Bem-vindo ao IBM(R) Performance Optimization Toolkit 6.1.2 para Rational(R) Performance Tester. Este guia contém informações sobre a instalação e configuração do toolkit.
Informações adicionais mais recentes sobre limitações e soluções alternativas podem ser encontradas nas Notas sobre o Release do toolkit.
O IBM Performance Optimization Toolkit requer a instalação do produto Rational Performance Tester. O toolkit fornece os seguintes recursos:
É necessário instalar o hardware a seguir antes de instalar o toolkit. Estes números supõem que a infra-estrutura de coleta de dados também será instalada na mesma máquina:
O hardware a seguir é o mínimo requerido para instalar a infra-estrutura de coleta de dados em uma máquina que não seja aquela em que workbench também será instalado:
O seguinte software deve ser instalado antes de instalar esta atualização para o toolkit:
Nota: se você tiver a Versão 6.x.0 de um dos produtos instalados, utilize o Rational Product Updater para atualizar para a Versão 6.x.1.
Nota: Se você tiver instalando a partir do zero, instale apenas a parte do workbench do toolkit, não a infra-estrutura de coleta de dados. Se você tiver instalado a infra-estrutura de coleta de dados do toolkit V6.1, você deve desinstalá-la antes de instalar a infra-estrutura de coleta de dados V6.1.2.
Importante: Desinstale todas as versões beta do Rational Performance Analyst e do Rational Performance Tester e instale o produto Rational Software Development Platform apropriado listado anteriormente, antes de instalar o toolkit.
Instale a infra-estrutura de coleta de dados em todos os hosts envolvidos no aplicativo distribuído a partir dos quais você deseja coletar dados. Também é recomendável (e obrigatório para alguns cenários) instalar a infra-estrutura de coleta de dados na máquina local em que o toolkit foi instalado.
Nota para Linux: o recurso Hyades Data Collection Engine da infra-estrutura de coleta de dados é compilado utilizando-se a biblioteca compartilhada libstdc++-libc6.2-2.so.3. Certifique-se de que essa biblioteca compartilhada exista no diretório /usr/lib. Se não existir, você terá que instalar o RPM package compat-libstdc++ fornecido com a mídia de instalação do sistema operacional.
A infra-estrutura de coleta de dados foi testada nas plataformas a seguir:
Não foi testado, mas espera-se que seja executado no Red Flag Advance Server v4.0 no Intel IA32.
Em geral, a infra-estrutura de coleta de dados funciona com a JVM versão 1.4 e superior. A seguir estão as versões da JVM (java -fullversion) nas quais a coleta de dados foi testada:
O toolkit coleta dados de criação de perfis de desempenho para aplicativos distribuídos e os envia para o workbench, permitindo visualizar e analisar os dados coletados. Você pode consultar um banco de dados de gerenciamento do Tivoli Monitoring for Transaction Performance (TMTP), IBM Tivoli Composite Application Manager for Response Time Tracking (ITCAM para RTT) ou IBM Tivoli Composite Application Manager for WebSphere (ITCAM para WebSphere) para coletar os dados de desempenho para um aplicativo implementado em um ambiente de produção. Com o Performance Optimization Toolkit para Rational Performance Tester, você também pode monitorar um aplicativo ativo em um ambiente de desenvolvimento ou de teste e coletar seus dados em tempo real.
Em um ambiente de produção, você pode coletar dados, consultando o banco de dados do servidor de gerenciamento para o software de gerenciamento de sistemas a seguir:
Para um aplicativo da Web, a infra-estrutura da coleta de dados coleta os dados de traçado de perfil de desempenho dos seguintes servidores da Web:
Consulte os arquivos de instalação para obter instruções completas sobre como instalar esses produtos. As instruções de instalação a seguir incluem informações sobre como configurar esses produtos para serem utilizados com a infra-estrutura de coleta de dados.
