Verificando o Servidor de Licença do Windows

Determine se um dos daemons de licença: lmgrd.exe, rational.exe ou ibmratl.exe não está funcionando.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
  1. Clique em Iniciar > Programas > Rational License Server > License Tools. Isso torna visível o lmtools, um utilitário FLEXlm que é uma versão GUI do utilitário de linha de comandos lmutil.
  2. Na guia Serviço/Arquivos de Licença, selecione Configuração utilizando Arquivo de Licença e digite o caminho completo (incluindo letra da unidade) no arquivo de licença no servidor de licença na caixa de texto.
  3. Vá para a guia Status do Servidor. Selecione Exibir Tudo e clique em Executar Consulta de Status.
    1. Se o servidor de licença estiver iniciado, você verá as seguintes linhas na janela de saída do status:

      server_hostname: servidor de licença ATIVO (MASTER) v_number

      Status do daemon de fornecedor (em server_hostname):

      rational: ATIVO v_number

      A primeira linha refere-se ao status do lmgrd.exe, a segunda linha refere-se ao status do daemon de fornecedor.

      Como o software do servidor de licença do IBM Rational está iniciado, o problema pode ser a comunicação de rede entre o cliente e o servidor. Consulte o Verificando a Conexão de Rede do Windows.

    2. Se o lmgrd.exe estiver iniciado, mas o rational.exe ou ibmratl.exe não estiver, as seguintes linhas serão exibidas na janela de saída do status:

      server_hostname: servidor de licença ATIVO (MASTER) v_number

      Status do daemon de fornecedor (em server_hostname):

      rational [or] ibmratl: O daemon de fornecedor desejado está inativo.

      Verifique o seguinte:
      • O daemon nome do fornecedor foi encerrado inesperadamente e lmgrd ainda não o reiniciou. Selecione a guia Parar/Reler no utilitário Ferramentas de Licenças. Expanda a Lista Servidor Remoto e selecione rational. Clique em Reler Arquivo de Licença.
      • O arquivo de licença não especifica corretamente o caminho para o daemon de fornecedor na linha. Por exemplo: DAEMON rational [caminho completo para o rational.exe ou ibmratl.exe, incluindo a letra da unidade].
      • A versão do lmgrd.exe pode ser incompatível com o rational.exe ou ibmratl.exe. Você já possui o FLEXlm (lmgrd.exe) instalado no servidor de licença. Confirme se a data e hora do arquivo install_directory\common\lmgrd.exe correspondem ao lmgrd.exe encontrado no diretório \common do CD de instalação do produto.

    3. Se o lmgrd.exe e o daemon de fornecedor não estiverem iniciados, a janela de saída do status resultante conterá as linhas:

      lmgrd não está em execução: Impossível conectar-se ao servidor

      Erro do FLEXlm: -15.10.

      Verifique o seguinte:
      • Revise as instruções e configuração e início para o servidor de licença do Rational.
      • Pode existir um processo de daemon de fornecedor fictício iniciado. Isso ocorre quando o processo lmgrd é finalizado inesperadamente. Pressione Ctrl-Alt-Del para tornar visível o Gerenciador de Tarefas. Na guia Processos, procure por rational.exe ou ibmratl.exe e/ou lmgrd.exe. Finalize esses processos. Inicie o servidor de licença (consulte Iniciando o Servidor de Licença do Windows) e verifique o Status do Servidor em Rational License Server > License Tools. Se o servidor de licença ainda não estiver iniciado e estiver configurado para iniciar como um serviço, inicie o computador duas vezes.
      • O aplicativo FLEXlm License Manager pode estar desatualizado ou corrompido.


Feedback