Utilizando o Assistente de Implementação

O assistente de implementação fornece uma simples interface gráfica com o usuário para a implementação de uma solução (arquivo .ser) nos computadores de destino especificados.

Navegue pelas etapas do assistente de implementação, concluindo-as na ordem em que aparecem e clicando em Voltar e Avançar para retroceder ou avançar etapas.

Se nenhuma solução for aberta no assistente de implementação ou se o botão Avançar não estiver ativo, você poderá abrir uma solução para iniciar o processo de implementação.

Para abrir uma solução, execute as seguintes etapas:
  1. Abra o assistente de implementação. Selecione Iniciar > Programas > IBM Software Assembly Toolkit > Assistente de Implementação nos computadores que executam os sistemas operacionais Windows e Menu Principal > Programas > IBM Software Assembly Toolkit > Assistente de Implementação nos computadores que executam os sistemas operacionais Linux.
  2. Clique em Arquivo > Abrir.
  3. Clique na solução com a extensão de arquivo .ser que você deseja implementar e clique em Abrir. O diálogo de Boas-vindas do assistente de implementação é exibido.
  4. Clique em Avançar.
Nota:
  • Se você estiver implementando a partir de uma imagem do ativador da solução, a solução padrão abrirá automaticamente no assistente de implementação.
  • O assistente de implementação comunica-se com os computadores de destino usando o agente de implementação, que é instalado no computador de destino conforme necessário. Depois de implementar um conjunto de software no computador de destino, o agente de implementação é removido.
  • Se um aplicativo suportar um sistema operacional e a plataforma de implementação para esse sistema operacional não estiver instalada na pasta destinos ou se o JRE não for a versão correta para esse nível do IBM Software Assembly Toolkit, não será possível implementar o aplicativo nesta plataforma até que a plataforma de destino de implementação seja instalada.
  • Se a plataforma de implementação para um sistema operacional não estiver instalada na pasta destinos, o sistema operacional não será exibido como um destino selecionável. Além disso, os painéis de configuração para esse sistema operacional não serão exibidos.

Selecionando tarefas para implementação

O assistente de implementação fornece uma lista de todos os grupos de destinos e das tarefas que podem ser implementadas. Uma tarefa é um conjunto de ações que são executadas em conjunto. Selecione qualquer combinação de tarefas listadas no assistente para implementação.

Nota:
  • Se nenhum dos aplicativos de uma tarefa puder ser implementado porque as plataformas do destino de implementação não estiverem instaladas, a tarefa não será exibida. Se todas as tarefas de um grupo de tarefas não forem exibidas, o grupo de tarefas não será exibido.
Para selecionar as tarefas para implementação, execute as seguintes etapas:
  1. Selecione no mínimo uma tarefa da lista que é exibida no assistente de implementação, selecionando a caixa de opções correspondente.
  2. Clique em Avançar.
  3. As tarefas podem conter um ou mais conjuntos de subtarefas. Selecione pelo menos uma subtarefa para cada tarefa.
  4. Clique em Avançar.

Definir Computadores de Destino

No assistente de implementação, é possível especificar um ou mais computadores de destino para cada grupo de destinos selecionado para implementação.

Antes de implementar o middleware em um computador de destino, certifique-se de que instalar o middleware nesse computador não viola os termos da licença do middleware.

Para especificar um computador de destino, é necessário especificar as três coisas a seguir:
  • O nome de domínio completo ou o endereço IP desse computador. O IPv4 (Internet Protocol versão 4) e o IPv6 (Internet Protocol versão 6) são suportados.
  • Um ID de usuário e uma senha para esse computador, se não for localhost.
  • O sistema operacional do computador de destino.

Um nome de domínio completo inclui todos os nomes de domínio de nível superior, até o nome de domínio de nível superior. Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto de um nome de domínio:

  • localhost representa o computador local.
  • Uma cadeia de texto alfanumérica de até 24 caracteres de comprimento, contendo qualquer uma das letras de A a Z, dígitos entre 0 a 9, e o sinal de menos (-) e o ponto (.) characters
  • O primeiro caractere deve ser um alfabético.
  • Você pode utilizar letras maiúsculas e minúsculas.
  • O último caractere não pode ser um sinal de subtração (-) ou um ponto final (.)..
  • Utilize apenas os pontos para delimitar os componentes de um nome de domínio.
  • Não utilize caracteres em branco ou espaços.

Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto para um endereço IPv4:

  • Um endereço numérico de 32 bits gravado, contendo quatro números.
  • Cada um desses quatro números pode variar de 0 a 255.
  • Cada um dos quatro números é separado por pontos (.)..

Por exemplo, 9.42.76.239 é um endereço IPv4 apropriadamente formatado.

Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto de um endereço IPv6:

  • Um endereço de 128 bits, gravado em até oito grupos de até quatro dígitos hexadecimais cada. Um valor hexadecimal pode incluir os seguintes caracteres:
    • A-F
    • a-f
    • 0-9
  • Os grupos são separados por dois pontos (:).
  • As cadeias contínuas de 0 bits podem ser indicadas por dois pontos duplos (::). Essa sintaxe pode aparecer apenas uma vez em um endereço IPv6.
Os exemplos a seguir representam os endereços IPv6 apropriadamente formatados:
  • FEDC:BA98:7654:3210:FEDC:BA98:7654:3210
  • 1080:0:0:0:8:800:200C:417A
  • 1080::8:800:200C:417A
Nota: A notação IPv6 pode não ser suportada no ambiente. Verifique com seu administrador do sistema para garantir que seu ambiente suporta a notação IPv6.
Para definir um computador de destino, siga estas etapas:
Nota: Se você estiver utilizando uma das soluções predefinidas, você poderá especificar apenas um único computador host. As partes dessas instruções relacionadas a especificar vários computadores não são necessárias.
  1. No diálogo Especificar Destino, siga estas etapas:
    1. No campo Computador de Destino, especifique localhost ou o nome completo do domínio ou o endereço IP do computador de destino.
      Nota: Sempre que você inserir um endereço IP ou nome do host, o formato será verificado para assegurar que a entrada é válida. Além de verificar o formato correto, é feita uma verificação de entradas duplicadas.
    2. No campo ID do Usuário, especifique o nome do usuário a ser usado ao conectar-se a esse computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
    3. No campo Senha, especifique a senha a ser usada ao conectar-se a esse computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
    4. No drop-down Sistema Operacional, selecione o sistema operacional do computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
    5. Se você deseja salvar o ID do Usuário, a Senha e as informações do sistema operacional especificadas para o computador de destino, clique na caixa de opção Salvar estas informações de login. Se você precisar implementar diversas vezes o software em um determinado destino, salvando as informações de login você não precisa digitá-las novamente entre as sessões. Com base no nome de destino, o ID, a senha e o SO são salvos localmente. A senha é armazenada criptografada no armazenamento de chaves local.
  2. Clique em Testar Login para verificar se o assistente de implementação pode conectar-se ao computador de destino especificado. A janela Dados do Computador de Destino é exibida e mostra o status para esse computador de destino. Se o assistente de implementação não pode conectar a um computador de destino, verifique se o nome completo do domínio ou o endereço IP está correto. Se essas informações estiverem corretas, entre em contato com o proprietário do computador para determinar se o computador de destino está sendo executado e conectado a uma rede. Se existir um firewall entre o servidor de migração de dados e o computador de destino, certifique-se de que o firewall permita a comunicação na porta especificada. Se nenhum firewall estiver em execução, utilize a porta padrão 0. Utilizar a porta 0 faz com que o assistente de implementação faça alocação de uma porta aberta. Você deve utilizar apenas portas diferentes de 0, se um firewall estiver em uso. Verifique se a comunicação está aberta em ambos os lados do firewall.
  3. Clique em Avançar.

Configurando Parâmetros de Implementação

O diálogo dos parâmetros de implementação contém parâmetros de implementação para um aplicativo associado a uma tarefa selecionada. Utilize os parâmetros de implementação para configurar uma instalação durante a implementação. Exemplos de parâmetros de implementação incluem IDs de usuário, senhas e diretórios de destino.

Em vários casos, os parâmetros de implementação podem ter valores padrão. Você pode utilizar ou modificar os valores padrão. Os valores são compartilhados com todos os computadores de destino associados a uma tarefa.

