Você pode abrir o Assistente de Ponto de Verificação e Ação com o botão Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação na barra de ferramentas de Gravação.
No assistente, selecione os objetos a serem testados em seu aplicativo e selecione os tipos de testes a serem executados neles. A página
Selecionar um Objeto é a primeira etapa. Depois de selecionar um objeto e clicar em Avançar,
a página Selecionar uma Ação aparece.
É aí que você escolhe uma ação para executar
no objeto de teste. Se você escolher Executar Ponto de Verificação de Propriedades, Executar Ponto de Verificação de Dados ou Executar Ponto de Verificação de Imagem, a página Dados do Ponto de Verificação será a página final.
Depois que você visualizar ou editar os dados nessa página, clique em Concluir para concluir a gravação do ponto de verificação.
Os metadados são exibidos na área de janela esquerda da janela. Eles exibem um conjunto de propriedades que definem como dados específicos são gerenciados. Essa grade pode ser editada. Por exemplo, você poderia editar a 'regra ignorar maiúscula/minúscula' ou a 'regra de espaço em branco' em um ponto de verificação de texto nessa grade de metadados. Para a edição, dê um clique duplo no valor na coluna Valor.
As propriedades do objeto são exibidas em um formato de grade na área de janela direita. As propriedades na grade pertencem ao objeto realçado na árvore de Objetos de Teste. Elas aparecem na coluna da esquerda e seus valores aparecem na coluna da direita. É possível editar as propriedades que serão testadas na coluna Propriedade e editar os próprios valores das propriedades na coluna Valor.
Por padrão, todas as propriedades aparecerão sem nenhum visto, o que significa que elas não foram testadas. Escolha as propriedades que deseja testar marcando cada uma delas. As propriedades marcadas serão testadas sempre que você reproduzir um script com esse ponto de verificação. É possível marcar todas as propriedades na lista, clicando no botão da barra de ferramentas Marcar Tudo acima da grade. Utilize o botão Desmarcar Tudo para limpar todas as propriedades. Dependendo de quantas propriedades você deseja testar, muitas vezes é mais fácil selecionar ou limpar todas elas utilizando um desses botões e, em seguida, selecionar individualmente ou limpar as exceções. É recomendável testar apenas as propriedades específicas nas quais estiver interessado quando utilizar um ponto de verificação de Propriedades.
A grade utiliza uma hierarquia em árvore aninhada. Se uma pasta for exibida na lista, ela poderá ser expandida dando um clique duplo nela ou selecionando o ícone expandir (+). Se você selecionar ou limpar o próprio ícone de pasta, todas as propriedades sob ela serão testadas ou não.
Para editar um valor, dê um clique duplo na célula da grade. Essa célula se tornará editável. Clique fora da célula para que a edição seja efetivada. Na maioria dos casos, dar um clique duplo em um valor torna a célula um campo editável e você pode alterar apenas o valor. Em alguns casos especiais, outra caixa de diálogo aparece contendo as informações. Por exemplo, se a propriedade for cor, quando você der um clique duplo no valor cor, a caixa de diálogo Cor padrão será aberta. Faça sua edição aí e feche a caixa Cor. Em outros casos, poderá aparecer uma lista drop-down na coluna Valor quando você der um clique duplo em um valor. Por exemplo, os valores que forem true ou false aparecerão em uma lista drop-down.
A grade possui os botões de barra de ferramentas a seguir para a exibição do ponto de verificação de Propriedades. Esses botões agem apenas nos dados exibidos no momento.
Recortar -- Recorta a propriedade selecionada. Ela é colocada na área de transferência do Editor e pode ser colada.
Copiar -- Copia a propriedade selecionada para a área de transferência do Editor.
Colar -- Cola a propriedade recortada ou copiada da área de transferência do Editor.
Excluir -- Exclui a propriedade selecionada. Ela não ficará retida na área de transferência do Editor.
Expressão Comum que Faz Distinção entre Maiúsculas e Minúsculas -- Ativa e desativa
a comparação que faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.
Converter
Valor em Expressão Comum -- Converte o valor da propriedade em uma
expressão comum. Consulte Substituindo uma Propriedade de Correspondência Exata por um Padrão para obter informações adicionais.
Converter Valor em Intervalo Numérico -- Converte o valor
da propriedade em um intervalo numérico. Consulte Substituindo uma Propriedade de Correspondência Exata por um Padrão para obter informações adicionais.
Avaliar Expressão Comum
-- Exibe o Avaliador de Expressão
Comum, que permite testar a expressão comum antes de
ser testada em um ponto de verificação.
Converter Valor em Referência de
Datapool/
Desfazer Referência de Datapool -- Utiliza uma referência de
datapool para utilizar um datapool em vez de um valor literal em um ponto de
verificação. Cancela a referência de datapool
no ponto de verificação.
Marcar Tudo --
Coloca um visto na frente de cada propriedade na lista. As propriedades marcadas
serão testadas sempre que você reproduzir o script com esse ponto de
verificação.
