Implementando Failover com o Oracle RAC

Use este procedimento para ativar o failover do console ao usar o Oracle RAC

Antes de Iniciar

Configuração básica do banco de dados para Oracle RAC é a mesma configuração para outros bancos de dados Oracle. Instale o console usando estas configurações. Após a instalação do console, use estes procedimentos para implementar o failover.

Sobre Esta Tarefa

Para ativar o failover do Oracle RAC para trabalhar com o Build Forge, há configuração adicional necessária. Há dois métodos disponíveis:
  • Método SCAN: modifique buildforge.conf. SCAN (single client access name) é um recurso no Oracle 11g. Quando ele é usado, todos os nós no cluster se tornam elegíveis para failover. Pelo menos três nós devem estar disponíveis e configurados para failover em uma base round-robin.
  • Método de sequências de Conexão explícita: modifique o arquivo tnsnames.ora para Oracle Instant Client e modifique buildforge.conf. Nesse método, você especifica o serviço que representa o cluster e cada nó do cluster desejado. Pelo menos três nós devem estar disponíveis e configurados para failover em uma base round-robin. Os parâmetros LOAD_BALANCE e FAILOVER devem ser configurados.

    Talvez seja necessário que o Oracle DBA forneça o nome do serviço e a lista de nós a serem usados. Você configura o arquivo tnsnames.ora para Oracle Instant Client e configura a sequência de conexão JDBC em buildforge.conf.

Os dois métodos requerem que você especifique SERVICE_NAME, o que representa o cluster como um todo. Isso é diferente das configurações não RAC, em que SERVICE_NAME geralmente é igual ao SID.

Procedimento


Feedback