Pré-requisitos para Desenvolvimento de Procedimentos Armazenados Java

Você deve configurar os pré-requisitos necessários antes de desenvolver os procedimentos armazenados Java utilizando o ambiente de trabalho.

Configuração de JDK
Se estiver implementando um procedimento armazenado Java, será necessário ter um JDK local cuja versão é igual ou posterior à versão do JRE no servidor de banco de dados. Além disso, é necessário configurar o caminho para o JDK que você está utilizando em um dos três lugares:
  • Na janela Preferências: Clique em Windows > Preferências . Expanda os nós Dados e Procedimentos Armazenados e Funções Definidas pelo Usuário e clique em Opções de Implementação. Configure o caminho no campo Home do Java.
  • Na janela Propriedades para um projeto de desenvolvimento de dados: Clique com o botão direito do mouse em um projeto de desenvolvimento de dados e selecione Propriedades. Na janela Propriedades, clique em Desenvolvimento de Rotina. Configure o caminho no campo Home do JDK.
  • Na página Opções de Rotina do assistente Implementar Rotinas.
A configuração de Propriedades do projeto é utilizada para cada projeto, a menos que não haja nenhuma configuração de propriedades do projeto. Se não houver, então a configuração da janela Propriedades será utilizada. Você pode substituir ambas as configurações no assistente Implementar Rotinas. Se não houver conjuntos de diretórios JDK, você verá uma mensagem de erro ao implementar um procedimento armazenado Java.
Executando Procedimentos Armazenados DB2 para z/OS Java Utilizando o JDK 1.4.2
O tamanho de HEAP nativo padrão para JVM 1.42 não é suficiente para depuração de procedimentos armazenados Java. Se você estiver utilizando o JDK 1.4.2, deverá aumentar para HEAP(8M,2M,ANYWHERE,KEEP). Por exemplo:
MSGFILE(JSPDEBUG,,,,ENQ),
XPLINK(ON),
HEAP(8M,2M,ANYWHERE,KEEP),
ENVAR("_CEE_ENVFILE=/u/oeusr05/CEEOPTIONS.txt")

Não coloque a configuração HEAP no arquivo CEEOPTIONS.txt. Essa etapa não será necessária, se você estiver utilizando o JDK 1.5.

Configuração de ambiente Java no Linux

Para implementar procedimentos armazenados Java em clientes que estão executando os sistemas operacionais Linux ou AIX, ou no Solaris Operating Environment, é necessário apontar manualmente o ambiente de trabalho para o local de um JDK instalado. Para identificar o local de um JDK, crie um link para o diretório no qual um JDK está instalado. Substitua db2admin nos comandos de exemplo se o proprietário da instância tiver um nome diferente.

Configure o diretório JDK
ln -s /opt/IBMJava2-131 /home/db2admin/sqllib/java/jdk
chown bin /home/db2admin/sqllib/java/jdk
chgrp bin /home/db2admin/sqllib/java/jdk
Para IBM Developer Kit 1.3
Configure links simbólicos para libhpi.so, libjava.so e libjvm.so executando os seguintes comandos:
cd /usr/lib
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libhpi.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjava.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/classic/libjvm.so

em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit. Por exemplo: /opt/IBMJava2-142 é o diretório de base padrão
para o Developer kit 1.4.2.
Para IBM Developer Kit 1.4.1
Siga as instruções para o IBM Developer kit 1.3. Além dos três arquivos requeridos para 1.3, um link simbólico para libjsig.so também é requerido no 1.4.1. Execute o seguinte comando adicional para configurar um link para libjsig.so. Você terá um total de quatro links para 1.4.1:
cd /usr/lib
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjsig.so
em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit.
Para IBM Developer Kit 1.4.2
Siga as instruções para o IBM Developer Kit 1.3 e 1.4.1. Além dos quatro arquivos requeridos para 1.3 e 1.4.1, links simbólicos para libjitc.so, libxhpi.so e libdbgmalloc.so também são requeridos para 1.4.2. Execute o seguinte comando adicional como root para configurar links para libjitc.so, libxhpi.so e libdbgmalloc.so. Você terá um total de sete links para 1.4.2:
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjitc.so   
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libxhpi.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libdbgmalloc.so
ldconfig
em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit.
Para cada versão do Developer Kit, execute ldconfig como root depois de configurar os links simbólicos. Este comando cria os links e cache necessários (para utilização pelo linker de tempo de execução, ld.so) para as bibliotecas compartilhadas mais recentes localizadas nos diretórios especificados na linha de comandos, no arquivo /etc/ld.so.conf e nos diretórios confiáveis (/usr/lib e /lib). Certifique-se também de que seu diretório home de ID do usuário seja +rx para todos.
Conceitos relacionados
Criando Procedimentos Armazenados
Criando UDFs (Funções Definidas pelo Usuário)
Preparando para Desenvolver Rotinas
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Rotinas de Bancos de Dados
Pré-requisitos para Desenvolvimento de Rotinas no Linux
Pré-requisitos para Desenvolvimento de Rotinas que Direcionam o DB2 para z/OS

Feedback