The K Desktop Environment

Página seguinte Página anterior Índice geral

2. Instalação

2.1 Como obter o KDevelop

O KDevelop pode ser encontrado quer na página de Aplicações KDE ( http://www.kde.org/current.html) ou na página principal do KDevelop ( http://www.kdevelop.org). O KDevelop também está disponível em distribuições de Linux, tais como a SuSE 6.1.

Estamos a disponibilizar snapshots semanais do repositório CVS do KDevelop na nossa página de internet para aqueles que se querem manter actualizados com o KDevelop. Normalmente, as snapshots não são supostamente para utilização de produção mas sim para teste de novas funcionalidades e para dar uma prespectiva do progresso de desenvolvimento da equipa do KDevelop. Também disponibilizamos várias aplicações de terceiros que o KDevelop necessita directamente tal como o KDoc e o KDbg.

Se estiver a sentir problemas com a compilação ou utilização do KDevelop, por favor leia a secção Perguntas e Respostas deste manual ou o ficheiro "FAQ - Perguntas Colocadas Frequentemente" incluida com o pacote KDevelop. Se o seu problema não se encontrar mencionado, por favor subscreva a lista de discussão do KDevelop em kdevelop@fara3.cs.uni-potsdam.de enviando um e-mail com o "Assunto" vazio e com o corpo da mensagem a dizer apenas "subscribe". Pedidos e reporte de problemas devem apenas debruçar-se sobre a utilização do ambiente KDevelop e não dirigir-se a questões que tenha sobre problemas de implementação enquanto programa uma aplicação. De qualque forma, todos os e-mails enviados para a lista de discussão devem ser escritos em inglês, para que todos os participantes possam tomar parte na discussão e serem capazes de prestar melhor ajuda. A lista de discussão também se dirige aqueles que estejam dispostos a contribuir e que tenham encontrado soluções para quaisquer problemas encontrados, para que nós possamos corrigir erros e incluir esse conhecimento para prestar aos novatos uma ajuda ainda melhor e mais qualificada. Uma boa forma de reportar problemas é enviando o output que obtém iniciando o KDevelop da consola ou copiando e colando o conteúdo da Janela de Mensagens interna do KDevelop.

2.2 Requerimentos

Por forma a compilar e utilizar com sucesso o KDevelop, necessita dos seguintes programas e bibliotecas que estão disponíveis para a maior parte das plataformas como pacotes de distribuição e podem, assim, ser facilmente instalados.

Requeridos:

Opcional:

O KDevelop foi testado com SuSE Linux 5.2 num AMD K6 200, 64MB RAM e FreeBSD 3.0-Release bem como um SuSE Linux 6.0 num Intel 200 MMX, 128MB RAM.

Tanto quanto os autores sabem, SuSE Linux e FreeBSD contêm todos os pacotes necessários, incluindo a2ps e enscript como pacotes ou rpm's, pelo que não deve ter qualquer problema a instalar as aplicações de terceiros requeridas.

Documentação:

Para criar a documentação da biblioteca KDE, necessita do pacote das kdelibs em código fonte disponível no seu sistema como providenciado pelo projecto KDE ou incluido com os pacotes de código-fonte da sua distribuição e do KDoc (incluido no KDE-SDK).

Estamos também a oferecer uma Referência C/C++ na nossa página principal em http://www.kdevelop.com que é integrada no navegador de documentação após a sua instalação. Descarregue o pacote e copie o ficheiro como root para o seu directório KDE e descomprima-o tar zxvf c_c++_reference.tar.gz, após o que a referência estará disponível na árvore de documentação; caso contrário seleccionar o livro de referência no navegador mostrará uma página de erro com o endereço URL da página do KDevelop oferecendo o ficheiro e descrevendo o processo de instalação.

2.3 Compilação e Instalação

Por forma a compilar e instalar o KDevelop no seu sistema, escreva o seguinte no directório base da sua distribuição do KDevelop:

        % ./configure
        % make

        (como root)
        
        % make install

Visto que o KDevelop utiliza o autoconf não deverá ter problema a compila-lo.

Por forma a compilar a snapshot do CVS do KDevelop, escreva o seguinte:

        % make -f Makefile.cvs
        % ./configure
        % make

        mude para `root` e escreva:
        
        % make install

Se o comando make do seu sistema for gmake, escreva gmake em vez de make.

