< Anterior | Próximo >

Comparando e Mesclando o Modelo de Dados Físicos Alterados com o Esquema Original

Nesta lição, você usará o editor de Comparação para comparar o modelo de dados físicos modificados com a origem de dados do modelo.
Dica: Se você armazenar o projeto de design de dados que contém o modelo de dados físicos em uma das ferramentas de gerenciamento de código de origem suportada, você poderá comparar também a versão local do modelo de dados físicos com a versão armazenada que está sob controle do código de origem.

Se você fizer mudanças em um objeto modelo no editor de Comparação, as mudanças serão incluídas automaticamente no modelo. É necessário salvar o modelo para que as alterações sejam salvas. Você também pode optar por não salvar as alterações e gerar instruções DDL delta no lugar.

Neste exercício, serão feitas alterações em um objeto do servidor. Se você fizer mudanças em um objeto do servidor no editor de Comparação, deverá gerar instruções DDL delta para as mudanças e implementá-las no servidor para salvar as mudanças.

Melhor prática: Antes de você executar a comparação, deverá atualizar os metadados do banco de dados no Data Source Explorer, para assegurar-se de que esteja trabalhando com as informações mais atuais. Essa etapa será importante se você estiver trabalhando em um ambiente de equipe e outros membros da equipe estiverem fazendo alterações no banco de dados.

Para comparar e mesclar o modelo de dados físico alterado com o esquema original:

  1. Atualize o banco de dados GSDB no Data Source Explorer. Clique com o botão direito do mouse no banco de dados GSDB de amostra no Data Source Explorer e selecione Atualizar.
  2. Configure os critérios de filtragem para exibir apenas as colunas e os objetos relacionados no editor de Comparação:
    1. Abra a janela Critérios de Filtragem para comparar o esquema atualizado com banco de dados de origem. No Data Project Explorer, clique com o botão direito de mouse no esquema GOSALESDW no arquivo sample_model.dbm e selecione Comparar Com > Fonte Original. A janela Critérios de Filtragem é aberta.

      É possível usar esta página para selecionar os tipos de objetos que você deseja comparar.

    2. Selecione apenas as colunas e os objetos relacionados. Clique no botão Cancelar a Seleção de Todos e, em seguida, selecione a caixa de opção Colunas. Clique em OK para configurar os critérios de filtragem no editor de Comparação.

      Por padrão, os objetos que estão relacionados aos tipos de objetos selecionados estão também selecionados. Você também pode salvar estas configurações como sua preferência global.

      O editor de Comparação é aberto.
  3. Compare o esquema atualizado com o banco de dados GSDB de origem:
    1. Clique duas vezes na guia Comparar, no editor de Comparação para maximizar a visualização do editor de Comparação. Ao comparar objetos de dados, o editor de Comparação é costumizado para incluir uma visualização Comparação Estrutural e uma visualização Comparação de Propriedade. O modelo de dados físico é exibido à esquerda e a fonte original do banco de dados é exibida à direita. As colunas na parte superior da visualização Comparação Estrutural exibem o nome de cada objeto.
    2. Expanda a tabela EMP_EMPLOYEE_DIM na visualização Comparação Estrutural para ver as mudanças feitas no modelo de dados físicos.
      Captura de Tela Mostrando a Visualização Comparação Estrutural do Editor de Comparação, Conforme Descrito.
    3. Na visualização Comparação Estrutural, navegue nas diferenças. É possível usar os botões da barra de ferramentas Próxima Diferença, ícone da barra de ferramentas Próxima Diferença e Diferença Anterior,ícone da barra de ferramentas Diferença Anterior, na barra de ferramentas principal para navegar ou é possível usar as teclas de seta no teclado.
  4. Especifique como mesclar as mudanças feitas no banco de dados GSDB de origem:
    1. Selecione cada diferença e clique no botão da barra de ferramentas Copiar da Esquerda para a Direita (ícone da barra de ferramentas Copiar da Esquerda para a Direita) na visualização Comparação de Propriedade do editor de Comparação.

      É possível verificar qual linha está realçada na visualização Comparação Estrutural, utilizando a visualização Comparação de Propriedades. Você deverá ver as propriedades para o objeto realçado.

    2. Localize os objetos que poderão ser impactados por suas mudanças clicando nos botões da barra de ferramentas Analisar Impacto à Esquerda (ícone da barra de ferramentas Analisar Impacto à Esquerda) ou Analisar Impacto à Direita (ícone de barra de ferramentas Analisar Impacto à Direita). A visualização Objetos Impactados é aberta e você pode visualizar quais objetos são impactados. Se você selecionar a nova coluna MIDDLE_INITIAL e analisar o impacto, verá que estará incluindo a coluna na tabela GOSALESDW.EMP_EMPLOYEE_DIM.

      Como você está fazendo mudanças no objeto do servidor, neste caso, deverá gerar agora um script DDL para capturar as mudanças feitas no editor de Comparação.

  5. Gere o script DDL para capturar as mudanças:
    1. Clique no botão da barra de ferramentas Gerar DDL Delta à Direita (ícone da barra de ferramentas Gerar DDL Delta à Direita). Este botão da barra de ferramentas é ativado apenas depois que você fizer mudanças no objeto à direita no editor de Comparação. O assistente Gerar DDL é aberto.
    2. Conclua o assistente Gerar DDL:
      Pasta
      Assegure-se de que o projeto de design de dados EMPLOYEE esteja especificado.
      Nome do arquivo
      Digite mydeltaddl.sql no campo.
      Abrir o Arquivo DDL para Edição
      Selecione a caixa de opção.
      Visualizar DDL
      Visualize as instruções DDL geradas no campo.
      Suas configurações devem se parecer agora com algo semelhante à seguinte imagem:
      Captura de tela mostrando as configurações da página do assistente, conforme descrito nesta etapa.
    3. Clique em Concluir.
O arquivo mydeltaddl.sql é criado e exibido no Data Project Explorer na pasta Scripts SQL. Como você selecionou para abrir o arquivo para edição, o arquivo também será aberto no editor SQL, onde é possível modificar o script.
Captura de Tela Mostrando o Script SQL Aberto no Editor, Conforme Descrito.
Dica: Depois de gerar o script SQL, você poderá retornar sua área de trabalho para sua visualização normal clicando duas vezes na guia Comparar.

O tutorial termina aqui, mas é possível modificar o script SQL antes de executá-lo no servidor. Depois de concluir suas mudanças, você poderá executar o script no servidor de banco de dados, clicando com o botão direito do mouse no editor e selecionando Executar SQL.

< Anterior | Próximo >

Feedback