mkorder

Cria um pedido de remessa para ser utilizado pelo recurso de armazenamento e redirecionamento

Aplicabilidade

Produto Tipo de Comando
MultiSite Subcomando de multiutil
Plataforma
UNIX®
Windows®

Sinopse

mkorder
–dat/a packet-pname [ –scl/ass storage-class-name ] [ –pex/pire date-time ] [ –not/ify e-mail-address ] [ –c comment | –cq | –cqe | –nc ] [ –shi/p –cop/y | –fsh/ip [ –cop/y ] | –out order-pname ] destination ...

Descrição

Esse comando cria um arquivo de pedido de remessa para um arquivo de pacote existente ou qualquer outro arquivo. O servidor de remessa utiliza o pedido de remessa para enviar o arquivo para um ou mais destinos.

O mkorder envia ao servidor de remessa um pacote que foi criado com mkreplica –out ou syncreplica –out. Também é possível utilizar o mkorder para reenviar pacotes cujos pedidos de remessa expirados e para transferir outros arquivos entre sites. Um pedido de remessa deve estar localizado no mesmo diretório que seu pacote ou arquivo associado.

Nota: O servidor de remessa exclui um pacote depois de entregá-lo com êxito (exceto quando o destino é o host local). Se você utilizar esse comando para processar um arquivo que deva ser preservado em seu site mesmo depois de ser entregue para um outro site, será necessário especificar a opção –copy.

Restrições

Nenhum.

Opções e Argumentos

Especificando o Arquivo de Pacote

Padrão
Nenhum.
–dat/a packet-pname
O nome do caminho do pacote ou arquivo.
Nota: Se packet-pname contiver um caractere dois-pontos ( : ), mkorder alterará os dois-pontos para um caractere ponto ( . ) durante o processamento. Essa alteração permite que pacotes sejam entregues em computadores com Windows, que não permitem dois-pontos em nomes de arquivos.

Especificando Onde Colocar o Pedido de Remessa

Padrão
Cria um pedido de remessa no diretório no qual o arquivo packet-pname está localizado.
–scl/ass class-name
Especifica a classe de armazenamento do pacote e do pedido de remessa. Se você também utilizar –ship ou –fship, mkorder consultará a classe de armazenamento no arquivo shipping.conf nos sistemas Linux e UNIX ou no MultiSite Control Panel do Windows para determinar o local do compartimento de armazenamento a ser utilizado.

Se você omitir essa opção mas utilizar –ship ou –fship, mkorder colocará o pedido de remessa no local do compartimento de armazenamento especificado para a classe –default no arquivo shipping.conf ou no MultiSite Control Panel.

–shi/p –cop/y –fsh/ip [ –cop/y ]
Cria um pedido de remessa para packet-pname. A utilização de –fship chama shipping_server para enviar o pacote. A utilização de –ship coloca o pedido de remessa em um compartimento de armazenamento. Para enviar o pacote, execute shipping_server ou configure chamadas de sync_export_list –poll com o comando schedule. (Consulte a página de referência schedule no IBM Rational ClearCase Command Reference).

Você deve utilizar –copy com –ship; a utilização de –copy com –fship é opcional:

  • Com –copy, mkorder copia o arquivo packet-pname em um dos compartimentos de armazenamento do recurso de armazenamento e redirecionamento e coloca o pedido de remessa no compartimento. A cópia é excluída depois de ser entregue com êxito em todos os destinos especificados no pedido de remessa.
  • Sem –copy, mkorder não copia packet-pname; mkorder coloca o pedido de remessa no diretório no qual o arquivo está localizado. O packet-pname é excluído depois de ser entregue com êxito em todos os destinos especificados no pedido de remessa.
–out order-pname
Coloca o pedido de remessa no arquivo especificado em vez de no compartimento de armazenamento. Ocorrerá um erro se o arquivo já existir.

Manipulando Defeitos de Entrega de Pacote

Padrão
Se um pacote não puder ser entregue, ele será enviado por meio do recurso de armazenamento e redirecionamento para o administrador no site da réplica de origem. Uma mensagem de correio é enviada ao administrador de armazenamento e redirecionamento. Isso ocorre após a falha de repetidas tentativas de entrega do pacote e a expiração do tempo designado; isso também pode ocorrer quando o host de destino é desconhecido ou um arquivo de dados não existe. As definições de configuração de armazenamento e redirecionamento especificam o período de expiração, o endereço de e-mail do administrador e o programa de notificação.
–pex/pire date-time
Especifica a hora em que o recurso de armazenamento e redirecionamento pára a tentativa de entrega do pacote e gera uma mensagem de correio sobre o defeito. Essa opção substitui o período de expiração especificado para a classe de armazenamento no arquivo shipping.conf (UNIX) ou no MultiSite Control Panel (Windows).

