Comandos para Manutenção do DB2 e dos Dados

A preservação de dados permite que você controle como os dados aparecem no banco de dados de destino quando você altera os metadados ou a estrutura de dados ou quando você migra dados de uma tabela para outra.

O Administrador de Banco de Dados Optim suporta alterações estendidas. As alterações estendidas são necessárias quando um enunciado ALTER não pode ser usado para implementar a mudança mais facilmente. Uma alteração estendida salva e preserva os dados da tabela, descarta e cria a tabela novamente e, finalmente, recarrega os dados. Além disso, os dados devem também ser salvos e preservados quando você migra dados de uma tabela para outra.

Quando você clica no link Comandos de Visualização no Editor de Script de Gerenciamento de Mudança, o Administrador de Banco de Dados Optim gera os comandos para as mudanças. O produto também gera automaticamente os comandos de descarregamento e recarregamento quando detecta que os dados devem ser preservados. Os comandos de manutenção do DB2 também são automaticamente gerados. Você pode então clicar em Opções de Dados para iniciar o assistente Customizar Preservação de Dados, se deseja modificar os comandos. O assistente guia você pelo processo de modificação dos métodos de descarregamento e recarregamento que serão usados, modificando os comandos de descarregamento e os comandos de recarregamento e alterando quais comandos de manutenção do DB2 são gerados.

A preservação de dados é útil nas seguintes situações:
Quando você descarta uma tabela
Quando você descarta uma tabela, é recomendável armazenar os dados da tabela em um arquivo para uso futuro, especialmente, se for necessário que você desfaça as mudanças.
Quando você cria uma tabela
Quando você cria uma tabela, é interessante que você preencha a tabela com dados de outra tabela. Você pode migrar os dados para a tabela pelo uso da ação Migrar Dados no item Gerenciamento de Mudança do menu principal. Você pode, então, customizar os dados que deseja carregar clicando em Opções de Dados na seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudança. O assistente Customizar Preservação de Dados é aberto. O assistente guia você pelo processo de mapeamento dos dados que deseja descarregar em uma tabela e carregar em outra.
Dica: Para preencher uma nova tabela com os dados de um arquivo, é possível usar o utilitário LOAD ou IMPORT. Na Lista de Objetos, clique com o botão direito na nova tabela e selecione a ação adequada no menu.
Quando você executa uma mudança destrutiva
Quando você executa uma mudança que requer que uma tabela seja descartada e, em seguida, criada novamente, é necessário descarregar os dados naquela tabela e, então, recarregá-los.
Quando você migra dados de uma tabela para outra
Quando você migra dados, é necessário descarregar os dados da tabela de origem e, então, recarregá-los na tabela de destino.

Na página Descarregar e Recarregar Informações do assistente Customizar Preservação de Dados, é possível executar várias ações. Você pode selecionar uma tabela e selecionar a caixa de opção Alterar consulta para customizar o comando de descarregamento para a tabela. Da mesma maneira, você pode selecionar a caixa de opção Alterar mapeamento para customizar o comando de recarregamento. São exibidas páginas adicionais do assistente que ajudam você a customizar os comandos de descarregamento e recarregamento. Customizar os comandos de mudança de preservação de dados é necessário para implementar corretamente determinadas mudanças.

Restrição: Quando você gera comandos de mudança, as entradas de preservação de dados padrão são sempre regeneradas. Os comandos de preservação de dados gerados anteriormente não são trazidos como parte da re-execução do assistente Customizar Preservação de Dados.

Métodos de Comando de Recarregamento e Descarregamento

O Administrador de Banco de Dados Optim suporta métodos diferentes para descarregar e recarregar dados. Você pode escolher e customizar o método que é usado para as operações descarregar e recarregar na página Especificar Informações de Descarregamento e Recarregamento de Dados do assistente Customizar Preservação de Dados.

O tipo de método de comando de descarregamento que você escolhe determina se a preservação de dados é interna ou externa, conforme mostrado na seguinte tabela:
Tabela 1. Tipo de Preservação de Dados e Métodos de Descarregamento Suportados
Descarregar provedor Tipo de preservação
EXPORT para formato de dados DEL Externa
Formato de dados EXPORT IXF Externa
High Performance Unload (comandos de descarrega HPU DB2) Externa
Provedor de preservação interna de dados Interna
Provedor de cursor de preservação interna de dados Interna

Com a preservação externa de dados, os dados são salvos em arquivos externos. Os dados são descarregados em arquivos externos com os comandos de Exportação ou HPU doDB2. Os dados são recarregados de arquivos externos com comandos de Importação e de Carregamento dependendo do método de comando que você escolher. Quando você estiver migrando dados de uma tabela para outra, será necessário usar a preservação externa de dados porque os dados devem ser salvos em um arquivo externo.

Com a preservação interna de dados, os dados são salvos internamente no banco de dados. Quando uma tabela é alterada, a tabela no banco de dados é renomeada para criar uma tabele sombra. Depois que a tabela é criada novamente, os dados são movidos da tabela sombra para a tabela recriada e alterada. Os dados são movidos com enunciados INSERT ou pelo uso de um carregamento a partir do cursor, dependendo do método de comando de descarregamento que foi selecionado.

