Com Rational Quality Manager, o denominador comum mínimo são os casos de teste. No cenário de execução de teste de caminho rápido, você simplesmente cria um caso de teste e o executa.
Ao executar um caso de teste, as associações com outros artefatos, como planos de teste, scripts de teste, ambientes de teste e registros de execução de teste são completamente opcionais. Você pode fazer essas associações se escolher e tirar vantagem da ampla gama de recursos no Rational Quality Manager, mas não há nenhum requisito para fazer isso.
Na execução de caminho rápida, os casos de teste frequentemente são executados no ambiente local e, quando a execução de teste é concluída, você atualiza os resultados da execução conforme necessário. Desse modo, esse cenário é muito útil se os seus requisitos de execução de teste forem relativamente básicos e você não precisa suportar plataformas e ambientes de teste múltiplos. Esse cenário permite a instalação e a execução rápida.
Um conjunto de testes é uma coleta de casos de teste que foram agrupados para propósitos de execução de teste. Conjuntos de testes podem incluir testes manuais e automatizados, mas eles são mais benéficos quando você possui uma série de testes automatizados que deseja executar sem supervisão. Ao executar um conjunto, você pode especificar se serão executados casos de teste no conjunto sequencialmente ou em paralelo.
Registros de execução de teste mapeiam as informações do ambiente de teste para os casos de teste. Elas especificam o ambiente de hardware e software para execução. Elas basicamente dizem: Executar os casos de teste nesse ambiente, por exemplo, nessa plataforma de hardware específica, executando esse sistema operacional específico e utilizando esse navegador específico. Para assegurar que seus casos de teste sejam aprovados quando forem executados em quatro ambientes de teste diferentes, você poderia criar um registro de execução de teste para cada ambiente de teste.
Registros de execução de teste também contêm o resultado geral (isto é, aprovado, com falha, bloqueado) associado com a execução de um caso de teste. Para que os casos de teste sejam aprovados, todos seus registros de execução de teste devem ser aprovados.
Você pode criar registros de execução de teste individualmente ou utilizar um assistente para gerar vários ao mesmo tempo automaticamente.
Com Rational Quality Manager, você pode criar e executar testes manuais e automatizados, incluindo:
Ao criar testes automatizados, você cria referências aos testes reais registrados ou criados com a ferramenta de teste automatizado. Os testes reais podem residir em uma máquina de teste em seu laboratório de teste ou em um local de rede compartilhado. Ao executar um teste que reside em um local compartilhado, Rational Quality Manager copia o teste para uma máquina de teste e, em seguida, o executa.
Com Rational Quality Manager você pode gerenciar defeitos dentro da própria ferramenta ou pode utilizar outras ferramentas, como Rational Team Concert ou Rational ClearQuest.
Se o aplicativo sob teste estiver sendo desenvolvido no Rational Team Concert, você pode gerenciar seus defeitos utilizando itens de trabalho de defeito no Rational Team Concert.
Se a sua equipe utilizar Rational ClearQuest para controlar defeitos, você pode utilizar o tipo de item de trabalho de defeito no Rational Quality Manager e utilizar o Conector do Rational ClearQuest para sincronizar entre o repositório de defeito local e o Rational ClearQuest.