Antes de instalar o toolkit, verifique se a variável de ambiente TEMP ou TMP está apontando para um diretório temporário válido com pelo menos 100 MB livres. Esta é uma adição ao espaço necessário para instalar o produto.
O toolkit V6.x.0 de pré-requisito, juntamente com as instruções de instalação, estão disponíveis no seguinte Web site:
Para fazer o upgrade do toolkit para a versão 6.x.1:
Erros durante a instalação - Usuário cancelou a instalação
Quando tentar desinstalar o toolkit neste estado, você poderá receber o seguinte erro:
Uma JVM apropriada não pôde ser localizada. Execute o programa novamente utilizando a opção -is:javahome <JAVA HOME DIR>.
Para solucionar esse problema, você deve executar novamente o programa de instalação para concluir a modificação cancelada anteriormente e, em seguida, prosseguir para desinstalar o toolkit.
O toolkit é instalado como uma adição a um produto Rational Software Development Platform que já está instalado (Rational Performance Tester, Rational Application Developer ou Rational Software Architect). Para utilizar as ferramentas, ative esse programa da maneira usual. Por exemplo, no menu Iniciar, selecione Programas > IBM Rational > Rational Software Development Platform.
A primeira vez que você iniciar após a instalação, uma caixa de diálogo poderá ser aberta com um diretório de espaço de trabalho padrão já especificado. Se desejar salvar seu trabalho em outro lugar, você pode alterar o nome e o local do espaço de trabalho. Para sempre utilizar esse espaço de trabalho, ative a caixa de opções Utilizá-lo como padrão e não perguntar mais. É possível alterar o valor padrão após iniciar o produto na página Janela > Preferências > Workbench > Inicialização e Encerramento.
O workbench pode primeiro abrir várias páginas de boas-vindas que fornecem uma visão geral do produto, incluindo informações gerais sobre o toolkit e informações sobre o que há de novo, além de links para tutoriais, amostras e recursos da Web externos do produto base. Utilize algum tempo para explorar essas opções. Observe também as fontes de informações disponíveis no menu Ajuda. É possível retornar para essas páginas de boas-vindas selecionando Ajuda > Bem-vindo.
Nota: Se você tiver instalado a infra-estrutura de coleta de dados, deverá desinstalá-la primeiro antes de desinstalar o toolkit. Consulte Desinstalando a Infra-estrutura de Coleta de Dados para obter instruções.
Para desinstalar o toolkit:
Nota: você poderá ignorar essa etapa se, ao atualizar para a V6.x.1, não tiver clicado no botão Limpar. Se a etapa de limpeza não foi executada:
rpu -enableRollback
Se você tentar desinstalar parcialmente um ou mais dos recursos obrigatórios do , você receberá uma mensagem de erro semelhante a esta:
Seleção inválida: impossível desinstalar ide_required: raiz não está configurada para desinstalar.
Para solucionar esse problema, selecione a caixa de opções Desinstalação do Produto no assistente de desinstalação. O painel de desinstalação será reinicializado para que você possa agora desinstalar o toolkit por completo ou cancelar a seleção dos recursos que não deseja desinstalar.
Antes de instalar o toolkit, verifique o seguinte:
O toolkit V6.x.0 de pré-requisito, juntamente com as instruções de instalação, estão disponíveis no seguinte Web site:
Para fazer o upgrade do toolkit para a versão 6.x.1:
Você deve agora instalar a infra-estrutura de coleta de dados. Consulte Instalando a Infra-estrutura de Coleta de Dados para obter instruções.
Se você executar novamente o programa de instalação para adicionar recursos adicionais e selecionar o cancelamento da modificação antes que ela termine, poderá receber o seguinte erro:
Erros durante a instalação - Usuário cancelou a instalação
Quando tentar desinstalar o produto neste estado, você poderá receber o seguinte erro:
Uma JVM apropriada não pôde ser localizada. Execute o programa novamente utilizando a opção -is:javahome <JAVA HOME DIR>.
