{ [ –cl/an clan-name ] [ –site site-name ] | [ –dbset dbset-name ] }
–fam/ily family-name –u/ser username –p/assword password
–before { date-time | oplog-ID }
As entradas do oplog (log de operações) devem ser mantidas na réplica durante um período de tempo significativo. Elas são utilizadas quando a réplica gera pacotes de atualização para enviar a todas as outras réplicas. As entradas do oplog também ser necessárias para ajudar outras réplicas a se recuperarem dos defeitos.
Entretanto, ocasionalmente, é provável que você queira excluir (limpar) as entradas do oplog para otimizar o espaço da unidade de disco rígido no qual a réplica reside. Também é possível utilizar o comando scruboplog para excluir o oplog de uma réplica que não será mais utilizado.
Embora as entradas do oplog registrem apenas as alterações que ocorreram em sua réplica, ao longo do tempo essas informações poderiam precisar de tanto espaço quanto os próprios dados.
Antes de limpar as entradas do oplog para uma réplica, você deve certificar-se de que elas não sejam mais necessárias e que as outras réplicas na família tenham as informações que você deseja excluir do oplog da réplica. Além disso, é necessário sincronizar as réplicas em uma família antes de limpar os oplogs.
Também é possível usar o comando scruboplog para limpar os bancos de dados que não estejam implementados em um ambiente ClearQuest MultiSite e usar o recurso da Web de procura de texto completo do ClearQuest.
Site: site atual. Se houver mais de um site nesse host, –site será obrigatório.
Família: nenhum padrão; você deve especificar uma família.
Família do repositório de esquemas: o nome da família é MASTR.
É possível usar o comando scruboplog para limpar bancos de dados que não estejam implementados em um ambiente ClearQuest MultiSite e usar o recurso da Web de procura de texto completo do ClearQuest.
O argumento oplog-ID deve ser um inteiro.
Para assegurar que os oplogs não sejam excluídos por engano, é necessário especificar um ano quando utilizar esse comando. Se você digitar uma data sem especificar o ano, esse comando assumirá o ano atual do calendário; por exemplo, se, em fevereiro de 2006, você tentar remover todos os oplogs criados antes de 19 de novembro de 2005 e utilizar uma entrada de 19 de novembro, o scruboplog excluirá todos os oplogs criados antes de 19 de novembro de 2006, que inclui todos os oplogs no ano atual (pois eles são todos anteriores a novembro de 2006).
Para exibir o log de operações de uma réplica, utilize dumpoplog. O argumento date-time pode ter um dos seguintes formatos:
Especifique o horário no formato de 24 horas, em relação ao fuso horário local. Se você omitir o horário, o valor padrão será 00:00:00. Se omitir date, o valor padrão será today. Se você omitir o século, o ano ou uma data específica, será utilizado o mais recente. Especifique UTC se você desejar que o horário seja resolvido para o mesmo momento no tempo, independentemente do fuso horário. Utilize o operador mais (+) ou menos (-) para especificar um deslocamento positivo ou negativo para o horário UTC. Se você especificar UTC sem deslocamentos de hora ou minuto, a configuração padrão será GMT (Hora de Greenwich). (As datas anteriores a 1 de janeiro de 1970 (UTC - Universal Coordinated Time) são inválidas).
Nestes exemplos, as linhas são quebradas por questões de legibilidade. Cada comando deve ser digitado em uma única linha física.
multiutil scruboplog -clan telecomm -site boston_hub -family DEV
-user susan -p passwd -before 21-January-2002
multiutil scruboplog -clan testing -site tokyo -family TEST
-user masako -p passwd -before 301
multiutil scruboplog -dbset CLSIC -family PTEST -user susan -p passwd -before 1-January-2009