Visão Geral do Produto e da Arquitetura

O IBM Rational Insight (Rational Insight) ajuda-o a obter métricas consistentes a partir da organização e de conjuntos de ferramentas para medir de forma objetiva o status e o progresso. Ele implementa medidas, relatórios e painéis padrão para fornecer um insight preciso de sistemas e entrega de software. Ele ajuda a seguir uma abordagem sistemática para melhorar os negócios de forma incremental, identificar objetivos de negócios de alta prioridade e práticas de entrega de software para abordar estes objetivos, e medir a adoção da prática e os resultados de negócios.

O Rational Insight mede e relata de forma automática e objetiva o progresso e status do programa, do projeto e do nível de equipe em relação aos objetos de negócios predefinidos. A orientação de medida é obtida de práticas implementadas, de requisitos regulamentares e de boas práticas. O servidor de Relatório Corporativo do Rational Insight fornece uma extensa biblioteca de elementos de relatório e de painel para planejamento e previsão.

O Rational Insight permite a uma organização:

  • Obter um insight do desempenho e do funcionamento do projeto de software por meio de um relatório objetivo e consistente
  • Gerenciar e moderar riscos de desenvolvimento de software, reduzir o prazo de lançamento no mercado e melhorar a qualidade do produto
  • Controlar custos do projeto de software e melhorar eficiências de desenvolvimento global
  • Aplicar controle e obter conformidade em um ambiente global em mudança

Arquitetura

O Rational Insight alavanca a arquitetura da Web para extrair dados de sistemas distribuídos e gerar relatórios ativos e históricos de vários produtos. Ele suporta a recuperação de dados de origens usando a arquitetura REST ou o acesso ao banco de dados direto. Estes dados podem ser representados por meio de painéis e relatórios customizados.

O Rational Insight contém os seguintes componentes principais:

O Data Manager executa as principais funções de extract, transform, and load (ETL) do Rational Insight. Ele interage com várias origens de dados e extrai dados delas. A Configuração de dados XML converte dados em formato XML para formato tabular. Ela define o mapeamento entre os arquivos de origem XML e as tabelas de destino. Com base neste mapeamento, o driver ODBC XML converte os dados XML em formato relacional.

O componente RIDW é um banco de dados que armazena informações de uma organização em armazéns de dados operacionais normalizados e em data marts dimensionais. O RIDW pode ser hospedado no IBM DB2, Oracle ou SQL Server. O RIDW possui um esquema aberto. Qualquer ferramenta de business intelligence pode acessar o RIDW para gerar relatórios de negócios. Eles também podem usar os Serviços de Dados, se o servidor de relatório que hospeda as ferramentas de negócios suportar uma arquitetura REST.

O Framework Manager é uma ferramenta de modelagem de metadados com a qual e possível manipular a geração de consultas. Um modelo de metadados é uma coleta de metadados que inclui informações físicas e de negócios para uma ou mais origens de dados.

O Servidor de relatório do Rational Insight é uma instância do Cognos BI Server. O Cognos BI Server é um conjunto integrado de business intelligence que fornece uma grande variedade de funções para ajudá-lo a entender os dados de sua organização. Os componentes do Cognos BI Server são: Report Studio, Query Studio, Cognos Connection e Cognos Administration.

O Rational Insight fornece catálogos de ETL de amostra e modelos de metadados para os seguintes produtos:
  • Produtos IBM Rational, tais como, Rational ClearQuest, Rational ClearCase, Rational RequisitePro, Rational Team Concert, Rational Quality Manager e Rational TestManager
  • Microsoft Project
  • RIDW
O Rational Insight pode suportar qualquer origem de dados que fornece serviços REST para acessar dados.

A arquitetura de alto nível da solução do Rational Insight é mostrada graficamente na figura a seguir.

A figura mostra dados do produto sendo originados por meio da arquitetura da Web aberta a partir de ferramentas de gerenciamento de software distintas, tais como, Rational ClearQuest, Rational ClearCase, Rational RequisitePro, Microsoft Project e outros. Os dados do produto são mostrados para passarem por um processo ETL e serem armazenados como tabelas relacionais em um armazém de dados. Os dados no armazém de dados são descritos como dados otimizados para consultas e ativados para correlações de vários produtos e para tendência. O armazém de dados é mostrado para ser acessado pela ferramenta business intelligence do IBM Cognos por meio de drivers JDBC e ODBC e por meio de um método GET de REST. A ferramenta business intelligence é mostrada como hospedada em um servidor de aplicativos, acessível por meio de um portal da Web que possui uma exibição de único ponto para relatórios e capturas instantâneas descritos como métricas de boas práticas de incorporação usadas por gerentes, gerentes de release, líderes de desenvolvimento e outros.

Nota: O Rational Quality Manager também é acessado por meio de REST. O serviço REST fornecido pelo Rational Quality Manager é nativo para o produto.
Em um ciclo de vida de desenvolvimento de software típico, o gerenciamento de dados é necessário nas seguintes áreas:
  • Requisitos
  • Arquitetura
  • Processo e portfólio
  • Qualidade
  • Mudança e release
Uma ferramenta diferente pode ser usada para cada área para armazenar, gerenciar e analisar dados. As ferramentas de análise de dados podem ser implementadas em sistemas distribuídos e ser acessadas e usadas por equipes distribuídas geograficamente com diferentes níveis de responsabilidade. O Rational Insight usa a arquitetura da Web aberta para extrair dados dessas origens diferentes. Cada origem de dados é identificada como um recurso por meio de uma URL exclusiva. O método GET de REST é usado para extrair os dados e representá-los em formatos, tais como, XML ou Scalable Vector Graphics (SVG). A arquitetura da Web aberta permite que o Rational Insight extraia dados de qualquer origem de dados e não apenas de produtos IBM Rational.
O Rational Insight suporta dois tipos de relatórios.
  • Relatórios ativos: Os relatórios ativos usam dados de sistemas de origem e de armazéns de dados operacionais.
  • Relatórios históricos: Estes relatórios usam dados históricos retirados de data marts para identificar tendências e agregar informações.
É possível usar os recursos ETL do Rational Insight para extrair dados por meio da interface GET de REST ou de acesso ao banco de dados direito, transformar os dados por meio das regras de negócios codificadas e carregar os dados transformados em um data mart conformado. Durante este processo, os dados operacionais são recuperados de uma origem do produto, como um recurso XML, mapeados para tabelas de dados relacionais e normalizados no armazém de dados.

O servidor de Relatório Corporativo do Rational Insight fornece uma matriz abrangente de funções de business intelligence em um produto, em uma única arquitetura comprovada, incluindo recursos mais fluentes de relatório e painel.