm.team.repository.db.jdbc.password=db2admin
    3. Edite o valor de com.ibm.team.repository.db.jdbc.location para seu servidor e banco de dados DB2.

      Altere o nome do host do banco de dados (ou endereço IP), nome do banco de dados, nome de usuário e senha do DB2, conforme necessário.

      Nota: O usuário do DB2 deve ter permissões para criar tabelas, espaços de tabela e modificar a configuração do banco de dados. Os usuários do DB2 são criados pelo sistema operacional.
    4. Especifique a senha de usuário na propriedade com.ibm.team.repository.db.jdbc.password.
      Nota: Não altere o texto password={password} na propriedade com.ibm.team.repository.db.jdbc.location.
    5. Se necessário, altere a propriedade com.ibm.team.repository.db.db2.content.tablespace.location para um caminho em seu Servidor Jazz onde o espaço de tabela principal possa ser criado.
      Nota: Se esse valor não for alterado a partir do padrão content_tablespace, o espaço de tabela é criado sob a localização do armazenamento do banco de dados. Em Windows®, se um novo caminho for especificado, ele deve ser especificado utilizando barras duplas invertidas, por exemplo: com.ibm.team.repository.db.db2.content.tablespace.location=c:\\db2\\jazz\\content_tablespace.
    6. Inclua as seguintes linhas no arquivo teamserver.properties. (Altere os números de porta para que correspondam à configuração do WebSphere Application Server.)
      #websphere port configuration
      com.ibm.team.repository.server.repourl.port.http=9080
      com.ibm.team.repository.server.repourl.port.https=9443 
      Nota: Esses são os números de porta padrão. Se você não tiver instalado o WebSphere Application Server e utilizar outros números de porta, será necessário fazer com esses números de porta correspondam ao números de porta designados no WebSphere Application Server.
  11. Edite os três arquivos de provisão para incluir um caminho completo. Em Windows, os perfis de provisão estão localizados em InstallDir\server\conf\jazz\provision_profiles. Em Linux, os perfis de provisão estão localizados em InstallDir\server.
    Nota: Os espaços nos nomes de arquivos nos perfis de provisão devem ser substituídos por %20.
    Saiba mais sobre os perfis de provisão.: O Jazz utiliza perfis de provisão para especificar o caminho do plug-in para futuras atualizações de fix pack e release. Esses perfis são também utilizados quando tabelas de banco de dados são criadas. Os perfis de provisão precisam ter o caminho absoluto para que o diretório de atualização funcione corretamente.
    • No Windows
    1. profile.ini: url=file:///C:/Program%20Files/RQM20/server/conf/jazz/update-site featureid=com.ibm.team.rtc.server.feature
    2. rqm-license-profile.ini: url=file:///C:/Program%20Files/RQM20/server/conf/jazz/rqm-license-update-site featureid=com.ibm.rqm.licensing.standard.feature
    3. rqm-profile.ini: url=file:///C:/Program%20Files/RQM20/server/conf/jazz/rqm-update-site featureid=com.ibm.rqm.server.feature
    • Em Linux, a variação de sintaxe para editar os perfis de provisão é a seguinte, supondo que o diretório de instalação do Rational Quality Manager seja /opt/IBM/RQM20/.
    1. Para Red Hat Enterprise Linux 5: url=file:/opt/IBM/RQM20/server OU url=file:///opt/IBM/RQM20/server.
    2. Para SUSE Linux Enterprise Server 10: url=file:/opt/IBM/RQM20/server
  12. Agora que o teamserver.properties e os perfis de provisão foram alterados, você deve executar um utilitário do Jazz denominado repotools para criar as tabelas de banco de dados. O arquivo de utilitário repotools.bat está localizado em InstallDir\server\repotools.bat.
    1. Abra uma janela de comando.
    2. Execute repotools.bat -createTables.
Resultados
Você concluiu a configuração do seu banco de dados.

Feedback