< Anterior | Próximo >

Lição 1.2: Modifique uma Construção Data Manager Existente

Nesta lição você aprenderá como customizar uma construção existente do Data Manager para extração de dados, transformação de dados e carregamento dos dados no armazém de dados.
Antes de Iniciar
Pré-requisitos:
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Na lição 1.1, você modificou o arquivo de configuração de dados Rational ClearQuest incluindo novos atributos em uma tabela de dados. Agora, esses atributos precisam ser colocados no fluxo de construção para que possam ser expostos nos relatórios.

Nesta lição, você modificará a construção do Data Manager para que novos atributos entrem no processo de coleta de dados. Você aprenderá a customizar uma construção existente para extrair novos atributos e a transformar e fornecer esses atributos para o armazém de dados.

Preparar o catálogo ETL
  1. Inicie o IBM Cognos Data Manager.
  2. Selecione Criar um novo catálogo, especifique o nome como RationalInsightETL, especifique as informações de conexão do novo banco de dados vazio criado antes de iniciar esta lição e clique em Concluir.
  3. Quando o novo catálogo for criado e aberto, clique em Arquivo > Restaurar Catálogo e selecione o arquivo OOTBDMCatalog.ctg. O local padrão deste arquivo é o diretório [rational_insight_installation_directory]/datamgr/insight_catalog/.
Extrair novos atributos da origem de dados
  1. Expanda a pasta Construções e Fluxos de Tarefas > ODS > ClearQuest > CQEnterprise. Clique em CQ_ENT_Defect.
    Nota: No Data Manager, o ETL é especificado em construções de fatos ou dimensões. Uma construção de fato fornece dados de fatos e também pode fornecer dados de dimensão, portanto você pode construir um data mart privado a partir de uma única construção. Uma construção de dimensão fornece dados para descrever uma única dimensão de negócios, tal como um produto ou um cliente. O Rational Insight usa construções de fatos para carregar dados no armazém de dados operacional consolidado. Construções de fato e de dimensão são usadas para construir data marts ou esquema estrela. As construções são organizadas em Fluxos de Tarefas como uma série de etapas que podem ser executadas em sequência ou em paralelo no Data Manager.
  2. Clique duas vezes no ícone da origem de dados RI_Stg ícone para origem de dados. Clique na guia Consulta.
    Nota: Usando o elemento de origem de dados da construção, você pode selecionar um subconjunto do banco de dados necessário para a construção.

    Na lição 1.1, você modificou a entidade de defeito ClearQuest para exposição do ID e atributos de status do componente relacionado. Nas próximas etapas, você modificará a consulta da origem de dados para inclusão de novos atributos.

  3. Expanda o nó ClearQuest para listar os esquemas de bancos de dados (modelados como grupos de recursos na Configuração de Dados XML). Expanda o esquema CQEnterprise para listar todas as tabelas de dados definidas no grupo de recursos CQEnterprise do arquivo de configuração de dados da lição 1.1. Expanda a tabela ENTDefect para mostrar todas as colunas definidas.

    Agora você modificará o SQL existente para recuperar o component_dbid e as colunas de status. Certifique-se de incluir uma vírgula para separar os nomes das colunas.

  4. Arraste as colunas Status e Component_dbid de ENTDefect do painel esquerdo para o painel Consulta SQL à direita. Coloque as novas colunas após a entrada "href" existente. Certifique-se de que as colunas estejam separadas por uma vírgula.
  5. Para testar a nova instrução SQL, clique em
    ícone reproduzir
    no canto inferior esquerdo da janela. Na janela para especificar variáveis, digite o nome do esquema (CQEnterprise) para a entrada $RESOURCEGROUP. Deixe o campo $MODIFIED_SINCE vazio para que o valor nulo seja usado pelo serviço de dados para retornar todos os registros.
  6. Clique na guia Colunas de Resultados e clique em Atualizar. Na janela para especificar variáveis, digite o nome do esquema (CQEnterprise) para a entrada $RESOURCEGROUP. Deixe o campo $MODIFIED_SINCE vazio para que o valor nulo seja usado pelo serviço de dados para retornar todos os registros. As colunas definidas nesta guia são colunas resultantes do SQL definido na etapa 7. Essas colunas serão usadas em objetos de recebimento de dados. Clique em OK.
  7. Clique com o botão direito do mouse em Fluxo de Dados e selecione Propriedades. Na guia Itens do Fluxo de Dados, clique duas vezes nas novas colunas no painel à esquerda para incluí-las no fluxo de dados e, em seguida, clique em OK.
    Nota: Um objeto Fluxo de Dados reúne todas as origens de dados a partir das quais uma construção ou estrutura de referência adquire dados. Isso fornece um método para combinar diferentes origens de dados em um objeto. Um exemplo disso pode ser visto nas construções RequisitePro.
Agora você incluiu uma nova coluna em um catálogo e atualizou o modelo de transformação para refletir esta alteração.

