Utilizando Cronômetros com Scripts de Testes Funcionais

Você pode inserir qualquer número de cronômetros com nomes diferentes no mesmo script para medir o tempo que leva para executar várias tarefas individuais. Os cronômetros podem ser aninhados em outros cronômetros (iniciando e parando o segundo cronômetro antes de parar o primeiro) e podem ser sobrepostos (parando o segundo cronômetro depois de parar o primeiro).

Sobre Esta Tarefa

Entretanto, é necessário parar um cronômetro antes de iniciar esse mesmo cronômetro novamente. Se você iniciar o mesmo cronômetro novamente, o Functional Tester alterará o horário de início. Quando você parar um cronômetro, o Functional Tester gravará uma mensagem no log indicando o tempo decorrido desde que o cronômetro foi iniciado. Se o mesmo cronômetro for parado várias vezes, o Functional Tester não o reiniciará. Será necessário chamar timerStart para reiniciá-lo.

Quando você reproduzir um script que inclua cronômetros, poderá visualizar o tempo decorrido no log.

Para inserir um cronômetro durante a gravação ou edição de um script:

Procedimento

  1. Se estiver gravando, clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script Botão Inserir Comandos de Suporte do Script na barra de ferramentas de Gravação.

    Se estiver editando:

    1. Posicione o ponteiro no script no qual você deseja colocar o cronômetro.
    2. Clique no botão Inserir Gravação no Script Ativo do Functional Tester Botão Inserir Gravação no Script Ativo do Functional Tester na barra de ferramentas do Functional Tester.
    3. Clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script Botão Inserir Comandos de Suporte do Script na barra de ferramentas de Gravação.
  2. Clique na guia Cronômetro na caixa de diálogo Funções de Suporte do Script.
  3. No campo Iniciar Cronômetro: Nome, digite um nome para o cronômetro. Se você iniciar mais de um cronômetro, certifique-se de dar um nome diferente a cada um deles.
  4. Clique em Inserir Código.

    O Functional Tester insere o código timerStart("name") no local do cursor no script, em que name é o nome digitado no campo Iniciar Cronômetro: Nome.

  5. Execute a atividade da qual deseja medir o tempo.
  6. Imediatamente após a atividade cronometrada, pare o cronômetro:
    1. Clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script Botão Inserir Comandos de Suporte do Script na barra de ferramentas de Gravação.
    2. Clique na guia Cronômetro na caixa de diálogo Funções de Suporte do Script.
    3. No campo Parar Cronômetro: Cronômetros, selecione na lista o cronômetro que você deseja parar.

      Se você não vir o nome do cronômetro na lista, digite o nome na caixa de combinação.

    4. Clique em Inserir Código.

      O Functional Tester insere o código timerStop("name") no local do cursor no script, em que name é o nome selecionado no campo Parar Cronômetro: Cronômetros.

      Nota: Não insira uma instrução timerStop antes da instrução timerStart correspondente.

Feedback