Coletando informações sobre trabalhos de impressão

Você pode utilizar o MarkVision Professional para reunir e armazenar informações sobre cada trabalho de impressão enviado para uma determinada impressora (um processo chamado contabilização de trabalhos). Depois você pode visualizar as informações coletadas utilizando uma ferramenta de banco de dados ou um aplicativo especificamente projetado para interpretar e exibir as informações, como o MarkTrackTM*.

A ativação da contabilização de trabalhos informa ao MarkVision Professional para coletar informações sobre cada trabalho de impressão enviado para uma determinada impressora. Isso inclui informações como tamanho do trabalho, duração do trabalho, bandejas de saída utilizadas e assim por diante.

Você pode usar as informações reunidas pelo processo de contabilização de trabalhos para responder perguntas como:

Ativar contabilização de trabalhos

  1. Selecione Contabilização de trabalhos (Análise de tendências) na lista Todas as tarefas.
  2. Selecione a base de dados que deseja usar.
  3. Digite o nome de usuário, a senha e o caminho da conexão (URL**) do banco de dados que você planeja usar.
  4. Selecione o tipo de contabilização de trabalhos a ser usado e se os alertas de status devem ser documentados.
  5. Selecione a propriedade a ser utilizada para localizar a impressora.
  6. Adicione as impressoras para as quais deseja ativar a contabilização de trabalhos para a caixa Impressoras selecionadas. Você pode selecionar as impressoras a partir das pastas ou realizar uma localização rápida para localizar as impressoras necessárias. Selecione várias impressoras utilizando a tecla Ctrl ou Shift.
  7. Clique em Aplicar.

Observação: Para ativar a Contabilização de trabalhos faturáveis, utilize a tarefa Programação.


* Se você estiver utilizando um banco de dados MarkTrack, será necessário o MarkTrack versão 2.0 ou posterior.

** O URL é o caminho para o banco de dados usado para monitorar esse servidor. No momento, o MarkVision oferece suporte aos seguintes bancos de dados: Access, Oracle e SQL Server, bem como formato CSV (Variáveis separadas por vírgula). Os exemplos mostram os estilos de caminho utilizados para cada tipo de banco de dados.

Oracle O padrão é o caminho para o MarkVision Server. Se o banco de dados estiver instalado em outro servidor, altere o campo URL adequadamente, usando o estilo de caminho abaixo:

<driver do banco de dados>@<endereço IP do servidor do banco de dados>:<porta do banco de dados>:<instância do banco de dados (área da memória)>

Por exemplo: jdbc:oracle:thin:@117.124.46.113:1521:orcl

Access,
SQL Server
<driver do banco de dados>:<DSN>

Por exemplo: jdbc:odbc:yourdsn

O DSN (Data Source Name) deve ser criado antes de utilizar a Contabilização de trabalhos ou o Inventário da impressora. Use sua configuração ODBC no Painel de controle do Windows para criar um DSN.

Observação: Somente há suporte para exportação dessas informações por uma interface ODBC em um ambiente Windows.

CSV O formato CSV oferece a opção de exportar os dados da impressora em um arquivo de texto formatado para acomodar campos de bancos de dados. Insira o endereço do diretório no qual você deseja que o arquivo de texto seja criado na rede ou no computador.

Por exemplo: C:\temp\printerinventory\home

Observação: A inserção no banco de dados (inclusive a manipulação de arquivos CSV) é manipulada por um segmento separado para reduzir o impacto das inserções no resto do sistema. Este segmento, por padrão, tem um tempo-limite de 2 minutos, portanto as inserções no banco de dados e a manipulação de arquivos CSV não ocorrerão imediatamente após a conclusão da tarefa. Consulte a documentação do servidor MarkVision para obter informações detalhadas.


InícioInício