Ajuste de desempenho para banco de dados e cliente Rational DOORS

É possível melhorar o desempenho do banco de dados e do cliente IBM® Rational DOORS alterando a configuração de hardware e os artefatos e processos de gerenciamento de requisitos.
É possível melhorar o desempenho do banco de dados e do cliente nessas áreas:

Servidor e rede

O banco de dados Rational DOORS é um servidor single-threaded que executa manipulação baseada em arquivo. Se o hardware permitir, o servidor poderá concluir centenas de operações por segundo, mas somente um arquivo por vez será processado. A distância na rede do cliente até o servidor pode afetar o desempenho. Para armazenamento em rede, a solução storage area network (SAN) é suportada, mas a network attached storage (NAS) não é suportada.

Para melhorar o desempenho:
  • Maximize a velocidade de disco e a velocidade de processador no servidor de banco de dados.
  • Reduza a distância na rede do cliente até o servidor. Requeira tempos de ping inferiores a 50 milissegundos para desempenho razoável. Se os tempos de ping forem 50 milissegundos ou mais, é possível usar a virtualização Citrix para melhorar o desempenho.
  • Se você estiver usando o Rational DOORS Web Access, localize o servidor de interoperação próximo ao seu servidor de banco de dados na rede.

Memória

O servidor de banco de dados tem requisitos de memória modestos: 2 GB de RAM é suficiente para a maioria dos projetos. Porém, como o Rational DOORS é um aplicativo baseado em documento, ao abrir um módulo, todos os dados no módulo são carregados na memória. Se o módulo contiver links para outros módulos, esses módulos serão carregados em segundo plano. Se você tiver módulos grandes que contenham muitos objetos e muitos links para outros módulos, o uso da memória pode aumentar significantemente. Operações de exportação de módulo e processamento do Rational DOORS eXtension Language (DXL) também consomem memória e podem tornar o desempenho mais lento.

O cliente de desktop para o Rational DOORS versão 9.5 e mais recente suporta gerenciamento de memória Large Address Aware (LAA). Com o LAA, é possível aumentar o espaço de endereço virtual do cliente para 3 GB de memória em sistemas de 32 bits e 4 GB em sistemas de 64 bits. Para obter informações adicionais sobre configuração de memória com LAA, consulte Instalando o cliente do Rational DOORS.

O Rational DOORS versão 9.5.1 e mais recente incluem otimização de memória que reduz o consumo de memória. O Rational DOORS versão 9.6.0 e mais recente inclui um cliente de 64 bits que aumenta a quantidade de memória disponível.

Histórico e linhas de base

O registro de atividade em um módulo é armazenado em um arquivo de histórico. O histórico do módulo, que cresce à medida que os membros da equipe incluem conteúdo de objeto e links, é carregado na memória quando o módulo é aberto. Para evitar tornar o desempenho mais lento, é possível reduzir a quantidade de histórico que é salva definindo configurações para atributos particulares de módulo e objeto. Uma maneira simples de reduzir o impacto dos registros de histórico é criar linhas de base de módulos regularmente. Ao criar uma linha de base, o histórico é removido do módulo e armazenado na linha de base. Como resultado, o tempo necessário para carregar o módulo é reduzido. Para obter informações adicionais, consulte Linhas de Base.

Edições compartilháveis em módulos

É possível criar seções separadas em um módulo e conceder aos usuários diferentes tipos de acesso a essas seções. Membros de equipe podem abrir um módulo e bloquear uma seção para edição. Outros membros de equipe podem editar outras seções no módulo simultaneamente. Cada seção é controlada por um arquivo separado no banco de dados que deve ser carregado ao abrir o módulo. Para melhor desempenho, não crie uma seção para cada objeto no módulo. Reduza o número de seções agregando grupos de objetos em seções por hierarquia de objeto ou assunto. Para obter informações adicionais, consulte Criando seções editáveis em módulos.

Visualizações padrão

Ao salvar uma visualização privada ou pública, é possível criar uma visualização padrão que se torna o modelo para outras visualizações privadas ou públicas. Ao criar uma visualização padrão, evite o uso de colunas de layout DXL ou colunas de rastreabilidade. Se essas colunas contiverem links para módulos que devem se abrir quando você abrir o módulo, o desempenho pode diminuir. Os valores que são armazenados em colunas layout de DXL são recalculados sempre que a exibição é atualizada.

Se você não precisar que o programa DXL atualize dinamicamente, é possível converter o conteúdo da coluna layout de DXL em atributo DXL. Se colunas de layout devem ser incluídas na visualização padrão, é possível mostrar todas as profundidades de rastreabilidade na mesma voluna. Também e possível melhorar o desempenho excluindo o explorador de módulos da visualização padrão. Para obter informações adicionais, consulte Salvando visualizações e Convertendo layout DXL em atributo DXL.

Artefatos excluídos

Ao excluir um projeto, pasta ou módulo, o artefato não é, de fato, removido do banco de dados. Para melhorar o desempenho, é possível remover permanentemente os artefatos limpando os itens excluídos no explorador de banco de dados. Para obter informações adicionais, consulte Excluindo, cancelando a exclusão e limpando.

Tamanho de módulo e OLEs

O tamanho de um módulo é afetado pelo número de objetos, atributos e objetos OLE que estão no módulo. Se o tamanho do módulo começar a tornar o desempenho lento, mova algum conteúdo para um novo módulo. Ao carregar um módulo, os objetos OLE no módulo também são carregados na memória. Se o número e o tamanho dos OLEs forem grandes, você poderá ver atrasos ao abrir, rolar ou fechar um módulo.

Por padrão, as mudanças nos OLEs não são registradas no histórico de atributos. Se você modificar a configuração de histórico do OLE na janela de propriedades do banco de dados, você pode tornar o desempenho mais lento. Para obter informações adicionais, consulte Registrando histórico para objetos OLE.

Acionadores e scripts DXL

Em DXL, é possível incluir acionadores, que são scripts que são executados quando determinadas operações são executadas no Rational DOORS, como abrir ou fechar um módulo. Para melhorar o desempenho, reduza o número de acionadores.

Evite o uso de sequências em scripts DXL. No lugar delas, use buffers, que podem ser excluídos quando não são mais usados. Para obter informações adicionais, consulte Estendendo o Rational DOORS com DXL.


Feedback