Os pacotes ALM (Application Lifecycle Management) do ClearQuest fornecem um modelo de segurança e um processo baseado em funções que oferece um ótimo desempenho com uma coleção de tipos de registro totalmente integrados que se alinham com os papéis mais comuns em organizações de desenvolvimento.
O ALM é uma coordenação de atividades de desenvolvimento para produzir aplicativos ou componentes de software, e suporta o gerenciamento de ciclo de vida de recursos e seus relacionamentos. Ele ajuda a facilitar os processos para desenvolvimento de software que passa por várias funções durante o gerenciamento de todo o conteúdo produzido por cada função. Suporta os membros de equipes que podem estar distribuídos pelo mundo de acordo com a necessidade de colaboração. Os resultados de seu trabalho devem ser rastreáveis para o pedido de origem de alteração. As tarefas são automatizadas e o trabalho é controlado para garantir a conclusão e a qualidade.
Por exemplo, um requisito ou pedido do produto pode afetar o design, o desenvolvimento, a construção e o teste de um aplicativo. Uma alteração pode afetar cada membro de uma equipe. Cada função em um processo de trabalho pode produzir o conteúdo que contribui para o design, a implementação e o teste desse requisito. O entendimento e o gerenciamento da quantidade de esforço envolvida para atender cada requisito são críticos para que uma equipe consiga entregar no prazo ou no orçamento. Os gerentes de projetos devem assegurar-se de que os requisitos sejam implementados e testados com a qualidade suficiente, antes da entrega de uma solução. As equipes de desenvolvimento de software devem criar artefatos (código-fonte, requisito ou etapas de teste) e entender os relacionamentos entre artefatos diferentes.
O recurso ALM (Application Lifecycle Management) ClearQuest é entregue como um conjunto de dois pacotes, ou de modo equivalente, como um esquema pronto para uso, com dados de amostra que podem ser iniciados pela importação e scripts que suportam a integração UCM ClearQuest e a clonagem de Projeto.
O ALM fornece suporte a uma variedade de processos de desenvolvimento de aplicativos, facilitando as customizações de processos baseados em funções e acionados por dados. A coleção abrangente de tipos de registros fornecidos é alinhada com as funções de fluxos de trabalho específicas e inclui as ações apropriadas para essa função. Esse suporte fornece melhores benefícios de desempenho e ativa melhor o desenvolvimento paralelo do sistema de gerenciamento de mudanças de uma organização.
Definir funções para um Projeto e configurar os tipos de Pedidos, Tarefas e Atividades que um usuário (que deve ser membro do registro Admins) faz, não altera o esquema, mas cria novos registros para um projeto ALM.
Utilizando um esquema ALM, todo o trabalho pode ser organizado por um Projeto e cada pedido de alteração representado como um Pedido. As Tarefas endereçam Pedidos e as Atividades são unidades de trabalho que são trabalhadas e concluídas para completarem uma Tarefa. O desenvolvimento paralelo é ativado por várias Atividades que podem ser associadas a uma Tarefa. Cada Atividade pode ser designada por uma Função (como por exemplo Dev, Teste e Doc). O Pedido pode ser designado para um membro de equipe baseado no tipo de Pedido e em uma Função. Além disso, como um usuário pode ser dividido em uma ou mais funções (como por exemplo requisitante, desenvolvedor ou testador), um processo de gerenciamento de mudanças do ALM permite a transição mais fácil entre as funções.
Você pode aplicar um ou ambos os tipos de pacotes de ALM a um esquema existente sem impactar suas equipes atuais ou tipos de registros. É feito prefácio de todos os tipos de registros de ALM nesse esquema com ALM, para ajudar a diferenciá-los de outros registros em seu esquema atual.