Podem ocorrer alguns problemas e questões durante o uso do Administrador de Banco de Dados Optim.
- Descobrindo o nome da ocorrência do DB2
- Os comandos de mudança que requerem o IBM® Data
Server Client irão solicitar o nome da ocorrência doDB2. O Administrador de Banco de Dados Optim irá detectar o nome da ocorrência a partir da conexão. Em sistemas Windows,
o nome da ocorrência é, normalmente, DB2. Em sistemas UNIX,
o nome da ocorrência é, normalmente, o ID com o qual o DB2 foi
instalado. Por exemplo, db2inst95. Os ambientes de instalação
podem variar.
- Encaminhamento de engenharia
- Quando você encaminha a engenharia de mudanças, certifique-se de verificar o DDL para ver se há objetos que são derivados de outros objetos, como visualizações, tabelas de consulta materializada e aliases, para garantir que os objetos dependentes corretos estão resolvidos. O DB2 armazena os enunciados CREATE para alguns objetos derivados no catálogo, exatamente como eles foram especificados. Se o criador desses enunciados não especificou completamente os nomes do esquema, o login atual é presumido. O enunciado CREATE pode falhar se o login atual for diferente durante o processo de encaminhamento de engenharia. Para resolver esse problema, use o mesmo ID do criador quando alterar os objetos, especifique completamente os objetos dependentes no DDL ou inclua a sintaxe SET
CURRENT SCHEMA antes do comando.
Por exemplo, se você gerar um comando CREATE VIEW como CREATE VIEW MYSCHEMA.VIEW
AS SELECT * FROM MYTABLE; e o MYTABLE atualmente pertencer a um esquema chamado DB2, então, quando o comando for implementado, o DB2 procura pelo MYTABLE com o nome de login atual. Você pode obter um erro que diz que o loginname.MYTABLE
não está definido. Se você incluir um enunciado SET CURRENT SCHEMA=DB2 antes da sintaxe CREATE VIEW MYSCHEMA.VIEW AS SELECT * FROM MYTABLE, então, todos os objetos de referência serão resolvidos corretamente.
Quando o
Administrador de Banco de Dados Optim estiver calculando a ordem correta para os enunciados CREATE dos objetos derivados que contêm nomes de outros objetos derivados sem nomes de esquema completamente qualificados, é possível que o
Administrador de Banco de Dados Optim coloque esses enunciados em uma ordem incorreta. Para corrigir esse problema, você pode precisar:
- Garantir que o login que é usado para gerar os comandos de mudança é o mesmo que o login que foi usado para criar os objetos do banco de dados.
- Abra os comandos gerados no Editor SQL e
XQuery e coloque os enunciados na ordem correta.
- Testando a conectividade do servidor
- É possível testar a conectividade do servidor pela criação de uma conexão com o banco de dados na visualização Explorer de Administração.
- Validação de modelo
- Se o Administrador de Banco de Dados Optim detectar um erro no modelo de dados físicos, o erro será registrado na visualização
Problemas. Se a visualização Problemas não estiver visível, abra-a no menu principal selecionando . Também é possível abri-la digitando Alt+shift+Q,X no teclado. Clique duas vezes no problema para visualizar mais detalhes.
- Validação do script de gerenciamento de mudanças
- Se o Administrador de Banco de Dados Optim detectar um erro no script do gerenciamento de mudanças, o erro será registrado na visualização
Problemas. Se a visualização Problemas não estiver visível, abra-a no menu principal selecionando . Também é possível abri-la digitando Alt+shift+Q,X no teclado. Clique duas vezes no problema para visualizar mais detalhes.
- Validação do comando de mudança
- Se o Administrador de Banco de Dados Optim detectar um erro nos comandos de mudança na seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças,
o erro será registrado na visualização Log de Erros. Se a visualização Log de Erros não estiver visível, abra-a no menu principal selecionando . Também é possível abri-la digitando Alt+shift+Q,L no teclado. Clique duas vezes no erro para visualizar mais detalhes.
- Excluindo recursos no Data Project Explorer
- Às vezes, é possível ver recursos mesmo depois de tê-los excluídos no
Data Project Explorer. Talvez seja necessário fechar e abrir o editor para atualizá-lo. O editor pode ser aberto a partir do menu principal
selecionando .
- Falta de espaço de tela ao usar o Editor de Comparação
- O Editor de Comparação pode tomar uma boa quantidade de espaço. Para maximizar o Editor de Comparação, clique duas vezes na guia do edito aberto. Em sistemasWindows, o atalho de teclas é Alt+-,X.
- Descoberta de objetos de dados
- Se você sabe em qual modelo de dados físicos o objeto de dados está localizado, abra o modelo em questão no Editor de Modelo de Dados. Nesse editor, é possível digitar texto no campo de filtros para filtrar a lista e rapidamente ir até um objeto, use Localizar (Ctrl+F) para localizar um objeto ou faça uma pesquisa detalhada para localizar um objeto. Se você não sabe em qual modelo o objeto está, use Procurar (Ctrl+H). Os resultados serão exibidos na visualização Procurar. Clique duas vezes no objeto para abri-lo em um editor.
