Fatos

Uma tabela de fatos é uma tabela de banco de dados que contém as medidas e dimensões necessárias para relacionar um registro de fatos às tabelas de dimensões. Para entregar dados de fatos, são usadas construções de fatos. Este tópico é uma visão geral dos fatos no catálogo de amostra.

Uma medida é um valor que pode ser analisado, por exemplo, número de defeitos. Uma dimensão é um componente-chave de negócios para o qual você deseja analisar dados. As colunas na tabela de fatos correspondem às medidas e dimensões. Por padrão, a integridade referencial é aplicada no armazém de dados. Portanto, a tabela de fatos e as dimensões que podem ser referidas na tabela de fatos possuem integridade referencial.

Os dados de fatos são entregues por meio de construções de fatos. Uma construção de fatos típica possui os seguintes elementos de transformação:

As tabelas de fatos são de dois tipos: tabelas de tendências e tabelas de capturas instantâneas atuais. A tabela de fatos de tendência armazena dados sempre que uma tarefa extract, transform, and load (ETL) é executada, mas a tabela de fatos de captura instantânea atual armazena dados apenas da última tarefa ETL executada. No armazém de dados, para cada tabela de tendências, há uma tabela de capturas instantâneas atuais associada. A tabela de tendências e a tabela de capturas instantâneas atuais possuem a mesma estrutura. Usando o recurso de partição de dados no IBM Cognos Data Manager, a mesma construção ETL pode ser usada para entregar dados simultaneamente para a tabela de fatos de tendência e de captura instantânea atual.