O Que Há de Novo no IBM Optim Development Studio V2.2

O IBM Data Studio Developer foi renomeado nesse release para IBM Optim Development Studio. Se você tiver o IBM Data Studio Developer Versão 2.1, pode utilizar o Gerenciador de Instalação para atualizar para IBM Optim Development Studio.

O Optim Development Studio Versão 2.2 fornece aprimoramentos chave nas seguintes categorias.
Novo suporte para bancos de dados Oracle
Este release apresenta o suporte para bancos de dados Oracle, incluindo:
  • Suporte para objetos de banco de dados e gerenciamento de armazenamento
  • Controle de acesso para bancos de dados Oracle
  • Suporte para scripts SQL, rotina PL/SQL, desenvolvimento de pacote e depuração de procedimento armazenado
  • Suporte pureQuery para Oracle conforme descrito abaixo
Suporte aprimorado para DB2 para Linux, UNIX e Windows
Suporte para DB2 Versão 9.7 para PL/SQL do Linux, UNIX e Windows
É possível criar módulos PL/SQL e novos tipos de dados para módulos PL/SQL:
Tipo de dados da linha
Uma estrutura composta de múltiplos campos cada um com seu próprio nome e tipo de dados que você pode utilizar para armazenar os valores da coluna de uma linha em um conjunto de resultados ou tabela.
Tipo de dados da matriz
Uma estrutura que contém uma coleta ordenada de elementos de dados, na qual cada elemento pode ser referenciado por sua posição ordinal na coleta.
Localizando e religando pacotes inválidos DB2 para Linux, UNIX e Windows
É possível agora localizar e religar pacotes inválidos em um servidor DB2 para Linux, UNIX e Windows.
Suporte para copiar objetos e dados de banco de dados
É possível copiar objetos de banco de dados entre bancos de dados ou entre esquemas dentro de um banco de dados. Quando você copia objetos de banco de dados entre bancos de dados, é possível copiar os objetos de forma homogênea; isto é, de um banco de dados DB2 para outro banco de dados DB2 ou de um banco de dados Oracle para outro banco de dados Oracle. Também é possível copiar objetos de banco de dados de forma heterogênea; isto é, de um banco de dados Oracle par um banco de dados DB2 ou de um banco de dados DB2 para um banco de dados Oracle.

Os objetos de banco de dados que você pode copiar incluem tabelas, índices, visualizações e limitadores. É possível copiar rotinas PL/SQL (isto é, procedimentos e funções definidas pelo usuário) e pacotes entre bancos de dados que suportam a linguagem PL/SQL. Também é possível copiar rotinas SQL e SQL PL entre bancos de dados DB2 para Linux®, UNIX® e Windows®. Opcionalmente, é possível copiar alguns ou todos os dados nos objetos da tabela copiados.

Através do produto Optim, é possível definir e copiar um subconjunto de dados intacto referencialmente para o banco de dados de destino e, opcionalmente, mascarar os dados copiados para privacidade de dados.

Integração de privacidade modelada

É possível integrar modelos físicos e de dados do domínio com bancos de dados. Também é possível designar políticas de privacidade de dados para colunas de bancos de dados modelados e aplicar essas políticas de privacidade a tarefas de gerenciamento de objetos como copiar dados entre bancos de dados.

pureQuery
Suporte para Oracle
Para Oracle, você pode utilizar todos os recursos que estão disponíveis para outros bancos de dados suportados, exceto aqueles recursos para ligar e executar SQL estática. Por exemplo, é possível gerar código pureQuery a partir de objetos em bancos de dados Oracle ou a partir de instruções SQL que encaminham a tais objetos.
Suporte para projetar pacotes de bancos de dados
Arquivos pureQueryXML contêm conjuntos de instruções SQL capturadas. Esses conjuntos correspondem a pacotes de bancos de dados que o utilitário StaticBinder cria. É possível editar conjuntos de instruções movendo instruções SQL entre eles e alterando uma série de seus outros atributos.
Suporte para mesclar arquivos pureQueryXML
É possível mesclar junto múltiplos arquivos pureQueryXML que foram criados independentemente para um aplicativo único ou para as instâncias de um aplicativo em cluster.
Suporte aprimorado para gravar, ajustar e testar instruções SQL em seus aplicativos pureQuery, Hibernate e openJPA
Quando você grava instruções SQL, pode clicar com o botão direito do mouse nos nomes de tabelas e colunas para descobrir onde os objetos estão localizados em seu banco de dados.
Meça o desempenho de suas instruções SQL e compare o desempenho atual com o desempenho passado.

Ajuste instruções SQL com desempenho inferior com o Optim Query Tuner.

Suporte aprimorado para examinar os relacionamentos entre instruções SQL e código Java
É possível saltar de objetos de banco de dados no Data Source Explorer para instruções SQL dentro de seus aplicativos Java.
É possível saltar de instruções SQL na visualização de Tópicos SQL para aquelas mesmas instruções SQL em seus aplicativos Java ou arquivos pureQueryXML.

Você pode saltar de objetos de banco de dados em instruções SQL para aqueles mesmos objetos no Data Source Explorer.


Feedback