Após priorizar os elementos, é possível visualizar os resultados em vários formatos gráficos para dar suporte às suas decisões. Nos visuais, as prioridades são representadas como barras, bolhas e linhas.
Nessa lição, você visualizará os resultados da sua priorização para analisar qual carro é o melhor. Também é possível mudar os pesos dos critérios para aprender como eles afetam os seus resultados.
- Para visualizar os resultados, clique em.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Gráfico de barras (
) para visualizar os resultados em um gráfico de barras.
O gráfico de barras mostra um critério. O gráfico indica que o Carro C tem melhor aparência que o Carro F. Os elementos que se classificam como os mais altos para um critério são indicados por caixas de opção verdes.
A escala mostra o apelo de design relativo em porcentagens. Os comprimentos de todas as barras somam 100%.
É possível escolher entre várias visualizações; não há nenhuma diretriz sobre quais técnicas de visualização devem ser usadas em diferentes situações. Para os dados nesse tutorial, você também poderia usar o gráfico de barras empilhadas.
- Clique no ícone de Gráfico de barras empilhadas (
). No gráfico de barras empilhadas, é possível ver múltiplos critérios simultaneamente. Como mostra a imagem anterior, ao considerar ambos, o custo e o design, a classificação relativa é diferente. Quando ambos os critérios são considerados, a barra na parte superior representa o elemento que se classifica como o mais alto de acordo com os critérios. A barra na parte inferior do gráfico representa o elemento que se classifica como o mais baixo de acordo com os critérios.
Para elementos de carro, você poderia ter muito mais critérios, como versatilidade, impacto ambiental, segurança e qualidade da construção. Ou, você poderia ter mais partes interessadas para representar. Todos esses critérios podem ser mostrados ao mesmo tempo no gráfico de barras empilhadas.
- Limpe algumas das caixas de opção e veja como os indicadores de valor no canto superior direito mudam. À medida que você seleciona e limpa as caixas de opção, os indicadores de valor refletem que você não obtém todo o valor relativo (design) e o custo relativo. Nesse exemplo, os indicadores de valor são menos úteis do que poderiam ser em outras situações.
Por exemplo, se você estivesse considerando um conjunto de recursos para implementar em um produto de software, poderia usar os indicadores para ver quais recursos considerar para obter 60% do valor para 30% do custo.
- Considere o que acontece se o critério Preço é mais importante do que o critério Design. No quadro à direita, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione Cenários de Critérios. A janela Cenários de Critérios se abre, na qual é possível explorar diferentes cenários. Por exemplo, se o custo fosse duas vezes mais importante que o design, qual carro seria o melhor?
- Na janela Cenários de Critérios, mova a régua de controle Preço até o valor ser 80%. Os triângulos pretos (
) indicam a classificação dos elementos. Quanto mais próximos os triângulos estiverem da direita, mais alta a classificação de um elemento para um critério.
- Para atualizar a ordem dos elementos no gráfico de barras empilhadas com base no cenário de critérios alterados, minimize a janela Cenários de Critérios, e clique no ícone de Gráfico de barras empilhadas
Se o preço for mais importante que o design, o Carro F é indicado como o melhor porque seus triângulos pretos estão mais próximos da direita. Os triângulos pretos indicam que o Carro D fornece o menor design para o preço.
Se você fechar a janela Cenários de Critérios, o peso relativo dos critérios que você modificou será fixado.
Em outras situações, você poderia considerar outras questões, por exemplo:
- Se eu reduzir o orçamento, como o meu planejamento seria afetado?
- O quão robusta é a minha análise de risco?
Você pode experimentar com esses critérios para ver os efeitos de tais cenários.
Agora é possível gerar um relatório dos resultados da priorização.