Etapas de Instalação no Gerenciador de Instalação

Use o IBM Installation Manager para instalar componentes do produto na maioria das plataformas.

Antes de Iniciar

É necessário ter iniciado o Installation Manager e selecionado o pacote Build Forge a ser instalado para seguir estas instruções.

Sobre Esta Tarefa

Siga os prompts para instalar os pacotes desejados:

Procedimento

  1. Instalar Pacotes – Selecione as caixas de opção Build Forge e Versão. Se o Gerenciador de Instalação não estiver instalado ainda, selecione a caixa de opção Gerenciador de Instalação. Clique em Avançar depois de fazer as seleções.
  2. Instalar Pacotes: Local - Recursos Compartilhados – Insira ou escolha o diretório em que deseja instalar os recursos compartilhados e, em seguida, clique em Avançar.
  3. Instalar Pacotes: Local - Grupo de Pacotes – Escolha o diretório em que deseja instalar os pacotes de instalação e, em seguida, clique em Avançar. O local padrão é: C:\Arquivos de Programas\IBM\Build Forge.
  4. Instalar Pacotes: Recursos – Por padrão, os três módulos principais do produto são instalados: Interface da Web, Process Engine e Camada de Serviços. Clique em Avançar.
  5. Instalar Pacotes: Configuração do Servidor de Licença – Selecione o usuário "Run as" e o tipo de licença que o console usará. Preencha as seguintes informações e clique em Avançar.
    • (UNIX e Linux) Em O Build Forge deve ser executado como qual usuário?, aceite o usuário padrão (raiz) ou especifique um usuário diferente. Esse usuário iniciará o mecanismo do Build Forge e o Apache Tomcat fornecido. O usuário deve ter permissões de leitura e execução para as bibliotecas do banco de dados e os arquivos jar JDBC especificados na página Configuração do Banco de Dados no Installation Manager.
    • Baseado no Rational License Server: digite o nome do host do Rational License Server.
      • Digite um nome de host válido para o servidor de licença. Se você planeja fornecer o nome do host mais tarde, não deixe esse campo em branco. Digite um caractere ou valor neste campo. Deixar esse campo em branco poderá resultar em um produto incompleto e inutilizável.

        Após a conclusão da instalação, forneça o nome do host correto. Para obter instruções, consulte Configurando um Rational License Server para o Build Forge.

      • Se um servidor de licença for exibido, mas desabilitado, o cliente de licença FLEXlm já terá registrado um servidor de licença para o host.

        Após a conclusão da instalação, forneça o nome do host correto. Para obter instruções, consulte Alterando o Servidor de Licença para o Console de Gerenciamento.

    • Baseado em Arquivo: navegue para o local em que você transferiu por download o arquivo de licença.
  6. Configuração do Banco de Dados
    Dependendo da plataforma do S.O. em que está instalando o Build Forge e do banco de dados que deseja instalar, é necessário especificar determinadas informações. Consulte as instruções de configuração do banco de dados em Configuração do Banco de Dados para o seguinte:
    Nota: Nas plataformas UNIX e Linux, será necessário instalar e usar drivers de cliente de banco de dados de 32 bits se estiver usando um banco de dados Oracle, DB2 ou MySQL. Na página Configuração do Banco de Dados, no Gerenciador de Instalação, para seu tipo de banco de dados específico, certifique-se de especificar a versão de 32 bits das bibliotecas de driver no campo Caminho para as bibliotecas de cliente [DB2|Oracle|MySQL] na página Configuração do Banco de Dados. Além disso, para o DB2, carregue o db2profile.
  7. Instalar Pacotes: Configuração do Servidor da Web e de Aplicativo – Preencha as informações solicitadas e, em seguida, clique em Avançar.
    1. Configuração do Servidor da Web/PHP
      • Fornecer seu próprio servidor da Web? Selecione Sim se quiser fornecer seu próprio servidor da Web. Não é o padrão.
      • Deseja usar HTTP Seguro? Selecione Sim se quiser usar HTTP Seguro. Não é o padrão.
      • Qual porta o servidor da Web deverá usar? Se você não quiser que o servidor da Web use a porta 80, digite um número de porta diferente. 80 é o padrão.
      • Limite de Memória para PHP: Digite um limite de memória para PHP se não quiser usar o padrão. 256 MB é o padrão.
    2. Configuração do Servidor de Aplicativos
      • Fornecer seu próprio servidor de aplicativo? Selecione Sim se quiser configurar o Build Forge para usar um servidor de aplicativo já instalado. Não é o padrão.
        Nota: Você só fará isso se estiver configurando o Build Forge para usar um ou mais componentes já instalados. Normalmente, o Build Forge instala esses componentes durante a instalação. Consulte o Instalação Usando seus Próprios Componentes.

    3. Configuração de Segurança Digite e confirme uma senha para o keystore que o instalador cria para o Build Forge nos campos a seguir.
      Nota: Se esses campos não estiverem visíveis, role para baixo para encontrá-los.
      • Senha do Keystore
      • Confirmar Senha
      A senha é necessária para ativar o login seguro padrão (criptografia de credencial). Ela também será necessária se você planejar configurar o Build Forge para usar HTTPS/SSL.
      Importante: Alterar a senha posteriormente é possível, mas um processo razoavelmente longo. Use uma senha forte que atenda aos requisitos locais de complexidade.

