Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será necessário executar algumas tarefas preliminares para configurar uma instalação típica do ClearCase.
Antes de Iniciar
O que Fazer Depois
Gerenciamento de Configuração de Software Você pode utilizar a integração do ClearCase com o Functional Tester para manter um histórico de recursos de teste de sua organização que pode ser auditado e repetido.
ClearCase
À medida que desenvolve os scripts de teste do Functional Tester e os arquivos de suporte que acompanham esses scripts, você pode utilizar oRational ClearCase como o sistema de gerenciamento de configuração de software para manter um histórico passível de auditoria e repetição de recursos de teste de sua organização.
Functional Tester e ClearCase Ao usar o
ClearCase
com o Functional Tester, você tem a opção de visualizações de captura instantânea ou
dinâmicas com o
ClearCase.
Há vantagens e desvantagens para cada visualização.
Functional Tester e ClearCase Remote Client
O IBM Rational ClearCaseRemote
Client (CCRC) é um aplicativo designado para operar eficientemente sobre redes de alta latência ou WANs. Com o Rational ClearCase Remote Client, você pode se conectar a um servidor da Web ClearCase e acessar recursos em repositórios ClearCase remotos e carregá-los em visualizações do ClearCase locais como arquivos e diretórios comuns no controle ClearCase.
Configurando o ClearCase
Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será necessário executar algumas tarefas preliminares para configurar uma instalação típica do ClearCase.
Configurando o ClearCase em um Servidor Windows Se você utilizar uma versão do ClearCase anterior à 2003.06 para o gerenciamento do controle de origem dos recursos de teste do Functional Tester, será necessário atualizar os gerenciadores de tipo do ClearCase para que reconheçam os arquivos do mapa de objetos do Teste Funcional em sistemas Windows.
A versão mais recente do ClearCase inclui os gerenciadores de tipo do Functional Tester.
Configurando o ClearCase em um Servidor UNIX
Se você utilizar o ClearCase, será necessário atualizar os gerenciadores de tipo do ClearCase para reconhecer os arquivos de mapas de objetos de teste do Functional Tester em um sistema UNIX.
Configurando o ClearCase para Mesclagem no UNIX
Se você utilizar o Functional Tester com o ClearCase em um sistema UNIX, será necessário configurar o ClearCase para mesclar os arquivos do Functional Tester corretamente.
Compartilhando um Projeto Se você utilizar o ClearCase, será necessário criar o projeto do Functional Tester em uma visualização dinâmica ou de captura instantânea do ClearCase para compartilhar um projeto.
Incluindo um Elemento no Controle de Origem Um novo projeto e um novo script e seus arquivos de suporte são arquivos de visualização privada e não estão sob o controle de origem do ClearCase até que sejam incluídos no controle de origem.
Efetuando Registro de Saída de um Elemento Se você utilizar
o ClearCase para gerenciamento de controle de origem, será necessário efetuar registro de saída de um elemento (um script de Teste Funcional, um projeto de Teste Funcional, um mapa de objetos ou um arquivo Java) antes de modificá-lo.
Mostrando Registros de Saída
Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será possível listar todos os scripts e recursos de teste com o registro de saída efetuado atualmente.
Editando um Elemento
Se você utilizar o ClearCase para controle de origem de seus recursos de teste, será possível editar um elemento do projeto que está no ClearCase.
Efetuando o Registro de Entrada de um Elemento Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será necessário efetuar o registro de entrada de um script para criar uma nova versão de um arquivo.
Desfazendo um Registro de Saída Se você utilizar o ClearCase para controle de origem de seus recursos de teste e se efetuar o registro de saída de um elemento e decidir que não o deseja alterar, será possível cancelar o registro de saída.
Exibindo o Histórico de um Elemento
Quando você utilizar o ClearCase como o seu sistema de controle de origem, poderá visualizar o tipo de elemento, o nome de elemento, a data das revisões, os primeiros caracteres do comentário, o usuário que fez a alteração e a natureza da alteração para um script de teste ou outro elemento no ClearCase.
Comparando Versões de Elementos
Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será possível comparar um elemento com sua versão anterior para determinar se deve ser efetuado o registro de entrada de suas alterações.
Obtendo a Versão Mais Recente
Quando você utilizar uma visualização de captura instantânea, lembre-se de obter os arquivos mais recentes do VOB regularmente ou as alterações cujo registro de entrada tenha sido executado por outras pessoas poderão interromper seu script. Atualizar uma vez por
dia provavelmente é suficiente, dependendo das necessidades específicas de sua equipe.
Configurando as Preferências do ClearCase para o Functional Tester
Você pode definir as seguintes configurações para a integração do ClearCase
com o Functional Tester: ativar a integração com o ClearCase, mostrar detalhes do script,
salvar um arquivo com a extensão _keep, efetuar o registro de saída de um script reservado e
salvar uma nova versão do script e manter seu registro de saída.
Suporte para Equipes de Projetos Distribuídas Geograficamente À medida que você desenvolve seus scripts de teste do Functional Tester e os arquivos de suporte que acompanham esses scripts, é possível utilizar o Rational MultiSite ClearCase como seu sistema de gerenciamento de configuração de software para suportar desenvolvimento de software paralelo em equipes de projetos distribuídas geograficamente.
Elementos Não Reservados Existem dois tipos de registros de saída para um elemento quando você utilizar o ClearCase para gerenciar seus recursos de teste do Functional Tester: reservado e não reservado.
Mesclando Alterações Feitas por Vários Usuários Se você utilizar o Rational ClearCase como o sistema de gerenciamento de configuração do software, quando vários usuários fizerem alterações no mesmo arquivo, será solicitado que o segundo usuário a efetuar o registro de entrada do arquivo faça a mesclagem.
Arquivos Interceptados Ao trabalhar com um script do Functional Tester ou com seus arquivos de suporte em uma visualização de captura instantânea do ClearCase, se você não efetuar o registro de saída do arquivo no ClearCase e modificar o arquivo, este será interceptado.
Ícones de Controle de Origem
Se você utilizar o ClearCase para gerenciamento do controle de origem, será possível utilizar os menus de atalho no Script Explorer para executar operações do ClearCase em um elemento selecionado ou visualizar ícones do ClearCase no Script Explorer que indicam o estado de um elemento.