- O assistente de execução do SQL depende da extensão
- Os arquivos de script SQL na pasta Scripts SQL devem ter uma extensão de arquivo de sql ou ddl.
Os arquivos de script também podem conter alguns comandos e utilitários do DB2. As ações diferentes para o assistente de Execução do SQL dependem da extensão. A tentativa de executar comandos e utilitários do DB2 a partir de um arquivo de script com uma extensão diferente de sql ou ddlpode
causar erros.
- Implementando comandos de descarregamento e recarregamento
- Se um erro ocorrer quando os comandos de descarregamento e recarregamento forem implementados, o código SQL é sempre -22220. Esse código significa que o IBM Data
Server Client encontrou um erro no script. A razão exata para o erro
é especificada pelo código do erro. Os códigos de erros aparecerão na visualização de saída de dados. A descrição detalhada para um erro em particular pode ser encontrada no manual de Referência de Mensagem do DB2.
Erros do comando de Recarregamento- Código de erro 3088
- A coluna de origem que foi especificada para ser carregada no nome da coluna do banco de dados não é compatível com a coluna do banco de dados, mas a coluna do banco de dados não é anulável.
Tabela de origem tblA: col1 int, col2 int, col3 varchar(5), col4
num(6, 2)
Tabela de destino ( tabela sendo carregada) tblB: col2 int, col3 varchar(5),
col4 num(6, 2) diferente de zero.
Se você selecionou todas as linhas durante o descarregamento, então, devido a uma incompatibilidade de tipo de dados, os valores VARCHAR não serão inseridos na col4 da tabela de destino durante a recarga. Corrija esse problema das seguintes maneiras:
- Edite o arquivo de dados.
- Use o assistente Customizar Preservação de Dados para selecionar as últimas três colunas de tblA, no enunciado de descarregamento. Use o assistente para incluir funções de coluna conforme o necessário.
- Código de erro 3124
- O valor do campo na linha "2" e coluna "3" não pode ser convertido em um valor PACKED DECIMAL, mas a coluna de destino não é anulável.
A linha não foi carregada.
- Código de erro 3196
- O arquivo de entrada não foi encontrado. Se o arquivo de dados estiver localizado em uma máquina remota em que o comando de descarregamento foi executado, então, é necessário emitir o comando de descarregamento novamente a partir do Data Project Explorer. Certifique-se de que
os arquivos de dados foram transferidos para a máquina em que o comando de descarregamento é executado, em seguida, selecione o arquivo do comando de descarregamento, por exemplo, xxx_import.chx,
no Data Project Explorer, clique com o botão direito e selecione Executar
SQL para concluir o recarregamento.
erros do comando descarregamento- Código de erro 3025
- Um parâmetro que especifica um nome de arquivo ou caminho não é válido. Tendo em vista que os comandos de descarregamento e recarregamento têm maior probabilidade de ser executado em sistemas remotos, o Administrador de Banco de Dados Optim não verifica se o caminho especificado existe. Para evitar a perda de dados, certifique-se de que o caminho é válido. Você pode também executar os comandos de descarregamento no explorador de projetos antes de implementar os scripts.
- Código de erro 3304
- A tabela não existe. Os comandos de descarregamento devem ser emitidos antes das tabelas serem descartadas. A ordem dos comandos precisa ser verificada na seção de Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças antes da implementação dos scripts. O tipo de arquivo de dados padrão é DEL (ASCII Delimitado, para troca com vários gerenciadores de banco de dados e gerenciadores de arquivo).
É possível alterar o tipo de arquivo para IXF, se necessário.
Se o código de erro não estiver na visualização de saída de dados, é possível localizar o código no arquivo de log de notificação da Administração (db2dasdiag.log). Para obter mais informações, como o local desse arquivo, consulte o Centro de Informações do DB2.
- Mapeamento de tabelas de descarregamento e descarregamento durante a migração de dados
- A ação de clique duplo não funciona corretamente em sistemas Linux.
É possível usar o acesso de tecla rápida para editar as entradas de preservação, em vez disso. Digite 'e' ou edite Shift-F10 para editar a entrada selecionada.
Essa ação de edição coloca o foco sobre o editor de célula da primeira coluna (por exemplo, Comandos de Exportação). Pressionar a tecla "Enter" move o foco para o editor de célula da segunda coluna (Comando de recarregamento).
- A implementação dos comandos de mudança falha devido ao número máximo de pedidos de bloqueio
- Se você receber um código de erro SQL0912N enquanto estiver implementando os comandos de mudança, você pode resolver o problema da seguinte maneira:
- Comprometer-se com mais frequência
- Aumentar o tamanho do seu bloqueio
Importante: Parar e reiniciar o DB2 antes de
implementar seus comandos de mudança. Se você não reiniciar o DB2, você pode receber ainda
o erro SQL0912N.
