Neste primeiro exercício, você abrirá a perspectiva Dados e visualizará as preferências de dados. A perspectiva Dados no ambiente de trabalho é o local onde você executará todo o seu trabalho neste tutorial. A perspectiva Dados consiste em várias visualizações padrão, incluindo:
Tal como em qualquer perspectiva no ambiente de trabalho, você pode customizar a perspectiva Dados para incluir outras visualizações ou excluir estas ou outras visualizações padrão. Neste tutorial, você utilizará as visualizações padrão da perspectiva Dados.
Para abrir a perspectiva Dados:
Se você não vir Dados na lista, clique em Mostrar Tudo.
A perspectiva Dados é aberta com as visualizações padrão. Se você não tiver criado quaisquer projetos de dados anteriormente, o Data Project Explorer estará vazio. O Explorador de Banco de Dados contém uma conexão com o banco de dados Derby SAMPLE, que está incluído com este produto. Expanda a pasta Conexões para ver as conexões com o banco de dados.
Você pode customizar as configurações de ambiente de trabalho para design e desenvolvimento de dados na janela Preferências. Neste tutorial, você visualizará as preferências, mas não as alterará.
Para visualizar as preferências de dados:
A página de preferências Recursos é aberta. Você pode utilizar esta página para simplificar a interface do produto ao ativar e desativar componentes do produto, de forma que apenas as perspectivas, visualizações e ações de menu nas quais você está interessado estejam disponíveis. Nesse caso, deseja-se verificar se os recursos de Dados estão ativados. Se você não estivesse interessado em outros recursos, como Desenvolvimento de Java ou Desenvolvimento de Plug-In, poderia desmarcar a caixa de opções próxima a esses recursos para desativar as visualizações e ações de menu associadas a eles.
Há várias páginas de preferências associadas ao design e desenvolvimento
de dados. Visualize as páginas sob o nó Dados para ver as opções disponíveis.
Neste tutorial, não é necessário modificar quaisquer preferências.
Em exercícios posteriores, você irá transformar um modelo de dados lógico em um modelo de dados físico. Você pode utilizar a página Mapa de Tipo de Dados para alterar os mapeamentos de tipo de dados padrão entre modelos de dados lógicos e físicos.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 2: Importando os Recursos Requeridos.