A configuração do Licenciamento Comum do Rational, que é desenvolvida com o FLEXlm, é uma parte essencial do processo de instalação. Em todos os casos, você precisa de uma chave de licença para iniciar o produto.
Para obter informações sobre as ferramentas de gerenciamento de licenças e como configurar seu servidor de licença, consulte Gerenciando Licenças com o Rational Common Licensing. Também descreve os diferentes tipos de chaves de licença e fornece instruções para solicitar, instalar, fazer upgrade e mover licenças. Se você estiver instalando produtos IBM Rational pela primeira vez, deverá ler estas informações para entender as configurações de licença disponíveis e os processos para obtenção e gerenciamento das chaves de licença.
A partir do Rational ClearQuest versão 7.1.2, o License Key Administrator (LKAD) não é instalado na pasta C:\Program Files\IBM\RationalSDLC\common com o Rational ClearQuest. Por padrão, o LKAD é instalado na pasta C:\Program Files\IBM\RationalRLKS. Para alterar suas configurações de licenciamento, você deve instalar o LKAD.
O licenciamento de tokens está disponível para o Rational ClearQuest versão 7.1.2. Com o licenciamento de tokens, você compra uma determinada quantidade de licenças de token. Se você usar uma ferramenta do Rational que efetua o registro de saída de um RECURSO baseado em token, a linha RECURSO no arquivo de licença especificará o número de tokens que são retirados. As licenças baseadas em token podem ser usadas apenas com licenças flutuantes. Elas não podem ser usadas para licença de usuário autorizado. Para obter detalhes adicionais sobre licenciamento de tokens, entre em contato com o representante de marketing local da IBM.