O estado do terminal é gravado enquanto você grava um script. Quando o script é reproduzido, o Functional Tester deve aguardar o estado do terminal corresponder ao estado durante a gravação. O estado deve ser o mesmo a fim de evitar enviar comandos ao host antes que ele esteja ponto para receber a entrada. O estado do terminal é determinado pelo status, bloqueado ou desbloqueado, da OIA (Área de Informações do Operador), o que depende do carregamento do espaço de apresentação. O carregamento do espaço de apresentação não é um processo instantâneo, e tipos de conexão diferentes carregam o espaço de apresentação de forma diferente.
Os valores do período de espera padrão que os algoritmos de sincronização utilizam são os seguintes:
Algoritmo | Configurações de sincronização |
---|---|
Sincronização padrão e sincronização 5250 |
|
Sincronização TN3270E | Tempo mínimo a ser aguardado (em milissegundos): 250 |
Você pode alterar qualquer um desses valores utilizando a janela Preferências.
Se Tempo Limite estiver definido como 1200 milissegundos, e uma atualização ocorrer durante os últimos 600 milissegundos, o algoritmo aguardará durante um tempo adicional de 600 milissegundos por mais atualizações. Se, durante esse período de espera adicional, outra atualização ocorrer durante os últimos 300 milissegundos, o algoritmo aguardará novamente outros 600 milissegundos por mais atualizações. Isso continua até que nenhuma outra atualização seja recebida durante a última metade do último período de tempo adicional.
Nesse ponto, o estado do terminal é LOADED (teclado bloqueado) ou READY (teclado desbloqueado), dependendo do status da OIA.
O servidor notifica o algoritmo de que foram enviadas atualizações do espaço de apresentação. O algoritmo de sincronização aguarda o período especificado no campo Tempo mínimo a ser aguardado, na janela Preferências, e depois consulta o estado do OIA para determinar se deve ou não reportar READY. Se o algoritmo de sincronização tiver aguardado o período no campo Tempo Limite na janela Preferências sem que o estado da OIA se tornasse pronto, o algoritmo reportará um estado LOADED. Em todas as outras vezes, ele reportará UNINITIALIZED. Esse algoritmo exige que o nível de serviço correto para o servidor TN3270 esteja instalado no host.
Para alterar a configuração de resolução de contenção: na janela Extension for Terminal-based Applications, abra a janela Configurações Avançadas clicando em Avançado. Vá para a propriedade negotiateCResolution na lista Configurar Definições Avançadas Opcionais. Altere a definição dessa propriedade de verdadeiro (true) para falso (false).
Quando você reproduz o script, o Functional Tester aguarda o terminal host mostrar um estado apropriado antes de continuar a executar comandos do script de gravação.
Você pode alterar a configuração do tempo na janela Preferências.