< Anterior | Próximo >

Depurando o Procedimento Armazenado

O ambiente de trabalho inclui um depurador de procedimento armazenado integrado. Avançando passo a passo pelo código enquanto executa no modo de depuração e visualiza os resultados, você pode descobrir problemas com o procedimento armazenado e fazer as alterações necessárias.

O depurador de procedimento armazenado suporta a depuração de procedimentos armazenados SQL ou Java, com algumas limitações dependendo do sistema operacional e da versão do DB2. Consulte os tópicos de ajuda do depurador de procedimento armazenado no centro de informações para obter detalhes adicionais.

Para depurar o procedimento armazenado:

  1. Configure o depurador. Antes de depurar, você deve configurar o servidor e o gerenciador de sessão. O gerenciador de sessão conecta a interface com o usuário do depurador ao servidor DB2 e deve estar em execução antes do início da sessão de depuração.
    1. Configure o servidor para depuração.
    2. Localize um dos seguintes arquivos de início do gerenciador de sessão local no diretório de instalação raiz do ambiente de trabalho:
      • Para Windows Para Windows: db2dbgm.bat
      • Para Linux Para Linux: db2dbgm.000
    3. Modifique o arquivo apropriado conforme necessário para refletir seu caminho de instalação, CAMINHO DE CLASSE e configurações de porta.
    4. Execute o arquivo para iniciar o gerenciador de sessão local (cliente).
    5. Observe o endereço IP e a porta do daemon do gerenciador de sessão na janela de comandos que é aberta quando você executa o arquivo ou em uma janela de comandos que já está aberta. Você deve digitar essas informações na janela de Preferências do DB2 Stored Procedure Debugger.
      Captura de tela mostrando a janela de comandos com status do gerenciador de sessão, conforme descrito.
    6. Clique em Janela > Preferências e expanda o nó Executar/Depurar.
    7. Clique em DB2 Stored Procedure Debugger.
    8. No painel direito, selecione Utilizar Gerenciador de Sessão Já em Execução e depois digite o endereço IP e o número da porta para o gerenciador de sessão.
      Captura de tela mostrando a janela Preferências, conforme descrito.
    9. Opcional: Modifique o tempo limite da sessão e outras configurações.
    10. Clique em OK para salvar suas configurações e fechar a janela Preferências.
  2. No editor de rotina, dê um clique duplo na margem vertical esquerda para definir pontos de interrupção de linha.
  3. Na visualização Data Project Explorer, clique com o botão direito do mouse no procedimento armazenado e selecione Depurar. A janela Configurações de Depuração é exibida.
  4. Na lista, selecione o procedimento armazenado schemaname.SPEmployee.
  5. Se o campo Procedimento estiver em branco, clique em Procurar. A janela Procedimentos Armazenados é aberta. Selecione schemaname.SPEmployee e clique em OK.
  6. À direita do campo Lista de Argumentos, clique em Editar. A janela Executar Configurações é aberta.
  7. Na página Valores de Parâmetro, no campo Valor para DEPT, digite D11. D11 é o ID para um departamento (EMPLOYEE.WORKDEPT) na tabela EMPLOYEE. Quando você digitar esse valor, o procedimento armazenado retornará listas que correspondem a esse ID de departamento.
  8. Clique em OK na janela Configurações de Execução e clique em Depurar na janela Depurar. Um prompt pergunta se você deseja ir para a perspectiva Depurar. Clique em Sim.
  9. No menu Executar, selecione Retomar, Step into ou Step over para executar no modo de depuração.
  10. Continue a execução no modo de depuração até que o procedimento armazenado retorne os resultados desejados.
< Anterior | Próximo >

Feedback