Para solucionar esse problema, você deve executar o programa de instalação novamente para concluir a modificação cancelada anteriormente e, em seguida, continuar para desinstalar o produto.
Existem duas maneiras para evitar o problema. A primeira e a recomendada é atualizar o sistema RHEL 3 para a Atualização Trimestral 2 ou posterior do Red Hat. A atualização 2 inclui uma correção para a biblioteca de pthreads com falha.
Como alternativa, e a maneira recomendada se você não estiver utilizando a Atualização 2, alterne o instalador para executar no LinuxThreads. O LinuxThreads não exibe essa falha e pode ser utilizado para executar o instalador. Para ativar o LinuxThreads para o instalador, é necessário configurar duas variáveis de ambiente no shell no qual você pretende executar o instalador.
Execute os dois comandos a seguir:
export RPM_FORCE_NPTL=1 export LD_ASSUME_KERNEL=2.4.19
Para verificar se as variáveis estão configuradas, execute os comandos:
env | grep RPM_FORCE_NPTL env | grep LD_ASSUME_KERNEL
Os dois comandos anteriores retornam a variável e o valor digitados por meio dos comandos export. Em seguida, execute a instalação como normal.
O toolkit é instalado como uma adição a um programa Rational Software Development Platform que já está instalado (por exemplo, Rational Performance Tester ou Rational Application Developer). Para iniciar o Software Development Platform a partir de uma linha de comandos, vá para o diretório de instalação e execute o comando: ./rationalsdp.bin.
Alternativamente, se você estiver trabalhando no Gnome (que é o padrão do Red Hat), o atalho do produto estará no menu principal em Programming > Rational Software Development Platform. Se estiver trabalhando no KDE (que é o padrão do SuSE), o atalho do produto será IBM Rational > Rational Software Development Platform.
A primeira vez que você iniciar após a instalação, uma caixa de diálogo poderá ser aberta com um diretório de espaço de trabalho padrão já especificado. Se desejar salvar seu trabalho em outro lugar, você pode alterar o nome e o local do espaço de trabalho. Para sempre utilizar esse espaço de trabalho, ative a caixa de opções Utilizá-lo como padrão e não perguntar mais. É possível alterar o valor padrão após iniciar o produto na página Janela > Preferências > Workbench > Inicialização e Encerramento.
O workbench abre primeiro várias páginas de boas-vindas que fornecem uma visão geral do produto e informações sobre o que há de novo, além de links para tutoriais, amostras e recursos da Web externos. Utilize algum tempo para explorar essas opções. Observe também as fontes de informações disponíveis no menu Ajuda. É possível retornar para essas páginas de boas-vindas selecionando Ajuda > Bem-vindo.
Nota: Se você tiver instalado a infra-estrutura de coleta de dados, deverá desinstalá-la primeiro antes de desinstalar o toolkit. Consulte Desinstalando a Infra-estrutura de Coleta de Dados para obter instruções.
Para desinstalar o toolkit no Linux, siga estas etapas:
Nota: você poderá ignorar essa etapa se, ao atualizar para a V6.x.1, não tiver clicado no botão Limpar. Se a etapa de limpeza não foi executada:
rpu.bin -enableRollback
Se você tentar desinstalar parcialmente um ou mais dos recursos obrigatórios do , você receberá uma mensagem de erro semelhante a esta:
Seleção inválida: impossível desinstalar ide_required: raiz não está configurada para desinstalar.
Para solucionar esse problema, selecione a caixa de opções Desinstalação do Produto.O painel de desinstalação será reinicializado para que você possa agora desinstalar o toolkit por completo ou cancelar a seleção dos recursos que não deseja desinstalar.