Preencha todos os campos do diálogo dos parâmetros de implementação marcados por um asterisco. Forneça os parâmetros de implementação para cada tarefa da solução selecionada para implementação e clique em Avançar.

Modifique os parâmetros listados apenas na guia Típica. Os parâmetros na guia Avançada são somente para usuários avançados. Não modifique parâmetros avançados a não ser que você entenda os resultados potenciais de mudar o parâmetro.

Quando o assistente de implementação encontra um erro com a validação da variável, e existem informações adicionais disponíveis sobre tal validação, um link é exibido. Para aprender mais sobre as regras de validação de uma variável específica, e a inserção que se faz necessária, clique no link abaixo da variável.


Implementando Tarefas para Computadores de Destino

O diálogo de resumo do assistente de implementação exibe um resumo das tarefas que foram selecionadas para implementação e os computadores de destino selecionados para a implementação. É fornecida uma estimativa do tempo para instalar cada tarefa, juntamente com o resumo da tarefa. Esse diálogo mostra também o status da tentativa da última implementação para cada tarefa.

Existem dois métodos para implementação das tarefas. Clique em Implementar Tarefa para implementar cada tarefa individualmente. Clique em Implementar Tudo para implementar todas as tarefas exibidas no diálogo de sumário seqüencialmente.

Se os arquivos exigidos pela implementação usarem mais de um disco ou se não for possível localizá-los, você receberá uma solicitação para informar a localização correta de cada disco ou arquivo JAR do pacote de implementação que não puder ser encontrado. Um diálogo perguntará sobre cada item necessário para concluir a implementação.


Visualizando o Status de Implementação

O diálogo de status do assistente de implementação fornece informações detalhadas sobre o progresso da implementação. Ele contém o status da implementação e mensagens que explicam a razão de quaisquer erros que ocorreram durante a implementação. Para visualizar uma lista de todas as mensagens que são exibidas durante a implementação, clique em Mensagens Detalhadas. As Mensagens Detalhadas fornecem o nome da solução, a hora e o computador de destino para a implementação de cada solução.

Para visualizar um log das tarefas que foram executadas durante a implementação, clique em Log Master. O log Master fornece uma lista de cada ação que aconteceu como parte da implementação. Talvez seja necessário fazer referência a essas informações ao depurar implementações mal sucedidas.


Configurações e Criação de Log do Computador de Destino

Utilize o painel de configurações do computador de destino para especificar as informações relacionadas aos computadores que são os destinos das implementações e do rastreio de diagnóstico.

Porta de Comunicação

A porta de comunicação que atende as conexões do implementador ao agente. O único momento que é melhor alterar isso é se você está utilizando um firewall que bloqueia a comunicação na porta padrão. Se não estiver utilizando um firewall, utilize a porta padrão. Se você especificar 0, o assistente de implementação automaticamente determina uma porta disponível para uso.

Porta de Registro RMI

A porta do RMI que o registro RMI atende para conexões do implementador ao agente. O único momento que é melhor alterar isso é se você está utilizando um firewall que bloqueia a comunicação na porta padrão. Se não estiver utilizando um firewall, utilize a porta padrão. Se você especificar 0, o assistente de implementação automaticamente determina uma porta disponível para uso.

Local dos arquivos de configuração

Os arquivos de configuração devem ser copiados para um local temporário no computador de destino. O padrão é utilizar o local temporário especificado pelo sistema. Se desejar utilizar outro local ou se houver espaço insuficiente disponível no local temporário especificado pelo sistema, é possível especificar um local no qual os arquivos de configuração são copiados. Selecione a opção que deseja utilizar. É possível clicar em Verificar Espaço em Disco para determinar a quantidade de espaço disponível.

Remover Arquivos de Configuração

Alguns dos arquivos que são utilizados durante a implementação são arquivos temporários. Para impedir que o Software Assembly Toolkit exclua arquivos temporários após uma implementação, execute estas etapas:
  1. Selecione a opção de menu Editar > Preferências no assistente de implementação.
  2. No diálogo Preferências de Implementação, clique em Configurações do Computador de Destino.
  3. No diálogo Configurações do Computador de Destino, selecione o computador de destino na lista drop-down.
  4. Selecione a caixa de opção Não remover arquivos de configuração quando a implementação estiver concluída.

