Dicas para fazer o design de relatórios de modelo

É possível utilizar os recursos do produto IBM Rational juntamente com os do Business Intelligence and Reporting Tools (BIRT) para ajustar precisamente as origens de dados, os conjuntos de dados e os designs de relatório para modelos UML e EMF. As dicas a seguir fornecem informações úteis para fazer o design de relatórios de modelo, bem como links para sites nos quais é possível localizar informações adicionais.
Trabalhando através de processo de design de relatório com um modelo de amostra
Para uma demonstração passo a passo de como projetar um relatório, consulte o tutorial denominado "Criar um design de relatório BIRT para um modelo UML." O tutorial mostra como criar um design de relatório e incluir elementos comumente utilizados para o relatório.
Incluindo informações sobre tipos de modelo comuns nos relatórios
Para incluir informações em um relatório, é necessário incluir o elemento correspondente no design de relatório. Para determinados tipos de informações comumente incluídas nos relatórios, como documentação de elemento de modelo, é necessário seguir procedimentos especiais. Para obter informações adicionais, consulte o tópico "Incluindo tipos comuns de informações de modelo para relatórios."
Localizando funções de XPath customizadas disponíveis
Para obter as funções de XPath que o IBM Rational fornece, consulte o tópico "Funções de XPath Adicionais para Conjuntos de Dados de EMF e UML". Quando essas funções não são suficientes para construir o conjunto de dados necessário, é possível gravar suas próprias funções de XPath e utilizar o ponto de extensão chamado org.eclipse.jet.xpathFunctions para registrá-las. Para obter informações, consulte o tópico "Gravando Funções de XPath".
Consulte também a ajuda do contexto para a página Mapeamento da Coluna do assistente Conjunto de Dados, onde é possível especificar funções de XPath.
Solucionando problemas da expressão XPath
Talvez você encontre expressões XPath que pareçam válidas na caixa de diálogo Conjunto de Dados, mas isso não produz nenhum resultado quando são visualizadas.
A caixa de diálogo Conjunto de Dados apenas valida a sintaxe de XPath. Ela não captura erros como uma referência para os caminhos de navegação que não existem no modelo.
Unindo conjuntos de dados
Se você unir conjuntos de dados e precisar de uma chave para identificar exclusivamente os objetos de modelo, a melhor chave será o URI do objeto de modelo, porque ele é exclusivo nos recursos. A função de XPath getURI() retorna o URI de qualquer objeto no modelo. A função resolveURI() resolve URIs.
Por exemplo, se você tiver um conjunto de dados de Classe que tenha uma coluna de URI (gettURI(.)) e um conjunto de dados de Operação que tenha uma coluna containerURI (getURI(..)), será possível unir dois conjuntos de dados utilizando o URI e o containerURI.
Para obter informações adicionais, consulte o tópico "Como unir conjuntos de dados" no Guia de campo para o BIRT.
Impedindo que os prompts carreguem fontes indisponíveis quando os relatórios são gerados
Se os usuários do relatório receberem prompts para carregar fontes indisponíveis quando gerarem um relatório, modifique o design do relatório configurando a fonte como "automática" ou especificando uma fonte na visualização Propriedades para cada elemento. Não utilize uma fonte padrão como default serif.
Por exemplo, se um relatório requerer texto em japonês, o uso de default serif no design do relatório poderá resultar em um prompt inesperado para fazer o download de uma fonte de idioma chinês.
Selecionando os melhores modelos de instância para fazer o design de um relatório
Ao fazer o design de um relatório, verifique se os modelos de instância que você utiliza no tempo de design são representantes de seus dados, ainda que sejam pequenos o suficiente para não impedir a velocidade de suas tarefas de design de relatório. Os modelos podem ser recarregados várias vezes em todo o estágio do design; portanto, a utilização de modelos menores economiza tempo.
Alternar abordagens para iniciar o design do relatório
Além de iniciar um design de relatório utilizando a janela Explorador de Relatório, é possível utilizar o assistente Relatório BIRT.
Para abrir a janela Explorador de Relatório, clique em Janela > Mostrar Visualização > Outro, expanda Geração de Relatórios e dê um clique duplo em Explorador de Relatório.
Para abrir o assistente Novo Relatório BIRT, clique em Arquivo > Novo, expanda Business Intelligence Reporting Tools e dê um clique duplo em Relatório.
Utilize a janela Explorador de Relatório se você estiver baseando seu relatório em um design de relatório existente.
Implementando um relatório BIRT como um plug-in
Para implementar um relatório BIRT como um plug-in, crie um plug-in que contém o relatório e que estende o ponto de extensão com.ibm.ccl.erf.birt.reports no plug-in com.ibm.ccl.erf.birt.
Para criar o plug-in: Inicie um novo projeto de plug-in, inclua o arquivo RPTDESIGN que contém o relatório e defina a configuração da construção para que o projeto inclua o relatório na saída. Em seguida, inclua com.ibm.ccl.erf.birt como uma dependência e configure com.ibm.ccl.erf.birt.reports como um ponto de extensão para o plug-in. Para o ponto de extensão, inclua uma categoria para o relatório e, depois, inclua o relatório em si na categoria; para a URL para o relatório, use o caminho do plug-in da plataforma: platform:/plugins/<plug-in name>/<path to RPTDESIGN file>.
Para implementar o plug-in: Exporte o plug-in, copie o arquivo JAR de saída na pasta SDP\plugins do seu diretório de instalação do produto IBM Rational e reinicie o produto.
Nota: Algumas informações, como links para a documentação do Eclipse ou para guias de desenvolvedor, estão disponíveis apenas a partir dos tópicos na ajuda do produto.
Tarefas relacionadas
Incluindo informações sobre tipos de modelo comuns nos relatórios
Gravando funções XPath customizadas
Referências relacionadas
Funções de XPath Adicionais para Conjuntos de Dados EMF e UML
Informações relacionadas
Tutorial: Criar um design de relatório BIRT para um modelo UML
Nota Técnica do IBM Rational: Perguntas mais freqüentes sobre a autoria de relatórios de modelo utilizando o BIRT
Guia de Campo para o BIRT

Feedback