Os layouts de amostra podem ser disponibilizados nestes locais:
Layouts de memória predefinidos são armazenados em arquivos XML (um arquivo XML para cada layout, criado utilizando um editor de texto ou de XML). O formato de arquivo XML possibilita descrever estruturas de elementos de tipo primitivo predefinidos ou layouts aninhados, em que um elemento do layout pode apontar para outro arquivo de layout de memória. O arquivo de layout também especifica o comprimento do bloco de memória a ter seu layout definido.
O tamanho de um bloco de memória monitorado é determinado pelo tamanho do layout selecionado. Se o bloco de memória especificado estiver protegido ou não puder ser acessado, os valores de exibição serão mostrados como a cadeia que está configurada como a cadeia preenchida (por padrão, esse é um número de "?"s).
Inicialmente, o elemento de layout e qualquer subelemento que representa layouts aninhados não são ocupados (nenhum subelemento foi gerado ainda). Na primeira vez em que um elemento de layout é expandido, ele é ocupado de acordo com o arquivo de layout XML. A ocupação do elemento de layout significa a quebra do bloco de memória em fragmentos que correspondem aos elementos de layout especificados no XML. Os valores exibidos para os subelementos de layout são formatados de acordo com um tipo primitivo padrão especificado no arquivo XML.