Requisitos de Licença

Você deve ter uma licença para o IBM® Rational Publishing Engine e licenças para todas as origens do produto para uso com o Rational Publishing Engine.

Visão Geral

  • Não é necessário instalar um servidor de licença em cada computador que está usando o Rational Publishing Engine. Instale o servidor de licença em um servidor e distribua chaves de licenças para os usuários do Rational Publishing Engine.
  • As licenças do Rational Publishing Engine são flutuantes ou baseadas em usuário. Não é possível usar licenças bloqueadas por nó.
  • Licenças temporárias estão disponíveis para propósitos de avaliação, mas não podem ser usadas com licenças permanentes baseadas em usuário ou licenças flutuantes.

Requisitos de Licença para o Aplicativo de Serviços Remotos

As licenças do Rational Publishing Engine podem ser licenças baseadas em usuário flutuantes ou licenças baseadas em usuário autorizadas. O aplicativo de Serviços Remotos do Rational Publishing Engine pode consumir licenças flutuantes, mas não licenças autorizadas. Se forem compradas somente licenças baseadas no usuário autorizado, o aplicativo de Serviços Remotos não poderá usá-las e a geração de documentos falhará.

Uso sob Licença

Uma chave de licença é consumida nos seguintes cenários:
  • Quando um ou mais aplicativos clientes é aberto em seu computador, uma licença é consumida no computador. A licença é consumida o tempo todo que o aplicativo fica aberto.
  • Quando uma geração de documento local é iniciada do suplemento Rational Publishing Engine pela interface com o usuário ou pela linha de comandos, uma licença é consumida no computador. A licença é retirada quando a geração de documento remoto é iniciada. Em seguida, a licença é registrada depois que a geração do documento está concluída.
  • Quando uma geração de documento remoto está em andamento, uma licença é consumida no servidor. A licença é retirada quando a geração de documento remoto é iniciada. Em seguida, a licença registrada depois que a geração do documento está concluída e antes da janela de resultados ser aberta.
  • Quando uma geração de documento remoto é iniciada do suplemento Rational Publishing Engine pela interface com o usuário ou pela linha de comandos, uma licença é consumida no servidor. A licença é retirada quando a geração de documento remoto é iniciada. Em seguida, a licença é registrada depois que a geração do documento está concluída.
  • Quando uma geração de documento remoto começa a executar da linha de comandos com as opções de linha de comandos -publish ou -wizard, uma licença é consumida no servidor. A licença é retirada quando a geração de documento remoto é iniciada. Em seguida, a licença é registrada depois que a geração do documento está concluída.
Tabela 1. Uso sob Licença
Recurso do Rational Publishing Engine Licenças obrigatórias para gerações de documento local Licenças obrigatórias para gerações de documento remoto
Cliente Launcher 1 licença no cliente 1 licença no cliente + 1 licença no servidor
Suplemento do Launcher 1 licença no cliente 1 licença no servidor
Cliente Document Studio 1 licença no cliente 1 licença no cliente + 1 licença no servidor
API Java™ 1 licença no cliente 1 licença no servidor
Várias instâncias do cliente ou gerações de documento local iniciadas no mesmo computador consomem uma única licença. A geração remota de documento consome uma segunda licença. Se você não configurou uma chave de licença, será solicitado que insira uma chave de licença para conectar ao servidor de licença em ambas as instâncias.

As licenças são configuradas com uma definição de tempo limite de 60 minutos, a menos que uma tarefa de geração de documento esteja em andamento. Se o aplicativo Launcher ou Document Studio estiver aberto e não for usado por 60 minutos sem uma tarefa de geração de documento em andamento, a licença será retornada. O usuário recebe uma solicitação para tentar retirar a licença novamente ou para fechar o Rational Publishing Engine.

Exemplo

Você possui 10 chaves flutuantes. Com uma chave flutuante, os usuários podem compartilhar licenças de um conjunto comum. Cinco usuários são designers de relatórios, aos quais são designadas as tarefas de autoria e criação de modelos de documentos. Outros 10 usuários podem gerar documentos a partir dos modelos que são fornecidos a eles pelos autores de relatórios. Esses 15 usuários compartilham 10 chaves de licença.


Feedback