Uma associação direta estende o elemento de domínio e cria um relacionamento exclusivo um-para-um entre o elemento de domínio e o requisito. Por exemplo, no domínio UML, os elementos de modelo de caso de uso são associados diretamente aos requisitos por padrão. Esse link direto define ainda mais o requisito de caso de uso ao exibir a interação do elemento de modelo com os agentes e outros elementos de modelo. Ele também ajuda a assegurar que seu modelo atenda a todos os casos de uso que são definidos nos requisitos do projeto. Com os casos de uso associados, você também pode navegar até os documentos que elaboram os casos de uso com descrições, fluxos de eventos, requisitos especiais e condições.
Por padrão, os casos de uso são os únicos elementos de domínio que são configurados para serem vinculados diretamente a um requisito, entretanto, é possível usar a página Política de link da janela Propriedades do Projeto para configurar outros tipos de requisitos e elementos em qualquer domínio para vínculo direto. Também é possível customizar as configurações para a página Sincronização da janela Propriedades do Projeto.
A seguinte figura fornece um exemplo de uma associação direta no domínio de UML. Esse link direto é representado por uma seta de link que está visível nas visualizações Explorer de Projeto e Explorer de Requisito. As associações diretas se comportam da mesma forma em qualquer domínio com políticas de vínculo direto.
Ao vincular elementos de domínio e requisitos em uma associação direta,
o nome e texto do requisito são sincronizados com o nome e texto da
documentação do elemento de domínio, se você usar as propriedades do projeto
padrão. Se o nome e o texto do requisito e o elemento de domínio não corresponderem
durante a criação do link, será solicitado que resolva
as diferenças entre eles. Esse prompt também é exibido se você alterar o nome e o texto de um dos artefatos
vinculados. A sincronização não é necessária para nomes de requisitos em branco porque
os requisitos criados nos documentos do Rational RequisitePro usam o texto em vez do campo de nome.