Configuração de Operações Remotas

Para usar o ambiente de trabalho para executar instruções SQL, utilitários e comandos ou para procurar e acessar arquivos, em servidores remotos, o DB2 Administration Server (DAS), o protocolo Secure Shell (SSH), o protocolo Microsoft Windows Server Message Broker (SMB) e o Secure File Transfer protocol (SFTP) devem estar configurados de forma adequada.
Dependendo do sistema operacional do servidor de destino em que você deseja executar comandos ou utilitários, o ambiente de trabalho usa o DB2 Administration Server (DAS), o protocolo Secure Shell (SSH) ou o protocolo Microsoft Windows Server Message Broker (SMB). A tabela a seguir mostra que protocolo o ambiente de trabalho usa:
Tabela 1. Protocolo usado para executar comandos e utilitários em servidores remotos
Sistema Operacional Método para comandos e utilitários remotos
Windows Ao conectar a um banco de dados local no Windows, o DAS será usado.
Ao conectar a bancos de dados remotos, tenta-se usar o SSH primeiro. Se o SSH não estiver disponível ou não estiver configurado de forma adequada, será feita a tentativa de usar o DAS, com estas exceções:
  • Para o DB2 remoto para servidores Linux, UNIX e Windows V9.7, a tentativa de uso dos protocolos é feita na seguinte ordem: SSH, SMB e DAS.
  • Para o DB2 remoto para servidores Linux, UNIX e Windows V8.2, somente o DAS é usado.
Linux ou UNIX O SSH é usado.

Quando você procura e acessa sistemas de arquivos remotos, o protocolo SFTP é sempre usado. Quando você pesquisa por arquivos remotamente em um sistema Windows a partir do produto de ambiente de trabalho, você deve procurar no diretório padrão (/cygdrive/c) para encontrar as unidades do Windows e os caminhos do sistema de arquivos associados. Nenhum outro caminho do diretório de sistema de arquivos do Windows é válido quando você usa o produto do ambiente de trabalho para executar comandos.

Requisitos para o DAS ou SSH e SFTP no Cliente Local

Para usar o DAS, é necessária uma conexão com um banco de dados DB2 instalado localmente ou um DB2 UDB Administration Client (DAC). Se você não possuir um banco de dados DB2 localmente instalado, será necessário o DAC para se comunicar com o IBM® Data Server Client e o DB2 Administration Server (DAS).

Também é necessário ter conectividade com o DAC que está sendo executado na mesma máquina que o banco de dados. Você precisa de uma conexão com o DAC para comunicar-se com o IBM Data Server Client e o DB2 Administration Server (DAS). As bibliotecas de conectividade do IBM Data Server Client podem ser fornecidas das seguintes formas:
  • Por uma instância do DB2 local
  • Pelo DAC

Em qualquer um dos casos, certifique-se de que o diretório bin esteja no caminho antes de iniciar o ambiente de trabalho. No Linux, isto é manipulado através de $INST_HOME/sqllib/db2profile. O DB2 UDB Administration Client está disponível a partir de developerWorks em http://www.ibm.com/developerworks.

Por exemplo, para instalar o IBM Data Server Client em um sistema Linux, conclua as etapas a seguir:
  1. Instale o IBM Data Server Client.
  2. Crie uma instância do DB2.
  3. Aponte a origem de db2profile em $INST_HOME/sqllib/ antes de iniciar o ambiente de trabalho. Por exemplo, inclua em seu .bashrc.

Para usar os protocolos SSH e SFTP, nenhuma configuração adicional é necessária no cliente. O produto do ambiente de trabalho vem pré-configurado com um cliente SSH e SFTP.

Requisitos para o DAS, SSH ou SMB e SFTP no Servidor Remoto

Para usar o DAS em um sistema Windows, o DB2 Administration Server (DAS) deve ser iniciado e a porta 523 deve estar aberta.

Para usar os protocolos SSH e SFTP no sistema Linux ou UNIX, os daemons SSH e SFTP devem ser iniciados. Se eles não estiverem sendo executados, inicie-os ou solicite que o administrador do sistema faça isso. O SSH exige que a porta 22 esteja aberta.

Para usar os protocolos SSH e SFTP em um sistema Windows, um ambiente OpenSSH deve estar configurado. O ambiente de trabalho suporta a comunicação do SSH com o DB2 para servidores Linux, UNIX e Windows que são executados em um ambiente de emulação Cygwin por meio da Portable Operating System Interface for UNIX (POSIX). Em sua distribuição Software Livre, o ambiente Cygwin inclui a implementação do servidor OpenSSH do protocolo SSH e SFTP (Cygwin Net, pacotes openssl, openssh). O ambiente de trabalho usa o Secure File Transfer protocol (SFTP) para todas as navegações no sistema de arquivos e todas as transferências de arquivos remotos. Portanto, o SFTP deve estar ativado.

A configuração do ambiente OpenSSH em um servidor de destino que é executado em um sistema Windows exige a instalação do Cygwin, a configuração do daemon para executar como um serviço automático e a sincronização das contas e grupos de usuários do ambiente Cygwin com o repositório de usuário do Sistema Operacional para permitir login remoto no sistema Windows remoto. Você pode fazer download e instalar o Cygwin do http://cygwin.com. Para obter informações sobre como instalar e configurar o Cygwin em um servidor Windows, consulte Instalando o Cygwin em um Servidor Windows e Configurando o Cygwin em um Servidor Windows.

Para usar SMB em um sistema Windows, a porta 445 deve estar aberta. O SMB também tem os seguintes requisitos:
  • O serviço Registro Remoto deve ser iniciado na máquina de destino.
  • O acesso ao compartilhamento Interprocess Communications (IPC$) deve estar disponível.
  • O serviço do Servidor deve ser iniciado.
    Nota: Para iniciar o serviço, clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços > Servidor.
  • O Compartilhamento de Arquivo Simples deve estar desativado.
Para obter mais informações sobre a configuração necessária para as várias edições do sistema operacional Windows para SMB, consulte Configurando Sistemas Operacionais Windows para Usar SMB.

Feedback