A infra-estrutura de coleta de dados deve ser instalada nas máquinas envolvidas na execução do aplicativo que está sendo monitorado, a partir do qual você deseja coletar dados de desempenho. Em seguida, será necessário configurar os servidores de aplicativos nessas máquinas para ativar a criação de perfis de seus aplicativos. Além disso, para coletar dados por meio de testes de desempenho ou planejamentos de teste de carga, é necessário instalar a infra-estrutura de coleta de dados na mesma máquina onde o front-end do toolkit está instalado.
Notas importantes:
Versões mais antigas do Agent Controller foram fornecidas com produtos IBM mais antigos e podem residir nos hosts dos quais você está coletando dados. A descoberta dinâmica é o processo pelo qual a coleta de dados 'efetua crawl' dos hosts utilizados pelo aplicativo distribuído, contactando o Agent Controller em cada host. Se um dos hosts utilizados pelo aplicativo distribuído tiver uma versão mais antiga do Agent Controller, a descoberta dinâmica pára nesse host e não continua até que as transações sejam movidas desse host para o próximo host utilizado. Para corrigir esse problema, atualize a versão do Agent Controller em todos os hosts utilizados pelo aplicativo, desinstalando o Agent Controller e instalando a infra-estrutura de coleta de dados nesses hosts.
A infra-estrutura de coleta de dados é conflitante com outros mecanismos de coleta de dados baseados no Hyades. Se você tiver uma versão anterior do Agent Controller ou de qualquer outro software derivado do Hyades Data Collection Engine, pare-o, desinstale-o e limpe os arquivos remanescentes antes de instalar esta versão do Agent Controller. Os seguintes arquivos poderão ser deixados para trás após a desinstalação e devem ser removidos:
Windows:
%RASERVER_HOME%\*.* (diretório onde o Agent Controller é instalado) %SystemRoot%\system32\piAgent.dll (Windows' system32 directory) %SystemRoot%\system32\LogAgent.dll %SystemRoot%\system32\hcbnd.dll %SystemRoot%\system32\hcclco.dll %SystemRoot%\system32\hccldt.dll %SystemRoot%\system32\hccls.dll %SystemRoot%\system32\hcclserc.dll %SystemRoot%\system32\hcclsert.dll %SystemRoot%\system32\hcclsm.dll %SystemRoot%\system32\hcjbnd.dll %SystemRoot%\system32\hclaunch.dll %SystemRoot%\system32\hcthread.dll %SystemRoot%\system32\piAgent.dll %SystemRoot%\system32\rac.dll %SystemRoot%\system32\sysperf.dllLinux, AIX, HP-UX, Solaris:
$RASERVER_HOME/* (diretório onde o Agent Controller é instalado) /usr/lib/libpiAgent.so (ou .sl no HP-UX) /usr/lib/libLogAgent.so /usr/lib/libhcbnd.so /usr/lib/libhcclco.so /usr/lib/libhccldt.so /usr/lib/libhccls.so /usr/lib/libhcclserc.so /usr/lib/libhcclsert.so /usr/lib/libhcclsm.so /usr/lib/libhcjbnd.so /usr/lib/libhclaunch.so /usr/lib/libhcthread.so
Para obter instruções completas de desinstalação, consulte as instruções de desinstalação fornecidas com o Agent Controller ou outro mecanismo de coleta de dados baseado no Hyades que você tenha instalado.
Nota: Existem problemas intermitentes conhecidos com a instalação da infra-estrutura de coleta de dados em máquinas com o Windows Server 2003 que utilizam caminhos longos ou caminhos com espaços. Evite esses tipos de diretório, se possível. Isso se aplica não apenas ao diretório de instalação de destino, mas também ao diretório do qual a instalação está sendo feita.
Para instalar a infra-estrutura de coleta de dados:
Nota (Linux): Se você tiver problemas ao iniciar o instalador ou o restante da instalação, talvez seja necessário definir direitos de execução nos arquivos envolvidos. Execute os seguintes comandos a partir do diretório temporário em que a imagem foi transferida por download e descompactada:
chmod 755 setup.bin chmod 755 setup/lplinuxbin chmod 755 dci_linux/disk1/setup/setup.bin
Nota: Se você estiver instalando na mesma máquina em que um produto Rational Software Development Platform, como o Rational Application Developer ou o Rational Performance Tester, será necessário instalar a infra-estrutura de coleta de dados no mesmo local em que esse produto tiver instalado o Agent Controller.
