Bem-vindo ao WebFacing!
|
|
Com a ferramenta IBM WebFacing no kit de ferramentas do Host Access Transformation Services (HATS), é possível converter a interface com o usuário dos aplicativos de negócios IBM i em uma interface com o usuário da Web. Seus membros de origem do arquivo de exibição DDS do IBM i convertidos são implementados como um aplicativo da Web que se comunica com a lógica do programa original quando acessado de um navegador. A conversão desenvolvimento-tempo de aplicativos DDS permite que você desenvolva e customize mais aprofundadamente a interface de aplicativos e a integre a novas tecnologias da Web.
É fortemente recomendado que você siga todas as etapas abaixo para uma rápida introdução ao WebFacing.
|
Expanda os tópicos abaixo e clique nos links relacionados para aprender mais sobre o WebFacing:
Crie seu primeiro projeto WebFacing
Criar um projeto é a primeira etapa para o desenvolvimento com o WebFacing.
-
Clique aqui para ativar o assistente de Projeto da Web do WebFacing. Esta opção também está disponível no assistente de Novo Projeto sob a categoria WebFacing.
Neste assistente, insira o nome do projeto, escolha um estilo, selecione membros de origem para converter, especifique comandos CL e clique em Concluir. Para obter ajuda em qualquer campo dentro do assistente, pressione F1. Após a criação do projeto, você retornará à perspectiva do WebFacing. A visualização Projetos WebFacing lista os projetos WebFacing e seus artefatos. A conversão do membro de origem deve ser concluída antes de testar o seu projeto WebFacing. se você aceitou a configuração padrão na última página do assistente de Projeto da Web do WebFacing, para criar o projeto sem conversão, clique com o botão direito do mouse em seu projeto e selecione Converter.
- Teste seu projeto WebFacing clicando com o botão direito do mouse em seu projeto e selecionando Depurar Como->Depurar no Servidor (
) ou Executar Como->Executar no Servidor
).
Será necessário especificar qual servidor será iniciado.
Este
ambiente de teste interno executa seu projeto para que você possa visualizá-lo e testá-lo antes da implementação.
- O WebFacing é instalado como parte do produto Host Access Transformation Services (HATS). Se você adquiriu licenças do HATS clique aqui para ativar o diálogo Configurações de Licenças. Para obter informações adicionais,
consulte Configurações de Licenças para Ativação do Tempo de Execução.
Parabéns, você criou e visualizou seu primeiro projeto!
Trabalhe com os recursos do projeto WebFacing
A visualização Projetos WebFacing está, por padrão, localizada no canto superior esquerdo da perspectiva WebFacing. Esta visualização contém todos os projetos WebFacing. As pastas sob cada projeto correspondem às seleções realizadas no assistente de criação:
-
Comandos CL: você pode clicar com o botão direito do mouse e incluir mais comandos CL
- Ajuda DDS e UIM: você pode clicar com o botão direito do mouse e incluir mais origem DDS ou UIM ou converter a origem
- Estilo: expanda para ver o estilo atual do projeto
Algumas pastas ou objetos terão propriedades
que é possível editar. Se um objeto possui propriedades específicas definidas, tais propriedades serão exibidas na área de janela Propriedades abaixo da área de janela Projetos WebFacing. Para editar as propriedades de seu projeto, clique com o botão direito do mouse no ícone de seu projeto e selecione Propriedades.
Para obter uma visualização do sistema de arquivos do seu projeto, clique na guia Navegador.
Customize seu aplicativo WebFacing
É possível customizar a aparência e comportamento de seus aplicativos WebFacing convertidos
de várias maneiras, incluindo as seguintes:
Consulte
Customizando os aplicativos WebFacing para obter outras opções de customização
Utilize as Telas de Sistema e a Transformação de Fluxo de Dados Dinâmica
Seu projeto WebFacing continua a funcionar no navegador Web mesmo se ele acessar uma tela não convertida. Isto pode incluir telas de sistema e telas não-DDS, assim como telas DDS não convertidas de outros aplicativos.
Telas não-DDS e telas DDS não convertidas são exibidas utilizando a transformação dinâmica de fluxo de dados. Você pode ativar seletivamente as telas de sistema WebFacing ativadas ou a transformação de fluxo de dados dinâmica no projeto.