      Você tem as seguintes opções:

      • Use o certificado autoassinado que o instalador cria no estado em que se encontra. Faça o seguinte:
        1. Deseja modificar o padrão ou fazer upload de um certificado customizado? Selecione Não.
        2. Você tem um certificado seguro existente? Selecione Não.
      • Use o certificado autoassinado que o instalador cria, mas modifique seus campos. Faça o seguinte:
        1. Deseja modificar o padrão ou fazer upload de um certificado customizado? Selecione Sim. Campos adicionais para o certificado são exibidos. Preencha-os.
        2. Você tem um certificado seguro existente? Selecione Não.
      • Forneça o local de seu próprio certificado. O certificado deve estar no host, deve estar no formato pkcs12, e você deve fornecer a senha existente para o keystore em que ele está. Faça o seguinte:
        1. Deseja modificar o padrão ou fazer upload de um certificado customizado? Selecione Sim.
        2. Você tem um certificado seguro existente? Selecione Sim. Campos adicionais são exibidos.
        3. Especifique um certificado assinado em um keystore do tipo pkcs12. Digite o nome do arquivo ou use Procurar para localizá-lo.
        4. Senha de Keystore Digite a senha para o keystore que contém o certificado.
        5. Confirmar Senha Digite novamente a senha para o keystore que contém o certificado.
      Nota: Os navegadores normalmente avisam sobre o acesso a um site seguro com um certificado autoassinado. Os usuários normalmente têm a opção de prosseguir, mas podem ser obrigados a confirmar a exceção.
  8. Configuração de Serviços Preencha as informações solicitadas e, em seguida, clique em Avançar.
    • A camada de serviços será executada nesta máquina? Clique em Não se você não quiser que a camada de serviços seja executada nessa máquina. Sim é o padrão.

      Se você clicar em Não, será solicitado a informar o nome do host do servidor de aplicativo que executa o aplicativo da camada de serviços.

    • Atender na porta: 3966 é o padrão. Uma ou ambas as portas devem ser selecionadas como porta de serviços.
    • Atender na porta segura: 49150 é o padrão. Uma ou ambas as portas devem ser selecionadas como porta de serviços.
  9. Instalar Pacotes: Opções de Início do Console – preencha as informações solicitadas e, em seguida, clique em Avançar.

      • Criar um atalho no desktop? O padrão é criar um atalho no desktop (para Windows).
        Nota: No Linux, um atalho no desktop não é criado.
    1. Opções de Inicialização
      • Não inicie o Console: O Console é iniciado por padrão. Clique no botão de opções se você não quiser que o Console seja iniciado automaticamente.
      • Iniciar o Console no Modo de Serviço: O Console é iniciado no modo de serviço por padrão.
      • Iniciar o Console no Modo em Primeiro Plano: O Console não é iniciado no modo em primeiro plano, por padrão. Se você quiser que o Console seja iniciado no modo em primeiro plano, clique no botão de opções.
  10. Instalar Pacotes: Revisão de Resumo – Revise as informações do resumo nessa página para confirmar onde os componentes do Build Forge serão instalados e, em seguida, clique em Instalar.
    1. Local de Destino
      • Nome do Grupo de Pacotes: buildforge.console é o nome do pacote padrão.
      • Diretório de Instalação: O diretório de instalação padrão é C:\Arquivos de Programas\IBM\Build Forge.
      • Diretórios de Recursos Compartilhados: O diretório padrão de recursos compartilhados. Os padrões são os seguintes:
        • Windows: C:\Program Files\IBM\SDP70Shared
        • UNIX e Linux: /opt/IBM/SDP70Shared
    2. Recursos
      • Recursos do Build Forge Você pode revisar quais recursos ou módulos serão instalados. Por exemplo, os módulos principais do produto são: Interface da Web, Process Engine e Camada de Serviços.
    3. Ambiente
      • O inglês é o ambiente padrão.
    4. Informações do Repositório
      • Os arquivos serão recuperados dos seguintes locais: Use esta seção para revisar e confirmar o local do repositório.
  11. Acessar o Console de Gerenciamento. Inicie um navegador. Vá para a URL do Console de Gerenciamento:
    • Formato geral: http://<hostname>[:<portnumber>]. O número da porta é opcional se você utilizou o padrão HTTP, a porta 80.
    • Local: se você estiver executando o navegador no mesmo host em que o Console de Gerenciamento está sendo executado, você pode utilizar http://localhost.
    Nota: Se não puder efetuar login imediatamente após a instalação, aguarde aproximadamente um minuto e tente novamente. Na primeira inicialização, o mecanismo (bfengine) precisa carregar o esquema do banco de dados.
    Importante: Não pare o bfengine imediatamente após uma instalação. Esta ação pode danificar o esquema do banco de dados. Nesse caso, seria necessário eliminar todas as tabelas do Build Forge do banco de dados e reinstalar o Build Forge.
  12. Login. Utilize o nome de usuário root, senha root. Altere imediatamente a senha root.

Feedback