Clique em Avançar.
Clique em Avançar.
Nota: Se forem obtidos erros durante este estágio da instalação e o Agent Controller tiver sido instalado a partir do produto Rational Application Developer, saia da instalação, desinstale o Agent Controller (seguindo as instruções no guia de instalação do Rational Application Developer) e tente instalar a infra-estrutura de coleta de dados novamente.
A próxima etapa é configurar o servidor de aplicativos para utilizar a infra-estrutura de coleta de dados.
Para instalar a infra-estrutura de coleta de dados:
/installDCIComponents.sh -console
Os erros que ocorrerem durante a instalação serão mostrados no console. As mensagens de erro indicarão o nome do arquivo de log de erros da instalação, que poderá mostrar informações adicionais sobre o que aconteceu. Os erros que ocorrerem em um estágio interromperão a instalação e os componentes seguintes não serão instalados.
Nota importante se você estiver utilizando o WebSphere Application Server V6.x no HP-UX: Após instalar a infra-estrutura de coleta de dados, certifique-se de que SHLIB_PATH está configurado. Caso contrário, dados de transação poderão não ser coletados e haverá erros NoClassDef relatados no ARM. Para configurar o SHLIB_PATH, execute o seguinte comando:
export SHLIB_PATH=$(SHLIB_PATH):$tivoli_comp/app/instrument/5301/lib/$(interp):$tivoli_comp/bin/$(interp)/USRLIB
A próxima etapa é configurar o servidor de aplicativos para utilizar a infra-estrutura de coleta de dados.
Para um servidor de aplicativos enviar corretamente os dados de desempenho para a infra-estrutura de coleta de dados, ele deve ser configurado adequadamente e reiniciado antes que você inicie a utilização da coleta de dados.
Notas:
Para configurar um servidor de aplicativos:
As alterações entrarão em vigor após você parar e reiniciar o servidor.
Repita as etapas de configuração para cada servidor na máquina envolvida em qualquer coleta de dados para os aplicativos dos quais você criará perfis (geralmente, haverá apenas um servidor de aplicativos, mas é possível que haja mais de um em uma máquina).
Para ver a sintaxe do comando instrumentServer, digite o comando sem argumentos:
AIX, HP-UX, Linux, Solaris:
./instrumentServer.shWindows:
instrumentServer
Exemplos:
Em uma máquina não-Windows, para configurar um servidor IBM WebSphere Application Server V5.x denominado server1, instalado no diretório /opt/WebSphere/AppServer (sem segurança):
./instrumentServer.sh -install -type IBM -serverName server1 -serverHome /opt/WebSphere/AppServer -serverVersion 5Em uma máquina não-Windows, para configurar um servidor WebSphere Application Server V6.0 denominado server2, instalado no diretório /opt/WebSphere/AppServer, com o nome de perfil profile1 e com a segurança ativada:
./instrumentServer.sh -install -type IBM -serverName server2 -serverHome /opt/WebSphere/AppServer -profileName default -user myUserId -password myPassword -serverVersion 6Em uma máquina não-Windows, para configurar um servidor BEA WebLogic (com as características indicadas):
./instrumentServer.sh -install -type BEA -serverName server1 -serverHome /opt/bea/weblogic81 -domain mydomain -domainPath /opt/bea/weblogic81/mydomain -javaHome /opt/bea/jdk141_02 -nodeManagedHost hostname.xyz.com -nodeManagedPort 7001 -adminServer my_server -startScript /opt/bea/weblogic81/mydomain/startManagedWeblogic.shEm uma máquina Windows, para configurar um servidor WebSphere Application Server V5.1 denominado my_Server, instalado em C:\Arquivos de Programas\was-5.1, com a segurança ativada:
instrumentServer -install -type IBM -serverName my_Server -serverHome "C:\Arquivos de Programas\was5.1" -user myUserId -password myPassword -serverVersion 5Em uma máquina Windows, para configurar um servidor BEA WebLogic (com as características indicadas):
instrumentServer -install -type BEA -serverName server1 -serverHome C:\bea\weblogic81 -domain mydomain -domainPath C:\bea\weblogic81\mydomain -javaHome C:\bea\jdk141_02 -nodeManagedHost localhost -nodeManagedPort 7001 -adminServer my_server -startScript C:\bea\weblogic81\mydomain\startManagedWeblogic.cmd
A infra-estrutura de coleta de dados deve ser iniciada para coletar dados de desempenho de aplicativos e testes em execução.