Se a caixa de opção "Não remover arquivos de configuração quando a implementação estiver completa" for selecionada, o Software Assembly Toolkit não excluirá a mídia e os arquivos de usuário depois de implementar um aplicativo. Em vez disso, esses arquivos permanecerão no diretório descompactado. Esses arquivos podem ser úteis para assegurar que o Software Assembly Toolkit tenha transferido o usuário e os arquivos JAR de mídia para o computador de destino corretamente. Para implementações remotas e locais, o diretório descompactado está localizado no diretório <diretório de instalação do ER>/iru. Se já existir um diretório com esse nome no computador de destino, um sufixo numérico será incluído para criar um nome exclusivo para o diretório descompactado (por exemplo, <diretório de instalação do ER>/iru1). Para determinar os valores que foram especificados para esses parâmetros de configuração que possuem entradas XML fileAssociations associadas a eles, examine o conteúdo dos arquivos de resposta. Os nomes são controlados pelos wrappers do aplicativo. De forma semelhante, para determinar os valores que foram especificados para esses parâmetros de configuração que possuem entradas XML propertiesAssociations associadas a eles, examine o conteúdo do arquivo de propriedade, ibmnsi.properties.

Para localizar os arquivos de resposta e os arquivos de propriedade, consulte os seguintes diretórios:
  • Para implementações remotas, esses arquivos estão localizados em <IIA installation directory>/IIA/deployment/logs
  • Para implementações locais, esses arquivos estão localizados em <ER installation directory>/Runtime22/SolutionEnabler/deployment/logs

Verificar Conectividade de Rede

O assistente de implementação verifica se os computadores de destino especificados são acessíveis antes da implementação de uma solução. Você pode optar por ignorar essas verificações selecionando a caixa fornecida.
Nota: A seleção significa que a verificação da conectividade é ignorada por todos os hosts especificados como de destino durante essa sessão do assistente de implementação, incluindo os incluídos durante a sessão.

Rastreio de Diagnóstico

Você pode utilizar opções de log específicas no assistente de implementação para gerar os arquivos de log que fornecem informações que são úteis para a resolução de problemas que você possa encontrar durante a implementação. É possível ativar o log para fornecer informações de diagnóstico relacionadas à estrutura de suporte, ao assistente de implementação, ou a ambos. As informações de diagnóstico da estrutura de suporte (para exibir as mensagens definidas pelo usuário criadas durante o desenvolvimento da solução) e as informações de diagnóstico do assistente de implementação que podem ser úteis para depurar uma implementação são registradas em arquivos separados. Você pode especificar o nome que você deseja utilizar para cada arquivo de log e a quantidade máxima de espaço que cada arquivo de log pode ocupar fisicamente.

Utilize log de diagnóstico somente quando necessário para resolução de problemas de uma implementação.

Para utilizar log de implementação, execute as seguintes etapas:
  1. No assistente de implementação, selecione Editar > Preferências.
  2. Clique em Configurações do Computador de Destino.
  3. No diálogo Rastreio de Diagnóstico, selecione a caixa de opções que corresponde ao tipo de informações de diagnóstico que você deseja registrar. Você pode selecionar informações sobre a estrutura de suporte, informações sobre o assistente de implementação, ou ambas.
  4. Forneça um nome para o arquivo para o qual as informações de diagnóstico estão registradas.
  5. Forneça um valor para a quantidade máxima de espaço que cada arquivo de log pode ocupar fisicamente.
  6. No diálogo Rastreio de Diagnóstico, clique em OK.
  7. No diálogo Preferência de Implementação, clique em OK.

A opção Não remover arquivos de configuração quando a implementação estiver concluída deve estar selecionada para que os arquivos de log permaneçam após a implementação ser concluída no computador de destino. Se você não selecionar a opção Não remover arquivos de configuração quando a implementação estiver concluída, os arquivos de log não serão salvos após a implementação ser concluída. A configuração Não remover arquivos de configuração aplica-se ao computador de destino especificado. Os arquivos de log são úteis ao depurar implementações.

