Conectando-se a um Banco de Dados Usando um Assistente

É possível usar as páginas no assistente Nova Conexão para criar um perfil de conexão, para que você possa conectar-se a objetos de dados existentes e navegar por eles no Data Source Explorer. Este tópico explica como abrir o assistente Nova Conexão a partir da visualização Data Source Explorer. As páginas do assistente Nova Conexão também podem ser integradas em outros assistentes no ambiente de trabalho.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Também é possível criar uma nova conexão criando uma duplicata de uma conexão existente. Este método será útil se você desejar criar uma conexão que seja similar a uma existente, mas com propriedades diferentes. Para criar uma duplicata de uma conexão existente, clique com o botão direito do mouse em uma conexão no Data Source Explorer e selecione Duplicar. Então, será possível editar as propriedades da conexão duplicada conforme necessário.

Para conectar-se a um banco de dados usando um assistente:

  1. Clique com o botão direito do mouse no Data Source Explorer e selecione Nova Conexão no menu pop-up.
  2. Na primeira página do assistente, selecione um gerenciador de banco de dados, um driver JDBC e especifique outros detalhes da conexão, conforme descrito.
    Identificação da Conexão
    Especifique preferências para nomear a nova conexão.
    Usar Convenção de Nomenclatura Padrão
    Especifica que um nome de conexão é gerado com base no nome do banco de dados ao qual você está estabelecendo conexão. O nome da conexão é exibido no Data Source Explorer após a criação da conexão.
    Nome da Conexão
    Digite um nome para a conexão. Disponível apenas se Usar Convenção de Nomenclatura Padrão não estiver marcado.
    driver JDBC

    Especifique um driver JDBC para usar ao conectar-se ao banco de dados. Os drivers JDBC que aparecem na lista são suportados totalmente. Se um driver que deseja usar não estiver listado, mas for suportado pelo gerenciador do banco de dados, selecione Padrão de Outro Driver e forneça os detalhes.

    Clique em Editar Lista de JARs para abrir uma janela para que possa modificar o caminho para os arquivos JAR que estão sendo usados para um driver JDBC específico. Essa janela também pode ser usada para visualizar os nomes e os locais típicos para arquivos JAR de JDBC para cada driver listado.

    As propriedades globais do driver são configuradas na janela Preferências, na página Definições de Driver.

    O IBM® Data Server Driver para JDBC e SQLJ está incluído com o produto do ambiente de trabalho e, por padrão, o assistente usa a versão incluída do driver. Recomenda-se que essa versão seja usada, pois foi testada extensivamente. Se quiser usar uma versão diferente desse driver, pode-se modificar o caminho para os arquivos JAR necessários clicando em Editar Lista de JARs. Outros drivers JDBC para servidores de dados IBM também pode estar incluídos, dependendo do produto do ambiente de trabalho que está sendo usado.

    Limitação do driver JDBC: Alguns drivers requerem uma senha ou arquivo de licença. Embora as informações sobre licença possam ser configuradas ou disponibilizadas no ambiente atual, as informações podem não estar disponíveis em outros ambientes, tal como em um servidor da Web. O driver não funcionará, se a senha ou a licença não estiverem disponíveis.

