< Anterior | Próximo >

Incluindo Relacionamentos Entre Tabelas Utilizando o Diagrama de Visão Geral e a Visualização Propriedades

No último exercício, você criou um diagrama de visão geral simples que contém um subconjunto das tabelas que estão no modelo de dados físico sample_model.pdm. Neste exercício, você modificará o diagrama de visão geral e também utilizará o diagrama de visão geral para modificar o modelo de dados subjacente.

Alguns dos objetos na paleta são utilizados apenas para anotação e não alteram o modelo de dados subjacente. Por exemplo, você pode incluir notas ou objetos de texto no diagrama para documentar informações sobre objetos de modelo ou relacionamentos. Você também pode incluir formas geométricas no diagrama que contêm texto ou que agrupam visualmente objetos do diagrama. Você pode modificar as características de exibição do diagrama alterando as opções de fonte ou cor ou alterando propriedades do diagrama na visualização Propriedades. Todas estas opções alteram as propriedades do diagrama, mas não modificam o modelo de dados subjacente.

A área Dados da paleta contém objetos de modelo de dados. Quando você inclui ou modifica objetos de modelo de dados utilizando a paleta ou a superfície do diagrama, é possível modificar o modelo de dados subjacente. As alterações que você fizer nos objetos de dados em um diagrama são automaticamente salvas no diagrama, mas é necessário salvar o arquivo de modelo explicitamente para salvar as alterações no modelo.

Na visualização Propriedades na perspectiva Dados, você pode visualizar e modificar as propriedades dos objetos de modelo de dados. Normalmente, você utiliza o editor de diagramas e a visualização Propriedades juntas para modificar os objetos de modelo de dados. Quando um objeto é realçado em um diagrama ou no Data Project Explorer, a visualização Propriedades é alterada para mostrar as propriedades deste objeto.

Em primeiro lugar, inclua um objeto Nota que descreve o diagrama.

Para incluir relacionamentos entre tabelas utilizando o diagrama de visão geral e a visualização Propriedades:

  1. Clique no objeto Nota na paleta do diagrama. Se o objeto Nota não estiver visível, clique na seta drop-down na parte superior da paleta do diagrama para ver os objetos de anotação disponíveis.
    Captura de Tela Mostrando a Paleta do Diagrama.
  2. Clique novamente na superfície do diagrama para incluir o objeto Nota no diagrama. Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse na superfície do diagrama e arraste o objeto Nota para dimensioná-lo no diagrama. Quando você liberar o botão esquerdo do mouse, seu cursor estará ativo em uma caixa de texto dentro do objeto Nota.
  3. Na caixa de texto dentro do objeto Nota, digite Meu diagrama do esquema SAMP e pressione Enter. Agora, utilize o diagrama para modificar o modelo de dados subjacente, incluindo um relacionamento entre as tabelas EMPLOYEE e EMP_PHOTO.
  4. Clique na superfície do diagrama.
  5. Na visualização Propriedades, selecione as caixas de opções Mostrar tecla (Show key) e Mostrar não tecla (Show non-key).
  6. Clique com o botão direito do mouse na superfície do diagrama e selecione Organizar Tudo (Arrange All).
  7. Localize a tabela EMPLOYEE no diagrama, clicando em uma área em branco no diagrama e pressionando Ctrl+F. Na janela que é aberta, digite EMPLOYEE no campo Localizar (Find) e clique em Localizar Próximo (Find Next). Em seguida, clique em Fechar (Close) para fechar a janela. A tabela EMPLOYEE é movida para a área visível do diagrama e realçada. Na visualização Propriedades, você pode ver as propriedades da tabela EMPLOYEE.
  8. Clique na guia Colunas (Columns) na visualização Propriedades.
  9. Selecione a caixa de opções na coluna Chave Primária (Primary Key) próxima a EMPNO para marcar a coluna EMPNO como a chave primária. Observe as alterações no diagrama. EMPNO é, agora, exibido no compartimento de chave da tabela EMPLOYEE no diagrama, com um ícone próximo a ele para indicar que EMPNO é a chave primária.
    Captura de Tela Mostrando a Tabela EMPLOYEE no Diagrama com as Alterações, Conforme Descrito nesta Etapa.
  10. Utilize a janela Localizar novamente para localizar e selecionar a tabela EMP_PHOTO no diagrama.

