Editando conjuntos de dados

É possível abrir um arquivo e editar o conteúdo utilizando o z/OS Explorer. Você pode editar somente membros do PDS (Partitioned Data Set, conjunto de dados particionado) de texto ou conjuntos de dados sequenciais de texto.

Sobre Esta Tarefa

O editor de conjunto de dados é um editor de texto que pode ser usado para visualizar ou editar um conjunto de dados.

Importante: Use o editor de conjunto de dados para abrir apenas arquivos de log da JCL ou da tarefa de tamanho relativamente pequeno, por exemplo, um pequeno MB. Quando um arquivo for transferido por download para exibição no z/OS Explorer, ele será armazenado no heap Java™, que possui um limite de tamanho finito. Se você tentar fazer o download de um arquivo grande, por exemplo, um conjunto de dados de dump do sistema, isso poderá causar mensagens Java OutOfMemoryError. Se essa situação ocorrer, reinicie o z/OS Explorer e visualize o arquivo usando o ISPF.
Quando você abre um arquivo para edição, o z/OS Explorer coloca uma cópia do arquivo na sua área de trabalho local. Se o arquivo estiver ocupado no host, para arquivos zFS e conjuntos de dados sequenciais, o z/OS Explorer ainda fará uma cópia, mas, para membros do PDS, será exibida uma mensagem de erro. É possível que um arquivo seja alterado depois que o z/OS Explorer fez a cópia, por exemplo, outro usuário fez e salvou mudanças no host. Nesta situação, quando você salva o arquivo, um aviso é exibido na barra de ferramentas da visualização, e você deve escolher se deseja sobrescrever o arquivo no host ou cancelar suas mudanças e retornar ao editor do conjunto de dados.
Nota: Na rara situação em que um arquivo seja alterado no host, mas a mudança não afete as informações de data, hora ou tamanho sobre o arquivo, um aviso não será exibido e suas mudanças irão sobrescrever o arquivo no host. Esteja ciente dessa possibilidade, por exemplo, ao editar arquivos de conjunto de dados sequenciais ou membros do PDS que não tenham nenhuma estatística.

Procedimento

Na visualização Conjunto de dados, clique no conjunto de dados que você deseja abrir, em seguida, conclua uma das ações a seguir:

Resultados

O conjunto de dados é aberto no editor de conjunto de dados.

Quando você abrir o arquivo pela primeira vez para edição, ele será aberto na visualização do editor na área de edição do ambiente de trabalho. A captura de tela a seguir mostra um arquivo de exemplo que contém a JCL.

Exemplo de arquivo JCL aberto na visualização do editor.

A barra de status do ambiente de trabalho exibe mais detalhes sobre o arquivo. Por exemplo, as informações da barra de status para o exemplo anterior mostram que o arquivo é gravável, o editor está no modo de Inserção e o cursor está na linha 4, coluna 22.

Exemplo de barra de status do ambiente de trabalho

Ao editar arquivos, deve-se estar ciente da posição do cursor. Os membros do PDS têm um comprimento de registro de 80 caracteres, mas o editor não impede que você insira mais de 80 caracteres em uma única linha.

Para exibir os números de linha no editor, clique com o botão direito na barra vertical cinza no lado esquerdo da visualização, em seguida, clique em Mostrar números de linha no menu.

Se um arquivo referenciar um nome de conjunto de dados, por exemplo, DSN=NBISHOP.CNTL.JCL(OUT), você pode abrir esse conjunto de dados em outra visualização do editor. Pressione a tecla Ctrl e passe o mouse sobre o nome para alterar o texto para um hiperlink no qual você pode clicar para abrir o conjunto de dados em outra visualização do editor.

Quando você altera um arquivo, um asterisco é colocado na frente do nome do arquivo na guia de visualização: Uma captura de tela da guia de visualização mostrando um asterisco na frente do nome do arquivo.. O asterisco indica que o conteúdo do arquivo foi alterado, mas não foi salvo.

O que Fazer Depois

Agora é possível editar o arquivo.

