Relatórios de Amostra de Gerenciamento de Teste

Esta categoria contém relatórios que ajudam os gerentes a monitorar o processo de teste. Estes relatórios ajudam os gerentes a verificar se todos os requisitos foram testados, o status dos testes e a qualidade de código gerado pelos desenvolvedores.

Status de Execução de Etapas de Teste

As taxas de aprovação/falha das Etapas de Teste são importantes indicadores de status do projeto. No início do projeto, uma alta porcentagem de falhas pode ser normal e esperada. Isto se aplica principalmente ao desenvolvimento orientado a testes, no qual pode haver testes para funções que não foram totalmente implementadas. Conforme o projeto progride, existem duas tendências a serem observadas neste relatório: a proporção de aprovação/falha e a altura da barra que indica o número total de execuções de testes. As barras devem ser mais altas (indicando mais testes) e o percentual de transmissão de testes deve aumentar.

Cobertura de Teste por Requisito

Deve haver testes para cada requisito. Para verificar isso, um gráfico de setores circulares mostra o percentual de requisitos que são cobertos pelos testes e o percentual dos que não são cobertos (não possuem nenhum teste associado). É importante verificar o por quê eles não possuem testes e criar os testes, se necessário.

Utilização de Laboratório de Teste

Esse relatório mostra o uso do sistema de teste ao longo do tempo, dividido por sistema operacional. Geralmente, isto deve aumentar no decorrer do tempo, conforme a atividade do projeto se acentua e existem mais recursos do produto para serem testados. Uma baixa utilização pode indicar recursos de laboratório subutilizados ou a cobertura de teste provavelmente é insuficiente.

Casos de Uso Testados para Casos de Uso Implementados

Esse relatório mostra qual percentual de Requisitos de Caso de Uso Implementados são testados. Teoricamente, esta porcentagem deve estar sempre perto de 100%. Uma curva para baixo ou inclinada pode indicar que a funcionalidade do projeto não está sendo corretamente testada. Uma inclinação para cima indica que o teste está acompanhando a implementação.