Criando e Executando Consultas

Você pode criar consultas para recuperar registros em um banco de dados do usuário. Você pode criar uma consulta para qualquer tipo de registro que esteja definido no Rational ClearQuest Web.

Sobre Esta Tarefa

Criar a consulta envolve várias etapas: selecionar tipo de registro, incluir os filtros e definir suas propriedades, mover e agrupar filtros, formatar o conjunto de resultados e salvar e executar a consulta.

Selecionando o Tipo de Registro

Sobre Esta Tarefa

Para selecionar o tipo de registro:

Procedimento

  1. Na barra de ferramentas do Rational ClearQuest Web, clique em Nova Consulta.
  2. Na janela Criar Nova Consulta, selecione um tipo de registro a partir da lista. Apenas registros com esse tipo de registro são selecionados quando a consulta é executada.
  3. Opcional: Para utilizar o design de uma consulta existente como a base para a nova consulta, na mesma janela Criar Nova Consulta selecione a caixa de opção Copiar o Design de uma Consulta Existente e selecione uma consulta a partir da lista.
  4. Selecione um tipo de registro e clique em OK. A Nova Consulta é aberta como uma nova guia na página. Digite um nome de consulta. Existem diversas áreas de janela com informações para campos, filtros e o layout de apresentação para a consulta. Se você selecionou uma consulta existente na etapa 3, seus filtros e layout de apresentação serão incluídos na nova consulta. Você pode alterá-los seguindo as instruções em Incluindo Filtros e Definindo Suas Propriedades.

O que Fazer Depois

Nota: Você também pode criar uma consulta a partir da seção de árvore do Navegador do ClearQuest na área de janela de Navegação. Clique com o botão direito do mouse na área de janela de Navegação para exibir o menu pop-up e clique em Nova Consulta.

Incluindo Filtros e Definindo Suas Propriedades

Sobre Esta Tarefa

Para incluir um filtro e definir suas propriedades:

Procedimento

  1. Na área de janela Campos, selecione um campo e clique na seta para a direita da área de janela Filtros para incluí-lo. Note que se você incluir mais de um campo, eles serão agrupados juntos com um operador AND. É possível alternar operadores clicando com o botão direito do mouse no nó do operador e selecionando AND ou OR.
  2. Na área de janela Filtros, selecione o campo e a área de janela Definir Filtro da Consulta é aberta.
  3. Especifique os critérios de filtragem para qualquer campo que incluiu.
    • Se você selecionar Filtro Dinâmico, será solicitado que selecione os critérios de filtragem ao executar a consulta. Digite o texto para a mensagem no campo.
    • Se você não especificar os critérios de filtragem, o filtro não será utilizado quando a consulta for executada.
  4. Opcional: Se você desejar agrupar seus campos com os operadores AND e OR adicionais, clique nos botões AND e OR para incluir os operadores na consulta e, em seguida, clique com o botão direito do mouse nos campos para copiar, cortar e colá-los nos operadores AND e OR.
  5. Para salvar esses critérios de filtragem como valores padrão para novas consultas baseadas nesse tipo de registro, selecione a caixa de opção Utilizar estes Critérios de Filtragem como Padrão para Novas Consultas.

Movendo Filtros

Sobre Esta Tarefa

Para mover filtros na lista:

Procedimento

  1. Selecione o filtro, clique com o botão direito do mouse para exibir o menu pop-up e clique em Recortar ou Copiar para removê-lo do local atual ou copiá-lo para um novo local.
  2. Selecione o novo local, clique com o botão direito do mouse para exibir o menu pop-up e clique em Colar para movê-lo para o novo local.

Agrupando Filtros

Sobre Esta Tarefa

Você pode agrupar filtros em qualquer combinação para criar um filtro complexo. É possível utilizar os operadores lógicos AND e OR para criar os grupos.

Para agrupar filtros na lista:

Procedimento

  1. No topo da área de janela Filtros, clique em AND ou OR.
  2. Na área de janela Campos, clique na seta para a direita para incluir campos sob os grupos AND ou OR na área de janela Filtros.
  3. Você pode incluir operadores lógicos somente como raiz ou filhos de outro operador.

O que Fazer Depois

Nota: Você pode alterar ou excluir o operador existente dentro da área de janela Filtro. Selecione o operador, clique com o botão direito do mouse para exibir o menu pop-up e clique no operador ou em Excluir para removê-lo.

Formatando o Conjunto de Resultados

Sobre Esta Tarefa

Para formatar a apresentação do conjunto de resultados da consulta:

Procedimento

  1. Na área de janela Campos, selecione o campo para incluir a partir da lista e clique na seta para a direita próxima à área de janela Apresentação de Consulta para criar as colunas exibidas no conjunto de resultados.
  2. Na área de janela Apresentação de Consulta, você pode alterar as propriedades padrão e o formato para os campos.
    • Para alterar a ordem de exibição de um campo, clique na seta para cima ou para baixo.
    • Para alterar o título de um campo, clique no nome do título na coluna de título e digite o novo nome.
    • Para alterar a ordem de classificação de todos os campos para uma coluna, clique no título na coluna e a seta mostra a ordem de classificação como ascendente ou descendente.
    • Para mostrar e classificar os campos, selecione a caixa de opção Mostrar. Limpar essa caixa de opção ainda classifica o item, mas não exibe o item.
    • Para configurar as propriedades de uma coluna, selecione um tipo de classificação a partir da lista de Classificação (Nenhuma Classificação, Ascendente ou Descendente) e selecione uma ordem de classificação a partir da lista de Ordem de Classificação indicada por um número de 0 até o número total de campos de exibição menos um.
    • Para remover um campo da área de janela de Apresentação da Consulta, selecione o campo e clique na seta para a esquerda.
  3. Opcional: Para utilizar esse layout de exibição como formato padrão para todas as novas consultas baseadas nesse tipo de registro, selecione a caixa de opção Utilizar este Layout de Exibição como Padrão para Novas Consultas.

Executando e Salvando a Consulta

Sobre Esta Tarefa

Quando você salva uma consulta na pasta Consultas Pessoais, essas informações são armazenadas no banco de dados do ClearQuest. Você pode acessar a consulta salva efetuando login no banco de dados utilizando qualquer cliente suportado.

Para executar e salvar a consulta:

Procedimento

  1. Clique em Executar para executar a nova consulta sem salvá-la. O conjunto de resultados é aberto na área de janela direita superior.
  2. Clique em Salvar para salvar a consulta sob um nome novo.

    Na janela Salvar Consulta Como, digite um nome da consulta e selecione uma pasta para salvar a consulta ou crie uma nova pasta.

    O nome sob o qual você salvou a consulta aparece no topo da página e uma mensagem de confirmação de salvamento aparece.

  3. Opcional: Após salvar sua consulta, ela é incluída na árvore do Navegador na Área de Janela de Navegação. Para executar a consulta, clique com o botão direito do mouse no nome da consulta para exibir o menu pop-up e clique em Executar.
  4. Opcional: Você pode escolher executar a consulta na inicialização. Na árvore do Navegador do ClearQuest, localize a consulta, clique com o botão direito do mouse para exibir o menu pop-up e clique em Executar na Inicialização. Um ícone de seta é colocado sobre o ícone de consulta próximo ao nome da consulta. Para remover essa opção, localize a consulta, clique com o botão direito do mouse para exibir o menu pop-up e clique em Remover da Inicialização. O ícone de seta é removido.

Feedback