Rational Build Forge e Rational ClearQuest

O BuildForge pode trabalhar com o Rational ClearQuest para atualizar registros de construção.

O Build Forge possui duas integrações com o ClearQuest:

Esses recursos são inteiramente independentes entre si. Particularmente, o adaptador é associado a um ambiente criado para ele. As variáveis desse ambiente são independentes das variáveis configuradas para ativar registros de construção automáticos.

Configuração da Geração Automática de Registros de Construção

O sistema pode criar automaticamente registros do build no banco de dados do seu IBM Rational® ClearQuest®, com links para os dados do log. Além disso, quando uma tarefa for transmitida, o sistema poderá atualizar o banco de dados do ClearQuest, observando se a tarefa foi concluída, registrando o horário de encerramento e um resumo das etapas que foram realizadas. Esse recurso exige o Rational ClearQuest versão 7.0 ou posterior.

Quando um projeto é configurado para atualizar um banco de dados ClearQuest, o sistema executa, cria ou atualiza registros de construção conforme a seguir:
Início da Tarefa
Quando o sistema ativa uma tarefa, ele cria um registro do build do ClearQuest. O registro de construção está no estado Submetido e inclui a URL do log da tarefa, o horário de início, o nome da liberação e o ID, bem como uma entrada de log que indica "Construção XYZ iniciada". Se um adaptador de controle de origem cancelar a tarefa (por exemplo, porque nenhuma mudança de origem foi localizada), nenhum registro de construção do ClearQuest é criado.
Nota: Se um projeto encadear outro projeto, o novo projeto obterá seu próprio ID do build exclusivo do ClearQuest.
Transmissão/Falha da Tarefa
Quando uma tarefa é aprovada ou falha, o sistema alterará o estado de construção dentro do ClearQuest para Concluído ou Com Falha, configura o horário de encerramento da construção e armazena um resumo das etapas da tarefa no log de construção do ClearQuest. O resumo contém o nome, o status do resultado e o servidor de cada etapa.
Reinício da Tarefa
Quando uma tarefa for reiniciada, o sistema alterará o estado do build dentro do ClearQuest para Enviado e criará uma entrada do log do build do ClearQuest indicando “Build do XYZ reiniciado”.

A atualização automática do registro de construção é configurada por meio de variáveis de ambiente especiais. Para vincular um projeto a um banco de dados do ClearQuest, certifique-se de que as variáveis na tabela a seguir estejam incluídas no ambiente do projeto.

Nota: Essas variáveis devem estar presentes no ambiente do projeto. Incluí-las em uma etapa não é suficiente. Entretanto, é possível usar uma variável que esteja configurada para o tipo Include, que inclui essas variáveis por meio de outro ambiente. Além disso, como o valor CQ_RELEASE_NAME é o único que provavelmente varia por projeto, talvez você queira criar um ambiente que contenha as outras variáveis e utilizar uma variável do tipo Include para incluir esse ambiente no ambiente do projeto, em que também é possível especificar CQ_RELEASE_NAME como uma variável de ambiente específica do projeto.

Para ativar atualizações automáticas dos registros de construção a partir de tarefas do Build Forge, as seguintes variáveis de ambiente devem ser configuradas para o projeto. Elas não trabalham no nível da etapa.

Variável

Descrição

CQ_DBNAME

Necessário. Nome do banco de dados do ClearQuest que você deseja atualizar.

CQ_DBSET

O valor definido para o banco de dados do ClearQuest. Não necessário. Padronizado em branco.

CQ_INTERACTION

Se o seu ambiente de projeto tiver as variáveis de ambiente corretas definidas para ativar a criação de um registro de construção do ClearQuest, mas você não desejar criar o registro de construção, configure essa variável como OFF para desativar a criação do registro de construção.

Para ativar a criação do registro do build, defina essa variável de ambiente como ATIVADA.

Nota: Se você estiver utilizando um dos adaptadores do ClearQuest, defina essa variável de ambiente como DESATIVADA. O adaptador interage diretamente com os registros de construção.

CQ_PASSWORD

Necessário. Senha a ser utilizada ao efetuar logon no banco de dados do ClearQuest. Não necessário; o padrão é em branco.

CQ_RELEASE_NAME

Necessário. O nome da liberação dentro do banco de dados do ClearQuest que você deseja atualizar.

CQ_USER

Necessário. O nome do usuário a ser utilizado ao efetuar logon no banco de dados do ClearQuest.

Requisitos Adicionais de Configuração para Adaptadores ClearQuest

As amostras de modelo de adaptador ClearQuest fornecem métodos de varredura e atualização de registros de construção no ClearQuest. Isso geralmente está vinculado ao sucesso ou à falha de construções executadas no Build Forge. Consulte Requisitos do Adaptador para obter os requisitos gerais. Além disso, as seguintes configurações precisam ser executadas.

Faça o seguinte:

  1. Instale um agente Build Forge em um host que pode conectar ao servidor ClearCase.
  2. Instale o cliente ClearCase completo no host do agente.
  3. Configure o ambiente para o agente para que seja possível executar comandos por meio do cliente ClearCase.
  4. Instale o cliente ClearQuest completo no host do console Build Forge.
  5. Inclua o diretório cqperl (API do ClearQuest Perl) no caminho do sistema.
  6. Defina uma conexão que o cliente ClearQuest no host do Build Forge pode usar para acessar o banco de dados ClearQuest. Execute estas ações no host de cliente ClearQuest.
    1. Use o comando cqreg para incluir o conjunto de bancos de dados (cqreg add_dbset).
    2. Use a Ferramenta de Manutenção do CQ para configurar uma conexão com o banco de dados do ClearQuest.
  7. Determine como implementar e como e quando iniciar as visualizações do ClearCase que são necessárias.
Ilustração que mostra o relacionamento das instalações do Build Forge, ClearCase e ClearQuest.

