Entidades do Framework Manager

Esta seção descreve algumas entidades do Framework Manager.

Assuntos de Consulta

Ao usar o Framework Manager, você trabalha em um projeto que contém vários objetos. Um projeto contém um modelo, espaços de nomes, pacotes, origens de dados e informações relacionadas para manter e compartilhar informações de modelos. Um único projeto pode expandir várias origens de dados. O projeto (arquivo .cpf) e seus arquivos associados (definidos em um arquivo .xml) estão contidos em uma pasta do projeto.

Um assunto de consulta é um conjunto de itens de consulta relacionados. Na maioria dos casos, os assuntos de consulta correspondem a tabelas. São usados os seguintes tipos de assuntos de consulta:

Origem de dados

Os assuntos de consulta de origem de dados representam tabelas e visualizações importadas de origens de dados. O Framework Manager cria automaticamente um assunto de consulta de origem de dados relacional para cada tabela e visualização importadas para seu modelo.

Modelo

Os assuntos de consulta de modelo representam versões abstratas ou derivadas de tabelas subjacentes. Eles não são gerados diretamente de uma origem de dados, mas são baseados em itens de consulta em outros assuntos ou dimensões de consulta, incluindo outros assuntos de consulta de modelo. Usando assuntos de consulta de modelo, é possível criar uma visualização de uma origem de dados mais abstrata, orientada a negócios.

Procedimento armazenado

Os assuntos de consulta de procedimento armazenado são gerados ao importar um procedimento de uma origem de dados relacional. Os procedimentos armazenados definidos pelo usuário são suportados; no entanto, os procedimentos armazenados do sistema não são suportados.

Itens de Consulta

Um item de consulta é o elemento mais granular de um modelo. Ele representa uma propriedade ou campo em uma tabela, como a data que um produto foi introduzido. Os itens de consulta estão contidos em assuntos ou dimensões de consulta. Por exemplo, um assunto de consulta que faz referência a uma tabela inteira contém itens de consulta que representam cada coluna na tabela.

Pacotes

Um pacote é um subconjunto das dimensões, assuntos de consulta e outros elementos de um modelo de dados. Os pacotes são usados por servidores de relatório para criar relatórios e consultas.

Dimensões

Uma dimensão é um grande agrupamento de dados sobre um aspecto principal de negócios, como produtos, datas ou mercados. O Framework Manager usa dimensões regulares e dimensões de medida.

Espaços de Nomes

Um espaço de nomes é um identificador usado para separar elementos de metadados de diferentes origens. Você importa diferentes bancos de dados em espaços de nomes separados para evitar nomes duplicados. Estes espaços de nomes são organizados em uma hierarquia que começa com o nível-raiz. Existem três camadas no nível-raiz: física, visualização consolidada e visualização de negócios
Tarefas relacionadas
Reutilizando Modelos de Metadados Operacionais