Há algumas diferenças entre um aplicativo WebFacing pré-convertido e um aplicativo convertido renderizado. Para obter uma lista destas diferenças, consulte
WebFacing versus Transformação Dinâmica de Fluxo de Dados.
Saiba sobre o Suporte ao WebFacing Portal
O suporte do WebFacing Portal permite que os aplicativos WebFacing sejam executados em um Servidor de Portal ou Contêiner de Portal como o WebSphere Portal Server. Um portal é um aplicativo da Web com a estrutura que permite aos usuários acessarem vários outros aplicativos da Web a partir de uma única página da Web. Os portais permitem que os usuários visualizem as notícias mais importantes, e-mail e cotações de ações, tudo em uma página com aparência coerente. Cada um destes aplicativos da Web deve ser agrupado em uma determinada interface chamada de portlet.
A ferramenta WebFacing permite que você crie e teste portlets WebFacing. Abaixo você encontra instruções sobre como fazê-lo. Observe que o suporte do WebFacing Portal é uma instalação opcional com seus próprios pré-requisitos. Consulte o
Guia
de Instalação do HATS para obter informações adicionais.
Se você possui o suporte do WebFacing Portal instalado,
clique aqui para ativar o assistente Projeto de Portlet do WebFacing. Utilize as páginas do assistente para inserir um nome para seu projeto e selecione um tempo de execução de destino, escolha um estilo da Web, selecione membros de origem DDS e UIM para converter e especifique os comandos CL para chamar seus aplicativos. Na última página do assistente, escolha a opção para prosseguir com a conversão e, em seguida, clique em Concluir para criar o projeto.
Teste seu projeto WebFacing Portlet clicando com o botão direito do mouse em seu projeto e selecionando Depurar Como->Depurar no Servidor (

) ou Executar Como->Executar no Servidor (

).
É necessário especificar um servidor WebSphere Portal como o tipo de servidor.
Este
ambiente de teste interno executa seu projeto para que você possa visualizá-lo e testá-lo antes da implementação.
Consulte
Diferenças entre Portlet do WebFacing e Projetos da Web para obter informações adicionais.
Interoperar com HATS e outros aplicativos da Web
A
interoperabilidade do HATS com aplicativos WebFacing permite desempenhar a conversão DDS 5250 do tempo de desenvolvimento, assim como a transformação do fluxo de dados do 5250 do tempo de execução dentro do mesmo aplicativo corporativo utilizando uma única conexão a um servidor WebFacing. Esta função é particularmente útil para aqueles que construíram um aplicativo com base na origem DDS utilizando o WebFacing que precisa interagir com um aplicativo host que teve seu fluxo de dados transformado utilizado o HATS.
Para descobrir mais sobre o HATS
clique
aqui para acessar a perspectiva HATS ou visualizar o
Centro de Informações
HATS.
O recurso
Ponte do Aplicativo WebFacing permite que seus aplicativos WebFacing e HATS troquem dados com outros aplicativos da Web como aqueles gravados em EGL para que você possa modernizar seus aplicativos IBM i ainda mais.
Consulte
Interoperabilidade do WebFacing com HATS e Outros Aplicativos da Web
para obter informações adicionais.
Explore o WebFacing além da funcionalidade básica
Além da funcionalidade básica do WebFacing a ferramenta também suporta os seguintes recursos adicionais:
Migre Projetos WebFacing
A migração é necessária muitas vezes por causa das atualizações na tecnologia subjacente de um release para outro. Por exemplo, novos padrões na estrutura do diretório de aplicativos da Web podem exigir a reorganização de seus projetos. Em geral, a migração é direta; apenas clique com o botão direito do mouse em seu projeto WebFacing não migrado e selecione Migrar->Projeto WebFacing para exibir o assistente Migração WebFacing. Assim que o processo for concluído você poderá continuar a trabalhar com seus projetos atualizados na nova versão do WebFacing. Em alguns casos especiais relacionados à customização, pode ser necessário desempenhar etapas manuais extras.
Estas informações são documentadas como parte do
Guia de Migração do WebFacing.
Visualize a biblioteca de informações on-line para o WebFacing