Ferramentas XML - Visão Geral

Este produto fornece um ambiente de desenvolvimento XML (Extensible Markup Language) visual abrangente. O conjunto de ferramentas inclui componentes para a construção de DTDs, esquemas XML, arquivos XML e XSL.

As seguintes ferramentas XML estão disponíveis. Antes de ser possível utilizar qualquer uma das ferramentas XML, é necessário ativar os recursos de desenvolvimento XML. Para fazer isso, clique em Janela (Window) > Preferência (Preference) > Ambiente de Trabalho (Workbench) > Recursos (Capabilities), e selecione a caixa de opção Desenvolvedor XML (XML Developer).

Tabela 1.
Ferramenta XML Descrição
Editor XML Utilizado para a criação e visualização de arquivos XML (Extensible Markup Language). É possível utilizá-lo para criar arquivos XML novos e vazios ou gerá-los de DTDs existentes ou esquemas XML existentes. É possível também utilizá-lo para editar os arquivos XML, associá-los aos DTDs ou esquemas e validá-los.
Editor de DTD Utilizado para a criação e visualização dos DTDs (Definições de Tipo de Documento). Utilizando o editor de DTD, é possível criar DTDs e gerar arquivos de esquemas XML.
Editor de Esquema XML É uma ferramenta para a criação, visualização e validação de esquemas XML. É possível utilizar o editor de esquemas XML para executar tarefas como a criação de componentes de esquemas XML, importação e visualização de esquemas XML, geração de definições da tabela relacional a partir de esquemas XML e a geração de Java beans para a criação de instâncias XML de um esquema XML.
Editor XSL Utilizado para criar novos arquivos XSL (Extensible Stylesheet Language) ou para editar os existentes. É possível utilizar o assistente de conteúdo e vários assistentes para ajudá-lo a criar ou editar o arquivo XSL. Após concluir a edição do arquivo, é possível validá-lo. Assim, é possível associar um arquivo da instância XML com o arquivo de origem XSL que está sendo editado e utilizar isso para fornecer a edição guiada, ao definir construções como a expressão XPath
Assistente de expressão XPath Utilizado para criar expressões XPath (XML Path Language). As expressões XPath podem ser utilizadas para procurar pelos documentos XML, extraindo as informações dos nós (como um elemento ou atributo).
Editor de mapeamento XML Utilizado para mapear os documentos baseados em XML graficamente, conectando os elementos a um documento de origem para os elementos de um documento de destino. É possível estender as funções de transformação incorporadas, utilizando as expressões XPath customizadas e os modelos XSLT. A ferramenta de mapeamento automatiza a geração de códigos XSL e produz um documento de transformação implementável com base nas informações de mapeamento fornecidas.

Notas:

Tenha cuidado ao abrir arquivos grandes com qualquer um dos editores XML. Se os limites de memória do ambiente de trabalho forem excedidos, ele fechará abruptamente, sem salvar os dados (e sem mensagens de aviso ou de erro). O número de elementos em um arquivo XML, não seu tamanho, é o melhor indicador de quanta memória será necessária. Os requisitos de memória também dependem do que mais está aberto no ambiente de trabalho - em alguns casos, é possível abrir um arquivo de quinze megabytes, mas em outros casos, um arquivo de um megabyte pode causar problemas. Portanto, recomendamos salvar todos os dados no ambiente de trabalho antes de abrir arquivos XML grandes. Esta é uma restrição permanente.

O comportamento do analisador XML ao encontrar um URI não resolvido (por exemplo, em uma declaração DOCTYPE) é relatar um erro de E/S fatal e parar qualquer processamento adicional. Um URI não resolvido não é visto como um erro sintático, nem como um erro semântico e, como tal, o analisador não tenta tratá-lo. Essencialmente, o documento permanece não verificado. Esse é um problema conhecido.


Feedback