Gerando Comandos de Mudança no Editor de Script de Gerenciamento Mudanças

É possível usar o Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças para gerar os comandos de mudança necessários para aplicar mudanças no banco de dados DB2. Os comandos de mudança incluem os comandos DDL, DCL e DB2, assim como UNLOAD, RELOAD, REBIND e RUNSTATS.

Antes de Iniciar

É necessário estar conectado com o banco de dados que deseja alterar antes de gerar os comandos de mudança.

Procedimento

Para gerar comandos de mudança no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, conclua as etapas a seguir:

  1. No Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, a área Objetos a ser Alterados lista os objetos que serão alterados. Clique em Visualizar Comandos para gerar os comandos de mudanças que irão alterar os objetos.
  2. Na seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, é possível ver a sintaxe dos comandos de mudança que serão executados no banco de dados. A seguinte lista descreve ações diferentes que podem ser realizadas com os comandos de mudança:
    Regenerar comandos de manutenção e preservação de dados.
    Clicar em Opções de Dados faz com que o assistente Customizar Preservação de Dados seja iniciado, esse assistente permite que as seguintes mudanças sejam realizadas nos comandos gerados:
    • Alterar os métodos de descarregamento e recarregamento usados para a preservação de dados.

      É possível alterar os métodos que são usados para descarregar e recarregar os dados e customizar as opções para os métodos que foram escolhidos. Se optar por salvar os dados em arquivos externos de dados usando os comandos de exportação ou os comandos do DB2 High Performance Unload em vez de salvar os dados internamente em tabelas, é possível alterar o local dos arquivos de dados. O diretório de arquivos deve estar no servidor de banco de dados.

    • Verificar e customizar os comandos para preservação de dados.

      Para uma tabela que deve ser descartada e recriada, é possível revisar e customizar os comandos que são usados para salvar os dados da tabela e, então, inserir novamente os dados na tabela. É recomendável alterar a consulta usada para salvar os dados. É recomendável também alterar a forma como as colunas são mapeadas nas colunas recarregadas. Em alguns casos, os comandos gerados podem conter erros que devem ser resolvidos.

      Da mesma forma, é possível revisar e customizar os comandos para qualquer tabela que está sendo descartada, mas não recriada ou para qualquer nova tabela que está sendo incluída.

    • Alterar os comandos de manutenção do DB2 que são gerados.

      É possível gerar comandos para religar pacotes, executar estatísticas para tabelas e limpar o cache do pacote para que as instruções SQL usem estatísticas atualizadas.

      É possível optar por não gerar nenhum comando de manutenção do DB2.

    Os dados são recarregados sem que a integridade referencial seja forçada.
    Revise o impacto que os comandos de mudança terão sobre o banco de dados.
    Um relatório Resumo de Mudanças é gerado automaticamente. Clique em Visualizar Relatório de Mudanças para abrir o relatório. Use os links no quadro de navegação do relatório no lado esquerdo para revisar as várias seções do relatório.
    Verificar comandos de desfazer.
    Os comandos para desfazer as mudanças são gerados automaticamente. Clique em Editar Desfazer para abrir os comandos de desfazer no Editor SQL e XQuery, em que é possível visualizar os comandos e verificar se estão corretos.

O que Fazer Depois

Os comandos de mudança estão prontos para uso. Clique em Executar para implementar os comandos de mudança ou repita as etapas para especificar mais mudanças e gerar os comandos de mudança correspondentes.
Importante: Os comandos de mudança são implementados para que sejam exibidos.

Feedback