Nota: O editor de conjunto de dados não reconhece o formato do arquivo que você está editando. Se o arquivo contiver instruções JCL (Job Control Language, linguagem de controle de tarefas), não utilize caracteres de tabulação, senão a tarefa falhará. Para assegurar que você não use caracteres de tabulação, é possível usar as etapas a seguir para alterar as configurações globais para todos os editores de texto em seu aplicativo.
  1. Use um dos métodos a seguir para abrir a área de janela do Editor JCL na janela Preferências:
    • Windows e Linux: Clique em Janela > Preferências > Explorer > Editor JCL.
    • OS X: Clique em IBM Explorer for z/OS > Preferências > Explorer > Editor JCL.
  2. Na área de janela do Editor JCL, clique no link Editores de texto.
  3. Na área de janela de Editores de texto, selecione Inserir espaços para guias e clique em OK.
As ações de edição a seguir estão disponíveis a partir do menu Editar no menu principal para o ambiente de trabalho ou a partir das opções de menu ativado pelo botão direito na visualização:
Tabela 1. Ações do Menu Editar
Nome Função Atalho de teclado (Windows e Linux) Atalho de teclado (OS X)
Desfazer digitação Desfaz a última mudança no editor Ctrl+Z cmd+Z
Refazer Refazer a mudança anterior que foi desfeita Ctrl+Y shift+cmd+Z
Recortar Copia o texto ou elemento selecionado atualmente na área de transferência e remove o elemento. Em elementos, a remoção não é executada antes que a área de transferência seja colada. Ctrl+X cmd+X
Copiar Copia o texto ou os elementos atualmente selecionados na área de transferência Ctrl+C cmd+C
Colar Cola o conteúdo atual como texto no editor ou como um elemento irmão ou filho no elemento selecionado atualmente. Ctrl+V cmd+V
Excluir Exclui a seleção atual de texto ou elemento. Tecla Delete Tecla Delete
Localizar Próximo Localiza a próxima ocorrência do texto selecionado atualmente. Ctrl+K cmd+K
Localizar Anterior Localiza a ocorrência anterior do texto selecionado atualmente. Ctrl+Shift+K shift+cmd+K
Localizar Próximo Incremental Inicia o modo de localização incremental. Após a chamada, digite o texto da procura. Conforme você digita, o cursor se move para a posição do caractere após a posição do cursor que corresponde ao texto que você digitar. O texto que você digita é mostrado na barra de status. Ctrl+J cmd+J
Localizar Anterior Incremental Inicia o modo de localização anterior incremental. Após a chamada, digite o texto da procura. Conforme você digita, o cursor se move para a posição do caractere antes da posição do cursor que corresponde ao texto que você digitar. Ctrl+Shift+J shift+cmd+J
Mostrar Descrição da Dica de Ferramenta Não está em uso Nenhuma Nenhuma
Conclusão de Palavra Propõe conclusões de palavra para a sequência atual com base em todas as palavras localizadas em qualquer editor aberto. Alt+/ ctrl+.
Tabela 2. Visualizar Ações do Menu de Contexto
Nome Função Atalho de teclado (Windows e Linux) Atalho de teclado (OS X)
Desfazer digitação Desfaz a última mudança no editor Ctrl+Z cmd+Z
Reverter Arquivo Reverte o conteúdo do editor atual de volta para o conteúdo do último arquivo salvo. Desativado se o editor não contiver alterações não salvas.    
Salvar Salva o conteúdo do editor atual. Desativado se o editor não contiver alterações não salvas. Ctrl+S cmd+S
Mostrar em Não está em uso Alt+Shift+W  
Recortar Copia o texto ou elemento selecionado atualmente na área de transferência e remove o elemento. Em elementos, a remoção não é executada antes que a área de transferência seja colada. Ctrl+X cmd+X
Copiar Copia o texto ou os elementos atualmente selecionados na área de transferência Ctrl+C cmd+C
Colar Cola o conteúdo atual como texto no editor ou como um elemento irmão ou filho no elemento selecionado atualmente. Ctrl+V cmd+V
Deslocar para a Direita Incrementa o nível de indentação das linhas selecionadas atualmente.    
Deslocar para a Esquerda Diminui o nível de indentação das linhas selecionadas atualmente.    

Quando as edições forem concluídas, para salvar suas mudanças, clicando no ícone Salvar ícone Salvar na barra de ferramentas do z/OS Explorer.

Para fechar o editor, clique no ícone Fechar Ícone Fechar na guia de visualização do editor. Se você tentar fechar o editor com mudanças do arquivo não salvas, o diálogo Salvar recurso será exibido para que seja possível escolher se deseja salvar suas mudanças.