A seguir, você transformará o atributo component_dbid para a surrogate key do componente no armazém de dados.

Transformar os atributos
  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Modelo de Transformação ícone para modelo de transformação e abra a janela de mapeamento.
    Nota: O modelo de transformação é central para uma construção de fato. Use-o para manipular os dados de origem adquiridos de uma série de formas, tal como mesclando dados de diferentes origens e agregando dados. Nesta lição, você carregará os novos atributos sem aplicar nenhuma regra de negócios.
  2. Clique duas vezes no fluxo de dados Status.
    Nota: Você criará um novo atributo no modelo de transformação e mapeará o item Fluxo de Dados para o atributo.
  3. Clique em Incluir, clique em Dimensão, especifique o nome como Lookup_Component e selecione o nó-filho (sem referência). Clique no botão à direita deste nó.
  4. Selecione o nó Componente > Lookup_Component e clique em OK.
  5. Retorne para a janela de mapeamento. No painel esquerdo, selecione o item do fluxo de dados Component_dbid e, no painel direito, selecione o atributo Lookup_Component=>EXTERNAL_KEY1 e clique em Mapear.
    Nota: Nas próximas etapas, você estará construindo o relacionamento entre o defeito e a entidade de componente no armazém de dados. O EXTERNAL_KEY1 especifica a chave natural (dbid para Rational ClearQuest) para o componente. A consulta retornará a surrogate key se o componente existir no armazém de dados. Se o registro não existir, a construção irá inserir a entrada -1 padrão representando "informação não disponível".
  6. Clique no botão Incluir e, em seguida, clique em Atributo. Especifique o nome como COMPONENT_ID e clique em OK duas vezes.
  7. Clique com o botão direito do mouse no ícone Modelo de Transformação ícone para modelo de transformação e selecione Mostrar Elementos de Construção. Clique duas vezes em Lookup_Component, clique na guia Membros Não Correspondidos, selecione Aceitar identificadores de membros não correspondidos e clique em OK.
  8. Na guia Modelo de Transformação, clique com o botão direito do mouse no atributo COMPONENT_ID e, em seguida, clique em Converter para Derivação.
  9. Na guia Modelo de Transformação, clique duas vezes no atributo COMPONENT_ID, clique na guia Cálculo e digite o seguinte código:
    If NOT Unmatched( Lookup_Component )
    then RETURN Lookup_Component.COMPONENT_ID ;
    else RETURN -1; 
    Clique em OK.
    Nota: Para especificar uma correspondência positiva para este tipo de condição, uma construção negativa dupla é usada no script.
Fornecer as atributos para a tabela de destino
  1. Clique duas vezes no fornecimento de tabela "{$ODS}"."REQUEST".
  2. Na guia Propriedades da Tabela, especifique os nomes de colunas como STATUS e COMPONENT_ID para os elementos Status e COMPONENT_ID. Selecione a caixa de opção para Incluir automaticamente colunas na tabela. Clique em OK.
    Nota: Como você não modificou a tabela de defeitos no armazém de dados para incluir colunas para armazenar os novos atributos, selecionar a opção Incluir automaticamente colunas na tabela resultará na modificação da tabela se as colunas não existirem. Você também pode usar o Rational Data Architect para modificar a tabela antes de executar a tarefa ETL ou atualizar o modelo de dados a partir do armazém de dados após a tarefa ETL ter modificado a tabela.
  3. Salve o catálogo.
Agora você modificou uma construção existente.
Resultados
Nesta lição, você:

Ao carregar uma nova entidade, é necessário criar uma nova construção e modificar uma construção existente para incluir mais atributos em uma entidade existente. Nesta lição, você modificou uma construção existente. Na próxima lição (Lição 1.3), você criará uma nova construção. O processo ETL necessita de uma construção para cada entidade.

Ponto de Verificação da Lição

Você incluiu um novo atributo para a construção do Data Manager, especificou o local de upload do atributo no armazém de dados e atualizou a construção do Data Manager para implementar as alterações.
< Anterior | Próximo >