Esse processo de modificação permite que o usuário trabalhe com o cliente para coordenar alterações em vários recursos, com a opção de alterar ou abandonar as alterações, a qualquer momento, para quaisquer recursos.
Depois que um usuário iniciou uma modificação, as alterações feitas nos recursos não ficam visíveis para outros usuários ou clientes até que as modificações sejam retornadas para seus respectivos projetos. As alterações são limitadas ao contexto de alteração utilizado e são visíveis apenas por meio de proxies obtidos do Provedor desse contexto de alteração.
Quando a modificação de um recurso é iniciada, uma versão gravável do recurso é criada no contexto de alteração associado ao proxy utilizado. A menos que o recurso esteja sendo criado, as propriedades do recurso original são copiadas para essa nova versão. Operações subseqüentes que destinam o recurso original por meio de um proxy a partir do mesmo contexto de alteração são redirecionadas para a versão armazenada em cache pelo contexto de alteração. Apenas os proxies obtidos direta ou indiretamente do provedor para esse contexto de alteração específico consultam as alterações antes que elas sejam entregues.
Para obter informações adicionais, consulte as informações do Javadoc para a interface CqContextResource.