- A implementação dos comandos de mudança falha porque há muitas conexões ativas com o
banco de dados
- O DB2 limita o número das conexões com o banco de dados
que podem estar ativas ao mesmo tempo. O parâmetro de configuração do gerenciador do banco de dados NUMDB determina o número máximo, que é 8 por padrão.
Depois de atingir o número máximo de conexões no Data
Source Explorer, não será possível criar uma nova conexão.
Portanto, quando tentar implementar seus comandos de mudança, eles podem
falhar. A mensagem de erro do DB2 é "erro no arquivo de script".
Esse erro é causado quando há muitas conexões com o DB2. Exclua uma das conexões que não é usada ou menos usada do Data
Source Explorer ou considere aumentar o tamanho do NUMDB.
- O Explorer de Administração e a Lista de Objetos não refletem automaticamente as mudanças do banco de dados
- As mudanças do banco de dados que não são feitas pelo uso do Editor de Objeto de Dados ou pelo Editor de Script de Gerenciamento de Mudança (realizadas fora do produto) não são automaticamente refletidas no Explorer de Administração e na Lista de
Objetos. Para ver as atualizações, é necessário atualizar a conexão do banco de dados ou atualizar qualquer uma das pastas de tipo de objetos no banco de dados no Explorer de Administração.
- Desligue a migração da chave automática
- A migração da chave está ligada por padrão. Se as colunas estão sendo incluídas nas tabelas-pai, quando você adicionar uma nova chave estrangeira, desligue a migração da chave automática para eliminar esse comportamento. Para desligar a migração da chave automática,
conclua as etapas a seguir:
- No menu principal, clique em .
- Detalhe o Gerenciamento de Dados e expanda a Migração da Chave.
- Clique duas vezes em Ligar Inclusão.
- Limpe a caixa de opção Migrar chave automaticamente, clique em Aplicar e, então, clique em OK.
- Falta de compatibilidade com versões anteriores para scripts de gerenciamento de mudanças
- Os scripts de comando de mudança que são criados ou editados no Editor de Script de Gerenciamento de
Mudança no Administrador de Banco de Dados Optim V2.2.3
não são compatíveis com as versões anteriores do Administrador de Banco de Dados Optim.
- Suporte dos projetos e scripts de gerenciamento de mudança criados em versões anteriores do Administrador de Banco de Dados Optim
- Somente projetos de design de dados e scripts de comandos de mudança criados no Administrador de Banco de Dados Optim V2.2.1
ou releases mais recentes são compatíveis com o Administrador de Banco de Dados Optim V2.2.3. O Administrador de Banco de Dados Optim V2.2.3 converte os arquivos no projeto para novo formato que é usado.
Quaisquer erros que ocorram durante a conversão são exibidos. Você é consultado sobre continuar com a conversão ou cancelá-la. Se você optar por continuar com a conversão, os objetos que estão causando os problemas são ignorados e somente os objetos válidos são retidos.
- O Explorer de Administração não abre quando está sendo usada uma área de trabalho que foi criada em versões anteriores do Administrador de Banco de Dados Optim
- O Administrador de Banco de Dados Optim V2.2.3
suporta as áreas de trabalho criadas em releases anteriores do Administrador de Banco de Dados Optim.
Entretanto, a primeira vez que você usar a área de trabalho que foi criada em um release anterior, o Explorer de Administração não
abrirá. Para abrir o Explorer de Administração,
no menu principal, clique em . Se não for possível ver o Explorer de Administração na lista, clique em Outro, expanda Dados,
selecione Explorer de Administração e clique em OK.
O Explore de Administração é aberto. Quando você usar essa área de trabalho novamente, o Explorer de Administração será exibido.
- Os comandos não estão em execução quando a autenticação do Kerberos é usada.
- Quando o protocolo Secure Shell (SSH) é usado para acessar servidores de bancos de dados remotos, o protocolo depende das bibliotecas RSE e RXA subjacentes.
Nenhuma dessas bibliotecas suporta a autenticação do Kerberos.
As operações a seguir não são suportadas no
Administrador de Banco de Dados Optim, se você estiver usando a autenticação do Kerberos:
- Ativar
- Incluir partição de banco de dados
- Fazer backup de banco de dados
- Catalogar
- Criar banco de dados
- db2set
- Descartar banco de dados
- Descartar número de partição de banco de dados
- Exportar
- Forçar
- Obter
- Obter instância
- Configuração HADR
- Importar
- Carregamento
- Modo Quiesce
- Religar
- Recuperar
- Reorganizar
- Reiniciar
- Restaurar
- Rollforward
- Dados estatísticos de execução
- Configurar cliente
- Iniciar instância
- Parar instância
- Parar rollforward
- Fora do modo Quiesce
- Atualizar
- Atualizar opções