Visão Geral do Uso de um Script de Gerenciamento de Mudanças

É possível alterar um banco de dados usando um script de gerenciamento de mudanças, que é um conjunto de mudanças que um usuário, grupo de usuários deseja fazer em um único ponto no tempo.
O processo de usar um script de gerenciamento de mudanças para alterar um banco de dados consiste nas seguintes etapas:
  1. Especificar as mudanças
  2. Gerar os comandos de mudança
  3. Executar os comandos de mudança
  4. Se necessário, desfazer os comandos de mudança
O Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças contém as seguintes seções que podem ser usadas para ajudar você a alterar o banco de dados e gerenciar o impacto de tais mudanças.
Trabalhando com Objetos
Na lista Objetos a ser Alterados, na seção Trabalhando com Objetos, é possível criar e visualizar as mudanças nos objetos do banco de dados. O Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças irá gerar automaticamente os comandos para implementar essas mudanças para tratar das dependências, efeitos colaterais e impactos. É possível usar o botão Incluir Objetos no canto superior direito da lista Objetos a ser Alterados e o assistente Incluir Objetos que o botão inicia para incluir objetos que serão criados, alterados ou descartados na lista de objetos alterados.

Para alterar os atributos de qualquer objeto na lista que está sendo criada ou alterada, é possível selecionar o objeto, ir para a visualização Propriedades (que, a propósito, está próxima da parte inferior na perspectiva Administração de Banco de Dados) e usar as guias na visualização Propriedades para revisar e alterar os atributos do objeto.

Quando você altera os objetos na lista Objetos a ser Alterados, a lista Objetos Impactados à direita é preenchida com uma lista de objetos que sofrerão impactos das suas mudanças. A lista Objetos Impactados pode fornecer uma descrição completa dos efeitos que as mudanças terão sobre o banco de dados e pode ajudar você a determinar a melhor maneira de tratar o resultado.

O Administrador de Banco de Dados Optim tenta deixar os objetos em um estado válido recriando ou religando os pacotes. Contudo, ele não atualiza automaticamente visualizações, corpos de acionadores, corpos de funções definidas pelo usuário, corpos de procedimento armazenados ou tabela de consulta materializada SQL. É possível inspecionar esses objetos na lista Objetos Impactados. É possível usar os botões Alterar e Descartar para mover um objeto impactado para a lista Objetos a ser Alterados. É possível usar a visualização Propriedades para alterar qualquer objeto impactado movido para ser alterado.

Comandos
Clique no link Visualizar Comandos para ver os comandos de mudança que o Administrador de Banco de Dados Optim gera e que serão emitidos para o banco de dados. Um comando de mudança pode ser uma instrução SQL, um comando do DB2 ou uma invocação de utilitário. Quando você clica no link Visualizar Comandos, o foco no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças se desloca para a seção Comandos em que os comandos gerados são exibidos.
Na seção Comandos, é possível clicar nos seguintes botões para tomar as ações associadas:
Tabela 1. Botões e suas Ações Associadas na Seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças
Botão Descrição e ação
Opções de Dados Inicia o assistente Customizar Preservação de Dados. Se as mudanças são destrutivas e os dados devem ser descarregados e recarregados, é possível usar esse assistente para customizar os métodos para descarregar e recarregar os dados, os comandos de descarregamento e os comandos de recarregamento. É possível também especificar quais comandos de manutenção são gerados.
Resumo de Mudanças Abre o relatório Resumo de Mudanças em uma janela do navegador. O relatório Resumo de Mudanças lista todas as mudanças que serão feitas e os impactos que tais mudanças terão sobre o banco de dados, o que permite que você tome a ação adequada antes de implementar as mudanças no banco de dados.
Execução Emite os comandos de mudanças para o banco de dados. O foco no editor se desloca para a seção Mensagens, onde é possível monitorar o progresso dos comandos enquanto eles são executados.
Editar Abre os comandos de mudança no Editor SQL e XQuery onde é possível editá-los. Quaisquer mudanças que são feitas no Editor SQL e XQuery não são automaticamente salvas no script de gerenciamento de mudanças. É possível executar os comandos alterados diretamente do Editor SQL e XQuery usando a ação Executar SQL que fica disponível depois do clique com o botão direito do mouse no editor. Ou é possível executar os comandos a partir do arquivo em que foram salvos.