    Detalhes da URL de Conexão - Opções de Driver
    Banco de Dados
    Especifique um nome para o servidor de banco de dados. Esse campo não é necessário para alguns servidores de banco de dados.
    Localização
    Apenas para conexões com o DB2 para z/OS: Digite o nome do local do DB2 que é definido durante a instalação. O nome deve ser inserido em maiúsculas. Para determinar o local, o host e a porta que devem ser usados para conexões com o DB2 para z/OS, um programador de sistema do DB2 para z/OS ou DBA pode emitir um <cmd prefix="">DIS DDF em que <cmd prefix=""> é um caractere prefixado em seu sistema para um subsistema DB2 específico.
    SID
    Apenas para conexões com o Oracle: Especifique o identificador do sistema de banco de dados Oracle.
    Local do banco de dados
    Apenas para conexões com Derby: Digite o caminho do diretório absoluto em que os dados do Derby são armazenados em seu sistema de arquivos.
    Para criar um novo banco de dados Derby, utilize uma das seguintes opções:
    • Se você estiver conectando-se usando a página Conexão com o Banco de Dados, anexe ;create=true ao caminho especificado.
    • Se for usando o assistente Nova Conexão com o Banco de Dados, selecione Criar o Banco de Dados se Necessário.
    Criar o banco de dados se necessário
    Apenas para Conexões com Derby: Selecione para criar o banco de dados no diretório especificado se o banco de dados não existir.
    Host
    Especifique o nome do host TCP/IP ou o endereço TCP/IP do servidor de banco de dados. Esse campo não é necessário para alguns gerenciadores de banco de dados.
    Número da porta
    Especifique a porta de conexão do TCP/IP para o banco de dados selecionado no host. Esse campo não é necessário para alguns gerenciadores de banco de dados.
    Utilizar Autenticação de Cliente
    Apenas para conexões com o DB2 para Linux®, UNIX® e Windows® : Especifica que o sistema operacional executa a autenticação na partição de banco de dados em que o aplicativo é invocado. Essa opção funcionará apenas se a instância do DB2 à qual você está se conectando tiver sido configurada para suportar autenticação de cliente. Com a autenticação de cliente, o ID do usuário e a senha especificados durante uma conexão ou tentativa de conexão são comparados com combinações de ID de usuário e senha válidas no nó cliente, para determinar se é permitido acesso do ID do usuário à instância. Não ocorre nenhuma autenticação adicional no servidor de banco de dados. Às vezes, isso se chama conexão única.
    Usar Autenticação Integrada
    Apenas para conexões do SQL Server com drivers JDBC específicos: Especifica que seu acesso ao banco de dados do SQL Server é autenticado pelo sistema operacional Windows (Autenticação Integrada do Windows). Um nome de usuário do banco de dados e uma senha não são necessários. Isso também é chamado de "Segurança Integrada do Windows".
    Essa opção está disponível somente se você selecionar um dos drivers JDBC a seguir:
    • SQL Server 2000 - Microsoft SQL Server 2005 JDBC Driver Default (apenas para SQL Server 2000 Service Pack 4)
    • SQL Server 2005 - Microsoft SQL Server 2005 JDBC Driver Default
    • SQL Server 2005 - Microsoft SQL Server 2005 JDBC Driver Default com filtro de tabelas do sistema
    URL da Conexão
    Mostra a URL JDBC gerada para o driver JDBC que está sendo usado. A URL identifica o banco de dados, para que o driver possa estabelecer uma conexão. O formato da URL depende do driver.
    Para algumas origens de dados, é possível selecionar opções de filtragem que podem melhorar o desempenho da conexão e simplificar a exibição da visualização Data Source Explorer.
    Filtrar Tabelas de Sistema
    Apenas para conexões com Sybase ou SQL Server: Selecione para filtrar as tabelas de sistema da conexão.
    Catálogo
    Apenas para conexões com o Oracle: Selecione qual catálogo do banco de dados você deseja carregar. Você pode selecionar Usuário, DBA ou Todos.
    Recuperar objetos criados apenas por este usuário
    Apenas para conexões com o DB2 para z/OS: Selecione para carregar objetos que foram criados pelo usuário que está especificado no campo ID do Usuário.
    Detalhes da URL de conexão - Rastreio (não disponível em alguns produtos ou para alguns servidores de banco de dados)
    Os controles nesta página ativam o rastreio JDBC para esta conexão. O rastreio JDBC é útil para resolução de problemas, mas sua a ativação pode causar problemas de desempenho. Portanto, é necessário apenas ativar o rastreio, se você estiver tendo problemas.
    Desativar Rastreio
    Limpa essa caixa de opção para ativar o rastreio JDBC para esta conexão.
    Diretório
    Especifique um diretório no qual os arquivos de rastreio são salvos.
    Nome de arquivo
    Especifique um nome de arquivo base para os arquivos de rastreio. Mais de um arquivo de rastreio pode ser criado para cada conexão. Se mais de um arquivo de rastreio for gerado, esse nome será utilizado e anexado a valores sublinhados e numéricos. Por exemplo, se você especificar rastreio, os arquivos gerados poderão ser rastreio_1, rastreio_2 e assim por diante.
    Anexar
    Especifica que os arquivos de rastreio não serão sobrescritos se já existirem. Se essa opção estiver selecionada, novas informações de rastreio serão anexadas a quaisquer arquivos de rastreio existentes.
    Níveis de Rastreio
    Define qual tipo de informações é rastreado. Selecione uma caixa de opção ao lado de cada opção para incluir informações no arquivo de rastreio.
    Detalhes da URL de conexão - Opcional (não disponível para alguns servidores de banco de dados)
    Especifique propriedades de conexão adicionais, por exemplo: readOnly = true. As propriedades que podem ser especificadas são diferentes para cada driver JDBC. Consulte a documentação do driver JDBC para obter mais exemplos.
  3. Opcional: Na página Filtrar, especifique as opções de filtragem.

    Para melhor desempenho, você deve usar filtros ao conectar-se a um banco de dados grande.

    Se você não especificar opções de filtragem no assistente, será possível modificá-las posteriormente modificando as propriedades de conexão ou especificando opções de filtro para objetos de dados. Para modificar propriedades de conexão, clique com o botão direito do mouse em uma conexão no Data Source Explorer e selecione Propriedades.

    A filtragem não está ativada por padrão na página do assistente. Para filtrar sua conexão, limpe a caixa de opção Desativar Filtro, em seguida, especifique as opções de filtragem usando uma expressão ou selecionando objetos específicos a serem incluídos ou não na visualização de conexão.

  4. Conclua todas as outras etapas do assistente e clique em Concluir.
Resultados
A conexão é exibida no Data Source Explorer.

Feedback