Mapeando Unidades do Windows

O sistema operacional Microsoft Windows® gerencia unidades mapeadas de forma diferente. O agente tenta mapear novamente as conexões memorizadas, mas não pode concluir com êxito o mapeamento no tempo de execução. Você pode utilizar uma variável de ambiente especial para auxiliar no mapeamento de unidades na Windows: a variável _MAP. Ao definir esta variável, o agente do Windows mapeia as unidades antes de executar as etapas.

Uma prática comum ao utilizar a variável _MAP é designá-la no ambiente do projeto, de modo que o mesmo mapeamento da unidade seja transmitido a todos os ambientes da etapa por meio da herança de variável de ambiente. Observe que se você definir também uma variável _MAP em um ambiente de etapa, o valor do ambiente de etapa substituirá o ambiente do projeto, pois apenas um valor _MAP pode ser definido para uma etapa específica.

Embora seja destinado para ambientes Windows, utilize barras para separar nomes do caminho na variável _MAP. Quando os caminhos são utilizados, o agente os corrige automaticamente, conforme necessário.

Por exemplo, configurar _MAP para
X:=//server/share
definirá um mapeamento de tempo de execução que conecta a unidade X: ao nome do caminho UNC \\server\\share do Windows.
Várias unidades podem ser mapeadas oferecendo especificações adicionais na variável _MAP, com pontos-e-vírgulas para separá-las:
X:=//server/share;Y:=//server/share2
Por padrão, os mapeamentos de unidades no Windows são executados utilizando o mesmo nome de usuário e a mesma senha, conforme definido para o servidor lógico. Você pode mapear uma unidade para um nome de usuário diferente incluindo o nome de usuário e a senha nos parênteses após o mapeamento, como no exemplo a seguir:
X:=//server/share(alternateusername,password)
Nota: Se sua senha contiver um caractere $, salve-a com outro caractere $. Por exemplo: digite a senha pas$word como pas$$word. Evite utilizar os seguintes caracteres especiais em senhas: %, [, ], {, }, ", ou '.

O mapeamento de unidades mapeadas pela variável _MAP é removido na conclusão do comando.

Mesmo se as unidades forem mapeadas com êxito, os mapeamentos de unidade no Windows ainda poderão ser inacessíveis se um usuário conectado ao console do sistema estiver usando a unidade ou o compartilhamento em questão.


Feedback