O arquivo é salvo na pasta Scripts SQL no projeto que foi criado para o script de gerenciamento de mudanças.

Editar Desfazer Abre os comandos de desfazer mudança, que o Administrador de Banco de Dados Optim gera automaticamente no Editor SQL e XQuery Editor, onde é possível visualizar tais comandos.

É possível editar os comandos de desfazer mudança no Editor SQL e XQuery. Contudo, quaisquer mudanças no Editor SQL e XQuery não são automaticamente salvos no script de gerenciamento de desfazer mudanças. É necessário executar os comandos alterados de desfazer mudanças a partir do Editor SQL e XQuery ou do arquivo em que foram salvos.

O arquivo é salvo na pasta Scripts SQL no projeto que foi criado para o script de gerenciamento de mudanças.

Salvar Salva os comandos em um script que pode ser executado a partir de um servidor de dados. Os comandos são modificados conforme o necessário para serem executados a partir do servidor de dados.
Mensagens
A seção Mensagens do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças exibe o status dos comandos de mudança. Essa seção também permite acompanhar o progresso dos comandos de mudança enquanto eles são executados e revisar as mensagens sobre cada comando. Se um comando falha, o número da mensagem ou o código SQL e o texto da mensagem serão exibidos. É possível clicar no número da mensagem para abrir um centro de informações para obter informações mais detalhadas sobre a mensagem.

Se os comandos são implementados com sucesso, os botões Desfazer e Salvar Desfazer estarão ativos. Se você decidir que deseja desfazer as mudanças, é possível clicar em Desfazer para reverter as mudanças que foram feitas no banco de dados. É possível também clicar em Salvar Desfazer para salvar os comandos de desfazer mudanças em um script que possa ser executado a partir de um servidor de dados.

Se um erro ocorrer e os comandos não forem implementados com sucesso, é possível tomar uma das duas ações:
  • Clique em Desfazer para desfazer todos os comandos no script de gerenciamento de mudanças que foram concluídos antes do erro ocorrer.
  • Resolva o problema que causou o erro e, em seguida, clique em Reiniciar. O assistente para reiniciar os comandos de mudança a partir do ponto de falha é iniciado. Na página Comando de Mudança do assistente, é possível editar quaisquer comandos que são exibidos, conforme o necessário e, então, executar os comandos a partir do ponto de falha.
Dica: Para alterar o centro de informações que é usado para exibir as informações detalhadas da mensagem, clique em Janela > Preferências. Expanda o nó Início do Centro de Informações. Em seguira, clique em Para DB2 para Linux, UNIX e Windows para ver as opções disponíveis.

Quando você cria um script de gerenciamento de mudanças para gerenciar as mudanças no banco de dados, um Projeto de Design de Dados é criado no Explorer de Dados do Projeto. O nome do projeto é normalmente o nome da conexão com o banco de dados. O script de gerenciamento de mudanças é armazenado na pasta Scripts SQL no projeto que foi criado no Explorer de Dados do Projeto e na pasta Scripts de Gerenciamento de Mudanças do banco de dados no Explorer de Administração.

É possível também reconfigurar e reutilizar os scripts de gerenciamento de mudanças. Depois de ter implementado as mudanças em um banco de dados, é possível reutilizar o mesmo script de gerenciamento de mudanças para implementar outro conjunto de mudanças. Para reutilizar um script de gerenciamento de mudanças, é necessário reconfigurar o script de gerenciamento de mudanças, selecionando Reconfigurar no menu Gerenciamento de Mudanças. A operação de reconfiguração limpa o script de gerenciamento de mudanças de forma que ele possa ser usado para um novo conjunto de mudanças.


Feedback