O argumento date-time pode ter um dos seguintes formatos:

date.time | date | time | now
em que:
date:
= day-of-week | long-date
time:
= h[h]:m[m][:s[s]] [UTC [ [ + | - ]h[h][:m[m] ] ] ]
day-of-week:
= today |yesterday |Sunday | ... |Saturday |Sun | ... |Sat
long-date:
= d[d]month[[yy]yy]
month:
= January |... |December |Jan |... |Dec

Especifique o horário no formato de 24 horas, em relação ao fuso horário local. Se você omitir o horário, o valor padrão será 00:00:00. Se omitir date, o valor padrão será today. Se você omitir o século, o ano ou uma data específica, será utilizado o mais recente. Especifique UTC se você desejar que o horário seja resolvido para o mesmo momento no tempo, independentemente do fuso horário. Utilize o operador mais (+) ou menos (-) para especificar um deslocamento positivo ou negativo para o horário UTC. Se você especificar UTC sem deslocamentos de hora ou minuto, a configuração padrão será GMT (Hora de Greenwich). (As datas anteriores a 1 de janeiro de 1970 (UTC - Universal Coordinated Time) são inválidas).

Exemplos:
  • 22-November-2002
  • sunday
  • yesterday.16:00
  • 0
  • 8-jun
  • 13:00
  • today
  • 9-Aug.10:00UTC
–not/ify e-mail-address
A mensagem de defeito de entrega é enviada para o endereço de e-mail especificado.

Se ocorrer um defeito em um host do Windows que não tenha a notificação de e-mail ativada, aparecerá uma mensagem no Visualizador de Eventos do Windows. A mensagem inclui o valor e-mail-address especificado com essa opção e uma nota solicitando que esse usuário seja informado do status da operação. Para obter informações sobre como ativar a notificação de e-mail, consulte a página de referência MultiSite Control Panel.

Registros de Eventos e Comentários

Padrão
–nc (sem comentário).
–c comment | –cq | –cqe | –nc
Especifica um comentário a ser colocado no pedido de remessa. Com –c, a cadeia de comentário deve ser um único token de linha de comandos; geralmente, você deve incluí-la entre aspas duplas. Com –cq e –cqe, o comando solicita um comentário. Com –nc, nenhum comentário é colocado no pedido de remessa.

Especificando o Destino

Padrão
Nenhuma.
destination ...
Um ou mais nomes de hosts (que devem ser utilizáveis por hosts em diferentes domínios) ou endereços IP. Ao enviar um pacote do MultiSite, você deve especificar o servidor de sincronização para a réplica.

Exemplos

Nestes exemplos, as linhas são quebradas por questões de legibilidade. Cada comando deve ser digitado em uma única linha física.

  • Crie um pedido de remessa para o arquivo p1, que está localizado no compartimento de armazenamento padrão. Armazene o pedido de remessa no mesmo compartimento de armazenamento que p1 e especifique se o arquivo será enviado ao host goldengate.
    mkorder –data "c:\Program Files\Rational\ClearCase\var\shipping\cq_default\
    outgoing\p1" –sclass cq_default  –out "c:\Program Files\Rational\ClearCase\var\
    shipping\cq_default\outgoing\p1_order" goldengate
    Shipping order "c:\Program Files\Rational\ClearCase\var
    \shipping\cq_default\outgoing\p1_order" generated.
  • Crie um pedido de remessa no compartimento de armazenamento padrão para um arquivo especificado que será entregue ao host goldengate. Especifique se o admin deverá ser notificado se o arquivo não for entregue com êxito.
    /opt/rational/clearcase/etc/mkorder –data /usr/tmp/to_goldengate –sclass 
    cq_default –ship –copy –notify admin goldengate
    Shipping order "/var/adm/rational/clearcase/shipping/cq_default/outgoing/sh_o_to_
    goldengate" generated.
  • Crie um pedido de remessa para o mesmo arquivo, mas coloque-o no compartimento de armazenamento para uma classe de armazenamento específica. Tente a entrega imediata (–fship) e permita que a entrega tente continuar até o início de 18 de maio.
    mkorder –data c:\tmp\to_goldengate –fship –copy –sclass ClassA –pexpire 18-May 
    goldengate
    Shipping order "c:\tmp\sclass\ClassA\sh_o_to_goldengate" generated.
    Attempting to forward/deliver generated packets...
    -- Forwarded/delivered packet 
    c:\tmp\sclass\ClassA\sh_o_to_goldengate

Arquivos

ccase-home-dir/config/services/shipping.conf


Feedback