< Anterior | Próximo >

Lição 6: Reproduzir o Script de Teste

Nesta lição, você reproduz o script e examina algumas partes da interface de aplicativo. Como o script que você gravou é o script ativo, esse script será reproduzido quando você clicar no botão de reprodução.
Cada vez que você reproduz um script com um datapool associado, o script acessa um registro no datapool. Ao criar uma referência ao datapool para um ponto de verificação, o ponto de verificação utiliza a referência ao datapool para acessar uma variável nesse registro. Durante a reprodução, a variável no datapool é substituída para a referência de datapool. A variável no datapool é comparada aos resultados de teste.
  1. Para reproduzir o script, clique em Executar Script de Teste Funcional (Executar) na barra de ferramentas.
  2. Na janela Selecionar Log, mantenha o nome de log padrão Ordem e, em seguida, clique em Próximo.
  3. Selecione a opção Iterar Até Concluir a partir da lista Contagem de Iteração do Datapool para acessar todos os registros no datapool e, em seguida, clique em Concluir.

    A janela do IBM Rational Functional Tester será minimizada e o monitor de reprodução será exibido. Conforme o script é executado, mensagens são exibidas no monitor de reprodução. O IBM Rational Functional Tester reproduz todas as ações registradas, como o aplicativo sendo iniciado e as ações executadas no aplicativo, e insere os dados a partir do datapool.

    Quando a reprodução estiver concluída, o log HTML exibe os resultados da execução de teste. Cada evento listado no log inclui Passar nos títulos de evento em verde.

    Um log é um arquivo que contém o registro de eventos que ocorrem enquanto um script é reproduzido. Um log inclui os resultados de todos os pontos de verificação executados que podem ser utilizados para testar o aplicativo.

  4. Feche o log.

Visualizar o Script Simplificado e as Capturas Instantâneas do Aplicativo

Após gravar um script e reproduzi-lo, examine a perspectiva de Teste Funcional em mais detalhes.
  1. Se a janela de Teste Funcional estiver minimizada, restaure-a. O script simplificado gerado é exibido no editor de Script. Perspectiva de Teste Funcional

    À esquerda do Editor de Script está a visualização Projetos do Teste Funcional, que lista os projetos de teste funcional aos quais você está atualmente conectado. Todos os scripts de cada projeto estão listados abaixo do nome do projeto. Essa visualização Projetos fornece outra maneira de navegar para scripts diferentes. Ao dar um clique duplo em um script na visualização Projetos, ela é aberta na janela de script e torna-se o script ativo.

  2. No editor de script, clique na linha de teste Clicar em PlaceOrder. A captura instantânea do aplicativo do PlaceOrder é exibida na Visualização do Aplicativo. Os controles do aplicativo e suas propriedades são capturados quando você grava o script simplificado. Os efeitos visuais do aplicativo são exibidos na visualização do Aplicativo. A captura instantânea do aplicativo realça em azul o controle PlaceOrder. Você pode clicar em cada linha de teste no script e visualizar os efeitos visuais correspondentes do aplicativo na Visualização do Aplicativo. A área de janela Miniaturas na Visualização do Aplicativo exibe as capturas instantâneas do aplicativo de todos os scripts de teste do projeto que foram capturados durante a gravação dos scripts. Observe que ao passar o mouse sobre qualquer uma das miniaturas, o zoom da captura instantânea será aumentado e exibido.
  3. Mova o ponteiro do mouse sobre qualquer controle nos efeitos visuais do aplicativo exibido, clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir Comentário para inserir qualquer comentário no controle. Este recurso é útil quando desejar verificar o estado do controle ou tomar nota sobre o controle para referência posterior.
  4. Clique no editor Java para visualizar o código Java correspondente do script de teste. Observe que cada linha de teste do script simplificado é incluída como um comentário no código Java correspondente. Esse método de comentário facilita o mapeamento dos scripts simplificados e do código Java. Não edite diretamente o código Java no editor Java, porque alterações no código Java não são mostradas no script simplificado. Se você deseja alternar para a programação de script Java para utilizar algumas das funções não fornecidas pela programação de script simplificada, é possível usar o recurso Inserir Código Customizado e inserir o script Java necessário.
  5. Clique em Script para continuar trabalhando com o script simplificado no editor de script.

Ponto de Verificação da Lição

Nesta lição, você aprendeu sobre a perspectiva de Teste Funcional e sobre como reproduzir um script de teste.
< Anterior | Próximo >

Feedback