Migrando Mudanças Usando as Operações Arrastar e Soltar

Quando você sabe as mudanças exatas que deseja mover de um banco de dados para outro, é possível usar as operações arrastar e soltar. Arraste os objetos a partir do banco de dados do qual deseja migrar os objetos e solte no script de gerenciamento de dados para o qual deseja migrar os dados.

Antes de Iniciar

Devem existir conexões com o banco de dados, a partir do qual você deseja mover as mudanças e com o banco de dados para o qual deseja mover as mudanças. Os objetos que estão sendo movidos não devem existir no banco de dados para o qual eles estão sendo movidos.

Sobre Esta Tarefa

Para migrar as mudanças de um banco de dados para outro com as operações arrastar e soltar, conclua as etapas a seguir:

Procedimento

  1. Crie um script de gerenciamento de mudanças. No Explorer de Administração, clique com o botão direito na pasta Scripts de Gerenciamento de Mudanças no banco de dados para o qual deseja migrar as mudanças e clique em Nova Mudança do Banco de Dados. Um novo script de gerenciamento de mudanças é criado e o script de gerenciamento de mudanças é exibido no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças.

    Um projeto de design de dados é automaticamente criado no Data Project Explorer. O nome do projeto é o nome da conexão com o banco de dados. Se um projeto de design de dados com o nome da conexão com o banco de dados já existe, o nome do novo projeto de design de dados será o nome da conexão com o banco de dados com um sufixo numérico. O projeto de design de dados contém e gerencia os recursos que são necessários para implementar as mudanças no banco de dados real.

    Dica: Para reutilizar o script de gerenciamento de mudanças, conclua as etapas a seguir para reconfigurar o script:
    1. Se o script de gerenciamento de mudanças já estiver aberto, clique na guia do script para garantir que o script esteja realçado. De outra maneira, no Explorer de Administração, expanda a pasta Scripts de Gerenciamento de Mudanças. Clique duas vezes no script de gerenciamento de mudanças que deseja abrir.
    2. No menu principal, clique em Gerenciamento de Mudanças > Reconfigurar.
  2. Localize os objetos que deseja migrar e arraste-os até o Editor de Gerenciamento de Mudanças.
    1. No Explorer de Administração, expanda o banco de dados a partir do qual deseja migras as mudanças.
    2. Clique na pasta que contém o tipo de objeto que deseja migrar. A Lista de Objetos é aberta.
    3. Mova a Lista de Objetos de forma que você possa ver a Lista de Objetos e o Editor Script de Gerenciamento de Mudanças lado a lado. Para mover a Lista de Objetos, clique em sua barra de título e arraste-a até que o ponteiro do mouse se transforme em um cursor soltar, em seguida, solte o botão esquerdo do mouse.
    4. Na visualização Lista de Objetos, localize e selecione o objeto ou objetos que serão migrados.
    5. Arraste o objeto ou objetos até o Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças.
    Conclua essas etapas até que todos os objetos que deseja migrar sejam movidos.

    O Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças mostra a lista de objetos que foram migrados para o banco de dados e as mudanças que serão feitas no banco de dados.

  3. No Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, avalie qualquer outro objeto que possa sobre impacto pela migração das mudanças para o banco de dados de destino.
    1. Na lista Objetos a ser Alterados clique em cada objeto. Os objetos que são afetados pelos objetos que estão sendo migrados são exibidos na lista Objetos Impactados.
    2. Inclua os objetos impactados no script de gerenciamento de mudanças. Use os botões Alterar e Descartar para mover os objetos impactados para a lista Objetos a ser Alterados. Se usar o botão Alterar para mover um objeto impactado, é possível clicar no objeto e fazer todas as mudanças necessárias no objeto na visualização Propriedades.
  4. Clique em Visualizar Comandos para exibir os comandos gerados na seção Comandos para revisar os comandos.

    Para revisar um resumo das mudanças que serão feitas no banco de dados, clique em Visualizar Relatório de Mudanças.

  5. Clique em Opções de Dados para iniciar o assistente Customizar Preservação de Dados e conclua as etapas no assistente. É recomendável customizar quais comandos de manutenção do DB2 são gerados.
  6. Revise os comandos regenerados
  7. Clique em Executar para iniciar o assistente Implementar Comandos de Mudança.
  8. Revise os comandos de mudança e clique em Concluir para implementar as mudanças no catálogo do banco de dados real.

Resultados

As mudanças foram migradas de um ambiente de banco de dados para outro sem mover os dados nesses objetos.

Feedback