ALM em um Ambiente Múltiplo Site do ClearQuest

Os tipos de registros baseados em função em um esquema ALM possibilitam um desenvolvimento distribuído globalmente mais efetivo. Uma equipe de usuários pode trabalhar em registros específicos associados a um Pedido ou uma Tarefa com base em suas funções, evitando conflitos quando vários usuários precisam atualizar o mesmo registro.

Além de ajudar a estabelecer um sistema de gerenciamento de mudança baseado em funções, um fluxo de trabalho comum também pode ajudar a endereçar pedidos de domínio e de replicação em um ambiente distribuído. Por exemplo, se um usuário efetuar login em uma réplica que reside em Bangalore, quando ele cria uma nova Tarefa, a Tarefa é controlada onde o proprietário Desenvolvedor está localizado. A Tarefa é criada no site de Bangalore e, em seguida, replicada. O domínio da Tarefa inicial é determinado pelo proprietário Desenvolvedor padrão, independente de onde o Pedido é controlado. Observe que:
  • Um Pedido precisa ser replicado para todos os sites para ficar visível.
  • Um Pedido contém referências às Tarefas associadas e as Tarefas contêm uma referência ao Pedido.
  • Cada tarefa é controlada no site do proprietário Desenvolvedor padrão, quando a Tarefa é Aberta. A Tarefa é controlada no site do Líder QE, quando a Tarefa está Ativada.
  • A Atividade para uma Tarefa associada é controlada no site do Proprietário, quando está Aberta ou Enviada. O Desenvolvedor Designado é o Proprietário da Atividade do Desenvolvedor. O proprietário Desenvolvedor padrão pode ser determinado por um valor do campo Projeto, Componente ou Subcomponente. O proprietário Doc padrão é o proprietário da Atividade de Avaliação de Documentos e o proprietário QE padrão é o proprietário da Atividade de Teste.

O paradigma de fluxo de trabalho do ALM fornece suporte para o desenvolvimento distribuído e paralelo. Por exemplo, as Tarefas criadas para endereçar os Pedidos podem estar sendo revisadas para progresso pelos Solicitantes, quando as Atividades do Desenvolvedor estiverem Concluídas, mas não Testadas ou Avaliadas para documentação. Algumas Atividades do Desenvolvedor podem ser Concluídas e outras ainda estarem Abertas, enquanto o Teste pode ser realizado no trabalho concluído até a data.

A classificação dos registros em uma clã de Vários Sites não pode ser feita de modo que todos os usuários que executam a mesma consulta em diferentes sites vejam a mesma seqüência de registros, se os campos de classificação em uma consulta tiverem mais de um registro com a mesma chave de classificação ou valores de chave de classificação concatenados. Por exemplo, se você classificar por Nome e dois registros tiverem o mesmo Nome, os usuários em cada site podem não ver os dois registros na mesma seqüência em ambos os sites. Se você utilizar o ID do registro como um segundo campo de classificação, observe que os IDs são blocos alocados de IDs que podem não refletir a ordem dos registros sendo enviados. Se você utilizar os filtros do Histórico (History.action_name em ('Copy_Record, 'Import')OR History.old_state = 'no_value'), poderá obter o primeiro registro de Histórico para qualquer registro para que a classificação localize a seqüência absoluta na qual quaisquer dois registros entram em um clã. Você pode utilizar History.expiration_timestamp IS NULL para obter o último History.Action.