A inicialização da infra-estrutura de coleta de dados inicia o componente Agent Controller. É importante que outras instâncias do Agent Controller sejam paradas antes de iniciar a infra-estrutura de coleta de dados. Por esse motivo, se você estiver utilizando o Rational Performance Tester, deverá iniciar a infra-estrutura de coleta de dados (na máquina local) antes de iniciar o Rational Performance Tester (que, de outra forma, iniciará o Agent Controller).
Em plataformas que suportam, serão criadas entradas no menu de ativação principal (por exemplo, no menu Iniciar do Windows) para iniciar e parar a infra-estrutura de coleta de dados. Portanto, por exemplo, no Windows, clique em Iniciar > Programas > IBM Rational > IBM Rational Software Development Platform > Iniciar a infra-estrutura de coleta de dados ou Parar a infra-estrutura de coleta de dados.
Caso contrário, para iniciar a infra-estrutura de coleta de dados:
Nota sobre coleta de dados de serviços da Web no WebSphere Application Server: Inicie a infra-estrutura de coleta de dados antes de iniciar o Websphere Application Server. Caso contrário, os dados do serviço da Web poderão não ser coletados. Se não for possível reiniciar o servidor após iniciar a infra-estrutura de coleta de dados, você poderá forçar a reconexão com o mecanismo ARM desativando e, em seguida, ativando o ARM por meio do JMX ou do console admin.
Para parar a infra-estrutura de coleta de dados:
Dica de resolução de problemas para HP-UX: Se você encontrar problemas ao iniciar o componente do agente ARM da infra-estrutura de coleta de dados no HP-UX, a máquina poderá ter uma limitação de configuração que evita que o agente ARM seja ativado de maneira adequada. Verifique os seguintes parâmetros de configuração do kernel e certifique-se de que eles estejam, no mínimo, tão altos quanto os valores fornecidos:
sema 1 semaem 16384 semmap 4098 semmni 4096 semmns 8192 semmnu 4092 semmsl 2048 semume 512 semvmx 32767
Esses parâmetros de configuração de kernel estão relacionados ao uso de semáforo em seu sistema. Consulte a documentação do sistema HP-UX ou consulte um administrador do sistema para obter instruções detalhadas sobre como modificar os parâmetros de configuração de kernel do HP-UX.Alternativamente, se você não desejar atualizar sua configuração de kernel, pode editar o arquivo tapm_ep.cfg localizado sob o diretório de instalação da Data Collection Infrastructure. Nesse arquivo, você localizará dois parâmetros:
IPCAppToEngSize=500 IPCEngToAppSize=500
Altere essas definições para:
IPCAppToEngSize=50 IPCEngToAppSize=50
O efeito colateral dessa alteração é uma potencial redução no desempenho da coleta de dados.
