Ao analisar o desempenho da aplicação, você pode criar uma configuração personalizada e definir mais opções avançadas de criação de perfil.
Você define as opções avançadas, clicando em Configurações avançadas no painel de configuração da sua configuração personalizada.
Clique em Configurações básicas para definir as opções de configuração no painel Opções básicas.
O painel Configurações avançadas permite que você defina as seguintes opções:
Configurações
Controle de métodos.
No controle de métodos, uma chamada "entrada de método" é inserida no início de cada método com perfil, e uma chamada "saída de método" antes de cada retorno. Você pode escolher a granularidade do controle selecionando uma das seguintes opções:
Tempo e árvore de chamada exatos.
Quando selecionada, o tempo gasto no método é calculado como a diferença entre o carimbo de data e hora que é gerado para cada "entrada de método" e "saída de método" correspondente.
Árvore de chamada exata, tempo de amostragem.
Quando selecionada, você deve especificar um intervalo de amostragem. O tempo gasto no método é calculado como a diferença entre o carimbo de data e hora que é gerado para a "entrada de método" e a "saída de método" correspondente que cai aproximadamente no fim de cada intervalo de amostragem.
Para obter informações sobre qual método escolher, consulte a seguinte FAQ do NetBeans:
Excluir tempo gasto em Thread.sleep() e Object.wait(). Quando selecionada, não é criado o perfil desses métodos.
Perfil subjacente à configuração do framework.Quando selecionada, também é criado o perfil da inicialização da JVM do destino da aplicação.
Criar perfil de novas Threads/Runnables. Quando selecionada, instrumenta o código de cada thread ou runnable iniciada depois que a aplicação entra no método de instrumentação raiz. Essa opção é selecionada por padrão quando é criado o perfil da aplicação inteira.
Limitar número de threads de perfil. Quando selecionada, toda vez que uma thread que não foi registrada anteriormente entra no código instrumentado, esse contador é decrementado. Quando zero é alcançado, o registro de novas threads é interrompido. Os dados de criação de perfil são coletados somente para as threads registradas.
Para redefinir o contador para esse valor, escolha Criar perfil > Redefinir resultados coletados no menu principal.
Para obter mais informações sobre quando usar essa opção, consulte a seguinte FAQ do NetBeans:
Usar o temporizador de CPU da thread (somente Solaris).
Para obter mais informações sobre o uso de temporizadores, consulte a seguinte FAQ do NetBeans:
Esquema de instrumentação. Selecione um esquema de instrumentação para limitar o número de métodos instrumentados. (Geralmente, é melhor usá-lo
se o número de métodos instrumentados e o número de métodos realmente chamados pela aplicação quando seu perfil é criado forem os mesmos ou muito parecidos).
Total - Este esquema é mais apropriado se você quiser criar o perfil da inicialização do aplicativo, ou um aplicativo inteiro tal como um utilitário de linha de comando de execução curta. Este esquema é selecionado por padrão quando se cria o perfil do aplicativo inteiro.
"Tardio" - Este esquema é geralmente mais apropriado quando você deseja criar o perfil de um subconjunto do código da aplicação (por exemplo, um ou mais servlets sendo excutados em um servidor da aplicação). Resulta em números menores de métodos que são instrumentados. Este esquema é selecionado por padrão quando se cria o perfil de parte de um aplicativo.
Ancioso - Este esquema não é recomendado para aplicações de execução longa. A instrumentação de Ancioso é uma combinação dos esquemas Total e Tardio.
Para obter mais informações sobre esquemas de instrumentação, consulte a seguinte FAQ do NetBeans:
Instrumento: Method.invoke(), métodos Getter/setter, métodos vazios. Por padrão, esses tipos de métodos não são instrumentados.
Para obter mais informações sobre como instrumentar esses métodos, consulte a seguinte FAQ do NetBeans :
Segmentos
Ativar monitoramento de threads. Quando selecionada, as threads da aplicação são monitoradas a partir da inicialização da aplicação. Quando desmarcada (padrão), o monitoramento de thread não começa até que você clique no botão Threads na janela Threads.
Configurações globais
Sobrescrever configurações globais Quando selecionada, você pode sobrescrever as configurações globais e especificar as seguintes opções ao criar o perfil da aplicação:
Diretório de trabalho. Use esta opção para especificar o diretório que se tornará atual para a sua aplicação quando ela se iniciar. Por exemplo, talvez você precise definir um diretório de trabalho específico ao anexar-se a uma aplicação local.
Plataforma Java. Use esta opção para especificar uma JVM de destino diferente da JVM padrão em que o IDE está sendo executado. Você pode escolher quaisquer plataformas Java registradas no Gerenciador de plataformas Java.
Argumentos JVM. Especifique quaisquer argumentos a serem passados para a JVM, por exemplo, o tamanho máximo de pilha padrão.