Executando um registro de execução de teste

Com o Rational Quality Manager, há várias maneiras de executar um teste. Uma maneira é executar um registro de execução de teste.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Você pode executar um teste ao criar e executar um registro de execução de teste. Crie um registros de execução de teste no contexto de um determinado caso de teste. Cada registro de execução de teste associa o caso de teste ao ambiente de teste necessário para a execução de teste. Assim, ao executar o registro de execução de teste, isso será basicamente o mesmo que "Executar este caso de teste neste ambiente de software e de hardware específico."

Ao executar um caso de teste sozinho ou a partir de um conjunto de testes, você pode executar o caso de teste com ou sem umregistro de execução de teste. Ao executar o caso de teste sem um registro de execução de teste, ele apenas será executado no ambiente de teste local. Se sua situação for mais complexa e você precisar suportar vários ambientes de teste, considere usar o registros de execução de teste.

Você pode usar o registros de execução de teste para executar testes manuais e automatizados. Se você criou scripts de teste manual, poderá incluir esses scripts de teste em um caso de teste e associar o registros de execução de teste aos casos de teste. O mesmo é verdadeiro para qualquer teste automatizado que referencie do Rational Quality Manager. Na maioria dos casos, ao executar o registro de execução de teste, execute um script de teste que foi incluído em um caso de teste para o qual o registro de execução de teste está associado.

Para executar um registro de execução de teste:

  1. Proceda de uma das seguintes formas:
    • Crie um registro de execução de teste e associe-o a um caso de teste. Em seguida abra o caso de teste.
    • Abra um caso de teste existente e vários registros de execução de teste para os casos de teste.
    • Abra um plano de teste e selecione uma ou mais casos de teste. Em seguida, gere o registros de execução de teste para os casos de teste selecionados.
  2. No Índice de um caso de teste aberto, clique no Registros de Execução de Teste.
  3. Selecione os registro de execução de teste que deseja executar.
  4. Clique no ícone Executar (Executar).
  5. Se houver um script de teste automatizado associado ao caso de teste, selecione o adaptador apropriado para executar o teste e clique em OK.

    A janela Execução do Script é exibida e o teste é executado automaticamente. No final da execução de teste, o Rational Quality Manager cria um Resultado de Execução. O adaptador anexa o resultado específico da ferramenta para a execução de teste na seção Detalhes de Resultado.

  6. Se houver um script de teste manual associado ao caso de teste, a janela Execução do Script é exibida e uma seta é colocada à esquerda da primeira instrução.
  7. Percorra a execução, uma instrução por vez, designando uma avaliação a cada instrução após executá-la no aplicativo que estiver testando. A barra de ferramentas possui cinco avaliações de execução:
    • Aprovado (Passou)
    • Falha (Falhou)
    • Inconclusivo (Inconclusivo)
    • Bloqueado (Bloqueado)
    • Erro (Erro de execução)
    Nota: Para ver as opções para Bloqueado (Bloqueado) e Erro (Erro de execução), clique na seta próxima ao ícone Inconclusivo (Inconclusivo).
    Dica: Para designar a mesma avaliação a todas as etapas que seguem a etapa atual, clique no ícone Aplicar Tudo (Aplicar toda a avaliação).
  8. Inclua um comentário opcional em uma ou várias instruções:
    1. A partir da barra de ferramentas, clique no ícone Incluir/Editar Comentários (Adicionar comentário).
    2. Digite seu comentário no campo Gravar Comentários Clique em OK. O ícone Comentários (Comentário) é exibido dentro de cada instrução que possui um comentário.
  9. Inclua um anexo opcional em uma ou em várias instruções. Por exemplo, você poderia criar uma captura de tela do aplicativo sob teste e anexá-la à instrução. Para anexar um arquivo em uma instrução:
    1. A partir da barra de ferramentas, clique no ícone Anexos (Adicionar anexo). A Visualização Anexos é exibida.
    2. Navegue para o arquivo e clique em Abrir.
    3. Clique em OK. O ícone Anexo (Anexar)é exibido dentro de cada instrução que possui um anexo.
  10. Se você descobrir problemas com o aplicativo sob teste, envie um defeito:
    1. A partir da barra de ferramentas, clique no ícone Defeitos (Incluir defeito existente). A Visualização Defeitos é exibida.
    2. Complete o formulário de Defeito e clique em Salvar. O ícone Defeitos (Defeito) é exibido dentro de cada instrução que possui um defeito.
  11. Quando a execução do teste estiver concluída, clique em Fechar e Mostrar Resultados para visualizar os resultados da execução.

    Se necessário, você pode modificar a avaliação (Resultado Real) e a distribuição de peso a partir dos resultados da execução. Após fazer uma edição, certifique-se de clicar em Salvar para salvar suas alterações.


Feedback