Rastreando Alterações Usando o TRS e LQE

É possível usar Tracked Resource Sets (TRS) e o Lifecycle Query Engine (LQE) para controlar mudanças em recursos no IBM® Rational DOORS de aplicativos de ciclo de vida, tais como IBM Rational Engineering Lifecycle Manager.

Visão Geral do TRS

O LQE cria um índice de dados do ciclo de vida vinculados a partir de um ou mais registros TRS. As mudanças que ocorrem em recursos indexados são controlados no Log de Mudanças do TRS. Essas alterações são propagadas para o índice do ciclo de vida do LQE para mantê-lo atualizado. Essas mudanças incluem criação, exclusão e modificação em requisitos, módulos e visualizações. Dados do Rational DOORS e várias ferramentas do ciclo de vida podem ser consultadas como links de aplicativos cruzados usando a linguagem de consulta SPARQL. Os dados que são retornados por essas consultas podem ser usados para criar visualizações de análise de impacto, visualizações de rastreabilidade e outras apresentações de dados de recursos vinculados. O acesso aos registros de TRS no índice do ciclo de vida é controlado pelo licenciamento de ferramentas e pela autenticação do usuário.

Para implementar o rastreamento de mudanças com TRS, um administrador do sistema deve fazer estas tarefas:

Restrições e Considerações

Se o LQE for configurado para fazer solicitações simultâneas no Rational DOORS para os dados do TRS, o desempenho do Rational DOORS Web Access poderá sofrer impacto, especialmente se os usuários incluírem muitos recursos no TRS durante períodos de alta demanda. Para reduzir os atrasos, o administrador do Rational DOORS Web Access poderá incluir servidores de interoperação.

O mecanismo de segurança no LQE não oferece suporte a todos os níveis de segurança no Rational DOORS. Os usuários do LQE podem ver os atributos que o usuário funcional configurado pode ver, mesmo que os usuários do LQE não tenham permissões de acesso para esses atributos no Rational DOORS. No entanto, os usuários do LQE não podem ver os módulos nem os objetos (requisitos) no Rational DOORS se eles não tiverem permissões de acesso de leitura a esses artefatos.

Para usar TRS e LQE, é necessário usar um servidor de banco de dados Rational DOORS 9.4.0.1 ou posterior e o servidor deve estar configurado para excluir clientes Rational DOORS anteriores a 9.4.0.1. Para excluir estes clientes, configure a versão mínima do cliente na guia Política de Login das propriedades de banco de dados para 9.4.0.1.


Feedback