Como uma Equipe de Teste Pode Usar Objetivos de Qualidade

Sua equipe pode usar o Rational Quality Manager para configurar objetivos de qualidade gerais e gerenciar os critérios de entrada e saída. Os objetivos de qualidade são definidos no nível do projeto e implementados em planos de teste individuais, nos quais você pode controlar se cada objetivo foi ou não atendido.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
A seguir, um exemplo de como uma equipe de teste pode usar objetivos de qualidade:
  1. Durante o processo de planejamento, a equipe de teste define os objetivos de qualidade.
    1. Um gerenciador de teste examina os objetivos de qualidade predefinidos em Propriedades do Sistema e avalia se eles são adequados à equipe de teste.

      Gerenciar Objetivos de Qualidade

      Cada objetivo de qualidade inclui um Nome e Descrição, bem como uma Condição e um Destino.

    2. O gerenciador de teste decide modificar as configurações de alguns dos objetivos de qualidade predefinidos e também criar alguns objetivos novos.

      Por exemplo, um dos objetivos de qualidade predefinidos indica que Percentual dos Registros de Execução com Falha deve ser inferior a 10%. O gerenciador de teste substitui menos de 10% por menos de 5%, clicando duas vezes e substituindo 10 por 5.

      Tanto os objetivos de qualidade predefinidos quanto os novos podem ser usados em qualquer plano de teste dentro dessa área do projeto. No entanto, todos os objetivos de qualidade definidos pelo usuário são apenas informativos e não contêm valores computados.

    3. Um líder de teste que é responsável por um determinado plano de teste define os objetivos de qualidade gerais do plano de teste, usando alguns dos objetivos de qualidade definidos pelo gerenciador de teste e, se necessário, alguns objetivos de qualidade adicionais criados no plano de teste.
      Nota: Todos os objetivos de qualidade novos que são incluídos no plano de teste ficam disponíveis para todos os planos de teste na área do projeto.

      Por exemplo, o líder de teste pode desejar incluir alguns objetivos de qualidade gerais que não foram definidos em Propriedades do Sistema, como o número de usuários simultâneos que o aplicativo em teste deve suportar ou o tempo máximo permitido para a abertura do aplicativo em teste.

      Quando um objetivo de qualidade é incluído em um plano de teste, Condição e Destino são combinados na coluna Esperado, como mostrado na seguinte figura:

      Objetivos de Qualidade

      O líder de teste configura o status como Não Iniciado.

    4. O líder de teste abre a seção Critérios de Entrada do plano de teste para definir os pré-requisitos que devem ser atendidos antes do início do teste.

      Por exemplo, uma equipe de Teste de Verificação do Sistema pode exigir que todos os testes de verificação funcionais tenham sido tentados e que 95% tenham sido concluídos; uma equipe de Teste de Verificação Funcional pode exigir que a interface com o usuário permaneça inalterada.

    5. O líder de teste abre a seção Critérios de Saída do plano de teste para definir as condições que devem ser atendidas antes da conclusão do teste.

      Por exemplo, uma equipe de Teste de Verificação do Sistema pode exigir que todos os Testes de Verificação do Sistema tenham sido tentados e que 95% tenham sido concluídos.

  2. À medida que o esforço de desenvolvimento avança, o líder de teste determina se os critérios de entrada do teste estão sendo atendidos.
    1. O líder de teste executa vários relatórios para determinar itens como o número de Defeitos com Gravidade 1 e a Taxa de Transmissão do Registro de Execução.

      O software calcula o Valor Real de cada objetivo da qualidade.

    2. O líder de teste compara esses valores com os valores esperados, configura o Status e comenta cada objetivo de qualidade.

      Critérios de Entrada

    3. O líder de teste reúne-se com outros membros da equipe para determinar se os critérios de entrada foram atendidos.

      O líder de teste pode optar por aderir às estimativas dos critérios de entrada originais ou por fazer ajustes.

  3. À medida que o esforço de teste avança, o líder de teste determina se os critérios de saída estão sendo atendidos, seguindo um processo semelhante ao dos critérios de entrada.
  4. Ao final do esforço de teste, a equipe avalia se os objetivos de qualidade gerais foram atendidos.

Feedback