Criando uma tabela de mapeamento de dados

É possível associar um único recurso a mais de uma tabela de mapeamento de dados onde cada tabela de mapeamento de dados possui apenas alguns dos atributos de um recurso. Com essas associações, você pode obter uma visualização específica do recurso. Uma tabela de mapeamento de dados é vinculada a uma tabela de mapeamento de dados para que o mapeamento de elementos XML para uma tabela relacional possa ser acessado.

Antes de Iniciar
Pré-requisito: Uma tabela de mapeamento de dados deve estar associada a um recurso. Certifique-se de que haja recursos aos quais seja possível vincular a nova tabela de mapeamento de dados.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Para criar uma nova tabela de mapeamento de dados:
  1. Clique em Arquivo > Novo > Tabela de Mapeamento de Dados.
  2. Especifique um nome e descrição e clique em Avançar. O nome não pode conter espaços ou caracteres especiais e deve ser exclusivo no grupo de recursos ao qual o recurso pertence. A descrição é opcional.
  3. Selecione os nós XML que você deseja usar para definir o XPath para as colunas na tabela de mapeamento de dados. Um nó XML pode ser associado a apenas uma coluna da tabela de mapeamento de dados.
    Nota: É possível criar colunas da tabela sem nenhum XPath associado. Quando uma coluna não tem um XPath associado, ela não está ligada a uma origem de dados específica. Um modelo de mapeamento de dados com tais colunas pode ser reutilizado para qualquer origem de dados XML genérica.
  4. Se o recurso do contêiner não tiver um esquema, especifique os XPaths dos nós selecionados.
    Nota: É possível criar colunas da tabela válidas sem especificar um XPath.
  5. Clique em Próximo.
  6. Crie um modelo para a tabela de mapeamento de dados:
    • Se desejar basear sua tabela de mapeamento de dados em outro modelo que possa ser modificado e desejar inicializar o modelo com as definições de coluna do modelo selecionado, selecione Criar um novo modelo baseado em um modelo existente.
    • Se desejar reutilizar outro modelo, selecione Escolher um modelo existente.
    • Se desejar criar um modelo, selecione Criar Novo Modelo.
    Se não houver modelos nos quais seja possível basear sua nova tabela de mapeamento de dados, as opções Criar um novo modelo baseado em um modelo existente e Escolher um modelo existente não estarão disponíveis. Se o contêiner de recursos para a tabela de mapeamento de dados não tiver um esquema, será possível selecionar apenas Criar Novo Modelo.
    Nota: Ignore a próxima etapa se você não escolheu a opção Criar Novo Modelo.
  7. Especifique um nome e descrição. O nome não pode conter nenhum caractere especial e deve ser exclusivo dentro de um arquivo de configuração de dados XML. A descrição é opcional.
  8. Defina o mapeamento entre os nós XML e a tabela relacional:
    • Se o recurso estiver associado a um esquema XML, para cada coluna da tabela, selecione um nó extraível do esquema XML e clique em Criar. O XPath e as propriedades das colunas da tabela são definidos automaticamente. É possível alterar qualquer um destes valores.
    • Se o recurso não estiver associado a um esquema XML:
      1. Para cada coluna da tabela, selecione um nó extraível do esquema XML e clique em Criar.
      2. Especifique o XPath.
        Nota: É possível criar colunas da tabela sem nenhum XPath associado. Colunas sem um XPath são colunas válidas e, porque não estão associadas a uma origem de dados específica, são genéricas por natureza. Se o modelo de tabela contém tais colunas, ele pode ser reutilizado para qualquer origem de dados XML.
      3. Especifique o nome das colunas da tabela. O nome de uma coluna não pode conter nenhum dos caracteres especiais e espaços e deve ser exclusivo em um modelo.
      4. É possível modificar os seguintes elementos: Tipo, Comprimento, Precisão, Escala, Anulável e Chave Primária.
  9. Clique em Concluir.
Informações relacionadas
Tabelas de Dados