Como administrador de banco de dados, é recomendável que você planeje a execução off-line de comandos administrativos no servidor de dados. Por exemplo, uma prática comum é executar os scripts no meio da noite ou em um servidor de produção ao qual outros produtos não podem se conectar.
O botão Salvar na seção Comando de cada assistente de tarefa permite que você salve os comandos em um script. Quando você clica em Salvar, os comandos são exibidos na janela Salvar Comandos em um Script. Os comandos são modificados conforme o necessário para que possam ser executados a partir de um servidor de dados. Na janela de diálogo, é possível editar os comandos, incluindo quaisquer comentários que tenham sido inseridos e especificar o nome do arquivo, caminho e local em que o script será salvo. É possível salvar o script no sistema de arquivos do servidor de dados, que pode ser remoto, ou no sistema de arquivos local.
É possível executar os scritps ou planejar sua execução em lotes no servidor pela interface do shell do DB2 Command Line Processor (CLP).