Por padrão, as tabelas sombras são renomeadas com um prefixo 'SHAD_'. Se uma tabela com esse nome existir, tal tabela é descartada antes da criação da tabela sombra. É possível customizar as opções para os métodos interno e externo para especificar que um prefixo diferente seja usado ou para criar a tabela sombra com um prefixo diferente, se uma tabela com o mesmo nome já existir.

A preservação interna de dados pode ser mais rápida do que a preservação externa porque o E/S para os arquivos não é necessário. Entretanto, certifique-se de ter o espaço adequado no banco de dados ao usar a preservação interna de dados.

Requisito: Para especificar o High Performance Unload como método de descarregamento, o DB2 High Performance Unload (HPU) para Multiplataformas ou o DB2 High Performance Unload (HPU) para Grupos de Trabalho deve estar instalado. Do contrário, os comandos de descarregamento gerados irão falhar. Esses produtos são precificados separadamente e separadamente instalados.

Quando os dados forem recarregados em uma tabela que tem um acionador, o acionador é ativado somente se os dados forem recarregados com os comandos de Importação ou a partir de um arquivo de dados com enunciados INSERT. O acionador não é ativado quando os dados são recarregados com comandos de Carregamento ou a partir de um arquivo de dados que usa um carregamento a partir do cursor porque o utilitário de Carregamento não impinge as regras de negócios que estão associadas ao acionador. Se você não deseja que os acionadores sejam ativados, use comandos de Carregamento (ou o carregamento do cursor) ou modifique os comandos de mudança gerados para que todos os acionadores sejam criados depois que os dados forem carregados.

Importante: Se você escolher um método de recarregamento que ativa os acionadores, verifique o arquivo de comandos de mudança para verificar a ordem em que os dados foram recarregados. O Administrador de Banco de Dados Optim não recarrega automaticamente os dados de maneira que ative os acionadores como você pretende

Técnicas Avançadas de Preservação de Dados

Dentre as técnicas avançadas de preservação de dados estão:

Descarta colunas
Descartar as colunas pode ser facilmente gerenciado pela customização dos comandos de descarregamento e recarregamento gerados. É possível alterar os comandos para garantir que os dados nas colunas descartadas sejam preservados. Você pode também customizar o comando de recarregamento para garantir que as colunas descarregadas sejam mapeadas nas colunas recarregadas adequadamente.
Incluir colunas NOT NULL
Incluir colunas NOT NULL é simples para colunas que têm valor padrão. Se uma coluna não tem um valor padrão, customize a cláusula SELECT no comando de descarregamento na página Customizar Comandos de Descarregamento do assistente Customizar Preservação de Dados.
Usar a função Cast Automático
Se os tipos de dados das colunas de descarregamento e recarregamento estão incompatíveis, você pode usar a função Cast Automático para resolver a incompatibilidade. Quando você seleciona Cast Automático na página Descarregar e Recarregar Informações ou na página Customizar Comandos de Descarregamento do assistente Customizar Preservação de Dados, o Administrador de Banco de Dados Optim automaticamente inclui uma função de coluna CAST na cláusula SELECT do enunciado de exportação ou descarregamento. Você pode selecionar Consulta Padrão para reverter para a cláusula SELECT padrão.
Restrição: Qualquer mudança adicional que você faça na cláusula SELECT é perdida quando você seleciona as opções Cast Automático ou Consulta Padrão.

Comandos de Manutenção do DB2 Suportados

Durante o processo de gerenciamento de mudanças, pacotes específicos do banco de dados podem se tornar inoperantes e as estatísticas podem ser tornar inexatas. Por exemplo, o DB2 marca os pacotes como inválidos ou inoperantes quando você descarta objetos. Você precisa emitir os comandos de religação para recriar os pacotes de acordo com as estatísticas mais atuais. Dentre os comandos de manutenção do DB2 estão:
Comandos de dados estatísticos de execução
Regenerar as estatísticas é importante depois que um banco de dados é alterado ou depois que dados são carregados nas tabelas.
Reorganizar comandos
Você deve reorganizar todos os índices quando a tabela for alterada. Você deve também reorganizar todas as tabelas e índices quando um espaço de tabela for alterado. O Administrador de Banco de Dados Optim emitirá comandos REORG TABLE por padrão quando estiver encaminhando a engenharia de um modelo, a não ser que você limpe a opção na página Comandos de Manutenção do assistente Customizar Preservação de Dados. O Administrador de Banco de Dados Optim também irá gerar automaticamente comandos de dados estatísticos de execução para atualizar as estatísticas depois que uma tabela for reorganizada. Você deve também religar todos os seus pacotes de aplicativo para utilização dos dados reorganizados.

Para mais informações sobre o impacto dos comandos de reorganização, consulte DB2 Referência de Comando.

Religar comandos
É necessário religar os pacotes se seus comandos de mudança contêm os seguintes enunciados DROP:
  • TABLE
  • TRIGGER
  • MQT
  • UDF
  • VIEW
  • ALIAS
  • INDEX
  • STRUCTURE TYPE

Se estiver fazendo várias mudanças, você deve religar seus pacotes para melhorar o desempenho. O Administrador de Banco de Dados Optim gera os comandos de religação para os pacotes que são afetados pelas mudanças definidas no script de gerenciamento de mudanças.

Comandos de limpeza de cache de pacotes
Depois que as estatísticas forem atualizadas, limpe o cache do pacote para que as instruções SQL dinâmicas usem as estatísticas atualizadas, o que irá melhorar o desempenho.

Feedback