2.4 Iniciar o KDevelop

Se utiliza o KDE como gestor de janelas, o KDevelop pode ser iniciado escolhendo "K"->"Aplicações"->"KDevelop"->"KDevelop 0.4". Como o KDevelop suporta KDE-Mime-types, também o pode iniciar seleccionando um ficheiro de projecto KDevelop ("*.kdevprj", apresentado com o icon de projecto do KDevelop) no Gestor de Ficheiros do KDE o que iniciará o KDevelop e carregará o projecto. Utilizando outros gestores de janelas, abra uma consola e escreva:

% kdevelop

Para iniciar o Kdevelop com um projecto existente, mude para o directório do projecto e escreva:

        
% kdevelop  <seuProjecto>.kdevprj

Dentro de cada conta de utilizador o KDevelop irá invocar o processo de <@@ref>The Installation Programinstalação automatica no primeiro arranque, permitindo uma configuração rápida das opções mais necessárias. Se a sua instalação estiver estragada, pode reconfigurar o KDevelop a qualquer momento quer escrevendo

        
% kdevelop  --setup

ou, quando a utilizar o KDE, escolhendo "K"->"Aplicações"->"KDevelop"->"Setup".

2.5 The Installation Program

O KDevelop inclui um módulo de instalação automatica que é invocado sempre que o Kdevelop é iniciado e o ficheiro de configuração kdeveloprc não existe. Sugerimos que siga os passos de instalação escolhendo "Prosseguir" para automaticamente verificar o seu sistema e configurar o ambiente do KDevelop.

Os botões de diálogo da instalação executam as seguintes acções:

Ajuda: Abrirá o programa KDEHelp.

Prosseguir: Isto inicia o processo de instalação e executa as seguintes acções:

  1. Verificar a existência do make/gmake, autoconf, autoheader, automake e perl para a criação e compilação de novas aplicações geradas pelo KDevelop. Se o gmake estiver instalado, o comando make será definido automaticamente para utilizar o gmake. Outras opções de linha de comando para o seu programa make podem ser definidas no diálogo de configuração acessível pelo menu de opções, mais tarde. Uma introdução ao desenvolvimento em Unix é explicado na secção Programas.
  2. Verificar a existência do KDoc e Glimpse. Estas permitirão criar automaticamente uma nova documentação de bibliotecas KDE e um indice de busca num passo seguinte da configuração, se encontradas.
  3. Verificar a existência do a2ps e enscript para assegurar que é possível imprimir. Um destes dois programas tem de estar instalado para permitir imprimir correctamente. Se nenhum deles estiver instalado, pode faze-lo a qualquer momento mais tarde sem ter de correr a configuração de novo.
  4. Verificar a existência do KDbg, KIconedit e KTranslator. Encorajamo-lo a instalar esses programas pois são bons ajudantes para criar aplicações KDE completas. Note que o KDbg é utilizado directamente para depurar o seu projecto actual dentro do KDevelop; o KIconedit é utilizado para apresentar e editar pixmaps seleccionados nas árvores de vista de ficheiros. Os programas KDbg, KIconedit e KTranslator serão então configurados para estarem disponíveis no menu "Ferramentas" da barra de menu do KDevelop se encontrados. Outras ferramentas podem ser adicionadas ao menu Ferramentas seleccionado "Ferramentas..." no menu de Opções mais tarde.
  5. Resumo de programas detectados: a instalação lista os programas que encontrou e os que não encontrou. Dicas adicionais são dadas, see um um programa necessário for recomendado.
  6. Detecção do caminho para a sua documentação electrónica Qt: verifica vários caminhos standard no seu sistema procurando a documentação e define o caminho automaticamente. Se a sua documentação Qt não tiver sido encontrada quer porque não está instalado ou o seu sistema a tem numa localização diferente, uma mensagem aparecerá pedindo-lhe para definir o caminho manualmente ou continuar. Escolhendo o botão para definir o caminho leva-lo-á de volta à janela principal de instalação e mostrará um campo de edição com um botão à direita para escolher o caminho. Normalmente isto é no directório qt/html. Após faze-lo, a instalação pode continuar com a selecção de "Prosseguir" novamente.
  7. Se o KDoc foi detectado, ser-lhe-á pedido para criar/actualizar a documentação da sua biblioteca KDE. Para isso, precisa de ter as bibliotecas KDE em código fonte. Para utilizadore Linux que tiverem instalado o KDE de uma distribuição, sugerimos que copiem e extraiam o código fonte do pacote kdelibs para o seu sistema; utilizadores do Free BSD que tenham instalado as kdelibs como pacote deverão procurar o correspondente pacote de distribuição na colecção de portes. Se nenhum destes casos for o seu, deverá ir buscar o código fonte a http://www.kde.org e descomprimir as fontes no seu sistema. Se deseja utilizar o pacote de documentação disponibilizado por http://developer.kde.org, cancele a criação e continue criando o índice de busca. Depois do programa de instalação terminar e o KDevelop ter iniciado, defina o caminho para o pacote de documentação descomprimido no diálogo de Configuração do KDevelop e corra a configuração do índice de novo, que pode ser encontrado na mesma página do diálogo de configuração. O diálogo "Actualizar a documentação das bibliotecas KDE" é definido para utilizar um caminho por defeito para a localização da documentação em $(HOME)/.kde/share/apps/kdevelop/KDE-Documentation. A única coisa que tem a fazer é escolher o caminho para o código fonte das bibliotecas que descompactou no seu sistema com o botão de selecção no topo do diálogo e escolher OK. Como exemplo, se tiver o pacote kdelibs.tar.gz de http://www.kde.org e o tiver puxado para o seu directório principal, terá de abrir uma consola ou terminal e escrever "tar zxvf kdelibs.tar.gz". Isto irá descomprimir o código fonte para o directório $HOME/kdelibs, que então conterá o código fonte para cada biblioteca num subdirectório, por ex. para a kdecore, seria em /home/rnolden/kdelibs/kdecore. Agora, o caminho que tem de inserir no diálogo de documentação das bibliotecas KDEdeverá ser o caminho para todas as bibliotecas, no exemplo /home/rnolden/kdelibs. Se o caminho tiver sido definido correctamente, ser-lhe-á perguntado se a documentação deve ser criada utilizando a biblioteca khtml ou a khtmlw. Ambas disponibilizam um widget HTML que é utilizado para criar janelas que podem mostrar ficheiros HTML e é utilizado pelo KDEHelp e KFM. Como as classes são as mesmas em ambas as bibliotecas, decidimos apenas incluir uma biblioteca para documentação para evitar confusão devido ao facto de os ficheiros header que contêm as classes diferirem nos seus nomes. Após premir o botão OK, uma mensagem na janela de instalação mostra que ela está em progresso e que deve aguardar pela próxima mensagem.