Os arquivos de log que o assistente de implementação gera são salvos nos seguintes locais:
  • Installation_Directory/SolutionEnabler/logs/
  • Installation_Directory/SolutionEnabler/deployment/logs/ (para implementações locais)
  • temp drive/~CSRIx/IIA/logs/ (para implementações remotas; em que x é um número inteiro dependente do número de pastas CSRI no local temporário)

Você também pode utilizar o log de diagnóstico de implementação ao iniciar o assistente de implementação a partir da linha de comandos.

Para utilizar o log de diagnóstico de implementação ao iniciar o assistente de implementação a partir da linha de comandos, você pode aplicar os seguintes argumentos:
  • -enableSolutionDeployerTrace - Ativa a criação de log de diagnóstico do assistente de implementação.
  • -solutionDeployerTraceFile - Configura o nome do arquivo de log do assistente de implementação.
  • -maxSolutionDeployerTraceFileSize - Configura o tamanho máximo do arquivo de log do assistente de implementação.
  • -enableSupportFrameworkTrace - Ativa a criação de log de diagnóstico da estrutura de suporte.
  • -supportFrameworkTraceFile - Configura o nome do arquivo de log da estrutura de suporte.
  • -maxSupportFrameworkTraceFileSize - Configura o tamanho máximo do arquivo de log da estrutura de suporte.

O comando a seguir fornece um exemplo de uma chamada da linha de comandos de uma solução que utiliza todos os argumentos disponíveis para executar valores de diagnóstico:

DJTJRE\bin\java -jar DJT_ibmnsit.jar -enableSolutionDeployerTrace -solutionDeployerTraceFile myTrace.log -maxSolutionDeployerTraceFileSize 10 -enableSupportFrameworkTrace -supportFrameworkTraceFile mySupportTrace.log -maxSupportFrameworkTraceFileSize 2

Nota: Se ativar o rastreio da estrutura de suporte e executar uma instalação remota, as informações de rastreio da estrutura de suporte não serão registradas.


Preferências do Assistente de Implementação

Utilize as preferências do assistente de implementação para especificar as configurações padrão utilizadas pelo assistente de implementação.

Caminho

O pacote de implementação contém recursos exigidos pela tarefa que está sendo implementada. O caminho do pacote de implementação é o local em que todos os arquivos do pacote de implementação estão armazenados. Por padrão, o caminho do pacote de implementação é: <installation_directory>\Runtimexxx\SolutionEnabler\com\ibm\jsdt\webserver\tree.

Portas de Comunicação

Selecione os números de portas de dados e de comunicação que deseja que o assistente de implementação utilize. Se você especificar 0 para a porta de dados ou de comunicação, o assistente de implementação automaticamente determinará uma porta não utilizada para utilização. Especifique o número máximo de conexões que podem ser utilizadas pelas portas de comunicação e de dados.

Configurações do Computador de Destino

Clique em Configurações do Computador de Destino para especificar informações sobre os computadores que são destinos de uma implementação. Você também pode especificar informações de rastreio de diagnóstico.

Painel de Dados do Computador de Destino

Esta janela exibe informações de todos os computadores de destino associados a uma tarefa, e indica se o assistente de implementação pode conectar-se ao computador de destino.

Uma marca de seleção verde à esquerda da coluna Destino indica que o assistente de implementação pode conectar-se ao agente de implementação no computador de destino. Um ponto de interrogação preto à esquerda da coluna Destino indica que o assistente de implementação está coletando dados ou não pôde determinar o sistema operacional do computador de destino porque este está executando uma versão de nível inferior do agente de implementação. Um círculo vermelho com um X à esquerda da coluna Destino indica que o assistente de implementação não pode conectar-se ao agente de implementação no computador de destino. As possíveis razões para a falha de conexão incluem:
  • O computador não existe na rede.
  • O computador não está executando o agente de implementação.

Consulte a coluna Detalhes para obter informações adicionais sobre o status do computador de destino.


Especificar Local

O painel Especificar Local é exibido quando você tenta implementar uma tarefa e o assistente de implementação não consegue localizar o pacote de implementação ou os arquivos necessários para criar o pacote de implementação.

