Exercício 3: Criando um Modelo de Mapeamento

Este exercício lhe ensina como criar um modelo de mapeamento que inclui as origens e destinos a partir dos modelos que você acaba de acessar a partir do Explorador do Banco de Dados.


Antes de iniciar este exercício, será necessário concluir o Exercício 2: Acessando Modelos de Dados.

Para criar um novo modelo de mapeamento:

Após colocar modelos e dados na visualização Explorador do Projeto de Dados, siga estas etapas para criar um modelo de mapeamento utilizando os esquemas que agora estão disponíveis no projeto de design de dados.
  1. Na visualização Explorador do Projeto de Dados, expanda o projeto atual, mytestproject.
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta Mapeamentos e selecione Novo -> Modelo de Mapeamento para abrir o assistente Editor de Mapeamento.
  3. No campo Digite ou selecione a pasta pai, o nome do projeto mytestproject será exibido pois ele é o projeto atual.
  4. No campo Nome do Arquivo, especifique myfirstmapping.msl como nome do modelo de mapeamento. O nome do modelo deve ser exclusivo no projeto.
  5. Clique em Avançar.
  6. Na página Especificar a Origem do Mapeamento do assistente Editor de Mapeamento, clique em Incluir para abrir o navegador de arquivos. Os arquivos .dbm no projeto atual que ainda não foram selecionados serão exibidos. Neste exemplo, existem dois arquivos .dbm de origem que serão exibidos.
  7. Selecione Sample.dbm e clique em OK.
  8. Clique em Avançar.
  9. Na página Especificar a Origem do Mapeamento do assistente Editor de Mapeamento, os esquemas que estão no arquivo .dbm serão exibidos em uma visualização em árvore. Selecione o esquema SAMP. Os esquemas selecionados farão parte do modelo de mapeamento.
  10. Clique em Avançar.
  11. Clique em Procurar na página Especificar o Destino do Mapeamento no assistente Editor de Mapeamento. O navegador do arquivo exibirá os arquivos .dbm válidos. .
  12. Selecione Sample2.dbm e clique em OK.
  13. Na página Especificar o Destino do Mapeamento do assistente Editor de Mapeamento, uma árvore de esquema será aberta com todos os esquemas selecionados. Neste exemplo, apenas um esquema se encontra no arquivo Sample2.dbm (SAMP) e já está selecionado.
  14. Clique em Avançar.
  15. Na página Novo Resumo do Arquivo de Mapeamento do assistente Editor de Mapeamento, visualize suas opções na janela de resumo.
    Página de resumo do editor de mapeamento.
  16. Clique em Concluir. O modelo de mapeamento criado será exibido como arquivo MSL na pasta Mapeamentos.
  17. Feche o modelo de mapeamento que você acaba de criar, clicando em Arquivo->Fechar a partir da barra de menus do ambiente de trabalho.
Você terá um modelo de mapeamento que contém elementos de origem e destino.