< Anterior | Próximo >

Explorando Tarefas de Administração do Banco de Dados

Nesta lição, você trabalhará no Data Source Explorer para explorar as tarefas básicas de administração de banco de dados que estão disponíveis no produto.

Você trabalha no Data Source Explorer para criar e alterar objetos de dados, gerenciar privilégios e modificar dados. Em um cenário de desenvolvimento típico, esses tipos de tarefas são executados em bancos de dados de teste.

Primeiro, crie uma nova tabela usando o editor de Objetos de Dados.

  1. No Data Source Explorer, expanda a conexão SAMPLE, o nó de banco de dados e a pasta Esquemas.
  2. Expanda o esquema que corresponde ao ID de usuário usado para conectar ao banco de dados.
  3. Clique com o botão direito do mouse na pasta Tabelas e selecione Criar > Tabela. O editor de Objetos de Dados é aberto.
    Captura de tela mostrando o menu Criar Tabela, conforme descrito.
  4. Use as páginas de propriedades na seção Propriedade do Objeto de Dados para modificar as propriedades da nova tabela.
    Dica: Caso você deseje criar esta tabela como uma cópia de uma tabela existente, você deve clicar em Importar Definição para usar as propriedades da tabela existente.
    • Digite um nome para a tabela na página Geral.
    • Inclua colunas para a tabela na página Colunas.
    • Opcional: Modifique privilégios para a tabela na página Privilégios. Você pode incluir e alterar os privilégios e especificar se eles podem ser concedidos a outros IDs de autorização.
      Dica: Você também pode modificar privilégios de função clicando com o botão direito do mouse no Data Source Explorer e selecionando Alterar ou clicando com o botão direito do mouse na pasta Funções e selecionando Criar.
  5. Clique em Visualizar DDL para ver o script DDL gerado na seção DDL do editor.
    Dica: Para salvar o script DDL e executá-lo posteriormente, você poderá clicar em Abrir com Editor de SQL e salvar o script do editor no projeto de desenvolvimento de dados que você criou na última lição.
  6. Clique em Executar DDL para executar o script DDL e criar a tabela.

    O script é executado no banco de dados de destino e os resultados, incluindo quaisquer erros, são exibidos na visualização Resultados de SQL. A nova tabela é exibida no Data Source Explorer sob o esquema no qual foi criada.

    A nova tabela

    Dica: Você pode salvar e imprimir as informações na visualização Resultados de SQL.
  7. Opcional: Gere um script DDL para criar uma cópia dessa tabela:
    1. Feche o Editor de Objeto de Dados de modo que NEWTABLE não esteja mais sendo editado.
    2. Clique com o botão direito do mouse na nova tabela no Data Source Explorer e selecione Gerar DDL.
    3. Nas páginas Opções e Objetos do assistente, selecione as opções e os objetos de DDL a serem incluídos no script. Você pode atualizar estatísticas antes de gerar o script, incluir instruções DROP ou incluir informações de privilégios no script.
    4. Na página Salvar e Executar DDL do assistente, visualize o script gerado, especifique uma pasta no sistema de arquivo no qual armazenar o script gerado e forneça um nome para o script. Também é possível escolher executar o script ou abri-lo para edição. Neste caso, apenas salve o script.
    5. Clique em Concluir. O script DDL é gerado e salvo na pasta especificada. É possível gerar o script posteriormente para gerar a cópia da tabela.

      Em seguida, modifique outra tabela. O editor Objeto de Dados é usado para concluir esta tarefa. No entanto, primeiro você analisará o impacto de suas alterações.

  8. Clique com o botão direito do mouse na tabela EMPLOYEE no Data Source Explorer e selecione Analisar Impacto.
  9. Na janela que abre, especifique Ambos para retornar objetos que sofreram impacto da tabela ou sejam dependentes dela, inclua objetos contidos e recursivos na análise e clique em OK.

    Os resultados são exibidos na visualização Relatório de Modelo. Você pode navegar para um objeto impactado no Data Source Explorer clicando duas vezes nele na visualização Relatório de Modelo. Use esse recurso para entender o impacto de alterações em um objeto de dados antes de você os confirmar.

    Essa captura de tela mostra um exemplo de um relatório de análise de impacto. Seu relatório terá uma aparência diferente, dependendo se tiverem sido criados outros objetos que tenham dependências na tabela EMPLOYEE.

    Captura de tela mostrando um exemplo de relatório de análise de impacto na visualização Relatório de Modelo.

  10. Opcional: Execute e visualize estatísticas para aprimorar o desempenho da tabela EMPLOYEE:
    1. Clique com o botão direito do mouse na tabela EMPLOYEE e selecione Atualizar Estatísticas. Resultados da ação RUNSTATS são exibidos na visualização Resultados de SQL.
    2. Realce a tabela EMPLOYEE e abra a visualização Propriedades.
    3. Clique na guia Estatísticas para visualizar estatísticas da tabela.
      Captura de tela mostrando a página Estatísticas, conforme descrito.
    Agora, use o editor novamente para modificar a tabela.
  11. Clique com o botão direito do mouse na tabela EMPLOYEE e selecione Alterar.
  12. Inclua duas colunas na página Colunas, clique em Visualizar DDL na seção DDL do editor e clique em Executar DDL. As novas colunas são criadas e exibidas no Data Source Explorer embaixo da tabela EMPLOYEE.
< Anterior | Próximo >

Feedback