Coletando informações sobre minhas impressoras

É possível utilizar o MarkVision Professional para coletar e armazenar informações sobre os dispositivos de sua organização. Depois você pode visualizar as informações coletadas (inventário de impressoras) usando uma ferramenta de banco de dados ou um aplicativo, como o MarkTrack*, especificamente projetado para interpretar e exibir as informações.

Use as informações reunidas pelo processo de inventário da impressora para responder perguntas como:

Ativar inventário de impressora

  1. Selecione Inventário de impressoras na lista Todas as tarefas.
  2. Selecione a base de dados que deseja usar.
  3. Digite o nome de usuário, a senha e o caminho da conexão (URL**) do banco de dados que você planeja usar.
  4. Adicione a impressora (ou as impressoras) da qual deseja coletar o inventário de impressora para a caixa Impressoras selecionadas. Você pode selecionar as impressoras a partir das pastas ou realizar uma localização rápida para localizar as impressoras necessárias. (Selecione várias impressoras usando a tecla Ctrl ou Shift).
  5. Clique em Aplicar.

Se deseja que o inventário de impressoras seja executado em um horário específico, selecione Planejamento na lista Todas as tarefas.


*Se você estiver utilizando um banco de dados MarkTrack, o MarkTrack versão 2.0 ou posterior será necessário.

** O URL é o caminho para o banco de dados usado para monitorar este servidor. No momento, o MarkVision oferece suporte aos seguintes bancos de dados: Access, Oracle e SQL Server, bem como formato CSV (Variáveis separadas por vírgula). Os exemplos abaixo mostram os estilos de caminho usados para cada tipo de banco de dados.

Oracle O padrão é o caminho para o MarkVision Server. Se o banco de dados estiver instalado em outro servidor, altere o campo URL adequadamente, usando o estilo de caminho abaixo:

<driver do banco de dados>@<endereço IP do servidor do banco de dados>:<porta do banco de dados>:<instância do banco de dados (área da memória)>

Por exemplo: jdbc:oracle:thin:@157.184.46.113:1521:orcl

Access,
SQL Server
<driver do banco de dados>:<DSN>

Por exemplo: jdbc:odbc:yourdsn

O DSN (Data Source Name) deve ser criado antes de utilizar a Contabilização de trabalhos ou o Inventário da impressora. Use sua configuração ODBC no Painel de controle do Windows para criar um DSN.

Observação: Somente há suporte para exportação dessas informações por uma interface ODBC em um ambiente Windows.

CSV O formato CSV oferece a opção de exportar os dados da impressora em um arquivo de texto formatado para acomodar campos de bancos de dados. Insira o endereço do diretório no qual você deseja que o arquivo de texto seja criado na rede ou no computador.

Por exemplo: C:\temp\printerinventory\home

Nota: A inserção no banco de dados (inclusive a manipulação de arquivos CSV) é manipulada por um segmento separado para reduzir o impacto das inserções no resto do sistema. Este segmento, por padrão, tem um tempo-limite de 2 minutos, portanto as inserções no banco de dados e a manipulação de arquivos CSV não ocorrerão imediatamente após a conclusão da tarefa. Consulte a documentação do servidor MarkVision para obter informações detalhadas.


InícioInício