    Esta tabela possui uma chave primária que consiste nas colunas EMPNO e PHOTO_FORMAT.

    Existem duas maneiras de desenhar um relacionamento entre as tabelas no editor de diagrama. É possível utilizar as barras de ação pop-up na superfície do diagrama ou a paleta do diagrama. Primeiramente você criará um relacionamento entre as tabelas EMPLOYEE e EMP_PHOTO, utilizando as barras de ação pop-up na superfície do diagrama.

  11. Passe o mouse sobre o objeto de tabela EMPLOYEE no diagrama e duas setas serão exibidas fora da tabela, apontando para direções opostas. Você utilizará a seta que aponta na direção contrária à tabela EMPLOYEE que representa um relacionamento de pai para filho para delinear um relacionamento entre a tabela EMPLOYEE e a tabela EMP_PHOTO.
    Captura de Tela Mostrando a Tabela EMPLOYEE no Diagrama com Setas Aparecendo, Conforme Descrito.
  12. Arraste a seta que aponta para a direção contrária à tabela EMPLOYEE e solte-a na tabela EMP_PHOTO. No menu que é aberto, selecione Criar Novo Relacionamento FK de Identificação (Create New Identifying FK Relationship)
    Captura de Tela Mostrando o Diagrama e o Menu, Conforme Descrito nesta Etapa.
    .
    Um objeto de relacionamento é desenhado no diagrama entre as tabelas EMPLOYEE e EMP_PHOTO.
  13. Selecione o objeto de relacionamento e clique na guia Detalhes na visualização Propriedades. Observe que todas as cláusulas de chave estrangeira são construídas automaticamente.
    Captura de Tela Mostrando a Guia Detalhes da Visualização Propriedades, Conforme Descrito.
  14. Agora, inclua algumas informações nas propriedades de relacionamento para identificar as funções de cada tabela no relacionamento.
    • No campo Inverter Frase do Termo (Inverse Verb Phrase), digite foto.
    • No campo Frase do Termo (Verb Phrase), digite funcionário.
    • Na página Integridade Referencial, configure o tipo de integridade referencial Na Exclusão (On Delete) para CASCADE selecionando CASCADE na lista.
      Captura de Tela Mostrando a Guia Integridade Referencial da Visualização Propriedades, Conforme Descrito.
    Agora, utilize a paleta do diagrama para incluir um relacionamento de identificação de EMP_RESUME para EMPLOYEE.
  15. Clique no objeto de relacionamento Identificação (Identifying) na paleta.
  16. Clique na tabela EMP_RESUME e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse.
  17. Arraste o cursor para a tabela EMPLOYEE e solte o botão esquerdo do mouse para delinear o relacionamento.
    Captura de Tela Mostrando o Diagrama com o Novo Relacionamento Delineado, Conforme Descrito.
  18. Seguindo as mesmas etapas que antes, marque a coluna DEPTNO como a chave primária para a tabela DEPARTMENT, selecionando a tabela DEPARTMENT e modificando a guia Colunas na visualização Propriedades.
  19. Utilize a superfície do diagrama ou a paleta do diagrama para incluir um relacionamento opcional que não seja de identificação de DEPARTMENT para EMPLOYEE.
  20. Selecione o objeto de relacionamento no diagrama e clique na guia Detalhes na visualização Propriedades. Agora, configure a coluna WORKDEPT na tabela EMPLOYEE como a coluna-chave, substituindo DEPTNO.
  21. Clique no botão de reticências (...) próximo do campo Colunas-chave (Key Columns) na página Detalhes.
  22. Na janela que é aberta, selecione a caixa de opções próxima a WORKDEPT e desmarque a caixa de opções próxima a DEPTNO.
  23. Clique OK. Agora que você modificou o modelo de dados por meio do diagrama, a etiqueta para o arquivo sample_model.pdm possui um caractere asterisco (*) próximo a ele no Data Project Explorer e na barra de título do editor de modelo físico. Isso indica que foram feitas alterações no modelo que ainda não foram salvas.
    Captura de Tela Mostrando o Caractere Asterisco (*) Exibido, Conforme Descrito.
  24. Para salvar suas alterações de diagrama para o modelo, clique em Arquivo (File) > Salvar Tudo (Save All) no menu principal.