Relatórios de Controle de Mudança

Esta categoria contém relatórios que ajudam a controlar e gerenciar mudanças que ocorrem durante o projeto. Os relatórios ajudam a avaliar o funcionamento do projeto e executam proativamente a ação corretiva, monitorando parâmetros, como o número de linhas de código, o número de defeitos e como estes números variam durante o estágio do projeto.

Os seguintes relatórios de amostra estão disponíveis:

Conclusão do Trabalho de Código

Este relatório mostra como o volume de mudanças de código em um é direcionado no decorrer do tempo. Uma inclinação para cima é normal através dos estágios iniciais e médios de um projeto. Conforme o projeto se aproxima da conclusão, a curva deve inclinar para baixo. Uma inclinação para cima no final de um projeto pode indicar que o projeto não está estabilizando.

Contribuições de Código

Este relatório exibe a quantidade de código produzido por cada desenvolvedor. É importante entender as contribuições de código relativo que as pessoas fazem em um projeto. Geralmente, o trabalho deve ser distribuído relativamente de maneira uniforme entre a equipe. Uma pessoa com uma quantidade significativamente maior ou menor do que outras pode indicar um problema de planejamento do projeto. No entanto, este relatório não considera fatores como, outras responsabilidades, dificuldade relativa do trabalho e férias.

Taxa de Chegada do Defeito

Este relatório mostra a frequência de novos envios de defeitos no decorrer do tempo, categorizados por gravidade. Geralmente, as linhas devem ser inclinadas para cima no início do projeto e depois para baixo conforme o projeto se aproxima da conclusão. Pelo menos as linhas de defeitos de alta gravidade devem mostrar esta tendência, ou o projeto não estará sendo estabilizado.

Distribuição de Defeitos

Este relatório mostra o número de defeitos por componente em um projeto. Uma linha com inclinação para cima pode indicar uma área com problema a ser investigada ou pode ser devido ao aumento do teste. De forma semelhante, um valor baixo pode indicar boa qualidade ou teste insuficiente. Geralmente, as linhas devem ser inclinadas para baixo no final do projeto.

Taxa de Falhas de Verificação de Defeitos

Uma "Falha de Verificação" é um defeito que foi corrigido mas deveria ser reaberto porque o defeito não foi resolvido totalmente. Um número crescente ou alto pode indicar um problema de comunicação na equipe.

SLOC por componente

Esse relatório mostra o número de linhas de código de origem (SLOC) para cada componente. O relatório ajuda a verificar se o tamanho do código é razoável e próximo do esperado para esse componente.