Desmarcar Tudo --
Limpa o visto na frente de cada propriedade na lista. As propriedades
desmarcadas não serão testadas quando você reproduzir o script com esse
ponto de verificação.
Ocultar as Propriedades Desmarcadas/Mostrar todas as Propriedades -- Clique em Ocultar as Propriedades Desmarcadas para ocultar as propriedades desmarcadas. Assim, você verá somente as propriedades que
serão testadas. Clique em Mostrar Todas as Propriedades para exibir todas as propriedades, incluindo as desmarcadas.
Você pode exibir os pontos de verificação de Dados de cinco maneiras, dependendo do teste que for executado nos dados. A interface que aparece nessa caixa de diálogo é a mesma que aparece no Editor de Ponto de Verificação após a gravação do ponto de verificação.
Para obter informações sobre cada uma das cinco exibições de dados possíveis, consulte o Editor de Ponto de Verificação e vá para uma das seções a seguir neste tópico:
Ponto de Verificação de Dados--Exibição da Hierarquia de Menus
Quando você cria um ponto de verificação de Dados e escolhe o teste Hierarquia de Menus ou Hierarquia de Menus com Propriedades, os menus são exibidos em um formato em árvore. Hierarquia de Menus e Hierarquia de Menus com Propriedades são exemplos. A lista de testes no campo Valores de Dados depende das informações fornecidas pelo proxy do objeto. Podem aparecer valores diferentes desses dois na lista.
Ponto de Verificação de Dados--Exibição de Texto
Quando você cria um ponto de verificação de Dados e escolhe o teste Texto Visível, o texto é exibido em um formato de caixa de texto. Texto Visível é um exemplo. A lista de testes no campo Valores de Dados depende das informações fornecidas pelo proxy do objeto. Podem aparecer valores diferentes desse na lista.
Ponto de Verificação de Dados--Exibição da Tabela
Quando você cria um ponto de verificação de Dados e escolhe o teste Conteúdo da Tabela ou Células da Tabela Selecionada, os dados da tabela são exibidos em um formato de tabela. Conteúdo da Tabela e Células da Tabela Selecionada são exemplos. A lista de testes no campo Valores de Dados depende das informações fornecidas pelo proxy do objeto. Podem aparecer valores diferentes desses na lista.
Ponto de Verificação de Dados--Exibição da Hierarquia em Árvore
Quando você cria um ponto de verificação de Dados e escolhe o teste Hierarquia em Árvore, os dados são exibidos em um formato em árvore. A Hierarquia em Árvore é um exemplo. A lista de testes no campo Valores de Dados depende das informações fornecidas pelo proxy do objeto. Podem aparecer valores diferentes desse na lista.
Ponto de Verificação de Dados--Exibição da Lista
Quando você cria um ponto de verificação de Dados e escolhe o teste Elementos da Lista, os dados são exibidos em um formato de lista. Elementos da Lista é um exemplo. A lista de testes no campo Valores de Dados depende das informações fornecidas pelo proxy do objeto. Podem aparecer valores diferentes desse na lista.
A área de janela de Objetos de Teste é a área de janela superior esquerda da página Dados do Ponto de Verificação. A árvore de Objetos de Teste é uma versão parcial do mapa de objetos do script. Essa exibição hierárquica inclui apenas os objetos de seu ponto de verificação. Não é possível editar a árvore de Objetos de Teste. Você pode escolher um objeto dentro dela e editar suas propriedades na lista de propriedades na área de janela direita.
Dar um clique duplo nas pastas na árvore permite expandir e reduzir os objetos abaixo dela. Clique em um objeto individual na árvore para ver suas propriedades na lista de propriedades.
Esses dados estão na área de janela inferior esquerda. A guia Reconhecimento exibe os dados de reconhecimento utilizados pelo Functional Tester e não é editável. A guia Administrativo exibe os dados administrativos internos do objeto. As propriedades Reconhecimento e Administrativo gerenciam e descrevem o objeto de teste. Os dados de reconhecimento e administrativos são as propriedades do mapa de objetos do script que localizam e gerenciam o objeto de teste no contexto do script associado. Essas informações podem ser utilizadas para determinar qual é esse objeto de teste no aplicativo em teste associado.
A guia Metadados exibe um conjunto de propriedades que definem como os dados específicos são gerenciados. A grade de Metadados pode ser editada. Por exemplo, você poderia editar a 'regra ignorar maiúscula/minúscula' ou a 'regra de espaço em branco' em um ponto de verificação de texto na grade de Metadados. Para a edição, dê um clique duplo no valor na coluna Valor.
As propriedades de Reconhecimento e Administrativas exibidas na área de janela se tornarão uma captura instantânea das propriedades do mapa de objetos do objeto de teste na hora em que o ponto de verificação for criado. Com o desenvolvimento do aplicativo, as propriedades tornam-se informações históricas.