As linhas de base são capturas instantâneas de visualizações de determinados elementos. Os elementos nas visualizações de linha de base são somente leitura e não podem ser editados. É possível comparar as linhas de base para analisar as diferenças
entre os elementos.
Por exemplo, quando mudanças são feitas ou quando novos requisitos são incluídos, é necessário criar uma linha de base e depois compará-la com a linha de base original. O nome da linha de base
ativa é exibido entre parênteses após o título de uma visualização.
Por exemplo, você pode criar uma linha de base de uma especificação de requisitos antes do gerenciamento de mudança formal. Quando o release é entregue, é possível comparar a especificação final com a linha de base. Algumas atividades de linha de base necessitam de muitos recursos. Como o
Rational Focal Point é um aplicativo do servidor, todos os usuários atuais compartilham recursos computacionais.
Nota: - As linhas de base não estão incluídas na importação da área de trabalho.
- Fluxos de trabalho não são exibidos em linhas de base de visualizações.
Se várias operações relacionadas à linha de base estão em andamento, a carga no servidor aumenta. Todos os usuários que usam o mesmo servidor são afetados, e o servidor pode precisar ser reiniciado. Para evitar problemas de carregamento do servidor, considere as seguintes diretrizes ao criar linhas de base:
- Crie linhas de base em visualizações que contêm menos de duzentos elementos e que usam somente alguns poucos atributos, como ID, título, texto e versão.
- Crie linhas de base quando poucos usuários estiverem usando o servidor.
- Enquanto estiver trabalhando com linhas de base, aguarde até que quaisquer operações de linha de base tenham terminado antes de iniciar outra ação. A criação de linhas de base pode consumir tempo.
- Não use o recurso de linha de base para salvar mudanças várias vezes por dia.
- Em visualizações das quais planeja criar linhas de base, evite usar atributos de link. Para manter o desempenho do sistema, exiba linhas de base que contêm poucos links. Para exibir links em linhas de base, o elemento vinculado
a partir dos valores de histórico de seus atributos é criado. Essa operação consome algum tempo e pode afetar o desempenho do servidor. Por exemplo, se uma tabela contém 100 elementos e cada elemento tem uma média de 10 links, 1000 elementos são criados para exibir os links. Ao usar matrizes de rastreabilidade, mais elementos devem ser criados. Portanto, evite ativar linhas de base com métodos de exibição intensivos em links, como visualizações de tabela, estatísticas de atributo, gráficos Gantt, gráficos relacionais e matrizes de rastreabilidade.
- Não crie linhas de base em visualizações que contêm módulos inteiros.
- A comparação de linhas de base pode consumir tempo. Quanto maior a linha de base, mais tempos os usuários podem ter de aguardar.
Nota: Ao comparar linhas de base, não é possível interromper essa operação antes de sua conclusão. Se tentar executar duas ou mais comparações simultaneamente, é possível ver o resultado somente da última comparação. Essa regra se aplica a todas as operação, mas é significante para comparações de linha de base.