< Anterior | Próximo >

Lição 10: Utilizar Expressões Comuns

A última coisa que faremos utilizando o mapa de objetos é converter um valor de propriedade em uma expressão comum. Neste caso, a expressão comum permite mais flexibilidade no reconhecimento do objeto.
Acabamos de ver como o script é transmitido completamente no ClassicsB agora. Essa era nossa meta, porque as alterações feitas no aplicativo no ClassicsB estão corretas. Portanto, o agora o script está no estado que nós desejamos que esteja ao avançar. Agora, ao reproduzir o script no ClassicsA, ele falha por causa das alterações feitas anteriormente. Você pode desejar permitir mais de uma variável de um objeto a ser transmitida. Você pode ter um objeto dinâmico ou várias versões do seu aplicativo com versões levemente diferentes de um objeto em que ambos estão corretos. É possível utilizar uma expressão comum para permitir mais de uma versão de um valor de propriedades, como texto, para acomodar este cenário.

Abrir o Mapa de Objetos e Unificar os Objetos

  1. Para reproduzir no ClassicsA, edite o comando startApp na parte superior do script e altere o B para um A.
  2. Clique em Executar Script de Teste Funcional na barra de ferramentas do Teste Funcional. Durante a reprodução, o Functional Tester pausa um pouco no objeto da caixa de opções da senha, mas finalmente é concluído. Agora, o script dá um aviso. Observe no log, que é o mesmo objeto, o objeto de teste rememberPassword.
  3. Feche o log e abra o mapa de objetos no objeto da caixa de opções de senha, como foi feito na Lição 8, dando um clique duplo em rememberPassword no Explorer de Script.
  4. No mapa de objetos, abra o aplicativo clicando em Aplicativos > Executar. Selecione ClassicsJavaA e clique em OK.
  5. Escolha um CD e clique em Fazer o Pedido no ClassicsCD para abrir a janela Logon de Membro.
  6. Inclua o novo objeto no mapa, clicando em Objeto de Teste > Inserir Objeto(s).
  7. Utilize o Localizador de Objeto para selecionar a caixa de opções da senha na janela Logon de Membro no aplicativo.
  8. Clique em Avançar e, em seguida, clique em Concluir.
  9. Na área de janela superior do mapa do objeto, arraste o objeto da caixa de opções antigo para o novo objeto da caixa de opções para unificar os objetos.
  10. Aumente o assistente Unificar Objetos de Teste, arrastando uma das laterais externas para tornar os campos mais longos, se necessário.

    Você utilizará duas expressões comuns diferentes: uma na propriedade nome e uma na propriedade texto.

    O objeto unificado é mostrado na grade Propriedades do Objeto de Teste Unificado (área de janela superior); a propriedade nome tem um valor de checkRemember.

Converter o Valor de uma Propriedade em uma Expressão Comum

  1. Na área de janela superior, clique com o botão direito do mouse no valor checkRemember e clique em Converter Valor em Expressão Comum.

    O Functional Tester designa o valor como uma expressão comum pelo ícone "xy" na frente do texto de valor.

  2. Dê um clique duplo no valor de nome novamente para que você possa editar o campo.
  3. Exclua a palavra verificar e edite o lembrete para ler: [lL]embrar.
  4. Clique fora da célula.

    Este padrão permite que a palavra "lembrar" com letra "L" maiúscula ou "l" minúsculo seja transmitida. Isso é importante porque as comparações fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas e somente uma correspondência exata será transmitida. O valor da propriedade texto é "Lembrar Senha".

  5. Clique com o botão direito do mouse no valor Lembra Senha e selecione Converter Valor em Expressão Comum para convertê-lo.
  6. Dê um clique duplo no valor e edite-o para ler: Lembrar.*Senha. Você está removendo o espaço e incluindo os caracteres de ponto (.) e asterisco (*).
  7. Clique em outra célula.

    "." permite que qualquer caractere seja exibido nessa posição. Em uma versão do aplicativo, há um espaço entre as duas palavras nesta propriedade e na outra versão não há espaço. Este padrão cobre ambos os casos.

  8. Clique em Avançar e, em seguida, clique em Concluir.
  9. Clique em Arquivo > Salvar no mapa de objetos para salvar as alterações e fechar o mapa.
  10. Feche o ClassicsCD.
  11. Reproduza o script novamente no ClassicsA. O ponto de verificação de imagem e o ponto de verificação de propriedades falham. O ponto de verificação de imagem falha devido à altura e o peso do objeto javax.swing.JLabel serem diferentes. Espera-se que o ponto de verificação de propriedades falhe porque o texto Pedidos para Trent Culpito nunca foi alterado para uma expressão comum. O aviso de reconhecimento do objeto no ClassicsA não aparece mais no log.
  12. Feche o log.
  13. Altere o comando startApp para reproduzir o ClassicsB e execute o script.

    O reconhecimento do objeto é transmitido no ClassicsB! As expressões comuns oferecem reconhecimento mais flexível para um objeto que possui diferentes propriedades em diferentes versões de um aplicativo e ambos são reconhecidos durante a reprodução. Para obter mais informações sobre expressões comuns, consulte a Ajuda do Functional Tester.

< Anterior | Próximo >

Feedback