Não é necessário instalar um agente. O adaptador ClearQuest se comunica diretamente com o ClearQuest por meio do cliente, usando a API Perl do ClearQuest.

Importante: O adaptador ClearQuest só pode ser chamado com um comando dot em uma etapa. Como ele não é um adaptador de origem, não é possível usar um link de adaptador.

Amostras de Modelo do Adaptador ClearQuest

São fornecidas as seguintes amostras de modelo do adaptador.

ClearQuestBaseClearCaseByDate
  1. Consulta uma visualização do ClearCase para obter as alterações entre as duas datas. As datas padrão são o registro de data e hora atuais e o registro de data e hora da execução do adaptador anterior.
  2. Para cada arquivo alterado, procura um atributo de hyperlink CrmRequest que identifique um ID de alteração do ClearQuest. Tenta resolver o ID de alteração incluindo as informações de tarefa para resolver o registro de defeito no ClearQuest se o status do ClearQuest permitir que ele seja resolvido.
  3. Para cada arquivo alterado, grava as seguintes informações no relatório BOM: nome do arquivo, defeito, ID, status de defeito, e quaisquer erros do ClearQuest.

Variáveis definidas no modelo do adaptador:

  • CurDate
  • LAST_RUN
  • VIEW
  • VOB_PATH
  • CQ_USER
  • CQ_PASSWORD
  • BFSERVER
  • UNIXCLIENT
  • _CHAR_NATIVE
ClearQuestClearCaseByActivity
  1. Localiza os registros de defeito do ClearQuest associados a uma lista de atividades do ClearCase.
  2. Para cada registro de defeito localizado, ele inclui informações de tarefa para resolver o registro de defeito no ClearQuest se o status do ClearQuest permitir que ele seja resolvido.
  3. Grava as seguintes informações no relatório BOM: arquivos associados aos IDs de atividade do ClearCase e o status de defeito do ClearQuest.

Variáveis definidas no modelo do adaptador:

  • CurDate
  • VIEW
  • VOB_PATH
  • ACTIVITIES
  • CQ_USER
  • CQ_PASSWORD
  • PROJECT_VOB
  • BFSERVER
  • UNIXCLIENT
  • _CHAR_NATIVE
ClearQuestUCMClearCaseByDate
  1. Consulta uma visualização do ClearCase para obter as alterações entre as duas datas. As datas padrão são o registro de data e hora atuais e o registro de data e hora da execução do adaptador anterior. Usa o Rational Unified Change Management (UCM) para produzir seus resultados.
  2. Para cada arquivo alterado, grava as seguintes informações no relatório BOM: nome do arquivo, defeito, ID, status de defeito, e quaisquer erros do ClearQuest.

Variáveis definidas no modelo do adaptador:

  • CurDate
  • LAST_RUN
  • VIEW
  • VOB_PATH
  • CQ_USER
  • CQ_PASSWORD
  • BFSERVER
  • UNIXCLIENT
  • _CHAR_NATIVE

Variáveis do Adaptador ClearQuest

Esta tabela é uma referência para as listas de variáveis dos modelos do adaptador.

Tabela 1. Variáveis de Ambiente Necessárias para a Integração do Rational ClearQuest

Variável

Descrição

ACTIVITIES Para o adaptador ClearQuestClearCaseByActivity, um conjunto delimitado por espaços de IDs de atividade. Exemplo: SAMPL0001@\ProjectVob
BFSERVER Configure essa variável com o nome do host do console do Build Forge.

CQ_PASSWORD

Necessário. Senha a ser utilizada ao efetuar logon no banco de dados do ClearQuest. Não necessário; o padrão é em branco.

CQ_USER

Necessário. O nome do usuário a ser utilizado ao efetuar logon no banco de dados do ClearQuest.

CurDate Fornece a data atual para o adaptador, usando um comando .date para gerar a data. Não altere esse valor.
LAST_RUN Para adaptadores ByDate, o sistema usa esse valor para determinar se ocorreram mudanças; o valor é a data da última execução com êxito. É possível manipular esse valor ao testar o adaptador, para impor a execução do adaptador, selecionando uma data que você sabe que precede algumas alterações. Se o adaptador permitir que a execução continue, ele atualizará automaticamente esse valor para a data atual. O valor padrão é 1-Jan-05.00:00:00.
UNIXCLIENT Usada para configurar informações específicas da plataforma. Configure como 0 se o cliente estiver sendo executado no Windows. Configure como 1 se o cliente estiver sendo executado no UNIX ou Linux.
VIEW Defina essa variável como o nome da visualização do ClearCase que você deseja utilizar com o adaptador.
VOB_PATH Defina esse valor como o nome do VOB de componente e, opcionalmente, dos subdiretórios. Para diversos nomes, use uma lista separada por vírgulas.
_CHAR_NATIVE Usada internamente e sempre configurada como 1.

Reiniciando Tarefas Integradas ao ClearQuest

Uma vez que uma integração ao ClearQuest tenha sido concluída, normalmente, não será possível reiniciá-la no Rational Build Forge. Como uma solução alternativa simples, é possível iniciar a tarefa como uma nova tarefa.

Para ativar a reinicialização, você deve editar o esquema do ClearQuest com a ferramenta de designer do ClearQuest. O fluxo de trabalho para registros do Build deve ser modificado para permitir uma transição de estado de Concluído para Enviar.


Feedback