Página seguinte Página anterior Índice geral
O KDevelop pode ser encontrado quer na página de Aplicações KDE ( http://www.kde.org/current.html) ou na página principal do KDevelop ( http://www.kdevelop.org). O KDevelop também está disponível em distribuições de Linux, tais como a SuSE 6.1.
Estamos a disponibilizar snapshots semanais do repositório CVS do KDevelop na nossa página de internet para aqueles que se querem manter actualizados com o KDevelop. Normalmente, as snapshots não são supostamente para utilização de produção mas sim para teste de novas funcionalidades e para dar uma prespectiva do progresso de desenvolvimento da equipa do KDevelop. Também disponibilizamos várias aplicações de terceiros que o KDevelop necessita directamente tal como o KDoc e o KDbg.
Se estiver a sentir problemas com a compilação ou utilização do KDevelop, por favor leia a secção Perguntas e Respostas deste manual ou o ficheiro "FAQ - Perguntas Colocadas Frequentemente" incluida com o pacote KDevelop. Se o seu problema não se encontrar mencionado, por favor subscreva a lista de discussão do KDevelop em kdevelop@fara3.cs.uni-potsdam.de enviando um e-mail com o "Assunto" vazio e com o corpo da mensagem a dizer apenas "subscribe". Pedidos e reporte de problemas devem apenas debruçar-se sobre a utilização do ambiente KDevelop e não dirigir-se a questões que tenha sobre problemas de implementação enquanto programa uma aplicação. De qualque forma, todos os e-mails enviados para a lista de discussão devem ser escritos em inglês, para que todos os participantes possam tomar parte na discussão e serem capazes de prestar melhor ajuda. A lista de discussão também se dirige aqueles que estejam dispostos a contribuir e que tenham encontrado soluções para quaisquer problemas encontrados, para que nós possamos corrigir erros e incluir esse conhecimento para prestar aos novatos uma ajuda ainda melhor e mais qualificada. Uma boa forma de reportar problemas é enviando o output que obtém iniciando o KDevelop da consola ou copiando e colando o conteúdo da Janela de Mensagens interna do KDevelop.
Por forma a compilar e utilizar com sucesso o KDevelop, necessita dos seguintes programas e bibliotecas que estão disponíveis para a maior parte das plataformas como pacotes de distribuição e podem, assim, ser facilmente instalados.
Requeridos:
Opcional:
O KDevelop foi testado com SuSE Linux 5.2 num AMD K6 200, 64MB RAM e FreeBSD 3.0-Release bem como um SuSE Linux 6.0 num Intel 200 MMX, 128MB RAM.
Tanto quanto os autores sabem, SuSE Linux e FreeBSD contêm todos os pacotes necessários, incluindo a2ps e enscript como pacotes ou rpm's, pelo que não deve ter qualquer problema a instalar as aplicações de terceiros requeridas.
Documentação:
Para criar a documentação da biblioteca KDE, necessita do pacote das kdelibs em código fonte disponível no seu sistema como providenciado pelo projecto KDE ou incluido com os pacotes de código-fonte da sua distribuição e do KDoc (incluido no KDE-SDK).
Estamos também a oferecer uma Referência C/C++ na nossa página principal em
http://www.kdevelop.com que é integrada no navegador de documentação após a sua
instalação. Descarregue o pacote e copie o ficheiro como root
para o seu directório KDE e descomprima-o tar zxvf
c_c++_reference.tar.gz
, após o que a referência estará disponível na árvore de documentação; caso contrário seleccionar o livro de referência no
navegador mostrará uma página de erro com o endereço URL da página do KDevelop oferecendo o ficheiro e descrevendo o processo de instalação.
Por forma a compilar e instalar o KDevelop no seu sistema, escreva o seguinte no directório base da sua distribuição do KDevelop:
% ./configure
% make
(como root)
% make install
Visto que o KDevelop utiliza o autoconf
não deverá ter problema a compila-lo.
Por forma a compilar a snapshot do CVS do KDevelop, escreva o seguinte:
% make -f Makefile.cvs
% ./configure
% make
mude para `root` e escreva:
% make install
Se o comando make do seu sistema for gmake
, escreva gmake
em vez de make
.
Se utiliza o KDE como gestor de janelas, o KDevelop pode ser iniciado escolhendo "K"->"Aplicações"->"KDevelop"->"KDevelop 0.4". Como o KDevelop suporta KDE-Mime-types, também o pode iniciar seleccionando um ficheiro de projecto KDevelop ("*.kdevprj", apresentado com o icon de projecto do KDevelop) no Gestor de Ficheiros do KDE o que iniciará o KDevelop e carregará o projecto. Utilizando outros gestores de janelas, abra uma consola e escreva:
% kdevelop
Para iniciar o Kdevelop com um projecto existente, mude para o directório do projecto e escreva:
% kdevelop <seuProjecto>.kdevprj
Dentro de cada conta de utilizador o KDevelop irá invocar o processo de <@@ref>The Installation Programinstalação automatica no primeiro arranque, permitindo uma configuração rápida das opções mais necessárias. Se a sua instalação estiver estragada, pode reconfigurar o KDevelop a qualquer momento quer escrevendo
% kdevelop --setup
ou, quando a utilizar o KDE, escolhendo "K"->"Aplicações"->"KDevelop"->"Setup".
O KDevelop inclui um módulo de instalação automatica que é invocado sempre que o Kdevelop é iniciado e o ficheiro de configuração kdeveloprc não existe. Sugerimos que siga os passos de instalação escolhendo "Prosseguir" para automaticamente verificar o seu sistema e configurar o ambiente do KDevelop.
Os botões de diálogo da instalação executam as seguintes acções:
Ajuda: Abrirá o programa KDEHelp.
Prosseguir: Isto inicia o processo de instalação e executa as seguintes acções:
NOTA: Num sistema multi-utilizador ou sistemas com quotas de espaço em disco para contas de utilizadores, a instalação de uma documentação completa em HTML para cada utilizador seria um desperdício de espaço em disco. Neste caso, peça ao seu administrador de sistema para correr o KDevelop com a conta root para permitir acesso de escrita à raiz do sistema. Depois instalar a documentação dentro do directório KDE, debaixo de $KDEDIR/share/apps/kdevelop/KDE-Documentation. O caminho correcto pode depois ser definido mais tarde no diálogo de configuração do KDevelop, disponível no menu "Opções".
Cancelar: Mostrará uma mensagem de aviso de que o processo de instalação será cancelado. Esta mensagem de aviso permite-lhe regressar à instalação ("Regressar") ou iniciar o KDevelop com os valores por defeito ("Continuar"). Lembre-se que neste caso terá de definir todas as opções sozinho com os diálogos de configuração disponibilizados no menu de opções.
Página seguinte Página anterior Índice geral