Definindo uma Frase de Regra na Guia Regra do EmailPlus

Na guia Regra do EmailPlus, é possível definir uma frase de regra com base nos valores dos campos ou nos valores dos campos que foram alterados.

Sobre Esta Tarefa

Na área Critérios de Valores, você define até cinco grupos de critérios de valores usando expressões lógicas para procurar os valores que contêm os campos. Na área Campos, é possível definir uma condição de regra que procura campos que foram alterados em vez dos valores que eles contêm.

Procedimento

  1. Na lista <Seleção do Nome do Campo>, selecione um nome de campo que está associado a um tipo de registro.
  2. Na lista <Operador de Comparação>, selecione um operador de comparação.
  3. Na lista <Valor de Comparação>, selecione um valor de comparação, que é o valor ou a lista de valores em relação aos quais a <Seleção de Nome do Campo> é comparada usando o <Operador de Comparação>.

    Um <Valor de Comparação> não é necessário quando os operadores de comparação IS NULL e NOT NULL são utilizados. Os valores de sequência devem estar entre aspas duplas, por exemplo "Projeto A".

    Inclua uma lista de valores como uma lista separada por vírgula com sequências que estejam encerradas entre aspas duplas. Encerrar as sequências entre aspas duplas é importante para valores que contêm espaços. Por exemplo, insira "Projeto A", "Projeto B", "Projeto C" para obter uma lista de sequências ou 1, 2, 3 para obter uma lista de números. O <Valor de Comparação> também pode ser especificado como uma expressão Perl que retorna um valor do mesmo tipo que o valor especificado na lista <Seleção do Nome do Campo>. A expressão pode chamar uma rotina definida no seu esquema ou uma chamada API do IBM® Rational ClearQuest. Por exemplo, para enviar um email se o usuário atual for o requisitante, é possível usar a chamada de API do ClearQuest GetUserLoginName() para retornar o usuário atual. É possível incluir seus próprios valores de comparação dinâmicos nos critérios de valores. Por exemplo, é possível incluir sua própria função ao esquema que retorna os valores de comparação de data, por exemplo, YESTERDAY ou LAST_WEEK.

    A tabela a seguir lista os operadores possíveis de usar nos critérios de valores. A tabela a seguir lista os operadores possíveis de usar nos critérios de valores.
    Tabela 1. Operadores de Comparação Suportados pelo Registro EmailPlusRule
    Operador Descrição
    = Igual
    <> Diferente
    < Menor que
    <= Menor que ou igual
    > Maior que
    => Maior que ou igual
    IN Os critérios de valores retornarão TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> for um dos valores especificados no elemento <Valor de Comparação>. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE.
    NOT IN Os critérios de valores retornam TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> não for um dos valores especificados no <Valor de Comparação>. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE.
    LIKE Os critérios de valores retornarão TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> contiver o texto que está especificado no <Valor de Comparação>. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE. As comparações de sequências fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas.
    NOT LIKE Os critérios de valores retornarão TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> não contiver o texto que está especificado no <Valor de Comparação>. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE.
    IS NULL Os critérios de valores retornarão TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> estiver vazio ou não tiver nenhum valor. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE. Esse operador de comparação não requer que o <Valor de Comparação> contenha um valor.
    NOT NULL Os critérios de valores retornarão TRUE se o valor da <Seleção do Nome do Campo> contiver um valor. Caso contrário, os critérios de valores retornam FALSE.
    Quando diversas condições de critérios de valores são especificadas, é possível combiná-las usando os operadores lógicos AND ou OR.
  4. Inclua uma frase na condição de regra para procurar os campos que foram alterados na área Campos. A condição de regra procura os campos que foram alterados. A frase de regra tem três partes
    1. Na lista <Operando da Frase> que está fora da área Campos, selecione AND ou OR para procurar os campos alterados. Esse operando combina os campos que são especificados nos Campos Alterados com quaisquer frases de critérios de valores que são definidos. Mesmo se não houver nenhum critério de valor, você deve selecionar um operando da frase para editar os campos de saída que estão associados com essa frase de regra.
    2. Na lista <Operando dos Campos> que está dentro da área Campos, especifique a combinação de alterações de campos a ser procurada. É possível selecionar um dos três operandos:
      • Selecione ALL para especificar que todos os campos listados nos <Campos Alterados> devem ter sido alterados para que essa frase seja TRUE.
      • Selecione ANY para especificar que pelo menos um dos campos listados nos <Campos Alterados> deve ter sido alterado para que essa frase seja TRUE.
      • Selecione NONE para especificar que nenhum dos campos listados nos <Campos Alterados> foi alterado para que essa frase seja TRUE.
    3. Na área Campos, clique em Mais ao lado do campo Campos Alterados.
    4. Na caixa de diálogo Editor, selecione o campo ou campos em que basear essa frase de regra na lista Lista de Opções e clique em Incluir em para incluí-los na lista Seleções. Repita essa etapa para todos os outros campos que você deseja usar. Em seguida, clique em OK.

Feedback