Expressões e Regras de Negócios

De um ponto de vista de uso, as expressões e regras de negócios incluem inteligência de negócios em seus dados. De um ponto de vista técnico, elas substituem os atributos de dados estáticos por expressões dinâmicas para executar cálculos ou, de alguma maneira, manipular o valor dos atributos.

É possível digitar uma expressão como um valor de atributo para um elemento específico (ou elementos específicos, se a seleção múltipla for usada) ou como um valor de atributo padrão para novos elementos.

Cada expressão é avaliada pelo IBM® Rational Focal Point antes de ser executada para assegurar que atenda aos requisitos de rigor da expressão. Se a expressão falhar na avaliação, nenhuma de suas operações será concluída e o usuário deverá corrigir a expressão de acordo com o feedback recebido.

Um exemplo de uma expressão simples é inserir =PI em vez de 3.1415. As regras de negócios são expressões avançadas que podem ser usadas para verificar a qualidade de seus requisitos, implementar um fluxo de trabalho completo ou agregar figuras de vendas para uma grande corporação.
Nota: Para incluir e gerenciar regras de negócios no IBM Rational Focal Point, você deve ser um administrador global ou ter a permissão global regras de negócios.

Expressões são cálculos matemáticos que fornecem informações; por exemplo, uma expressão pode resumir os atributos em um módulo ou substituir um campo de data estática pela data atual.

Geralmente, as regras de negócios usam vários parâmetros e concluem operações mais complicadas. As regras de negócios podem causar ações adicionais, além de retornar um valor simples, como enviar uma notificação de e-mail.

Por exemplo, se o atributo Custo Total fornecer a soma dos atributos Custo de Hardware e Custo de Software, a expressão no campo de atributo Custo Total será = Custo de Hardware + Custo de Software.

Os atributos Custo de Hardware e Custo de Software são atributos de origem e o atributo Custo Total é o atributo de destino. O atributo de destino detecta mudanças nos atributos de origem e atualiza a si mesmo quando ocorrem mudanças. As regras de negócios usam uma estrutura semelhante.

Todas as expressões e regras de negócios são armazenadas em atributos. Entretanto, em alguns casos, uma regra de negócios pode estar em um atributo dedicado, separado dos atributos ordinários. Por exemplo, uma regra de negócios que envia uma notificação ou preenche uma matriz precisa estar em um atributo contêiner de regras de negócios dedicado. O contêiner é simplesmente um atributo Texto que contém uma regra de negócios.

Importante:
Neste exemplo, a regra de negócios LinkListAttributeSum calcula a soma de um atributo para todos os elementos listados em um atributo Link, Lista de Links ou Links Recebidos. O elemento de destino possui um atributo chamado Total de Recursos Necessários, que consiste no atributo de destino que é atualizado sempre que um atributo de origem nos elementos de origem vinculados é alterado. A regra de negócios é armazenada no atributo Total de Recursos Necessários no elemento de destino. O resultado do cálculo (90) fica visível quando o elemento é exibido.
Um Exemplo dos Elementos de Origem e de Destino

As expressões também podem exibir imagens, gráficos e tabelas. Elas também pode ter um modo de edição especial, por exemplo, em TrafficLight.


Feedback