Utilizando o Assistente de Implementação
O assistente de implementação fornece uma simples interface gráfica com o usuário para a implementação de uma solução (arquivo .ser) nos computadores de destino especificados.
Navegue pelas etapas do assistente de implementação, concluindo-as na ordem em que aparecem e clicando em Voltar e Avançar para retroceder ou avançar etapas.
Se nenhuma solução for aberta no assistente de implementação ou se o botão Avançar não estiver ativo, você poderá abrir uma solução para iniciar o processo de implementação.
- Abra o assistente de implementação. Selecione Iniciar > Programas > IBM Software Assembly Toolkit > Assistente de Implementação nos computadores que executam os sistemas operacionais Windows e Menu Principal > Programas > IBM Software Assembly Toolkit > Assistente de Implementação nos computadores que executam os sistemas operacionais Linux.
- Clique em Arquivo > Abrir.
- Clique na solução com a extensão de arquivo .ser que você deseja implementar e clique em Abrir. O diálogo de Boas-vindas do assistente de implementação é exibido.
- Clique em Avançar.
- Se você estiver implementando a partir de uma imagem do ativador da solução, a solução padrão abrirá automaticamente no assistente de implementação.
- O assistente de implementação comunica-se com os computadores de destino usando o agente de implementação, que é instalado no computador de destino conforme necessário. Depois de implementar um conjunto de software no computador de destino, o agente de implementação é removido.
- Se um aplicativo suportar um sistema operacional e a plataforma de implementação para esse sistema operacional não estiver instalada na pasta destinos ou se o JRE não for a versão correta para esse nível do IBM Software Assembly Toolkit, não será possível implementar o aplicativo nesta plataforma até que a plataforma de destino de implementação seja instalada.
- Se a plataforma de implementação para um sistema operacional não estiver instalada na pasta destinos, o sistema operacional não será exibido como um destino selecionável. Além disso, os painéis de configuração para esse sistema operacional não serão exibidos.
Selecionando tarefas para implementação
O assistente de implementação fornece uma lista de todos os grupos de destinos e das tarefas que podem ser implementadas. Uma tarefa é um conjunto de ações que são executadas em conjunto. Selecione qualquer combinação de tarefas listadas no assistente para implementação.
- Se nenhum dos aplicativos de uma tarefa puder ser implementado porque as plataformas do destino de implementação não estiverem instaladas, a tarefa não será exibida. Se todas as tarefas de um grupo de tarefas não forem exibidas, o grupo de tarefas não será exibido.
- Selecione no mínimo uma tarefa da lista que é exibida no assistente de implementação, selecionando a caixa de opções correspondente.
- Clique em Avançar.
- As tarefas podem conter um ou mais conjuntos de subtarefas. Selecione pelo menos uma subtarefa para cada tarefa.
- Clique em Avançar.
Definir Computadores de Destino
No assistente de implementação, é possível especificar um ou mais computadores de destino para cada grupo de destinos selecionado para implementação.
Antes de implementar o middleware em um computador de destino, certifique-se de que instalar o middleware nesse computador não viola os termos da licença do middleware.
- O nome de domínio completo ou o endereço IP desse computador. O IPv4 (Internet Protocol versão 4) e o IPv6 (Internet Protocol versão 6) são suportados.
- Um ID de usuário e uma senha para esse computador, se não for localhost.
- O sistema operacional do computador de destino.
Um nome de domínio completo inclui todos os nomes de domínio de nível superior, até o nome de domínio de nível superior. Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto de um nome de domínio:
- localhost representa o computador local.
- Uma cadeia de texto alfanumérica de até 24 caracteres de comprimento, contendo qualquer uma das letras de A a Z, dígitos entre 0 a 9, e o sinal de menos (-) e o ponto (.) characters
- O primeiro caractere deve ser um alfabético.
- Você pode utilizar letras maiúsculas e minúsculas.
- O último caractere não pode ser um sinal de subtração (-) ou um ponto final (.)..
- Utilize apenas os pontos para delimitar os componentes de um nome de domínio.
- Não utilize caracteres em branco ou espaços.
Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto para um endereço IPv4:
- Um endereço numérico de 32 bits gravado, contendo quatro números.
- Cada um desses quatro números pode variar de 0 a 255.
- Cada um dos quatro números é separado por pontos (.)..
Por exemplo, 9.42.76.239 é um endereço IPv4 apropriadamente formatado.
Utilize as orientações a seguir, para garantir o formato correto de um endereço IPv6:
- Um endereço de 128 bits, gravado em até oito grupos de até
quatro dígitos hexadecimais cada. Um valor hexadecimal pode incluir
os seguintes caracteres:
- A-F
- a-f
- 0-9
- Os grupos são separados por dois pontos (:).
- As cadeias contínuas de 0 bits podem ser indicadas por dois pontos duplos (::). Essa sintaxe pode aparecer apenas uma vez em um endereço IPv6.
- FEDC:BA98:7654:3210:FEDC:BA98:7654:3210
- 1080:0:0:0:8:800:200C:417A
- 1080::8:800:200C:417A
- No diálogo Especificar Destino, siga estas etapas:
- No campo Computador de Destino,
especifique localhost ou o nome completo
do domínio ou o endereço IP do computador de destino.
Nota: Sempre que você inserir um endereço IP ou nome do host, o formato será verificado para assegurar que a entrada é válida. Além de verificar o formato correto, é feita uma verificação de entradas duplicadas.
- No campo ID do Usuário, especifique o nome do usuário a ser usado ao conectar-se a esse computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
- No campo Senha, especifique a senha a ser usada ao conectar-se a esse computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
- No drop-down Sistema Operacional, selecione o sistema operacional do computador de destino. Isso só é válido se o computador de destino não for localhost.
- Se você deseja salvar o ID do Usuário, a Senha e as informações do sistema operacional especificadas para o computador de destino, clique na caixa de opção Salvar estas informações de login. Se você precisar implementar diversas vezes o software em um determinado destino, salvando as informações de login você não precisa digitá-las novamente entre as sessões. Com base no nome de destino, o ID, a senha e o SO são salvos localmente. A senha é armazenada criptografada no armazenamento de chaves local.
- No campo Computador de Destino,
especifique localhost ou o nome completo
do domínio ou o endereço IP do computador de destino.
- Clique em Testar Login para verificar se o assistente de implementação pode conectar-se ao computador de destino especificado. A janela Dados do Computador de Destino é exibida e mostra o status para esse computador de destino. Se o assistente de implementação não pode conectar a um computador de destino, verifique se o nome completo do domínio ou o endereço IP está correto. Se essas informações estiverem corretas, entre em contato com o proprietário do computador para determinar se o computador de destino está sendo executado e conectado a uma rede. Se existir um firewall entre o servidor de migração de dados e o computador de destino, certifique-se de que o firewall permita a comunicação na porta especificada. Se nenhum firewall estiver em execução, utilize a porta padrão 0. Utilizar a porta 0 faz com que o assistente de implementação faça alocação de uma porta aberta. Você deve utilizar apenas portas diferentes de 0, se um firewall estiver em uso. Verifique se a comunicação está aberta em ambos os lados do firewall.
- Clique em Avançar.