Utilizando SSL para Conexão com Máquinas Host

O Rational Functional Tester Extension para Aplicativos baseados em Terminal requer que você use um utilitário de segurança, como o OpenSSL ou IBM® Certificate Management para produzir o arquivo *.p12 que transmitirá as credenciais do certificado autoassinado de servidores host para o terminal para permitir uma conexão segura. Embora o IBM Certificate Management que é executado nas plataformas distribuídas do Windows®, Linux®, AIX ou Solaris não esteja incluído com o Rational Functional Tester, ele é enviado com outros produtos IBM, como os servidores IBM Personal Communications, IBM Host On-Demand e IBM HTTP. O arquivo *.p12 poderá ser criado facilmente, se você tiver acesso a esse utilitário.

Antes de Iniciar

É necessário:

Sobre Esta Tarefa

É necessário usar o IBM Certificate Management para criar o arquivo *.p12. Você deve ter acesso à ferramenta IBM Certificate Management. É necessário instalá-la ou trabalhar com uma instalação existente:

Procedimento

  1. Inicie o IBM Key Management.
  2. Clique em Arquivo KeyDatabase > Novo. É necessário alterar o tipo de arquivo para PKCS12 e nomeá-lo como CustomizedCAs.p12.
  3. Salve o arquivo na pasta C:\Arquivos de Programas\IBM\SDP70Shared\plugins\com.ibm.test.terminal.7.0.2v200906180724.. O terminal.jar e o TerminalTester.jar devem estar presentes nessa pasta.
    Nota: Para o Functional Tester Extension, versão 7.01, o local do arquivo CustomizedCAs.p12 será C:\Arquivos de Programas\IBM\SDP70Shared\plugins\com.ibm.test.terminal.7.0.1v200709190143
  4. Digite hod como a senha.
    Nota: Essa senha é codificada permanentemente e deve ser hod.
  5. Para incluir o arquivo *.der ou *.arm extraído do certificado do servidor do host para o CustomizedCAs.p12, clique em Incluir.
  6. No campo Etiqueta do Token, digite uma etiqueta do token válida para esse certificado.
  7. Para salvar o arquivo com o certificado que acabou de ser incluído, clique em Arquivo do Banco de Dados de Chave > Salvar Como. Verifique a senha e feche o IBM Key Management.
  8. Inicie IBM Extension para Aplicativos Baseados em Terminal.
  9. Configure as configurações avançadas na página Propriedades Avançadas da caixa de diálogo IBM Extension para Aplicativos baseados em Terminal, clique em Avançado da seguinte maneira:
    1. Configure o SecurityProtocol como SESSION_PROTOCOL_SSL ou SESSION_PROTOCOL_TLS
    2. Configure o SSL como true
    3. Configure o SSLCertificateName como CustomizedCAs.p12
    4. Configure o SSLCertificatePassword como hod
    5. (opcional) Configure o SSLCertificateProvided como true
  10. Na sessão de terminal em Porta, digite o número da porta segura a ser usada pela conexão do servidor. Tipicamente, ela é 992, mas pode variar, dependendo da configuração Telnet do host. A conexão segura deve mostrar MA*+ na Operator Information Area na parte inferior da tela.
  11. Clique em OK.

Feedback