Executando o Agente no System i

Revise as informações neste tópico se você planejar executar o agente em uma plataforma System i.

Verificando se o Número da Porta do Agente É Exclusivo

A porta 5555, que é a porta padrão do agente Build Forge, poderá ser pré-designada a outros agentes nos servidores System i. Neste caso, altere a porta do agente Build Forge para uma porta não designada antes de iniciar o agente. Para fazer isso, edite o arquivo bfagent.conf diretamente. Para obter detalhes, consulte Alterando a Porta do Agente.

Iniciando o Agente Manualmente

Se você tiver concluído a etapa 7 nas instruções de instalação, Instalando o Agente nas Plataformas System i, o agente será iniciado como o usuário BFAGENT quando o System i for iniciado.

Como alternativa, você pode iniciar o agente no System i manualmente, usando o comando a seguir.
bfagent -s
Nota: Se o arquivo bfagent.conf não estiver instalado em /etc (o local padrão), use a opção -f para especificar o local bfagent.conf.

Quando você emite o comando bfagent e inicia o agente manualmente, ele é iniciado como o usuário que o inicia.

Verificando se o Programa i5/OS PASE Está Instalado

O agente é executado como um programa Portable Application Solution Environment (PASE) do i5/OS. O PASE está incluído no i5/OS e permite a execução de binários e comandos do AIX. Normalmente, o PASE é instalado por padrão.

Para determinar se o programa PASE está instalado, execute DSPSFWRSC em uma linha de comando.

Se o programa PASE não estiver instalado, carregue-o pelo CD de instalação.

Usando o Agente no PASE

A maioria das tarefas necessárias para a construção de aplicativos no i5/OS está acessível no ambiente PASE. É importante ter esse fato em mente ao planejar e definir a automação de processos destinados à plataforma iSeries.

Os comandos em uma etapa são interpretados pelo shell PASE. Você também pode executar comandos nativos usando a seguinte sintaxe:
system -biOE "<native commands>"
Importante: Cada comando do sistema em uma etapa executa seu próprio processo. Isto possui implicações para comandos que funcionam somente dentro de seus próprios processos.
Por exemplo, se você desejar configurar listas de bibliotecas para um conjunto de etapas:
  • Não é possível usar CHGSYSLIBL ou ADDLIBLE como comandos reserva porque são comandos nativos (não reconhecidos pelo PASE).
  • Não é possível usar a sintaxe de comando nativo suportada (por exemplo, system -biOE "ADDLIBLE FLGHT400") em uma etapa, porque ela altera a lista de biblioteca somente para o próprio processo do comando. Os comandos e etapas subseqüentes não são afetados pela alteração.

Embora você não possa definir as listas de bibliotecas para apenas uma etapa, um conjunto de etapas, ou um projeto, é possível defini-las no script do comando de inicialização para o usuário BFAGENT. Consulte o exemplo de script de inicialização em Instalando o Agente nas Plataformas System i. A configuração de listas de bibliotecas no script de comando de inicialização define as listas de bibliotecas de todos os projetos e etapas executados no exemplo como o usuário BFAGENT. O usuário que executa os projetos e as etapas deve ter acesso às bibliotecas necessárias.

Para definir listas de bibliotecas, inclua uma descrição de tarefa para o agente que liste as bibliotecas necessárias. O seguinte exemplo de descrição de tarefa inclui as bibliotecas FLGHT400 e FLGHT400M.

10    UTLIB
20    QGPL 
30    QTEMP
40    FLGHT400
50    FLGHT400M 
O agente especifica esta descrição de tarefa em sua rotina de inicialização. Por exemplo, se a descrição de tarefa fosse BFAJOBD, a linha na rotina de inicialização do sistema seria a seguinte:
ADDAJE SBSD(BFAGENT/BFAGENT) JOB(BFAGENT) JOBD(BFAGENT/BFAJOBD)
Essa solução afeta todos os comandos (de qualquer etapa e projeto) executados no servidor System i associado a esse agente.

Feedback