Criando um Servidor

Um recurso do servidor representa um host no qual você pode executar projetos e etapas.

Para criar um servidor:

  1. Selecione Servidores no menu esquerdo. O sistema exibe o painel Novo Servidor na parte inferior do painel de conteúdo principal. Se você tiver selecionado um servidor existente, clique em Incluir Servidor para apagar o painel para que seja possível incluir um novo servidor.
  2. Forneça os detalhes do servidor:
    Imagem de tela do formulário Novo Servidor no painel Servidores
    • Nome: Forneça um nome ao servidor. Esse nome é a propriedade BF_NAME do servidor. Você faz referência a esse nome nos seletores para especificar um servidor por nome.
    • Caminho: Especifique um diretório que o servidor utiliza ao criar diretórios do projeto e da tarefa, como c:/buildforgeprojects. O sistema utiliza esse valor de caminho como um ponto inicial ao criar o diretório do build.
      Dica: O sistema não cria o caminho do servidor. O caminho deve existir antes de o build tentar acessar o servidor. Se o caminho não existir, o build falhará.
    • Host: Forneça o nome do host para um computador físico que esteja executando o agente. Utilize o valor host local se estiver definindo o computador do Console de Gerenciamento como um servidor . (O agente deve estar instalado também no Console de Gerenciamento).
      Nota: Você pode incluir um número de porta com o nome do host; por exemplo, host_name:port_number. Se você especificar um número de porta com o nome do host, ele substituirá o número da porta definido pela configuração do sistema Porta Padrão do Agente. (Clique em Administração > Sistema > Porta de Agente Padrão.)
      Nota: Não anteceda o nome do host por um protocolo. Por exemplo, não utilize http://.
    • Autenticação: Selecione a autenticação de servidor a ser utilizada com esse servidor.
    • Acesso: Selecione um grupo de acesso de usuários que pode utilizar esse servidor.
    • Coletor: Selecione o coletor a ser utilizado com esse servidor.
    • Ambiente: Selecione um grupo de variáveis de ambiente a ser aplicado sempre que esse servidor for utilizado para executar um projeto. Essas variáveis são aplicadas antes de todas as outras variáveis. Elas configuram parâmetros específicos para o servidor.
    • Arquivos: Definem os tipos de transferências de arquivos para esse servidor que podem ser utilizados com os comandos .get e .put. Você pode optar por não permitir transferências (Nenhuma), leituras de arquivos (.get), gravações de arquivos (.put) ou ambas (.get e .put).
    • Máx. de Tarefas: Insira o número máximo de tarefas que devem ser executadas simultaneamente. O padrão é 3.
    • Configuração de Criptografia de Senha: Selecione Ativado se desejar que a senha do agente seja criptografada. O padrão é Desativada.
    • SSL Ativado: Selecione Sim se tiver configurado o sistema do Build Forge para usar SSL e desejar que esse recurso do servidor se comunique com o agente por meio do SSL. O padrão é Não.
      Nota: Se você selecionar Sim, mas o Build Forge não estiver configurado corretamente para SSL, esse recurso do servidor não será capaz de se comunicar com o agente.
  3. Clique em Salvar. Seu novo servidor é exibido na lista de servidores, na parte superior do painel de conteúdo. Para verificar se você configurou corretamente o servidor, selecione seu servidor na lista e clique em Conexão de Teste. O sistema relatará erros, caso não consiga se comunicar com o servidor.

Feedback