...importar arquivo gerado pelo programa Carnê-Leão 2008

A importação dos dados preenchidos no programa Carnê-Leão 2008 para o programa IRPF2009 deve ser feita da seguinte forma:

 

1. Elaborar no programa Carnê-Leão 2008 o demonstrativo de apuração do Carnê-Leão e utilizar a opção Ferramentas\Exportar para o IRPF2009 para a gravação do arquivo que deverá ser, posteriormente, importado no programa IRPF2009.

 

IMPORTANTE:

Este arquivo gravado pela opção "Exportar para o IRPF2009" deve ser gravado em local conhecido e de fácil acesso no computador do contribuinte. Especialmente no Windows Vista, em que o gerenciamento de permissões dos usuários é diferente das demais versões do Windows, é importante que no momento do uso da opção "Exportar para o IRPF2009", seja escolhida como local de gravação do arquivo uma pasta onde se tenha a permissão de acesso devido e que seja de fácil localização. Desta forma, recomenda-se que a gravação deste arquivo seja feita, por exemplo, em uma pasta criada pelo contribuinte (exemplo "C:\IRPF2009") ou mesmo em dispositivos externos como disquete ou unidade removível (pen-drive).

 

2. No programa IRPF 2009, utilizar a opção Preenchimento\Importar Dados do Carnê-Leão 2008, selecionando a unidade e pasta onde está o arquivo gerado pela opção "Exportar para o IRPF2009" ou utilizar o botão IMPORTAR na Ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior pelo Titular .

Obs: O programa IRPF2009 não importa os dados relativos aos dependentes que tenham preenchido o programa Carnê-leão 2008. Neste caso o contribuinte deve preencher a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior pelos Dependentes.