Quando o assistente de implementação não consegue localizar o pacote de implementação no caminho do pacote de implementação, ele tenta localizar os arquivos de imagem do software de origem no diretório de instalação raiz. Se o assistente de implementação puder localizar os arquivos, ele criará automaticamente o pacote de implementação utilizando esses arquivos. Se o assistente de implementação não conseguir localizar os arquivos, o painel Especificar Local será exibido para você criar o pacote de implementação ou localizar um pacote de implementação criado anteriormente.

Para criar um pacote durante a implementação, informe o local do disco indicado. Se vários discos forem listados, localize um deles para criar o pacote de implementação. Insira o diretório no prompt ou clique em Procurar para localizar o diretório.


Arquivo JAR Necessário Não Pode Ser Localizado

A implementação falhou, pois um arquivo JAR necessário não pode ser localizado. Para certificar-se de que todos os arquivos JAR existam, você pode reinstalar os recursos que deseja implementar. Se o problema persistir, entre em contato com seu provedor de solução.


Selecionar Disco

Se você precisar criar um pacote de implementação durante a implementação, será solicitado que localize o disco que contém os arquivos de origem necessários. Se vários discos forem listados, você poderá localizar um deles para criar o pacote de implementação. Se o local que especificar corresponder a mais de um dos discos listados, poderá ser solicitado que você identifique o disco localizado.


Opções de Implementação da Linha de Comandos

É possível especificar opções de implementação que podem ser úteis quando você estiver depurando uma solução ou implementando uma solução a partir de uma imagem do ativador de solução.

Utilizando as Opções do Assistente de Implementação na Linha de Comandos

Você pode fornecer opções de implementação específicas ao iniciar o assistente de implementação em uma interface de linhas de comandos.

Para utilizar as opções de implementação ao iniciar o assistente de implementação numa interface de linhas de comandos, aplique os seguintes argumentos:
  • -leaveFiles - deixa os arquivos no computador local.
  • -remoteLeaveFiles - Deixa os arquivos no computador remoto.
  • -deploymentPackagePath - O local no computador local onde o pacote de implementação é criado.
  • -skipStartupCheckpoint - Esta opção ignorará a execução do ponto de verificação de inicialização da solução.
  • -skipWelcomePanel - Ignora o painel de boas-vindas.
  • -enableSolutionDeployerTrace - Ativa o rastreio do assistente de implementação.
  • -enableSupportFrameworkTrace - Ativa o rastreio da estrutura de suporte.
  • -solutionDeployerTraceFile - Configura o arquivo de rastreio do assistente de implementação.
  • -supportFrameworkTraceFile - Configura o arquivo de log da estrutura de suporte.
  • -maxSolutionDeployerTraceFile - Configura o tamanho máximo do arquivo de log do rastreio de implementação.
  • -maxSupportFrameworkTraceFile - Configura o tamanho máximo do arquivo de log da estrutura de suporte.
  • -enableSystemSpecificSetupLocation - Quando configurado como true, os arquivos de configuração são copiados no local temporário especificado pelo sistema.
  • -setupFilesLocation - Contém o local especificado pelo usuário, no qual os arquivos de configuração são copiados. Se essa opção for utilizada, -enableSystemSpecificSetupLocation deve ser configurado como false.

O comando a seguir fornece um exemplo de uma chamada de linha de comandos do assistente de implementação de uma solução que utiliza todos os argumentos disponíveis:

DJTJRE\bin\java -jar DJT_ibmnsit.jar -leaveFiles -remoteLeaveFiles -deploymentPackagePath -skipStartupCheckpoint -skipWelcomePanel -enableSolutionDeployerTrace -enableSupportFrameworkTrace -solutionDeployerTraceFile deployer.log -supportFrameworkTraceFile framework.log -maxSolutionDeployerTraceFile 10 -maxSupportFrameworkTraceFile 10 -enableSystemSpecificSetupLocation false -setupFilesLocation c:\mytemp

Para utilizar essas opções ao implementar uma solução a partir de uma imagem do ativador de solução, abra o arquivo IRU_install.iss em um editor de texto e digite as opções que você deseja utilizar entre as aspas na linha -W solutionLauncher.options="". Por exemplo, -W solutionLauncher.options="-skipWelcomePanel". O arquivo IRU_install.iss está na pasta do disco 1 localizada no diretório para o qual exportou a imagem do ativador de solução.