Depois de já ter instalado (e possivelmente utilizado) a infra-estrutura de coleta de dados, você pode incluir hosts adicionais na lista de acesso, executando o seguinte procedimento:
Nota: Se você desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados em uma máquina que também inclua um produto Rational Software Development Platform, como o Rational Performance Tester, o Rational Application Developer ou o Rational Software Architect, ele removerá o Agent Controller ou o componente de coleta de dados instalado por esse produto. Para utilizar o Agent Controller ou a coleta de dados com esse produto após a desinstalação da infra-estrutura de coleta de dados desse toolkit, será necessário reinstalá-lo utilizando os procedimentos de instalação desse produto.
Da mesma forma, se você desinstalar um produto Rational Software Development Platform que tenha instalado o Agent Controller, como o Rational Application Developer ou o Rational Performance Tester, ele removerá esse componente da infra-estrutura de coleta de dados, desativando-o. Será necessário reinstalar a infra-estrutura de coleta de dados.
Antes de desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados, será necessário desconfigurar todos os servidores de aplicativos configurados para trabalhar com ele. Para desconfigurar um servidor:
instrumentServer -uninstall -type IBM -serverName my_Server -serverHome "C:\Arquivos de Programas\was5.1" -user myUserId -password myPassword -serverVersion 5
Consulte os exemplos de configuração para obter outros exemplos do que os argumentos de configuração originais podem ter sido. Nota: Todos os servidores configurados são listados no arquivo serverConfig.xml.
Nota: Se você tiver desinstalado o servidor ou removido a instância do servidor sem desconfigurá-lo, o utilitário instrumentServer perceberá sua presença, mas não conseguirá entrar em contato com ele para desconfigurá-lo. Isso bloqueará o processo de desinstalação da infra-estrutura de coleta de dados. Para resolver isso, inclua o argumento -force no comando instrumentServer. Isso removerá a linha correspondente em serverConfig.xml, sem precisar entrar em contato com o servidor ausente para desconfigurá-lo. Para o mesmo exemplo anterior:
instrumentServer -uninstall -force -type IBM -serverName my_Server -serverHome "C:\Arquivos de Programas\was5.1" -user myUserId -password myPassword -serverVersion 5
Repita as etapas de desconfiguração para cada servidor configurado para a coleta de dados. Quando tiver terminado, o arquivo serverConfig.xml estará vazio e a desinstalação da coleta de dados continuará.
Em seguida, desinstale a infra-estrutura de coleta de dados.
Para desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados, utilize o gerenciador de instalação do sistema operacional (por exemplo, no Windows, a janela Incluir/Remover Programas). Localize o programa IBM Rational Data Collection Infrastructure V6.1 e remova-o.
Se o sistema operacional não tiver um gerenciador de instalação, para desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados:
Para desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados:
rpa_prod/rpa_comp/rpa_boot_stop_unix.sh
Desinstale cada componente de coleta de dados executando os comandos a seguir na ordem apresentada. Depois de cada um, confirme sua intenção de desinstalar o componente e aguarde a conclusão da desinstalação. Nota: Para qualquer um dos seguintes, utilize -silent, em vez de -console, para executar a desinstalação silenciosamente.
/dci_prod/_uninst/uninstall.bin -console
/IBM_Agent_Controller/_uninst/uninstall.bin -console -W prod_id_uninstall.value=dci
/tau_prod/_uninst/uninstall.bin -console
/rpa_prod/tivoli_comp/_uninst/uninstall.bin -console
Se encontrar problemas ao desinstalar a infra-estrutura da coleta de dados, verifique se os agentes estão parados antes de tentar desinstalar.
Se após desinstalar a infra-estrutura de coleta de dados o WebSphere Application Server não iniciar mais, você poderá corrigir isso executando as seguintes etapas:
Abra o arquivo server.xml no <was_install>/config/cells/<cell>/nodes/<node>/servers/<server>/ (<server> provavelmente é server1 e <cell> e <node> provavelmente são o nome da máquina).
Localize a seguinte linha: genericJvmArgs="<some set of strings>"
Substitua-a por uma cadeia vazia: genericJvmArgs=""
Agora você conseguirá iniciar o servidor de aplicativos.