Visão Geral da Migração de Mudanças de um Ambiente de Banco de Dados em outro

Como administrador de banco de dados, você precisa frequentemente migrar as mudanças que foram feitas em um ambiente de banco de dados para outro. Por exemplo, pode ser necessário promover mudanças que foram feitas em um grande banco de dados de desenvolvimento no banco de dados de teste formal.
A tabela a seguir mostra o processo de migração de mudanças de um ambiente de banco de dados para outro.
Figura 1. O Processo da Migração de Mudanças de um Ambiente de Banco de Dados para outro
O DBA examina o banco de dados de Desenvolvimento para determinar como ele difere do banco de dados de Teste. O DBA, em seguida, aplica as mudanças que foram encontradas no banco de dados de Teste.

A tarefa de migração de mudanças requer que sejam determinas as diferenças entre os dois ambientes de banco de dados e que sejam alterados somente os objetos que estão diferentes. m alguns casos, determinar as diferenças pode ser fácil, como quando apenas uma tabela foi incluída. Em outros casos, determinar as diferenças pode ser mais complexo, como quando numerosas mudanças foram feitas em múltiplas tabelas, tabelas foram incluídas ou descartadas, chaves primárias ou estrangeiras foram alteradas etc.

É possível usar abordagens diferentes para migrar as mudanças de um banco de dados para outro:
Método copiar e colar
Use o método copiar e colar quando as diferenças já foram identificadas, quando estiver certo de que essas mudanças são as que deseja migrar e quando não houver necessidade de analisar as diferenças de forma detalhada. Quando você usa o método copiar e colar, o Editor de Comparação não é exibido. Em vez disso, quando você copia e cola um objeto de um banco de dados em outro no Explorer de Administração ou na Lista de Objetos, o Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças é exibido e as mudanças são imediatamente migradas para o banco de dados que deseja alterar.
Importante: O método copiar e colar é o único método que suporta a cópia de objetos e dados de um esquema para outro no mesmo banco de dados.
Nota: O método copiar e colar é também o único método que permite especificar se deseja copiar também os objetos que são necessários para os objetos selecionados. Por padrão, os outros métodos de cópia copiam também os objetos necessários. Por exemplo, vamos supor que a Tabela A dependa da Tabela B e que a Tabela B dependa da Tabela C. Quando você copia a Tabela A e seleciona a caixa de opção Copiar objetos necessários, a Tabela B também é copiada, mas a Tabela C não.
Método arrastar e soltar
Use o método arrastar e soltar quando as diferenças já foram identificadas, quando estiver certo de que essas mudanças são as que deseja migrar e quando não houver necessidade de analisar as diferenças de forma detalhada. Com o método arrastar e soltar, os dados não são preservados. Por exemplo, se migrar uma tabela de um banco de dados para outro, os dados na tabela não são preservados quando a tabela é migrada.
Método de comparação (Editor de Comparação)
Usar a abordagem de comparação é recomendado quando as mudanças são complexas e é necessário determinar cuidadosamente as diferenças entre os dois ambientes do banco de dados. Com a abordagem de comparação, o Editor de Comparação é exibido. Um modelo de banco de dados que tem as mudanças que deseja migrar para outro banco de dados é mostrado no lado esquerdo do editor. Um modelo do banco de dados para o qual deseja migrar as mudanças é mostrado no lado direito do editor. É possível fazer uma pesquisa detalhada nas mudanças e selecionar somente as mudanças que deseja aplicar.
Importante: É necessário usar a abordagem de comparação se a origem das mudanças e um modelo físico de dados ou um arquivo de script DDL e não uma conexão com o banco de dados.

Com qualquer uma dessas abordagens, os objetos a ser alterados são exibidos no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, onde é possível, então, gerar, customizar e, por fim, executar os comandos para fazer as mudanças reais no banco de dados.


Feedback