4. Obtendo ajuda e informações

Aqui estão algumas fontes úteis de ajuda. A palavra Texto deve ser substituída por algo de sua escolha—geralmente um comando ou nome de arquivo.

apropos texto

Tudo que contém a palavra texto no whatis database.

man texto

Exibe a página de manual referente ao texto. A principal fonte de documentação para os sistemas UNIX®. O comando man ls lhe dirá todas as maneiras de usar o comando ls. Pressione Enter para percorrer o texo, Ctrl+B para voltar a página anterior, Ctrl+F para avançar, q ou Ctrl+C para sair.

which texto

Te informa em qual local no path do usuário o comando texto é encontrado.

locate texto

Todos os paths nos quais a string texto é encontrada.

whatis texto

Te informa o que o comando texto faz e sua página de manual. Digitando whatis * a saída do comando te informará sobre todos os binários no diretório atual.

whereis texto

Encontra o arquivo texto, te informando seu path completo.

Você pode experimentar usar whatis em alguns comandos utéis e comuns como cat, more, grep, mv, find, tar, chmod, chown, date, e script. more te permite ler uma página por vez como no DOS, exemplo: ls -l | more ou more filename. O símbolo * funciona como um caractere curinga—exemplo: ls w* mostrará os arquivos que começam com w.

Alguns deles não estão funcionado muito bem? Ambos locate(1) e whatis(1) dependem de um banco de dados que é reconstruído semanalmente. Se a sua máquina não for ficar ligada nos fins de semana (e rodando FreeBSD), você pode executar os comandos a seguir para que ela execute manutenções diárias, semanais, mensais ou apenas de vez em quando. Execute-os como root e dê a cada comando o tempo necessário para ser finalizado antes de executar o próximo.

# periodic daily
output omitted
# periodic weekly
output omitted
# periodic monthly
output omitted

Se você se cansar de esperar, pressione Alt+F2 para obter outro console virtual, e efetue seu login novamente. Afinal, é um sistema multi-usuário e multitarefa. No entanto, esses comandos provavelmente irão piscar mensagens na tela enquanto eles estiverem em execução; você pode digitar clear no prompt para limpar a tela. Uma vez executados, você pode querer olhar o conteúdo do /var/mail/root e do /var/log/messages.

A execução de tais comandos faz parte da administração do sistema—e como usuário único de um sistema UNIX®, você é seu próprio administrador de rede. Praticamente tudo o que você precisa para ser root é administrar o sistema. Tais responsabilidades não são abordadas nem mesmo naqueles livros gigantescos de UNIX®, os quais parecem dedicar muito espaço para menus e gerenciadores de janelas. Você pode querer obter um dos dois principais livros sobre administração de sistemas, pode ser o Evi Nemeth et.al.'s UNIX System Administration Handbook (Prentice-Hall, 1995, ISBN 0-13-15051-7)—a segunda edição com a capa vermelha; ou o livro Æleen Frisch's Essential System Administration (O'Reilly & Associates, 2002, ISBN 0-596-00343-9). Eu usei Nemeth.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.