Serviços OSLC DXL para Rational DOORS 9.4

A implementação do DOORS da especificação OSLC Requirements Management (RM) versão 2 inclui um serviço que permite executar scripts DOORS DXL usando o protocolo HTTP.

Uma das principais estratégias da divisão do Rational é melhorar a integração de ferramentas Rational e não Rational. A tecnologia para essa estratégia é baseada em Open Services for Lifecycle Collaboration (OSLC).

Como a descoberta de serviço OSLC é extensível, é possível para desenvolvedores do Rational e de terceiros incluírem serviços que não estão disponíveis atualmente no padrão implementado ou que são considerados muito especializados para inclusão no padrão e, portanto, não são planejados para versões futuras do padrão.

Para suportar o compromisso contínuo do Rational DOORS com a extensibilidade, a versão 9.4 introduz o conceito de serviços OSLC DXL para ajudar a acabar com essas diferenças. A interface OSLC RM V2 expõe um serviço que permite que os usuários executem scripts DOORS DXL por meio de HTTP. Esse serviço é baseado no conceito de uma biblioteca de scripts DXL:
  1. O usuário consulta o script OSLC DXL necessário.
  2. O usuário chama esse script para compactar os parâmetros necessários na chamada OSLC.
  3. O script é executado em um Interop Server.
  4. Os resultados são postados de volta.

Os scripts que são disponibilizados estão totalmente sob o controle e a customização do administrador do Rational DOORS, que pode decidir quais scripts DXL são expostos na interface de serviço. O administrador pode bloquear a capacidade de chamada de certas funções que poderiam ser consideradas um risco de segurança potencial, como "runDXL".

Observe que certos DXL, como widgets de interface com o usuário, nunca serão suportados.

Como a descoberta de serviço é protegida por OAuth, os usuários dessa funcionalidade também precisam primeiro se autenticarem usando seu nome de usuário e senha.

As etapas típicas para uso desse recurso são:
  1. Criar um script DXL.
  2. Instalar esse script DXL como um serviço.
  3. Localizar esse serviço via descoberta de serviço.
  4. Chamar o serviço.
  5. Extrair o valor de retorno da resposta.

Feedback