    NOTA: Num sistema multi-utilizador ou sistemas com quotas de espaço em disco para contas de utilizadores, a instalação de uma documentação completa em HTML para cada utilizador seria um desperdício de espaço em disco. Neste caso, peça ao seu administrador de sistema para correr o KDevelop com a conta root para permitir acesso de escrita à raiz do sistema. Depois instalar a documentação dentro do directório KDE, debaixo de $KDEDIR/share/apps/kdevelop/KDE-Documentation. O caminho correcto pode depois ser definido mais tarde no diálogo de configuração do KDevelop, disponível no menu "Opções".

  8. Se a verificação do sistema encontrou o programa Glimpse, é-lhe oferecida a possibilidade de criar uma base de dados de busca. A base de dados de busca pode ser criada com as opções de incluir a documentação KDE e a documentação Qt (defeito). Adicionalmente a documentação do KDevelop é incluida e será indexada. Se possuir outra documentação que deseje indexada pode seleccionar os directórios e adiciona-los também ao processo de indexação.
  9. Durante a criação do index de busca, a janela de instalação apresentará uma mensagem indicando que está em progresso.
  10. Se todos os passos de instalação tiverem sido realizados correctamente, uma mensagem final dirá que o KDevelop será iniciado após se premir OK. Lembre-se que pode definir opções adicionais tais como gravação automática no diálogo de Configuração do KDevelop que é acessível a partir do menu de opções.

Cancelar: Mostrará uma mensagem de aviso de que o processo de instalação será cancelado. Esta mensagem de aviso permite-lhe regressar à instalação ("Regressar") ou iniciar o KDevelop com os valores por defeito ("Continuar"). Lembre-se que neste caso terá de definir todas as opções sozinho com os diálogos de configuração disponibilizados no menu de opções.

Página seguinte Página anterior Índice geral